A primeira entrevista de emprego é um teste para os nervos. Este é um momento fundamental na vida adulta, que marca o início de uma trajetória profissional que será longa.
Não saber bem o que falar, ter receio das perguntas que serão feitas, algumas dúvidas sobre roupa e comportamento, enfim, tudo isso faz parte.
Ao finalizar a entrevista, é normal se perguntar: “era só isso?”. Afinal, não há muitos segredos nem drama: é um processo tranquilo se bem conduzido e nada do que é apresentado está fora do comum.
Então, se você vai encarar a sua primeira entrevista de emprego e quer ter dicas para passar com méritos, continue neste texto!
Sempre há uma entrevista de emprego?
Sim. É muito raro que uma empresa abra mão desta etapa tão importante.
O que costuma acontecer, na maioria das vezes, é um processo de várias etapas, sendo a primeira delas a filtragem de currículos para selecionar quem é mais apropriado para a vaga em questão.
Depois, é comum ter uma reunião com todos os candidatos para uma dinâmica em grupo, em que será feito mais um corte. É provável já existir uma entrevista de emprego no mesmo dia.
Entretanto, também é possível que o dia seja apenas dedicado a dinâmica e depois do novo corte, quando já restam poucos candidatos, aí sim conduzir à entrevista.
Independentemente de qual for a escolha dos selecionadores, é importante também fazer uma preparação especial para a dinâmica de grupo. Confira nosso texto sobre o assunto.
O que falar em uma entrevista de emprego?
Nada que não seja pedido. O temor em relação ao que falar em uma entrevista de emprego é de certa forma injustificado. Os entrevistadores não pedirão nada que esteja fora de sua alçada.
Por exemplo, eles vão saber que você não tem experiência. Afinal, é sua primeira entrevista de emprego. É óbvio que anos de mercado não é seu ponto forte e sua escalada na empresa anterior não será um tópico abordado.
A conversa irá girar sobre o seu currículo, seus feitos na faculdade – notas, projetos, trabalhos de destaque – experiências, como intercâmbio, ou o conhecimento de um segundo idioma.
Caso uma dinâmica de grupo tenha sido feita antes, o seu comportamento nela e impressões sobre o trabalho realizado também poderão ser abordados.
Isso não quer dizer que você só precise se sentar na cadeira e não pensar muito no que falar.
É importante que você saiba se apresentar e vender seu peixe.
Mas, atenção: não seja convencido e muito menos minta.
Se você disser que é fluente em inglês e isso não for verdade, a mentira pode até passar pela entrevista. Mas em uma fase mais avançada ou, pior, quando você for colocado contra a parede depois de empregado, a verdade virá à tona e será muito pior.
Explique sua escolha pelo curso de graduação, dê destaque para suas conquistas (boas notas, admissão em uma instituição de respeito) e mostre conhecimento sobre a vaga e a empresa.
Fazer a lição de casa e saber sobre a missão da empresa, seus desafios – isso pode ser facilmente encontrado no site ou na descrição da vaga – e sua história pode ser um enorme diferencial.
O que não falar na primeira entrevista de emprego
Tão importante quanto saber o que falar na entrevista de emprego é saber o que não falar. Um exemplo clássico sobre o que não é de bom tom comentar é sobre a atuação de antigos chefes.
Há poucas coisas que pegam tão mal como criticar antigos companheiros de trabalho em uma entrevista de emprego.
Mas como estamos falando da primeira entrevista de emprego, a regra muda: não fale mal sobre colegas de faculdade ou professores.
Usar um processo seletivo para falar mal dos outros é algo negativo porque parece que você não assume a responsabilidade pelos seus resultados, preferindo apontar o dedo e culpar terceiros.
É importante que você evite chavões e respostas que não são sinceras.
Novamente, pegando um exemplo clássico, ao falar sobre seus defeitos, evite falar que você é perfeccionista ou trabalha demais.
Ser honesto é algo vital, já que você falará com profissionais treinados que já fizeram essa pergunta centenas de vezes e vão saber quando a resposta não parece verdadeira.
Para mais detalhes sobre perguntas comuns e como respondê-las de forma satisfatória, confira este post no Blog da FIA.
Dicas para ter uma boa entrevista de emprego
Já falamos sobre o que falar e não falar na sua primeira entrevista de emprego, agora chegou a hora de expandir. Seguem algumas dicas valiosas para esse momento tão importante da sua carreira profissional:
-
- Mantenha a tranquilidade: não há razão para ficar nervoso. Nada do que será perguntado estará fora de sua alçada de conhecimento.
- Venda seu peixe: a entrevista de emprego é como uma entrevista na televisão. Você é o destaque e o assunto será sua trajetória. Aja com naturalidade.
- Destaque seus pontos fortes: resiliência, conhecimento, esforço, profissionalismo, bom de equipe… Dê valor para suas experiências e o que você aprendeu com elas.
- Não é preciso esconder nada: claro que não é necessário ser totalmente aberto e sem filtros, mas não é preciso esconder se você é tímido, se está nervoso. Seja natural e logo você verá que está mais solto.
- Evite gírias: o ambiente é profissional, então evite gírias e tome cuidado com erros de português, como concordância.
Fazer perguntas como: “quando terei uma resposta sobre o processo seletivo?” ou “qual será a remuneração?” não são proibidas.
Entretanto, espere pela abertura dos entrevistadores para fazê-las. Afinal, forçar o assunto remuneração logo de cara pode dar a entender que você só aceitará o trabalho pelo dinheiro ou só se importa com isso.
É claro que esse é um fator de enorme importância, mas mostrar interesse pela empresa, a vaga e o projeto que você estará inserido também é.
A informação sobre a remuneração surgirá com naturalidade e os entrevistadores sabem que ela é importante para qualquer pessoa, então não é preciso pular etapas.
Você fazer perguntas aos recrutadores é também algo muito bem visto, afinal mostra seu envolvimento e interesse. Veja ideias neste texto do Computer World.
Não é um bicho de sete cabeças
É normal ficar um pouco ansioso com sua primeira entrevista de emprego, mas ao chegar no local e começar o processo não há porquê ficar alterado.
Os profissionais envolvidos vão fazer o clima ser mais leve para tirar o melhor dos candidatos.
Você, portanto, só precisa se preocupar em responder as perguntas de forma natural e honesta.
Estude sobre a companhia, saiba o que eles querem para a posição e aja de acordo. Fazendo isso, suas chances já aumentam exponencialmente. E sua primeira entrevista de emprego já pode ser a certeira.