trabalho voluntário

11 nov 19

Quais são os benefícios do trabalho voluntário para a minha carreira?

O trabalho voluntário tem crescido de forma sensível no país. De acordo com a Pesquisa do IBGE “Outras Formas de Trabalho”, 7,4 milhões de pessoas realizaram algum tipo de atividade voluntária em 2017 (último ano da pesquisa). Esse número representa 4,4% da população e um aumento de 12,9% em relação ao ano anterior. 

Os estudantes estão entre os que mais buscam o voluntariado, seja como forma de obter créditos de horas complementares, seja pela vontade de mudar a realidade de alguém. A ideia é ajudar o próximo sem receber nada em troca, ação que representa algo positivo tanto para quem ajuda quanto para quem a recebe.

Neste post você vai entender o que é o trabalho voluntário, seus benefícios e saber como ele contribui para a formação profissional e para uma carreira de sucesso. Boa leitura!

O que é trabalho voluntário?

O IBGE considera como trabalho voluntário toda atividade não compulsória, sem receber qualquer remuneração ou benefícios em troca, e realizada em prol de pessoas que não moram no mesmo domicílio que o voluntário e que não são de sua família. Pode ser prestado por horas semanais ou até em dedicação integral. 

As causas podem ser de caráter geral ou intervenção especializada nos diferentes campos profissionais, em trabalhos realizados em equipe ou sozinho. No Brasil, as atividades voluntárias são reguladas pela Lei Nº 9.608 e não geram vínculo empregatício de nenhuma natureza. Além disso, são intermediadas por organizações não governamentais (ONGs), igrejas, órgãos do governo etc. 

Quais os benefícios da prática?

Quando o indivíduo realiza alguma ação voluntária, ele expande sua capacidade de se colocar no lugar dos outros. Torna-se uma pessoa mais solidária e com foco no coletivo, reduzindo o egocentrismo. O envolvimento em projetos sociais apresenta novas realidades, muitas delas que ninguém quer ver. 

Quem realiza algum tipo de trabalho voluntário também manifesta mais equilíbrio entre a vida profissional e a pessoal. Essa felicidade é explicada biologicamente: quando um indivíduo se dedica a ajudar os outros, seu corpo produz endorfina, neurotransmissores que provocam a sensação de prazer. 

Além disso, pode viver por mais tempo. É o que diz um estudo da Universidade de Michigan que mostrou que as pessoas que prestam o voluntariado vivem em média quatro anos a mais em relação àquelas que não fazem esse tipo de atividade.

Por que realizar alguma ação voluntária?

O serviço voluntário também é capaz de impulsionar a carreira profissional, preparar para o mercado de trabalho, entre outras boas experiências. Vamos a elas:

Transformação pessoal

Quando uma pessoa toma ciência da diferença que está fazendo na vida de alguém, se transforma como ser humano. Isso ocorre porque há um prazer indescritível de colher os frutos de um trabalho dedicado e bem-feito. 

No serviço voluntário, quanto mais você se doa, mais recebe um retorno — seja pelos resultado, seja pela satisfação e carinho que você recebe em troca. Trata-se de uma prática que ajuda as pessoas a desenvolver empatia em relação à situação do próximo. Você se torna capaz de enxergar que um pequeno gesto pode ser o suficiente para tornar a realidade de alguém melhor. 

Ganho de experiência e valorização do mercado

O estudante universitário, muitas vezes, tem dificuldade de conseguir o primeiro estágio, principalmente se não tem experiência na área. O trabalho voluntário pode ajudar a ganhar experiência e ser valorizado pelo mercado. Empresas globais veem com bons olhos os profissionais que realizaram alguma ação nesse sentido. 

É também uma forma de mostrar que você se envolve profundamente em causas sociais e não hesitou em buscar uma oportunidade de colocar em prática o que aprendeu durante a graduação. 

Possibilidade de desenvolver ideias e projetos inovadores

Muitas empresas apresentam uma política organizacional rígida em seus programas de estágio, trainee, ou mesmo com seus colaboradores. Essa atitude oferece pouco espaço para inovações experimentais desenvolvidas por eles. Algo muito diferente ocorre no trabalho voluntariado, tendo em vista que as instituições apresentam uma postura mais aberta para as inovações e ideias

Isso ocorre porque as companhias têm um objetivo de melhorar a prestação de serviços sociais que oferecem, Nesse sentido, práticas inovadoras são bem-vindas. O estudante tem, portanto, a liberdade proporcionada pelo voluntariado de colocar suas ideias em prática para ajudar outras pessoas.

Chance de desenvolver o networking

O serviço voluntário cria a possibilidade de fazer networking, uma vez que você terá contato com muitas pessoas e a oportunidade de demonstrar suas capacidades. Muitos indivíduos valorizam exatamente isto: o contato e a iniciativa de ajudar o próximo sem receber nada em troca. Aproveite a chance para aprimorar sua capacidade de se comunicar e manter o relacionamento com os outros. 

Oportunidade de entrar em contato com outras pessoas e culturas

Seja pelas atividades realizadas, seja como consequência do networking, o trabalho voluntário permite que você entre em contato com outras pessoas e culturas. Até o Ensino Médio, é comum que o estudante esteja acostumado a conviver somente com o círculo social do seu entorno, com os mesmos pensamentos e ideais. Entretanto, isso muda bastante com a entrada na universidade e a possibilidade de participar de ações voluntárias. 

Nelas, você vai lidar com realidades diferentes da sua. Essa é uma experiência que vai ampliar seus horizontes e mostrar a necessidade de melhorar o mundo e torná-lo melhor para seus semelhantes. 

Aperfeiçoamento acadêmico e profissional

O trabalho voluntário é capaz de gerar transformações para toda a vida. Trata-se de uma experiência que ajuda a aperfeiçoar seus conhecimentos, levantar questionamentos sobre pontos como carreira, vida pessoal e o seu papel na sociedade. Além disso, o universitário tem a oportunidade de colocar seus aprendizados em prática, de modo a perceber quais habilidades necessita aprimorar na sua carreira. 

Maior desenvoltura para lidar com diferentes situações

Possivelmente, você terá de lidar com situações adversas e com as quais nunca tinha se deparado antes durante as ações voluntárias. Essa é uma forma de se preparar para o mercado de trabalho e de desenvolver habilidades para se destacar. 

É fundamental aproveitar as oportunidades que surgirem durante o trabalho voluntário e sempre procurar dar o seu melhor. Essa postura será determinante para aprender coisas novas e superar os desafios da vida.

Gostou do que leu? Então aproveite para assinar a nossa newsletter e receber em seu e-mail mais conteúdos atuais e relevantes!


Voltar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *