Gestão do tempo e produtividade

25 mar 20

Gestão do tempo e produtividade: domine o quanto antes

Em um mundo com tantas distrações – é o Whatsapp que toca, as tarefas que se empilham, a maratona da nova série -, falar em gestão do tempo e produtividade é algo vital.

Nosso foco e atenção estão cada vez mais divididas. E isso pode prejudicar seriamente o seu desempenho e eficiência, seja nos estudos ou no trabalho. Tem como equilibrar os seus horários e fazer tudo? O que devo privilegiar? É isso que vamos abordar neste texto.

Como fazer a gestão de tempo?

Apesar do tempo ser o mesmo para todo mundo, os objetivos de cada pessoa são diferentes, assim como suas prioridades.

Então é preciso ficar claro o que você colocará em primeiro plano e o que será ajustado em torno disso.

Há coisas que não tem como deixar de lado. Não é inteligente ignorar completamente a sua vida pessoal.

Não é positivo e nem saudável não se divertir e não separar um tempo para o lazer, sair com os amigos, fazer exercícios, ir no cinema, etc.

E também é interessante continuar estudando, aprendendo e se atualizando.

O trabalho, normalmente, é o que é colocado em primeiro plano. Afinal, o sustento é algo necessário e crescer profissionalmente é o desejo de qualquer um.

Caso você ainda não trabalhe, os estudos ganham esse espaço.

Examine a sua rotina atual e pense o que você faz certo e o que faz errado. Isso ajudará a personalizar o plano de gestão do tempo e produtividade.

Como fazer a gestão do tempo no dia a dia?

Ser mais produtivo no trabalho é um objetivo bom de ser traçado, já que isso significará melhores resultados, possível ascensão e até uma rotina menos cansativa.

Afinal, fazer um trabalho enquanto olha no WhatsApp, conversa com o colega ao lado e pensa no que fará quando chegar em casa pode ser muito mais exaustivo do que fazer uma coisa de cada vez.

Então, a primeira dica é criar o hábito de ter foco, conseguir se concentrar.

Ao começar uma tarefa, não divida a atenção com outras coisas. Claro que essa mesma tarefa pode ser cansativa e durar várias horas. Se esse for o caso, estipule intervalos.

Um dos métodos mais famosos para fazer isso é o Pomodoro. O nome é inspirado nos relógios de cozinha – que muitas vezes tem o formato de verduras, como o tomate – e alertam em X minutos que algo está pronto.

No caso da técnica Pomodoro, são criados períodos de 25 minutos intercalados com intervalos curtos de 3 a 5 minutos. Depois de uma dada sequência – pode ser quatro vezes de 25 minutos e quatro intervalos – pode ser realizado um intervalo maior.

Esse intervalo maior pode servir para ir no banheiro, esticar as pernas, fazer um café e checar mensagens pessoais.

Isso permite que suas necessidades sejam compartimentalizadas e tudo ganhe atenção e maior eficiência, afinal toda sua atenção estará a serviço da tarefa.

A segunda dica é ter um planejamento. Você já ficou cansado só de pensar no que terá que estudar no dia seguinte ou as tarefas do estágio/trabalho?

Esse impacto psicológico pode gerar desânimo ou até procrastinação. E isso gerará tarefas malfeitas ou na correria, além de horas extras que cansarão seu corpo e prejudicarão seu rendimento nos dias posteriores.

Há ferramentas online que podem ajudar a visualizar suas tasks para o dia, semana, enfim, o período necessário e alavancar sua gestão de tempo e produtividade.

As duas principais são:

Trello: o sistema por cards, estabelecimento de prioridades e colunas deixa tudo muito claro e visual. A cada tarefa feita, a recompensa visual é um fator psicológico importante.

Asana: esta plataforma é mais tradicional, por listas, e é bastante boa para criar esteiras de produção e organizar o trabalho em equipe. Mas você não precisa apelar para plataformas também. Post-its, mensagens e alertas no celular, um moleskine, enfim, o que ajudar e for mais confortável.

Mas você não precisa apelar para plataformas também. Post-its, mensagens e alertas no celular, um moleskine, enfim, o que ajudar e for mais confortável.

Como aliar gestão do tempo e produtividade com uma vida saudável?

A gestão do tempo e produtividade está ligada a quantas horas você consegue colocar em cada atividade sua.

A questão das 8 horas de trabalho, por exemplo, é algo bastante discutido. Não faltam influenciadores e pessoas de êxito que contam histórias sobre chegar ao escritório antes de todos e dedicar incontáveis horas ao trabalho.

Ao mesmo tempo, não faltam estudos sobre a necessidade do sono e o fato que trabalhar menos horas – seis ou até quatro horas por dia – pode ser melhor.

Independente de sua opção, se é possível pegar leve algumas semanas e ter que fazer horas extras em outra, algo que não é passível de escolha é sua saúde.

Dormir quatro horas por dia pode ser a rotina de uma pessoa – o que não quer dizer que seja saudável – e funcionar para ela, mas está longe de ser uma receita de bolo que todos devem adotar.

A questão do “gosto pessoal” nunca teve muito espaço nas jornadas. Pessoas que trabalham melhor de noite ainda têm que penar pelas manhãs, por exemplo.

Se estiver a seu alcance, tente assumir maior controle sobre o assunto. Se não é possível, analise o que funciona melhor para você. Se você é mais produtivo a noite, mas precisa trabalhar de manhã, você pode aproveitar essas horas de atividade cerebral intensa para fazer um curso a distância, por exemplo.

Ou então aproveitar para estudar um idioma, tirar um projeto do papel ou mergulhar em um hobby que você sempre quis.

Então, para resumir, é possível aliar gestão do tempo e produtividade com saúde, mesmo que seu trabalho seja exigente. Tente:

    • Focar em uma tarefa por vez e crie compartimentos de tempo durante o dia;
    • Planejar seu dia ou até semana com antecedência. Uma boa forma de fazer isso é planejar seu dia seguinte antes de ir dormir;
    • Não abrir mão dos exercícios físicos pelo menos uma vez por semana;
    • Separar horas do dia para atividades pessoais, estudos ou lazer;
    • Não adotar planos de horas de sono e atividades feitas por pessoas que não te conhecem. Conheça seus limites e só confie em profissionais que tenham contato com suas necessidades.

    Voltar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *