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Marketing Digital: Guia Completo

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Fazer marketing digital, atualmente, é quase uma condição para a sobrevivência e o crescimento sustentável de qualquer negócio.

Trata-se de uma consequência natural de uma vida cada vez mais online.

A internet transformou não somente a forma como o consumidor toma as suas decisões de compra, mas também a maneira como ele realmente vai em busca de produtos e serviços e soluciona as suas necessidades de consumo.

Basta você pensar em suas próprias experiências para entender melhor.

Quando pesquisa por um produto e compara preços, não vai de loja em loja com uma caneta e bloco em mãos, certo?

Então, por que o seu cliente faria isso?

Seja no mercado B2C (voltado ao consumidor final) ou B2B (com negociações entre empresas), ser visto, notado e ter destaque sobre a concorrência exige elaborar uma estratégia de marketing digital.

Mas se você ainda tem dúvidas sobre o conceito, fique tranquilo: a partir de agora, você vai conferir um guia absolutamente completo sobre marketing digital.

Ao final da leitura, estará mais bem preparado para estabelecer seu planejamento e uma sequência de ações para alcançar seus objetivos.

Veja só os tópicos que iremos abordar:

  • O que é Marketing Digital?
  • Como fazer um planejamento de Marketing Digital?
  • Vantagens do Marketing Digital
  • Principais Métricas e KPI’s de Marketing Digital
  • O que é Marketing de Conteúdo?
  • Inbound Marketing: o que é e como funciona?
  • O que é E-mail Marketing e como fazer e-mails que vendem
  • Estratégias de marketing digital para Redes Sociais
  • CRO (Conversion Rate Optimization): Otimização da taxa de conversão
  • SEM (Search Engine Marketing) Marketing de Busca
  • SEO (Search Engine Optimization) Marketing de Busca Orgânico
  • Links Patrocinados, o que são?
  • Automação de Marketing
  • Principais ferramentas utilizadas no Marketing Digital

Boa leitura!

Marketing digital é uma estratégia online para promoção de uma marca

O que é Marketing Digital?

Marketing digital é uma estratégia realizada a partir de canais online para promoção de marca, reforço de reputação e vendas de soluções.

Consiste em ações que atraem a atenção de clientes e potenciais consumidores.

Sites, blogs, redes sociais, links patrocinados, e-books, newsletter e e-mail marketing são algumas das formas de se conectar com a audiência e ser encontrado por ela na web.

O que muda para o marketing tradicional, portanto, é basicamente os canais pelos quais o planejamento é colocado em prática.

Pode parecer pouco, mas faz toda a diferença, já que cada um deles têm especificidades que precisam ser respeitadas.

Como fazer um planejamento de Marketing Digital?

Não ter um planejamento de marketing digital é o mesmo que empreender no escuro.

Você facilmente desperdiça tempo, dinheiro e esforço para criar campanhas cujo resultado é imprevisível.

Quando há uma estratégia estabelecida de acordo com as particularidades do seu público, tudo muda.

E é por isso que, para fazer um plano de marketing digital, você precisa seguir estas dicas:

  • Pense além do seu site: o marketing digital vai além do seu website e envolve elementos como marketing de conteúdo, e-mail marketing, redes sociais, etc.
  • Crie buyer personas: identifique seus perfis de cliente ideal e, então, alinhe seu conteúdo com os interesses deles em cada estágio de sua jornada de compra
  • Facilite o caminho até sua empresa: seja por SEO, redes sociais, publicidade paga no Google Adwords, remarketing, entre outras estratégias, certifique-se de ser facilmente encontrado por seu público
  • Use as ferramentas certas: escolha as ferramentas que melhor se adaptam aos seus objetivos e, então, crie suas campanhas
  • Estabeleça metas SMART: suas metas devem ser específicas (Specific), mensuráveis (Measurable), atingíveis (Attainable), relevantes (Relevant) e temporais (Time Based).

São muitos os benefícios do marketing digital, inclusive o custo menor em relação ao marketing tradicional

Vantagens do Marketing Digital

Agora que você já sabe o que é marketing digital, talvez esteja se perguntando: afinal, quais os seus reais benefícios?

Não são poucos, como iremos mostrar agora.

Veja razões para que essa estratégia seja uma preocupação da gestão da empresa.

Menor custo

Ao contrário do marketing tradicional (em meios como jornal, rádio e TV), o marketing digital tem um custo relativamente menor.

Maior alcance

Graças à internet, você não fica limitado geograficamente.

Aumenta o ROI

Com um maior alcance pelo menor custo, crescem as chances de elevar as receitas.

Personalização

Você pode usar os interesses e as preferências de um indivíduo para personalizar a mensagem de marketing que ele recebe.

Melhora as taxas de conversão

As pessoas não precisam ir à empresa, nem atender o telefone, para se tornarem clientes.

