Profissional Do Futuro: Quais Habilidades Você Precisa Ter Para Se Destacar?

30 jun 23

Profissional Do Futuro: Quais Habilidades Você Precisa Ter Para Se Destacar?

O mercado de trabalho está em constante evolução e, por isso, os profissionais que querem se manter relevantes e, principalmente, se destacar, devem ficar de olho nas habilidades que precisam desenvolver.

À medida em que a tecnologia e as ferramentas de inteligência artificial ganham cada vez mais espaço nas empresas, a busca em relação aos recursos humanos estão cada vez mais voltadas para as chamadas soft skills ou, seja, habilidades socioemocionais. 

Neste artigo você entende sobre as principais características buscadas no chamado profissional do futuro:adaptabilidade e flexibilidade;

– pensamento crítico;
– comunicação;
– aprendizagem ativa e contínua.

Boa leitura!

1. Adaptabilidade e flexibilidade

Adaptabilidade e flexibilidade são uma dupla de soft skills que se não existissem, não se formaria  um profissional do futuro. Isso porque, se a capacidade de se adaptar às mudanças sempre foi muito visada no mercado de trabalho, no momento atual ela se torna ainda mais importante, pois o fluxo de novas tendências e novas demandas está cada vez mais acelerado.

Sendo assim, o ritmo de novidades impactado pelas mudanças tecnológicas exige respostas rápidas e profissionais que não tenham medo de se debruçar sobre as novidades para aprender a utilizá-las para melhorar cada vez mais seu trabalho e seus resultados.

A adaptabilidade e a flexibilidade também são fundamentais para o trabalho em equipe, já que é necessário aprender a lidar com diferentes perfis de pessoas, visando sempre aumentar a colaboratividade do time para alcançar os melhores resultados.

Situações imprevisíveis e problemas complexos, por fim, demandam profissionais flexíveis que, ao invés de se assustar, se empenham em orquestrar uma boa solução, mesmo que isso demande a exploração de novas estratégias e a chance de errar. 

2. Pensamento crítico

Apenas um profissional com pensamento crítico é capaz de tomar decisões fundamentadas e estratégicas, com base em diferentes informações, perspectivas e padrões. A falta dessa habilidade, de maneira geral, ocasiona em decisões precipitadas e baseadas apenas em suposições — o que diminui a eficácia da resolução de problemas. 

Outro ponto que não pode ser ignorado é a quantidade de informações e dados aos quais estamos expostos diariamente. Quanto maior o volume de informações disponíveis, maior é a necessidade de trabalhar o pensamento crítico para ser capaz de avaliar a qualidade desses dados e saber interpretá-los com base em evidências.

Por fim, essa habilidade também está ligada à criatividade e à inovação para propor novos projetos e resolver problemas, já que o primeiro passo para isso é saber analisar criticamente a situação para, então, desenvolver possibilidades de transformá-la.

3. Comunicação

O dia a dia de trabalho demanda uma série de interações, seja com os colegas, com os superiores, com clientes ou fornecedores. Por isso, a comunicação é uma habilidade imprescindível para o profissional do futuro.

Essencial para a colaboração e o trabalho em equipe, a comunicação é a base da construção de boas trocas, relações profissionais e networking. Em formatos de trabalho híbridos ou mesmo 100% home office, é preciso se atentar ainda mais para as trocas assíncronas e escritas, para que a mensagem seja devidamente passada. 

Essa habilidade também é fundamental para a resolução de conflitos, que são inevitáveis em qualquer ambiente de trabalho. Bons profissionais precisam ser capazes de expressar suas opiniões e apresentar suas visões e estratégias, bem como saber ouvir ativamente os colegas, clientes, superiores e fornecedores visando a melhor a solução. 

Além disso, apenas profissionais que sabem se comunicar conseguem alcançar postos de influência e liderança dentro da empresa. Afinal, sem essa habilidade, como mentorear, motivar e engajar as pessoas da sua equipe? A capacidade de articular e apresentar ideias de maneira clara, bem como de transmitir visões, metas e resultados, é um atributo-chave para bons líderes.

4. Aprendizagem ativa e contínua

Profissionais que param de aprender… ficam parados no tempo. A habilidade de aprendizagem ativa e contínua significa querer continuar sempre atualizado, acompanhado as mudanças tecnológicas e as tendências de mercado para saber quais são as novas formas de trabalhar, visando sempre os melhores resultados. 

O aprendizado constante também é imprescindível para quem quer desenvolver habilidades relevantes como as citadas aqui e muitas outras, e também é essa busca que estimula a criatividade e a inovação. 

Não dá pra deixar de fora também o fato de que um profissional futuro não aceita a zona de conforto, e quer ver sua carreira decolando: esse progresso só é possível com muita aprendizagem. 

– Leia também: Objetivo profissional no currículo: exemplos e como escrever o seu

Agora que você já conhece algumas das principais soft skills desejadas para o profissional do futuro, leia também o nosso artigo com dicas práticas de como não ficar para trás no mercado!


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