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Carreira empresarial: 6 sinais de que você tem o perfil

13 de novembro 2019, 09:00

carreira empresarial

Já pensou em apostar na carreira empresarial? Gerenciar um negócio é o sonho de muitos brasileiros, principalmente daqueles que desejam empreender. Ter ideias de como gerenciar uma empresa é algo simples, mas colocá-las em prática, muitas vezes, exige bastante esforço e dedicação.

Muitos administradores fracassam porque não se prepararam adequadamente para enfrentar as dificuldades do mundo corporativo, como a burocracia e a alta competitividade. É preciso muito estudo e determinação para atingir resultados expressivos no mercado.

Pensando nisso, reunimos neste post 6 características cruciais para verificar se você tem aptidão para ser um empresário. Confira!

1. Gostar de liderança

Caso tenha afinidade em gerenciar grupos de pessoas, a carreira empresarial pode ser uma ótima alternativa. Um líder não pode, em hipótese alguma, ter receio de indicar para a equipe o rumo a ser seguido.

Em outras palavras, precisa confiar no que está fazendo. Do contrário, não vai passar segurança para os liderados, o que aumenta as chances de a produtividade ficar abaixo das expectativas.

Sentir vontade de liderar um projeto é algo muito valorizado pelas empresas. Afinal, assumir riscos e responsabilidades exige autoconfiança, além de bastante vontade de mostrar bons serviços e capacidade de superação.

Se você não apresenta a liderança como uma característica marcante, saiba que é possível desenvolvê-la. Para isso, aposte na qualificação profissional e no autoconhecimento. Dessa forma, aumenta as chances de ter os requisitos necessários para conduzir um time e obter excelentes resultados. 

2. Saber delegar

Um dos maiores erros de um administrador é não mostrar confiança na equipe. Isso pode ser verificado quando ele assume um grande número de tarefas e deixa alguns integrantes ociosos durante boa parte da jornada.

Essa situação leva os colaboradores a ficarem desmotivados, pois se sentem desprestigiados pela liderança. Para evitar esse problema, a melhor saída é delegar tarefas com bom senso, de acordo com as habilidades e disponibilidade de cada membro.

O ideal é que todos se sintam importantes para o time conquistar um desempenho acima das expectativas. Se você fizer isso, saiba que estará dando um grande passo para uma carreira empresarial de sucesso.

Manter toda a equipe engajada não é uma missão fácil. Por outro lado, isso é possível de ser feito, se houver respeito e uma distribuição de tarefas que estimule todos a serem mais produtivos e eficientes.

3. Trabalhar em equipe

Falamos muito do poder da liderança até agora. Porém, é válido mencionar que o trabalho em equipe é essencial para qualquer funcionário em uma empresa, independentemente da sua função.

Por mais talentoso que seja um colaborador, ele jamais fará todas as atividades sozinho. Uma empresa de marketing de conteúdo, por exemplo, pode contar com redatores e revisores para avaliar se os textos estão sendo entregues devidamente.

Se não houver uma parceria entre esses profissionais, o trabalho ficará comprometido, o que é muito ruim para a satisfação dos clientes. É imprescindível que todos respeitem o trabalho do colega e pratiquem a empatia (capacidade de se colocar no lugar do outro).

Assim, fica muito mais fácil não apenas atuar em equipe, mas também mostrar condições de liderá-la, aspecto marcante para os que desejam seguir a carreira empresarial.

4. Ter habilidade de comunicação

Um bom trabalho em equipe somente se concretiza por meio de uma boa comunicação, não é mesmo? Se as ações não forem estabelecidas com clareza pelo líder, é bastante complicado para os colaboradores executarem as atividades de forma adequada.

Um líder não deve ter, em nenhum momento, receio de se comunicar com o time. Em algumas situações, é necessário ter mais cuidado no que será abordado, dependendo do momento e do assunto a ser tratado.

Uma comunicação clara faz uma enorme diferença para os funcionários. Se você tem facilidade de interagir com as pessoas e de expor as suas ideias, a carreira empresarial pode ser uma opção muito interessante.

Até porque um administrador precisa de talento para convencer os colaboradores de que estão no caminho certo. Necessita também de paciência e de bons argumentos para envolver o público-alvo e adotar estratégias capazes de fidelizá-lo.

No mais, faz parte da comunicação saber ouvir e extrair o que as pessoas dizem. Essa é uma qualidade relevante para uma liderança e ajuda o empresário a aumentar sua persuasão de forma inteligente.

5. Valorizar o foco em resultados

Sem objetivos estabelecidos com precisão, não é possível compreender como superar os próprios limites, já pensou nisso? Por isso, é válido que sejam criadas metas que contribuam para os colaboradores estarem mais envolvidos com a empresa.

Essa medida é fundamental para alcançar uma performance notável. Se você gosta de trabalhar com parâmetros de desempenho, saiba que isso está entre os requisitos necessários para exercer a carreira empresarial.

Em um cenário de elevada concorrência, é um erro grave não pensar em ações para atingir uma melhora contínua, porque a acomodação abre espaço para os rivais chamarem a atenção da audiência. 

O importante é traçar metas que sejam viáveis de serem alcançadas. Mesmo que exijam um grande esforço para serem batidas, elas vão incentivar todos a buscar alternativas para um rendimento melhor.

6. Apresentar poder decisório

Ter metas, apresentar uma boa comunicação, saber trabalhar em equipe e gostar de liderar projetos são características importantes para um empreendedor. Por outro lado, isso não é o suficiente para conseguir um desempenho acima da média.

Afinal, tomar decisões exige não apenas capacidade de iniciativa, mas também muita habilidade para analisar cenários e pensar em alternativas para combater imprevistos na execução de estratégias.

Mostrar firmeza em suas decisões é algo valioso e, para isso, é necessário desenvolver a autoconfiança e ter sempre vontade de aprender a cada dia. O conhecimento é uma peça-chave para optar por ações que ajudarão a vencer as dificuldades de maneira mais tranquila.

São vários os atributos que fazem parte do perfil de profissionais na área da administração. Se você se identificou com as características apontadas neste post, vale a pena conhecer os cursos da FIA. Com certeza eles contribuirão para você adquirir as habilidades essenciais para se destacar na carreira empresarial.

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