Share

O que é WiFi 7, principais benefícios e novidades da nova rede

17 de novembro 2023, 16:00

Ícone do wifi 7 em cima de um tablet sendo operado por uma colaboradora

Não para de crescer a expectativa pela chegada do WiFi 7.

Esse é mais um passo da indústria das telecomunicações, que desde o lançamento da internet 5G, vem evoluindo a passos ainda mais largos.

Tanto que, mal pudemos conhecer mais a fundo o WiFi 6, já foi anunciado o seu sucessor.

Como veremos ao longo deste texto, o WiFi 7 é realmente um grande salto na tecnologia de internet sem fio.

Prossiga na leitura e descubra como funciona o WiFi 7, suas vantagens e avanços, em comparação com as tecnologias anteriores.

Veja os tópicos abordados:

  • O que é o WiFi 7?
  • Como funciona o WiFi 7?
  • Diferenças entre o WiFi 7, 6E, 6 e 5
  • Quais são os benefícios do WiFi 7?
  • Quando estará disponível?
  • Frequência e velocidade máxima
  • Quais são as aplicações do WiFi 7?
  • Para quem este tipo de WiFi é indicado?

Acompanhe até o final e entenda como o WiFi 7 se encaixa na sua vida.

O que é o WiFi 7?

O WiFi 7, cujo nome técnico é 802.11be, é a mais recente geração de tecnologia de rede sem fio.

Ele oferece velocidades de conexão muito mais rápidas, latência reduzida e melhor desempenho em ambientes com muitos dispositivos conectados.

Além disso, traz ganhos em eficiência energética, segurança e cobertura de rede.

Para ficar ainda melhor, é compatível com dispositivos mais antigos, suportando aplicativos de realidade virtual e aumentada, streaming de alta qualidade e jogos online com baixa latência.

Também é ideal para dispositivos de Internet das Coisas, em razão da alta capacidade de transmissão de dados.

Para se ter uma ideia da qualidade do WiFi 7, ele promete entregar velocidades de até 46 Gbps, mais de quatro vezes a da tecnologia antecessora, o WiFi 6, que entrega 9.6 Gbps.

Como funciona o WiFi 7?

Executivo acessando o wifi 7 através do celular
O WiFi 7 é um avanço que pode revolucionar as atividades humanas no geral

O WiFi 7 opera na frequência de 6 GHz, com modulação BSS Coloring para reduzir interferências em redes congestionadas.

Suporta múltiplas entradas e saídas (MIMO), sendo equipado com a tecnologia Multi-User, Multiple-Input, Multiple-Output (MU-MIMO) para comunicações simultâneas com vários dispositivos.

O Orthogonal Frequency Division Multiple Access (OFDMA) é outra tecnologia chave, permitindo o compartilhamento de canais para dispositivos com diferentes necessidades de largura de banda.

O suporte a 160 MHz e 320 MHz proporciona velocidades mais rápidas, sem falar na eficiência energética aprimorada, o que é bom para a redução do consumo e para otimizar o uso das baterias.

Diferenças entre o WiFi 7, 6E, 6 e 5

Nada melhor para se ter uma ideia das diferenças entre o WiFi 7, WiFi 6E, WiFi 6 e WiFi 5 do que mostrar como opera cada tecnologia em números.

Veja na tabela abaixo:

CaracterísticaWiFi 7WiFi 6EWiFi 6WiFi 5 (802.11ac)
Frequência6 GHz6 GHz e 2,4/5 GHz2,4/5 GHz2,4/5 GHz
Largura de bandaAté 320 MHzAté 160 MHzAté 160 MHzAté 160 MHz
ModulaçãoBSS ColoringBSS ColoringBSS Coloring
MU-MIMOSimSimSimSim
OFDMASimSimSim
Eficiência energéticaAprimoradaAprimoradaAprimorada
Suporte a dispositivosMais de 60VáriosVáriosVários
Desempenho em ambientesMelhorado em lotadosMelhorado em lotadosMelhorado em lotados
Suporte a 8K e 4KSimSimSim
Segurança avançadaSimSimSim

Quais são os benefícios do WiFi 7?