Com apenas alguns cliques no site, elas podem se converter de visitantes em clientes.

Facilmente mensurável

Os dados e relatórios gerados pelas ferramentas certas mostram os resultados exatos e em tempo real.

Assim, você pode fazer ajustes quando necessários, evitar prejuízos e aumentar os ganhos.

Há várias métricas para aferir o desempenho de sua estratégia digital

Principais Métricas e KPI’s de Marketing Digital

Métricas e KPIs de marketing digital são valores utilizados para medir e acompanhar o desempenho de suas campanhas.

Ao definir indicadores específicos, fica mais fácil determinar metas e objetivos, medir o desempenho com base nesses valores e fazer ajustes quando e onde for necessário.

O ideal é que eles sejam estabelecidos de acordo com o seu objetivo.

Por exemplo, como melhorar o tráfego do seu site ou gerar mais engajamento com seus anúncios.

Veja, então, quais são as principais métricas e KPI’s de marketing digital:

  • Total de visitas no site
  • Tráfego por cada canal
  • Relação entre novos visitantes x visitantes em retorno
  • Tempo médio gasto no site
  • Taxa de rejeição do site
  • Número de conversões
  • CTR (Taxa de Cliques)
  • CPL (Custo por Lead)
  • CPC (Custo por Conversão)
  • CPA (Custo por Aquisição)
  • ROI (Retorno sobre Investimento)
  • Churn rate (rotatividade de clientes)
  • Taxa de abertura de e-mail
  • Taxa de abandono de carrinho de compras.

Obviamente, antes de adotar qualquer indicador, é fundamental que estude cada um deles e identifique oportunidades de qualificar seus resultados.

O conteúdo pode ser o laço perfeito entre cliente e empresa

O que é Marketing de Conteúdo?

Marketing de conteúdo é uma estratégia que consiste na produção e promoção de conteúdos com a finalidade de atrair e engajar o público-alvo, gerar reconhecimento da marca, aumentar o tráfego do site, capturar mais leads e até mesmo fidelizar e reter mais clientes.

Não é restrito ao ambiente digital, mas se favorece muito dele.

E não é por acaso que desperta tanto interesse.

Segundo a pesquisa Content Trends 2018, 73% das empresas brasileiras possuem uma estratégia de marketing de conteúdo.

Já entre as que não a adotam, 61,8% desejam dar esse passo.

Quando falamos em conteúdo, pode ser algo tão simples e curto quanto um e-mail de agradecimento para alguém que tenha se inscrito na sua newsletter, por exemplo, ou um material mais detalhado, como um e-book, que fornece informações relevantes e pertinentes para o seu público-alvo.

O segredo para criar conteúdos que geram engajamento é escolher estrategicamente os tópicos que mais atraem sua audiência e forneçam respostas e soluções para suas necessidades específicas.

Fazer uma pesquisa de público-alvo e criar buyers personas são um caminho para conhecer bem seus clientes e garantir que o conteúdo certo seja ofertado em cada etapa da jornada do comprador.

Com esse conhecimento em mãos, basta escolher o formato de conteúdo que melhor atende à sua demanda, como posts em blog, e-books, estudos de caso, infográficos, podcasts, webinários, entre outras opções.

O inbound marketing tem algumas características específicas e visa “segurar” o cliente

Inbound Marketing: o que é e como funciona?

O objetivo do inbound marketing é atrair o público para seu negócio ou marca através da criação de um conteúdo de qualidade, que desperte o interesse suficiente para essas pessoas tirarem um tempo para ouvir o que você tem a dizer e conhecer sua empresa.

A lógica é simples, as pessoas costumam procurar soluções para seus problemas online, certo?

Ao alinhar o conteúdo que você publica com os interesses de seus clientes, você atrai naturalmente o tráfego para seu site.

Ao navegar mais pelo site, blog ou redes sociais, eles conseguem identificar se realmente a empresa tem o serviço ou produto que precisam.

Assim, são convertidos em leads ou clientes e passam a ser trabalhados com o tempo através de mais conteúdo, bom atendimento, follow-up, entre outros elementos.

O importante é ter conteúdo que fale para todos os estágios do processo de compra, a fim de capturar leads interessados onde eles costumam estar.

Por isso, pode-se dizer que o inbound marketing funciona a partir de quatro pilares principais:

  • Atração
  • Conversão
  • Fechamento
  • Encantamento.

Diferentemente do chamado outbound marketing (comerciais na mídia, outdoors e panfletos, entre outras ações), o inbound marketing não é invasivo.

Ou seja, em vez de você procurar o cliente, estabelece ações para que ele o encontre.

O E-mail marketing pode ser uma ferramenta poderosa na sua estratégia

O que é E-mail Marketing e como fazer e-mails que vendem

Há quem pense que o e-mail marketing está morto, mas a verdade é que os consumidores ainda são muito ligados a esse tipo de ferramenta.

Basta parar para pensar em quantas vezes você já verificou a sua caixa de entrada hoje.

Ainda conforme a já citada Content Trends, essa é uma escolha de 48,9% dos entrevistados para ter acesso a conteúdos e informações.

Então, é correto dizer que o e-mail marketing é uma das formas mais rápidas e diretas de alcançar seus clientes.

Mas isso não significa que qualquer e-mail servirá.

As campanhas de e-mail marketing devem ser planejadas de forma estratégica, oferecendo conteúdo relevante e informativo.

Tudo com o objetivo de fazer do e-mail envolvente o suficiente para não se tornar apenas mais uma mensagem ocupando espaço na caixa de entrada.

Para ter sucesso, seus e-mails de marketing devem ter as seguintes características:

  • Personalizado: e-mails personalizados tendem a ter uma melhor taxa de abertura. As ferramentas disponíveis no mercado possibilitam fazer isso de diferentes maneiras
  • Relevante: o conteúdo deve estar relacionado com as necessidades e objetivos dos seus clientes
  • Estratégico: sua lista de contatos deve ser sempre atualizada, pois isso garante melhor taxa de entregabilidade. Além disso, você acessa os e-mails de clientes que realmente solicitaram e deram permissão para o envio.

Não é novidade para ninguém que as redes sociais abrem um mundo de possibilidades

Estratégias de marketing digital para Redes Sociais

É fato que as redes sociais, como Facebook, Instagram e LinkedIn, já passaram a fazer parte da nossa rotina.

O marketing digital nesses canais requer promover conteúdo, além de encontrar e engajar consumidores.

É sempre uma poderosa estratégia para ajudar as empresas a aumentar seu reconhecimento da marca, gerar mais leads e qualificar o relacionamento com o cliente.

Mas não basta apenas ter presença online: é preciso seguir algumas boas práticas para ter sucesso nas redes sociais.

Veja algumas dicas:

Tenha um plano editorial

Compile e categorize todo o conteúdo em um calendário editorial, separando a quantidade ideal de conteúdo a ser publicada por dia, semana ou mês em cada canal.

Divulgue ao máximo seus materiais

Produziu um e-book informativo que resolve algum problema do seu público-alvo?

Você pode usar o Facebook ou o LinkedIn, por exemplo, para promover o material e direcionar o tráfego para a landing page do download.

Além disso, reutilize partes do e-book para futuras postagens como uma maneira de gerar mais interesse para o conteúdo.

Aposte no atendimento ao cliente

Pense nas redes sociais como uma extensão do atendimento ao cliente e uma oportunidade de mostrar o quanto você os trata com excelência.

Por isso, seja criativo e tente falar a mesma linguagem do cliente nas redes sociais.

Não demore para responder e nem ignore feedbacks ruins.

Inclusive, resolva-os com paciência e respeito. Isso ajuda a aumentar a sua credibilidade.

Faça monitoramento

Além de ficar ligado no que estão falando sobre você nas redes sociais, é preciso reservar um tempo para revisar as métricas importantes para o negócio, como crescimento de seguidores e cliques em seu site.

Assim, você consegue fazer ajustes necessários para melhorar o desempenho.

Usando dados e ferramentas dá para otimizar a taxa de conversão

CRO (Conversion Rate Optimization): Otimização da taxa de conversão

A otimização da taxa de conversão (CRO) consiste em usar análises e feedbacks dos usuários para melhorar o desempenho de uma página na internet.

Trata-se de um esforço para descobrir o objetivo do visitante quando ele chega ao site e, posteriormente, fazer ajustes para entregar isso a ele.

É uma estratégia que depende diretamente da métrica ou KPI que você está tentando otimizar.

Por vezes, isso envolve apenas tornar o CTA (Call to Action, ou chamada à ação) mais aparente na landing page.

Também pode significar remover ou realocar etapas desnecessariamente demoradas do seu processo de acompanhamento de clientes, o que pode estar atrapalhando as conversões.

SEO (Search Engine Optimization): Marketing de Busca Orgânico

O objetivo do marketing digital é atrair os clientes ideais para produtos e serviços, certo?

Nesse contexto, o SEO desempenha um papel importante para aumentar o conhecimento da marca e atrair leads qualificados.

Search Engine Optimization é o processo de otimização de conteúdo.

Consiste na adoção de técnicas aplicadas ao desenvolvimento da página e ao conteúdo que ela oferece para que apareça no topo dos resultados orgânicos de um mecanismo de pesquisa, como o Google.

Assim, quando o visitante faz uma pesquisa utilizando determinada palavra-chave, a ideia é que a sua página seja apresentada como uma solução para a sua busca.

