Corpo Docente - FIA

Informações de Contato

Daniana Santos
(11) 3732-3520

Mais informações

Banner interno

Corpo Docente

Coordenador Geral - Mestrado Profissional em Gestão de Negócios FIA

Prof. Dr.  Isak Kruglianskas  

Pioneiro no Brasil em pesquisas nas áreas de gestão ambiental e sustentabilidade corporativa. Diretor geral da Fundação Instituto de Administração (FIA). Professor titular na Universidade de São Paulo (USP). Doutor, livre docente e mestre em administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA/USP). Graduado em engenharia aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Fundador, conselheiro e coordenador de programas e projetos na FIA. Coordenador dos Programas Gestão Estratégica para a Sustentabilidade (PROGESA) e Gestão da Inovação e da Tecnologia (PGT), ambos vinculados ao CNPq e à FIA. Professor visitante na Bentley School e Youngstown State University (EUA). Consultor de empresas em instituições nacionais e internacionais em sustentabilidade, gestão da inovação e de projetos. Membro de comissões e organização de eventos científicos no Brasil e no exterior. Consultor ad-hoc de agências de fomento à pesquisa (FAPESP, CAPES e CNPq) e de instituições internacionais. Membro de conselhos editoriais de revistas científicas nacionais e internacionais.

Coordenador Acadêmico do Mestrado

Prof. Daniel Estima de Carvalho  

Mestre e Doutor em Administração pela FEA-USP, MBA Gestão de Tecnologia da Informação e Graduado em Ciência da Computação. Possui cursos de extensão na Cambridge University (Inglaterra), Vanderbilt University (EUA) e EM Lyon (França). Atua no Programa de Estudos do Futuro (Profuturo/FIA), desde 2002, em projetos de consultoria, pesquisa e treinamento para diversas organizações (públicas e privadas) como Mastercard, Bayer Schering, Roche, Wahler, EDP, Eletropaulo, MIPC, Johnson&Johnson, Embraer, Harald, Gafisa, Grupo Abril, Artesp, STM entre outras. Professor assistente da coordenação em cursos executados pelo Profuturo.

Diretor da Faculdade e Coordenador Pedagógico

Prof. Dr.  Mauricio Jucá de Queiroz  

Doutor e Mestre em Administração pela Universidade de São Paulo (2004), Graduado em Administração pela Universidade de São Paulo (1994). Atualmente é Diretor Geral e coordenador do curso de graduação da Faculdade FIA de Administração e Negócios. Atua também como avaliador de revistas na área de Administração e coordenador da área tecnológica em Marketing do Semead. Principais interesses de pesquisa nos temas estratégias de marketing, métricas de marketing, planejamento estratégico e gestão educacional.

Prof. Dr. Alfredo Behrens  

Economista com Ph. D. pela Universidade de Cambridge. Leciona nos cursos de Graduação e Mestrado Profissional da Faculdade FIA de Administração e Negócios. Foi economista do Banco Mundial. Publicou o livro “Cultura e Administração nas Américas”, selecionado pela revista Época Negócios como o melhor livro brasileiro de negócios de 2007; publicado em 2009, em versão atualizada, pela Stanford University Press. Foi distinguido com os prêmios Banco Bom Vista; McNamara pelo Banco Mundial; Hewlett pela Universidade de Princeton e o Jean Monet pela European University, Fiesole, Italia.

Prof. Charbel José Chiappetta Jabbour  

Livre-Docente em Administração e Sustentabilidade pela FEA-RP/USP. Doutor em Engenharia de Produção pela USP. Atua como professor no Brasil, Reino Unido, França e China. Em 2019, foi recomendado pela British Academy (UK) como exceptional talent na área de Administração. Atualmente é Professor Titular Concursado, tempo parcial na Montpellier Business School (França). Apontado Visiting Global Professor em Sustainable Management na University of Lincoln (UK). External Examiner da University of Liverpool (UK) e do Indian Institute of Technology (India). No Brasil, foi docente concursado na USP, UNESP e, vem atuando como docente do no PPGA-UNIP e do MPGN-FIA Business School. Publica com regularidade em journals reconhecidos em diversos rankings importantes: Financial Times TOP 50 (Journal of Business Ethics); ABS 4 (EJOR e Tourism Management); e France-CNRS 1 (IJPE e Ecological Economics).

Prof. Dra. Elza Fátima Rosa Veloso  

Mestre pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com bolsa CAPES (2003); Doutorado Sanduíche FEA-USP / Northern Illinois University (NIU), com título de Doutor obtido na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (2009). Pós-Doutorado, com bolsa FAPESP (2015), e o concurso de livre docência (2017) pela FEA-USP. Em 2008, realizou Estágio de Doutorando na Northern Illinois University (NIU). Atualmente, é professora da Pós-Graduação stricto sensu, atuando no Mestrado Profissional em Gestão de Negócios da Faculdade FIA de Administração e Negócios. Coordenadora Executiva e professora do Programa de Estudos em Gestão de Pessoas (PROGEP) na Faculdade FIA. Professora na pós-graduação lato sensu da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Tem experiência de gestão no setor bancário e acadêmica na área de Administração, com ênfase em Recursos Humanos, atuando, principalmente, nos seguintes temas: gestão de carreira e sucessão, comportamento organizacional, clima organizacional, gestão de pessoas e metodologia do trabalho científico.

