Trabalhar com negócios é o objetivo de grande parte dos estudantes que ingressam no ensino superior todos os anos. Seja atuando na gestão de empresas, seja iniciando o seu próprio empreendimento, trata-se de um campo bastante atrativo e com múltiplas possibilidades de carreira. No entanto, em meio a um mercado de trabalho no qual a competitividade é cada vez mais alta e os níveis de exigência crescem exponencialmente, escolher entre os cursos de graduação que mais agregam a quem se interessa por negócios é fundamental!
E você, já sabe sobre quais cursos estamos falando? A seguir, listamos as principais formações que preparam o estudante para atuar com negócios, desenvolvendo tanto os conhecimentos necessários como o pensamento crítico, a ampliação dos pontos de vista, entre outros aspectos que, aqui, fazem toda a diferença. Vamos lá?
1. Administração
De acordo com o Guia da Carreira, o curso de graduação em Administração, na modalidade bacharelado, é o segundo mais procurado do Brasil, perdendo apenas para o de direito. Seu objetivo é formar profissionais capacitados para atuar como administradores.
São eles os responsáveis por cuidar dos recursos financeiros, materiais ou humanos de uma organização, traçando também estratégias para gerenciar o dia a dia da empresa, elaborando políticas internas, analisando resultados e gerando lucro.
Para tanto, ao longo da graduação, que tem a duração de 4 anos, o aluno receberá uma formação generalista, o que é fundamental para a criação de uma visão organizacional abrangente e estratégica. O curso começa com matérias mais amplas, como Direito, Economia e até mesmo Psicologia. Nos próximos períodos, entram as disciplinas específicas, como Matemática Financeira, Finanças Corporativas, Gestão de Custos etc.
Contando com uma visão completa sobre o ambiente corporativo, o administrador encontrará diversas oportunidades no mercado de trabalho durante o curso e após a graduação — podendo atuar no setor financeiro, de recursos humanos, marketing, vendas, compras, logística, comércio exterior etc.
Por esse motivo, trata-se de uma formação que prepara o aluno de forma completa para suprir as principais demandas das empresas, além de fornecer uma base àqueles que desejam abrir seus próprios negócios. Seja qual for o objetivo profissional do administrador, as perspectivas do mercado são positivas.
Por fim, entre as tantas formações na área disponíveis atualmente, vale destacar que é importante escolher um curso que realmente foque nas necessidades do aluno e apresente uma boa avaliação perante o MEC. Em sua pesquisa, vale a pena conferir também os rankings nacionais e até mesmo internacionais.
2. Economia
A graduação em Economia (ou Ciências Econômicas, como também é chamada) tem duração média de 4 anos e forma economistas — profissionais que estudam como a sociedade produz, distribui e consome bens e serviços. Durante a formação, os alunos desenvolvem capacidade crítica para interpretar fatos e notícias e são preparados para lidar com os mais diversos desafios referentes à geração de riquezas.
A grade curricular do curso é composta por disciplinas de ciências humanas e exatas, exigindo do aluno também uma constante atualização sobre os acontecimentos mundiais, sobretudo no que diz respeito àqueles políticos e econômicos. Após formado, o profissional estará apto a estudar a situação de um negócio em um contexto econômico, cruzando dados diversos e fazendo análises e previsões.
3. Relações Internacionais
Chamamos de Relações Internacionais (RI) a condução das relações entre nações, povos e empresas, englobando aspectos como política, economia, sociedade, cultura, comércio, direito, entre outros. Na graduação, que dura 4 anos, o aluno aprenderá a analisar o cenário mundial, investigar diferentes mercados e riscos de conflitos, estudar a situação política de diferentes países, avaliar possibilidades de negócios e parcerias, entre outros.
Para tanto, ele terá contato com disciplinas bastante diversas. A grade é composta, inicialmente, matérias direcionadas às Ciências Políticas, História do Brasil, História Geral, Direito e Economia, por exemplo. Mais adiante, são adicionadas aquelas mais específicas.
Dentro de um negócio, o profissional de RI pode promover entendimentos entre empresas e governos de diferentes países — gerando oportunidades de exportações, importações e acordos — e representar os interesses da marca no exterior em negociações. Além de negócios no setor privado, ele pode também trabalhar em embaixadas, ministérios, ONGs etc. Ou seja, as possibilidades de atuação são diversas.
4. Ciências Contábeis
Com a duração de 4 anos, a graduação em Ciências Contábeis foi uma das 10 mais buscadas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2018, de acordo com um balanço feito pelo Ministério da Educação (MEC). De forma geral, compõem a sua grade curricular tanto as disciplinas básicas quanto aquelas mais específicas e práticas. Já o mercado é bem amplo para quem se forma na área, e as principais demandas vêm se concentrando nos campos de auditoria, consultoria, compliance e controladoria.
A graduação em Ciências Contábeis forma contadores e é mais indicada para aqueles que têm interesse pela parte financeira, podendo atuar em escritórios, atendendo pequenas e médias empresas que terceirizam o setor contábil ou abrindo seu próprio empreendimento. Se você se imagina cuidando das contas de um negócio, fazendo o registro e o controle de suas receitas, despesas, investimentos, aplicações e lucros, deve apostar em uma carreira como contador.
Esse profissional também é responsável por interpretar eventos econômicos e fornecer insights valiosos para auxiliar nas tomadas de decisão. Além disso, acompanha alterações na política tributária, registra fatos administrativos, faz o pagamento de tributos e pode ajudar na elaboração de planos de investimento.
5. Publicidade e Propaganda
Ao contrário do que vários possam vir a imaginar, um curso de Publicidade e Propaganda não envolve apenas ações de comunicação e divulgação de uma marca. O estudante que opta por uma graduação na área, que tem a duração aproximada de 4 anos, também aprenderá muito sobre estratégias, administração, diagnósticos de mercado e funcionamento de negócios em diferentes ramos.
Um fato recorrente é que essas competências gerenciais e administrativas, bem como de marketing, têm sido incluídas em muitos cursos da área de comunicação para fortalecer a formação e atender às tendências atuais do mercado de trabalho. Compõe também a grade curricular de uma graduação em Publicidade e Propaganda disciplinas como Economia, Teoria e Pesquisa de Opinião e Mercado, Gestão de Negócios, entre outras. Interessante, não?
Dentro das empresas, o graduado na área pode não só atuar no campo da criação, como fazer o atendimento aos clientes, gerenciar o relacionamento da marca com a mídia, pesquisar sobre os hábitos e preferências dos consumidores e até mesmo elaborar estratégias de vendas.
Viu só como são várias as opções de cursos de graduação para quem se interessa por negócios? Antes de dar o seu primeiro passo rumo a uma carreira de sucesso, é importante pensar primeiramente em seus objetivos e nas áreas que mais o interessam — assim, se decidir será uma tarefa bem mais fácil. Por fim, lembre-se também de que, como a formação, a instituição de ensino escolhida deve ser de qualidade, com resultados comprovados em termos de sucesso de alunos.
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