Ao enfatizar determinadas palavras-chave e tópicos em seu conteúdo, você pode trabalhar para alcançar aqueles usuários com maior probabilidade de ter interesse em suas soluções.

Você acaba aumentando não apenas o tráfego para seu website, mas também ajuda a garantir que os leads que você está gerando sejam de melhor qualidade.

A sigla SEM (Search Engine Marketing) tem que surgir na sua estratégia de marketing digital

SEM (Search Engine Marketing): Marketing de Busca

Como vimos, o SEO diz respeito a otimizar seu site para obter melhores classificações nos resultados orgânicos de busca.

Já o SEM vai além disso.

Search Engine Marketing tem como objetivo obter mais visibilidade nos mecanismos de busca.

Isso pode se dar através do tráfego orgânico ou envolvendo métodos de publicidade paga, comprando essencialmente espaço publicitário nos resultados.

Então, ao invés de tentar ranquear mais alto e obter tráfego gratuito, você paga para aparecer na frente das buscas.

Atualmente, a plataforma de publicidade paga mais conhecida é o Google Adwords, que passa a se chamar Google Ads em 2018.

Os links patrocinados são mais uma opção para quem está montando uma campanha

Links Patrocinados, o que são?

Link patrocinado é o anúncio exibido na área superior de uma página de resultados do Google, ou outro mecanismo de busca, assim como na timeline do Facebook ou Instagram, por exemplo.

Geralmente, parte do método PPC (Pay-per-Click) – ou seja, você paga apenas quando seu anúncio é clicado.

Os anúncios PPC são flexíveis, visíveis e, o mais importante, eficazes para a maioria dos negócios.

Você pode personalizar seus anúncios PPC para serem exibidos quando uma pessoa está pesquisando por uma palavra-chave ou termo específico.

Além disso, eles têm um alto poder de segmentação com base em diversos critérios, como idade, local, sexo e interesses, o que permite que você alcance justamente quem deseja.

A automação também é presente no marketing digital e pode poupar tempo e esforço

Automação de Marketing

Como o nome sugere, a automação de marketing se refere- ao ato de automatizar tarefas e processos repetitivos e rotineiros para que a equipe tenha mais tempo para focar em questões de maior urgência.

É uma ótima forma de melhorar a comunicação com seu público e estreitar o relacionamento.

Você pode utilizar a automação de marketing para finalidades diversas. Entre as principais está a nutrição de leads.

A partir da tecnologia, é possível realizar o envio de mais conteúdos relevantes para os leads recém chegados, através de um fluxo de e-mails que irá conduzi-los pelo seu funil de vendas até a tomada de decisão de compra.

A automação também se aplica bem ao follow up, uma importante estratégia do pós-venda.

Utilize a estratégia para enviar um e-mail de agradecimento pela compra, para saber a opinião do cliente sobre seu produto ou serviço, se precisa de suporte técnico, entre outras tarefas que ajudam a aproximar ainda mais a empresa do público-alvo.

São centenas as ferramentas que podem ser usadas no MKT Digital, algumas delas do próprio Google

Principais ferramentas utilizadas no Marketing Digital

O que não faltam são boas ferramentas utilizadas no marketing digital, para finalidades diversas.

Para que conheça algumas delas, criamos a lista abaixo.

A relação traz o link para o recurso e menciona a sua aplicação.

O marketing digital tem enorme importância e pode trazer resultados incríveis para seu negócio

Conclusão

Este artigo trouxe um guia completo sobre marketing digital, sua importância, ferramentas e dicas de aplicação.

Agora, você tem ótimas informações para começar a traçar a sua estratégia na web.

Para isso, considere sempre as preferências, hábitos e interesses do seu público.

E não esqueça de buscar o aperfeiçoamento constante, ampliando a sua visão e conhecimentos;

Na FIA (Fundação Instituto de Administração), você encontra a pós-graduação em marketing digital, com 500 horas/aula, sob a coordenação do professor Celso Cláudio de Hildebrand e Grisi.

Também pode realizar o curso de extensão EAD em marketing e mídias sociais, este coordenado por Claudio Felisoni de Angelo.

Para encontrar mais qualificações como essa, visite o site.

Deixe seu comentário sobre o artigo e compartilhe este conteúdo.

Mauricio Juca de Queiroz

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (2008), Mestre em Administração pela Universidade de São Paulo (2004), Graduado em Administração pela Universidade de São Paulo (1994). Atualmente é Diretor Geral e coordenador do curso de graduação em Administração da Faculdade FIA de Administração e Negócios. Atua como avaliador de revistas na área de Administração e coordenador da área tecnológica em Marketing do Semead. Principais interesses de pesquisa nos temas estratégias de marketing, métricas de marketing, planejamento estratégico e gestão educacional.

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