A quantidade de pessoas pesquisando “quais são as profissões do futuro?” nos mecanismos de pesquisa indica que esse é um assunto que está nas mentes de muitos. Especialmente dos mais jovens.
Afinal são eles que melhor podem direcionar seus estudos e esforços para entrar nessas áreas promissoras.
Como não poderia deixar de ser, entre as mais citadas profissões do futuro muitas delas estão ligadas umbilicalmente com a tecnologia.
Mas isso não quer dizer que não precisaremos mais de administradores, advogados, contadores e outras profissões que existem há séculos. Elas vão continuar.
Para o Blog da FIA, já separamos uma grande lista de profissões que já existem e serão desempenhadas por ainda mais pessoas em um futuro próximo.
Entre elas engenheiro de inteligência artificial, consultor financeiro de criptomoeda, advogado especialista em proteção de dados, entre outras.
Note que todas elas estão ligadas a campos do conhecimento – engenharia, administração de recursos, direito – que existem há muito tempo, mas trazendo novas áreas, focos.
Por isso neste texto vamos te ajudar a traçar um caminho possível e realista para aproveitar campos que só tem a crescer.
O que eu devo estudar?
Quando os anos de escola começam a chegar ao fim do Ensino Médio e o vestibular se aproxima, é plenamente normal pensar no que estudar na Graduação.
Opções realmente não faltam, assim como instituições de ensino.
Entretanto, é raro encontrar um curso de graduação para ser um cientista de dados, por exemplo.
Você pode estudar ciência da computação, engenharia, matemática, estatística ou até outras graduações e depois direcionar com cursos específicos, seja com um curso à distância ou presencial.
O mesmo serve para basicamente todas as profissões do futuro.
O mais importante na Graduação é ganhar conhecimento amplo, até para você tornar-se um profissional versátil. E assim poder, com mais idade e experiência, partir para um novo aprendizado e focar em uma área de seu gosto.
Por exemplo, quem faz a Graduação em Administração em uma boa faculdade terá cadeiras em marketing, empreendedorismo, gestão de pessoas e muito mais.
Isso possibilita que você tenha uma visão 360 de um negócio e a partir disso possa escolher que área quer seguir. Ou até se decide empreender e desenvolver uma ideia.
Você tem perfil para seguir carreira em uma das profissões do futuro?
Essa é uma pergunta bastante válida, já que os desafios serão grandes.
Primeiro de tudo, você precisa fazer um exercício de autoconhecimento. Não adianta só querer ter uma profissão que antes não existia ou pouco se falava se você não gosta da área e não sente que pode fazer um bom trabalho.
Segundo: o desafio de crescer em uma área promissora é grande. Especialmente porque você terá que ser um embaixador da importância dela.
Por exemplo, um hacker de segurança já tem enorme importância e ela só irá aumentar. A quantidade de dados sensíveis online só aumentará enquanto nossas vidas cada vez mais serão dependentes de dispositivos digitais.
Então criar sistemas que protejam essas informações contra vazamentos e ataques cibernéticos terá demanda, sem dúvidas.
Mas o problema que vendedores de seguros enfrentam será o mesmo que um hacker de segurança terá que encarar.
Pessoas, empresas e entidades governamentais podem ver o custo de implementação de um sistema como muito alto e só notar a importância disso quando acontecer um problema.
Como é uma nova área, o trabalho de conscientização será enorme e você ouvirá muitas vezes que o pedido pelo seu trabalho é alto, que não é tão necessário assim…
Portanto, ao mesmo tempo em que você precisa saber tudo sobre segurança da informação, também precisará saber vender seu peixe. Lidar com pessoas, saber fazer propaganda do seu trabalho e da importância dele.
Também será um desafio encontrar profissionais gabaritados para trabalhar junto com você. E encontrar material em português para continuar seus estudos e manter-se sempre atualizado.
Tudo isso significa que você deve ignorar o potencial dessas áreas? Claro que não. Só que o seu trabalho envolverá muito mais do que apenas trabalhar na sua profissão e esperar a ligação das pessoas morrendo de vontade de contar com seus serviços.
Empreender ou trabalhar em uma empresa?
Essa é uma pergunta que cada vez mais os jovens se fazem. Afinal, o desejo de empreender é maior entre os jovens e, em áreas do futuro, novas iniciativas e empresas terão que ser criadas para atender as demandas que surgirão.
Neste caso ser um early adopter pode gerar grande reconhecimento na área e retorno financeiro e profissional.
Mas nem todas as pessoas têm a veia empreendedora ou querem comandar profissionais, lidar com as burocracias de uma empresa comum e ter a preocupação de gerar lucro, correr atrás de crédito e pensar em estrutura.
Você está em dúvida? Pense então nos prós e contras:
Prós:
-
- Boa possibilidade de lucros e crescimento rápido
- Controle sobre o direcionamento da empresa
- Reconhecimento financeiro e profissional
Contras:
-
- Preocupações muito além do foco de atuação da empresa
- Convencer clientes e pessoas sobre a importância de seu serviço
Pense bem no seu caso e no que você valoriza mais.
Caminho para ter uma profissão do futuro
Então feito todo o exercício acima e com seu desejo ainda mantido de trabalhar em uma área inovadora, chegou a hora de pensar no seu caminho.
Planos de carreira podem ter diversos formatos e objetivos. Traçar o seu logo no começo dela, respeitando etapas e tendo paciência, pode fazer com que suas metas sejam sempre claras e alcançáveis.
Graduação versátil
Invista seu tempo em uma graduação que seja versátil, dando conhecimento e teorias sobre diversos campos. Isso ajudará também no segundo ponto.
Seja flexível
Profissões com enorme potencial de crescimento surgem a todo momento, então o importante não é se preparar para ser um profissional em tal área em X anos, mas estar preparado para oportunidades a todo momento.
Não pare de estudar
Continue seus estudos por conta própria ou fazendo cursos rápidos e específicos. Nunca deixe de se manter atualizado porque isso gerará conhecimento e também contato com pessoas, algo vital.
Fique ligado nas últimas tecnologias
Não fique preso ao que você já conhece. Vá atrás do que há de mais moderno em softwares, sistemas operacionais… Saiba o básico sobre programar, os aplicativos do momento. Enfim, saiba o que está rolando no mundo da tecnologia porque é nele que as maiores oportunidades estão.