A lista de benefícios do WiFi 7 é bem extensa, considerando que sua versão anterior recentemente lançada, o WiFi 6, já traz avanços enormes em termos de conectividade sem fio.

Como mencionamos no início do texto, esse é um avanço que vem na esteira da internet 5G e promete revolucionar não só as comunicações, mas as atividades humanas como um todo.

Veja na sequência alguns dos benefícios do WiFi 7 e de que maneira ele deve mudar para melhor a vida das pessoas.

Segurança

O WiFi 7 incorpora uma tecnologia de criptografia mais robusta, além de mecanismos de autenticação aprimorados, tornando as redes menos vulneráveis a invasões.

O Basic Service Set (BSS Coloring) minimiza as interferências, reduzindo ainda mais a possibilidade de ataques, já que uma das suas funções é detectar a origem da rede wireless.

Lembrando que esse é um avanço já presente no WiFi 6 e que, no WiFi 7, continua sendo fundamental para garantir a blindagem das conexões na largura de banda ampliada.

Alta velocidade de conexão

Provavelmente, é na velocidade que se faz notar o maior salto do WiFi 7, em comparação com as versões anteriores.

Ele alcança velocidades notavelmente mais rápidas, graças à ampliação da largura de banda e à implementação da tecnologia de modulação 4096-QAM

Essa alta velocidade significa downloads e uploads mais rápidos, streaming de conteúdo de alta qualidade sem interrupções e uma experiência de internet mais fluida.

Por essas e outras características, o WiFi 7 é ideal para tarefas intensivas em largura de banda, como jogos online, realidade virtual e transferência de grandes arquivos.

Frequência tri-banda

Um dos desafios das comunicações sem fio é superar os congestionamentos causados pelos altos volumes de transmissões de dados.

O WiFi 7 responde a isso operando em três bandas de frequência, incluindo a nova frequência de 6 GHz.

Com mais canais disponíveis para comunicações sem fio, a interferência e o congestionamento de rede são praticamente eliminados.

É como uma rodovia em que, quanto mais faixas para o tráfego, menos propensa aos engarrafamentos.

A frequência tri-banda gera também uma conexão mais estável e confiável, especialmente em ambientes lotados, onde várias redes competem por espaço.

Operação multi-link

A operação multi-link no WiFi 7 permite que um dispositivo se conecte a múltiplas redes simultaneamente.

Isso é particularmente benéfico para dispositivos móveis, como smartphones e laptops, que podem se conectar a diferentes pontos de acesso e redes ao mesmo tempo.

Essa capacidade aumenta a redundância e a confiabilidade da conexão, garantindo que, se uma rede falhar, o dispositivo possa alternar automaticamente para outra rede disponível.

Naturalmente, a versatilidade operacional proporciona uma experiência de usuário mais contínua e conexões ininterruptas, mesmo em movimento.

Latência reduzida

Outro desafio sempre enfrentado em conexões sem fio é a latência, que nada mais é do que o tempo de espera de resposta entre uma conexão e outra.

O WiFi 7 torna as conexões praticamente instantâneas, não importa as condições, graças a uma redução significativa nesse indicador.

Como vimos, ele emprega a tecnologia Orthogonal Frequency Division Multiple Access (OFDMA), permitindo que os canais sejam divididos em subcanais menores.

Isso significa que vários dispositivos podem transmitir dados ao mesmo tempo, reduzindo o tempo de espera.

Além disso, o BSS Coloring ajuda a minimizar interferências, resultando em uma comunicação mais direta e rápida entre dispositivos.

Mesmo nas piores condições possíveis, a latência do WiFi 7 é ainda 100 vezes melhor se comparada ao WiFi 6, além de ter um desempenho 15 vezes superior para aplicações de Realidade Aumentada (RA) e Realidade Virtual (RV).

Melhor desempenho em ambientes lotados

O WiFi 7 é projetado para funcionar com a mesma desenvoltura em ambientes densamente povoados.

