Informações de Contato

Daniana Santos
(11) 3732-3527

Mais informações

mestrado banner interno

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E LINHAS DE PESQUISA

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: GESTÃO DE NEGÓCIOS

Descrição: Gestão de Negócios: compreende o estudo das teorias e conhecimentos que descrevem, explicam e explicitam os processos que envolvem a geração, manipulação e troca de bens e serviços entre organizações e entre organizações e pessoas. Incorpora dessa forma, os estudos e avanço das teorias e dos métodos da prática gerencial, dentro do arcabouço de base tríplice – estratégias, mercados e geração de valor, que representa a área de competência central do curso.

LINHAS DE PESQUISA:

Linha de Pesquisa 1 - Gestão Estratégica

A linha de Gestão Estratégica envolve estudos que se concentram no avanço das teorias e da prática gerencial da formulação e realização de estratégias, em suas três dimensões. Uma que diz respeito às decisões relacionadas ao tipo de negócio no qual a empresa deve atuar (estratégias corporativas). Outra que diz respeito às decisões que se relacionam ao modo como a organização compete ou se posiciona no mercado em relação ao seu negócio (estratégias competitivas). E a terceira, às decisões que sustentam as mudanças na dimensão operacional das organizações (estratégias funcionais).

Linha de Pesquisa 2 - Mercados e Geração de Valor

A linha de Mercados e Geração de Valor envolve o estudo das teorias e das práticas ao longo da cadeia de valor. Neste sentido, a dimensão mercados compreende os processos de negócios com foco no consumidor e a adequada gestão dos esforços de inovação e marketing, alinhados às estratégias da empresa. A dimensão da geração de valor foca os temas econômico-financeiro, ambiental e social da empresa com o objetivo de gerar sustentabilidade nos negócios.

PROJETOS DE PESQUISA
GESTÃO DE NEGÓCIOS

LP1- Gestão Estratégica

Cultura e Liderança Organizacional

Estratégias de Internacionalização de Empresas de Países Emergentes

Gestão de Carreira no Contexto Pessoal e Organizacional

Estratégia em Novos Negócios

Governança Corporativa e Gestão de Riscos Corporativos

Educação Corporativa no Brasil

LP2 – Mercados e Geração de Valor

Competitividade Socioambiental

Gestão de Projetos no Contexto da Inovação Empresarial

Operações e Geração de Valor

Gestão da Inovação e Competitividade Empresarial

Desenvolvimento de Modelos de Avaliação de Risco e Crédito