Prof. Dr.  Felipe Mendes Borini  

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo - FEA/USP(2008). Mestre em Administração pela pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo(2004) Professor da Universidade de São Paulo (FEA/USP). Professor do PPGA. Professor de graduação, pós-graduação, mestrado e Coordenador da FIA. CoEditor in Chief da Innovation & Management Review. Seu interesse de pesquisa é na área de Estratégia e Inovação atuando principalmente nos temas de estratégia global e inovação global.

Prof. Dra. Ivete Rodrigues  

É Doutora em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA/USP (2010). Mestre em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP (2006); MBA em Administração de Projetos pela Fundação Instituto de Administração (FIA), com complementação pelo Bentley College, Boston, USA (2001); Licenciada em Pedagogia, com habilitação em Administração Escolar, pela Universidade de São Paulo (1989). Atualmente é professora adjunta do Curso de Graduação em Administração da Faculdade FIA de Administração e Negócio e dos Programas de Pós-Graduação Lato-Sensu e MBA. É pesquisadora do Núcleo de Política e Gestão Tecnológica da Universidade de São Paulo.

Prof. Leandro Fraga  

Pesquisador associado ao PROFUTURO, leciona nos cursos de pós-graduação (Mestrado e MBAs) da FIA (Faculdade FIA) e FEI (Fundação de Ensino Inaciana). Seus 16 anos de experiência executiva incluem posições de liderança em empresas nacionais e internacionais, tanto em mercados B2B quando B2C, e em startups de tecnologia no Brasil. Coautor de dois livros sobre estratégia de desenvolvimento sustentável e marketing, assim como muitos artigos em publicações de negócios e acadêmicas de prestígio. Como consultor sênior e pesquisador, desde 2001 ajudou numerosas empresas brasileiras e multinacionais nas áreas de marketing e estratégia, principalmente nos tópicos: Estratégia Empresarial e Corporativa, Estratégias Competitivas, Marketing e Comunicação Globais, Países Emergentes, Produtos, Serviços e Mercados, Desenvolvimento Sustentável, Novos Modelos de Negócios, Novas Tecnologias, Inovação e Startups.

Prof. Dr.  Marco Antônio da Costa Sabino  

Pós-doutorando em Democracia e Direitos Humanos pelo Ius Centrum Conimbrigae da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Doutor em Ciências, Direito Processual (USP, 2014). Especialista em Docência (UAM, 2013), Direito Civil (FADISP, 2008) e PUC (2007). Bacharel em Direito (PUC, 2003). Professor dos cursos de Graduação e Mestrado Profissional da Faculdade FIA. Professor convidado da pós-graduação em stricto sensu (Mestrado/Doutorado) da Faculdade de Direito da USP. Professor convidado da Escola Superior do Ministério Público. Gerente de Relações com o Mercado Publicitário da Rede Globo de Televisão. Árbitro da Arbitranet - Câmara online de Arbitragem.

Profa. Dra. Marisa Pereira Éboli  

Doutora em Administração pela FEA da Universidade de São Paulo (1996). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Recursos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura organizacional, educação corporativa, desenvolvimento de pessoas, formação de liderança, gestão por competências, sistemas de educação corporativa e universidades corporativas. Atualmente é docente no curso de Mestrado Profissional da Faculdade FIA de Administração e Negócios.

Prof. Dr. Roberto Sbragia  

Graduação em Administração pela Universidade de São Paulo (1974), Mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (1977) e Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (1982). Pós-doutorado pela Northwestern University, Technological Institute, EUA (1986). Atualmente é Professor Titular Senior da FEA/USP- Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo e Professor do Mestrado Profissional da Faculdade FIA de Administração de Negócios. É membro do International Advisory Board da IAMOT- International Association of Management of Technology, University of Miami, EUA, e da Advisory Committee do GFPM- Global Forum on Project Management, University of Texas at Dallas, EUA. Tem experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: política e gestão da inovação tecnológica e gestão de projetos.

Prof. Dr. Rodolfo Leandro de Faria Olivo  

Possui graduação em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP (1997). Atualmente é professor da Faculdade Anhanguera de Campinas. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em administração de operações e administração financeira, atuando principalmente nos seguintes temas: administração de operações, administração financeira, certificação Anbid, docência nível superior e direção de instituições de ensino. Doutor pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade FEA/USP. Atualmente é professor dos cursos de Graduação e Mestrado Profissional da Faculdade FIA de Negócios. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em administração de operações e administração financeira, atuando principalmente nos seguintes temas: administração de operações, administração financeira, certificação Anbid, docência nível superior e direção de instituições de ensino.

Prof. Dra.  Vanessa Pinsky  

Doutora em administração na FEAUSP. Coordenadora adjunta na FIA. Professora do Programa de Mestrado Profissional na Faculdade FIA de Administração e Negócios. Professora de diversos cursos de pós-graduação lato sensu na FIA. Pesquisadora associada ao PPGA na FEAUSP, e ao Programa de Gestão Estratégica para a Sustentabilidade (PROGESA/FIA/CNPq). Pesquisadora visitante na School of Global Policy & Strategy da University of California San Diego. Linhas de pesquisa: mudanças climáticas, financiamento do clima, REDD+, governança ambiental, sustentabilidade e inovação. Bacharel em comunicação social (publicidade), MBA em marketing pela ESPM e MBA em gestão e empreendedorismo social pela FIA, além de cursos de extensão no Brasil e nos EUA. Possui mais de 20 anos de experiência profissional nas áreas de sustentabilidade, investimento social privado, assuntos corporativos, marketing e comunicação, tendo trabalhado em empresas multinacionais nos setores financeiro e tecnologia da informação, e no governo americano.