Como vimos, a tecnologia BSS Coloring ajuda a reduzir as interferências de outras redes, garantindo uma conexão mais estável, mesmo quando muitos dispositivos estão conectados simultaneamente.

Em locais públicos, como aeroportos ou centros comerciais, o WiFi 7 oferece uma experiência de conectividade mais consistente, com menos quedas de sinal e maior largura de banda disponível para cada dispositivo.

Suporte para mais dispositivos

Uma das características marcantes do WiFi 7 é sua capacidade de lidar com um grande número de dispositivos conectados simultaneamente.

Isso é possível graças à tecnologia MU-MIMO aprimorada e às melhorias na usabilidade de cada canal.

Dessa forma, é possível ter mais dispositivos conectados à rede, sem que isso prejudique o desempenho.

Ou seja, a conexão permanece estável, independentemente de quantos aparelhos estejam online.

É uma característica particularmente vantajosa para jogos em rede e para uso em atividades profissionais, como na medicina, na indústria e para a coleta de dados em massa.

Maior eficiência energética

Executivo acessando o wifi 7 através do notebook
O WiFi 7 recebe uma série de atualizações de aprimoramentos

O WiFi 7 é mais eficiente em termos de consumo de energia, característica mais que bem-vinda para quem depende de dispositivos móveis que funcionam a bateria.

Essa maior eficiência energética é possível graças ao modo de espera aprimorado, que apresenta consumo reduzido quando os dispositivos não estão em uso.

Um benefício esperado dessa menor demanda é o prolongamento da vida útil da bateria em smartphones, laptops e dispositivos IoT.

Menos recargas são necessárias, permitindo um uso mais contínuo e menos interrupções devido à necessidade de carregar os dispositivos com frequência.

Segurança aprimorada

A segurança é aprimorada no WiFi 7 por meio de atualizações nos protocolos de criptografia e autenticação.

Ele utiliza criptografia mais robusta, tornando as redes menos vulneráveis a invasões e interceptações de dados.

O BSS Coloring torna mais difícil a vida dos invasores, que precisam “derrubar” mais barreiras para detectarem e explorarem vulnerabilidades na rede.

Isso se traduz em uma conexão mais segura e proteção adicional dos dados e informações pessoais, o que particularmente bem vindo no Brasil, o campeão de cibercrimes na América Latina.

Compatibilidade retroativa

O WiFi 7 é projetado para ser compatível com dispositivos mais antigos, democratizando o uso da internet sem fio de alta capacidade.

Portanto, dispositivos WiFi 6, WiFi 5 e até mesmo versões anteriores podem se conectar e funcionar em redes WiFi 7.

É um avanço a ser celebrado, considerando que o Brasil ainda não tem boa parte do seu território coberto nem mesmo pela internet 4G.

Maior alcance

O WiFi 7 apresenta um alcance ainda mais amplo em comparação com versões anteriores porque opera na faixa de 6 GHz, utilizando para isso tecnologias avançadas de antena.

Essa capacidade maior, como era de se esperar, gera conexões mais estáveis em áreas maiores, como grandes espaços residenciais ou locais com obstáculos, nos quais o sinal costuma oscilar.

Suporte a aplicativos de realidade virtual e aumentada

Realidade aumentada é uma tecnologia virtual que demanda altíssima capacidade de transmissão de dados e latência mínima.

Isso faz do WiFi 7 ideal para suportar aplicativos RV/RA devido à sua alta largura de banda e baixa latência.

Experiências imersivas, como jogos de realidade virtual e aplicativos de treinamento se beneficiam dessa alta capacidade, que garante transmissões 100% fluidas.

Para o usuário, o WiFi 7 significa menos atrasos e uma qualidade de imagem mais nítida em dispositivos RV/RA.

Streaming de alta qualidade

O formato 4K de captação e transmissão de vídeos requer uma elevada capacidade de troca de dados em serviços de streaming ou mesmo offline.

O WiFi 7 aumenta substancialmente a capacidade de transmitir conteúdo em resoluções ultra HD, como 8K e 4K.

Isso é possível devido à largura de banda expandida e à latência reduzida que garantem uma experiência de entretenimento imersiva e de alta definição.

Para os entusiastas do entretenimento, esse avanço tecnológico permite que desfrutem de imagens mais nítidas e vívidas em suas telas, seja assistindo a filmes, programas de TV ou vídeos online.

Melhor desempenho em jogos online

Se tem uma classe que está soltando fogos com o anúncio do WiFi 7 são os gamers.

Essa euforia se explica, como vimos, pela redução da latência e a incorporação de tecnologia de modulação aprimorada.

Assim, os comandos dos jogadores passam a ser transmitidos quase que instantaneamente, criando uma experiência de jogo muito mais suave e altamente reativa.

Trata-se de um avanço a ser celebrado em especial pelos praticantes e profissionais de jogos online, onde cada milissegundo conta.

Com o WiFi 7, os jogadores ganham uma vantagem competitiva e tanto em um mercado que movimenta mais de US$ 175 bilhões anuais.

Aplicativos de Internet das Coisas (IoT)

O WiFi 7 é a escolha ideal para dispositivos IoT em razão da sua capacidade de conectar um grande número de dispositivos simultaneamente.

Sua eficiência energética notável faz com que dispositivos IoT, como sensores, câmeras de segurança e dispositivos domésticos inteligentes possam operar com maior eficiência e economia.

A experiência dos usuários melhora em uma automação residencial perfeitamente integrada, otimizando o controle e o monitoramento de suas casas, veículos e pessoas.

QoS aprimorada (Qualidade de Serviço)

A Qualidade de Serviço (QoS) melhora substancialmente como o WiFi 7, graças ao gerenciamento de tráfego mais inteligente.

Isso garante que aplicativos críticos, como chamadas de voz e videoconferências, tenham prioridade máxima, proporcionando uma comunicação clara e sem interrupções.

Isso se aplica em todas as condições, inclusive quando outros dispositivos estão ocupando a rede com atividades de alta largura de banda.

As chamadas de voz passam a ser mais nítidas e as falhas nas videoconferências são praticamente anuladas.

Resistência a interferências

A tecnologia do WiFi 7 apresenta grande resistência a interferências de outras redes, mesmo em áreas densamente povoadas, onde várias redes competem por espaço no espectro de frequência.

Assim, o serviço de internet apresenta menos quedas de sinal e uma conectividade mais confiável, independentemente do local onde o usuário esteja.

Sejam quais forem as condições, o WiFi 7 é capaz de manter o desempenho da rede, onde antes a interferência costumava ser um problema.

Menor congestionamento de rede

As tecnologias wireless mais recentes são projetadas para reduzir o congestionamento de rede e, nesse aspecto, o WiFi 7 é a última palavra.

Ele trabalha com a novíssima tecnologia de Perfuração de Preâmbulo, com a qual a interferência pode ser bloqueada, abrindo mais canais para uso.

Quando estará disponível?

Ainda não há uma data oficial por parte da WiFi Alliance para o lançamento mundial do WiFi 7.

Porém, é certo que chegará ao mercado brasileiro em 2024.

Frequência e velocidade máxima

Colaborador conectando-se a internet no celular e notebook através do wifi 7
O potencial do WiFi 7 abre novas possibilidades para diversos setores

Como aponta uma matéria no site TechTudo, espera-se que, com o WiFi 7, sejam alcançadas velocidades superiores a 30 Gbps, no mínimo, em frequência de 6 GHz.

Cabe destacar que, embora a capacidade nominal anunciada seja de 46 Gbps, há sempre alguma perda em função da quantidade de dispositivos conectados, distância entre dispositivo e roteador e obstáculos físicos.

Quais são as aplicações do WiFi 7?

O potencial do WiFi 7 é vasto e abre novas possibilidades para diversos setores:

  • Redes domésticas avançadas
  • Ambientes empresariais
  • Setor de saúde
  • Setor de educação
  • Transporte
  • Setor de varejo
  • Setor de hospitalidade.

Para a indústria de entretenimento, o Wi-Fi 7 é ideal para suportar experiências que exijam grande capacidade de transmissão de dados, como realidade virtual e aumentada, streaming de vídeo em 8K e jogos online.

Isso sem falar da sua capacidade de suportar um grande número de dispositivos, que faz do Wi-Fi 7 a melhor escolha para redes de dispositivos IoT, como câmeras de segurança, termostatos inteligentes e sensores de automação.

Para quem este tipo de WiFi é indicado?

A verdade é que todos podem se beneficiar da velocidade, baixa latência e segurança do WiFi 7, com especial destaque para:

  • Usuários domésticos
  • Empresas
  • Profissionais de saúde
  • Gamers
  • Desenvolvedores de IoT
  • Educadores
  • Empresas de transporte
  • Varejistas
  • Empresas de hospitalidade.

Conclusão

Você viu neste conteúdo o que é e como funciona o WiFi 7, cujos avanços devem trazer progressos que talvez nem sejamos capazes de antecipar agora.

Claro que isso vai gerar um novo momento no mercado de trabalho, impulsionando a inovação e até o surgimento de novas profissões.

A FIA Business School recomenda dois cursos sob medida para quem pretende aproveitar esse momento.

Um é a Pós-Graduação Gestão de Cibersegurança e Riscos Tecnológicos, com duração de 15 meses em nossa unidade Nações Unidas.

Outro é a Pós-Graduação Gestão de Tecnologia e Transformação Digital, também na unidade Nações Unidas, mas com duração de 12 meses.

Conte com a FIA e alcance o sucesso profissional que você tanto almeja!

Referências:
https://www.cbtechinc.com/blog/the-wonders-of-wifi-7
https://www.tekimobile.com/wi-fi-7-sera-tao-rapido-assim-conhecam-a-tecnologia/
https://olhardigital.com.br/2021/03/07/pro/o-que-e-o-super-wifi-anatel-aprova-frequencia-6-ghz-para-o-sinal-de-conexao/
https://tecnoblog.net/responde/mu-mimo-o-que-e/
https://oglobo.globo.com/economia/tecnologia/noticia/2023/06/brasil-e-o-maior-alvo-de-ataques-ciberneticos-na-america-latina-veja-ranking.ghtml
https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2022/06/prestes-a-implementar-5g-brasil-falha-em-oferecer-4g-a-todos.shtml
https://exame.com/carreira/mercado-de-esports-busca-profissional-para-alem-dos-games-e-paga-r-35-mil/
https://www.techtudo.com.br/noticias/2022/05/wi-fi-7-nova-internet-pode-atingir-velocidades-de-mais-de-30-gbs.ghtml

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEM TEMPO PARA LER AGORA?
Sobre a FIA Business School:

Com um olhar sempre no futuro, desenvolvemos e disseminamos conhecimentos de teorias e métodos de Administração de Empresas, aperfeiçoando o desempenho das instituições brasileiras através de três linhas básicas de atividade: Educação Executiva, Pesquisa e Consultoria.

CATEGORIAS
POSTS EM DESTAQUE
FIQUE POR DENTRO!

Condições de parcelamento

Valor do curso

Valor do curso para empresa parceira

à vista

R$ 42.900,00

R$ 30.030,00

12 x

R$ 3.694,00

R$ 2.585,65

18 x

R$ 2.507,00

R$ 1.754,51

24 x

R$ 1.914,00

R$ 1.339,21

30 x

R$ 1.558,00

R$ 1.090,24

Condições de parcelamento

Valor do curso

Valor do curso para empresa parceira

à vista

R$ 45.400,00

R$ 31.780,00

12 x

R$ 3.910,00

R$ 2.736,33

18 x

R$ 2.653,00

R$ 1.856,76

24 x

R$ 2.025,00

R$ 1.417,25

30 x

R$ 1.649,00

R$ 1.153,78