Share

A Importância de Desenvolver Soft Skills na Faculdade

29 de maio 2025, 08:00

A Importância de Desenvolver Soft Skills na Faculdade

Segundo levantamento feito com 264 RHs, 96% dos entrevistados afirmaram que candidatos com soft skills superam aqueles com mais conhecimento técnico. Mas, será que dá para desenvolver soft skills na faculdade?

Neste texto, explicaremos como isso é possível e daremos dicas de como você poderá se aprimorar de maneira integral durante o seu período acadêmico.

Vamos lá?

O que são soft skills?

Soft skills são habilidades comportamentais, como empatia, comunicação, criatividade e trabalho em equipe. Basicamente, engloba tudo que envolve lidar com pessoas e situações do cotidiano.

Por isso, elas se diferenciam das hard skills que são técnicas específicas, como saber usar Excel ou programar. As soft skills são mais subjetivas, ligadas à forma como você age e reage no dia a dia.

Apesar de não aparecer no certificado, elas fazem muita diferença na prática: no ambiente de trabalho, por exemplo, saber negociar, ouvir e resolver conflitos pode pesar mais do que uma habilidade técnica.

Por que desenvolver soft skills na faculdade?

Um ótimo lugar para desenvolver soft skills é durante a faculdade, porque esse é o momento em que você será preparado para o mercado de trabalho.

Na hora de criar um currículo, as habilidades técnicas são importantes, claro, mas saber se comunicar, resolver conflitos, trabalhar em equipe e lidar com a pressão faz toda a diferença no dia a dia do trabalho.

Além disso, essas habilidades melhoram o seu desempenho acadêmico: os trabalhos em grupo fluem melhor, as apresentações ficam mais claras e você aprende a ouvir e argumentar com mais segurança.

Fora isso, desenvolver suas competências também impulsiona seu crescimento pessoal.

Conheça as principais soft skills valorizadas pelas empresas

Existem inúmeras soft skills para trabalhar, mas algumas delas são mais observadas e valorizadas pelas empresas na hora de recrutar pessoas. Veja quais são:

  • comunicação eficaz: saber se expressar com clareza e ouvir ativamente é indispensável para evitar ruídos e fortalecer o trabalho em equipe;
  • trabalho em equipe: as empresas valorizam quem sabe colaborar, respeitar opiniões diferentes e buscar soluções junto com os colegas;
  • proatividade: agir sem esperar ordens, antecipar problemas e propor melhorias demonstra atitude e responsabilidade;
  • gestão do tempo: conseguir organizar tarefas, com privados e manter a produtividade demonstra foco e comprometimento;
  • capacidade de adaptação: flexibilidade para lidar com mudanças, novos desafios e imprevistos são características cada vez mais necessárias no mercado de trabalho.

Como desenvolver soft skills durante a faculdade

Já falamos sobre a importância de desenvolver soft skills durante a faculdade, mas como fazer isso? Confira algumas dicas que podem te ajudar nesse processo:

  • projetos extracurriculares: participe de empresas juniores, grupo de pesquisa ou atléticas para desenvolver comunicação, liderança, colaboração e organização;
  • cursos, palestras e workshops: ampliam sua visão de mundo, estimula o pensamento crítico e ajudam a praticar a expectativa e a argumentação;
  • estágios e programas de extensão: proporciona viver essa prática, exigindo que você se adapte, tome decisões e lide com desafios reais;
  • experiências práticas: quanto mais você se expõe a diferentes situações, mais aprende a lidar com pessoas, resolver problemas e se destacar no mercado.

Tendo essa lista em mente, é importante levar em conta essa necessidade ao escolher uma universidade. O ideal é procurar instituições que se preocupem com tudo o que está além da sala de aula, como a FIA Business School. Conheça mais sobre a instituição lendo o nosso artigo sobre faculdade em São Paulo: porque escolher a graduação da FIA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a FIA Business School:

Com um olhar sempre no futuro, desenvolvemos e disseminamos conhecimentos de teorias e métodos de Administração de Empresas, aperfeiçoando o desempenho das instituições brasileiras através de três linhas básicas de atividade: Educação Executiva, Pesquisa e Consultoria.

CATEGORIAS

POSTS EM DESTAQUE