São muitos os desafios do universitário em relação ao Ensino Médio: novos colegas, responsabilidades, maior independência, autonomia, entre outros. Esses pontos podem ser, em um primeiro momento, assustadores, mas o núcleo de apoio psicopedagógico (NAP) é capaz de modificar esse quadro e dar mais confiança ao estudante.
Os núcleos visam à promoção de saúde mental e à realização de atividades que favoreçam o aprimoramento constante do processo de ensino-aprendizagem e das relações sociais na instituição. O universitário passa a ter todo o apoio para lidar com situações do seu cotidiano, sendo auxiliado por docentes, psicólogos e demais profissionais experientes que fazem uso de técnicas para prestar auxílio.
No post de hoje você saber um pouco mais sobre o tema e entender como a saúde mental do estudante é trabalhada nesses núcleos. Acompanhe!
Qual a importância do núcleo de apoio psicopedagógico?
O NAP leva em consideração as dificuldades na formação dos futuros profissionais, reconhecendo suas realidades. A partir daí constroem estratégias institucionais para auxilar os universitários a lidar com os desafios que a vivência no Ensino Superior possa acarretar.
Entre suas atribuições estão o desenvolvimento e a execução de práticas de apoio e prevenção das dificuldades acadêmicas durante o processo de formação do estudante de graduação. Auxiliam dentro das esferas psicológicas, pedagógicas, de orientação profissional, adequação ao mercado de trabalho, intercâmbio, relacionamento interpessoal etc.
Esses núcleos promovem uma série de intervenções psicológicas com base em recursos cognitivos e emocionais no intuito de prevenir o fracasso escolar. As práticas adotadas facilitam não só o bom rendimento no processo de aprendizagem como também viabilizam o resgate de sua autoestima, sua autonomia e socialização com colegas e professores.
Em geral, os núcleos podem contar com pedagogos e psicopedagogos (área de educação), psicólogos e psiquiatras (área de saúde mental), assistente social e médico (área da saúde geral). Docentes participam como agentes fomentadores e desenvolvedores de práticas de apoio e/ ou são apoiados por essas práticas. O intuito é manter também a saúde mental desses profissionais por meio de orientações, imersões, tratamentos para que possam entender o papel que exercem na formação do aluno e do futuro profissional.
Como a saúde mental é trabalhada no NAP?
O ingresso na universidade está, muitas vezes, ligado às transformações de sua vida e uma série de questões que envolvem esse jovem adulto em um contexto acadêmico e cultural novo, com provações e exigências com as quais não está familiarizado. Tudo isso requer acompanhamento e atenção.
Nesse sentido, o núcleo de apoio psicopedagógico traz alguns benefícios. Veja só:
Garante auxílio e cuidados para a saúde física e mental do estudante
Embora não sejam consideradas como transtornos psiquiátricos, algumas condições como crises de ansiedade, sintomas leves de depressão, ou mesmo dificuldade de relacionamento com os colegas e docentes precisam ser acompanhadas.
Essa etapa envolve formação de identidade, escolha de carreira e outras decisões difíceis. O NAP vai agir como catalisador para melhorar a percepção de qualidade de vida, auxiliando na adaptação saudável do aluno, uma vez que é necessário priorizar não só as questões acadêmicas, mas todos os fatores que possam influenciar o desenvolvimento pessoal e institucional.
Ajuda a estabelecer e manter os relacionamentos
Uma das vulnerabilidades dos estudantes é estabelecer e manter relacionamentos. O objetivo do trabalho do núcleo é não só buscar o bem-estar do aluno consigo mesmo, mas também com as pessoas à sua volta. Dessa forma, ele tem a possibilidade de aprender mais com outros colegas, docentes, profissionais do meio acadêmico, família e amigos. Essa atitude é determinante para o desenvolvimento das atividades diárias e profissionais ao fim do curso.
Colabora para que o estudante identifique as melhores oportunidades
A entrada no mercado de trabalho é uma das principais razões que levam alguém a buscar o núcleo de apoio, uma vez que são desenvolvidas práticas de orientação comportamental que aproximam o aluno da realidade de sua profissão.
Essa orientação foca nas atribuições do universitário, na elaboração do currículo, nas dificuldades em conseguir colocação no mercado de trabalho etc. O propósito é ser mais competitivo e ter melhores oportunidades de atuação na carreira. Tal aspecto impacta positivamente a vida do estudante, que poderá trabalhar com o que mais se identifica. Como consequência, terá maiores condições de obter satisfação no exercício da profissão.
Ajuda na gestão do tempo
Devido à falta de tempo, muitos estudantes apresentam dificuldades em otimizar o horário de estudo com o estágio, entre outras barreiras. O núcleo de apoio apresenta metodologias de estudo para que o aluno possa se adaptar a realidade da universidade, a partir de técnicas e formas de organizar o tempo de forma adequada, aprimorando assim seu aprendizado.
Com o auxílio do NAP, você consegue construir sua agenda de acordo com suas atividades, aumentando sua produtividade e diminuindo as chances de crises de ansiedade, preocupação em excesso e outros sintomas. Assim, também consegue desenvolver maior autonomia.
Desenvolve o pensamento crítico
O desenvolvimento do pensamento crítico é essencial para a formação de profissionais capazes de atuar de acordo com as demandas da sociedade. Essa habilidade auxilia na constituição de pessoas reflexivas e questionadoras, evitando o conformismo e aguçando a vontade de lutar contra injustiças.
Os estudantes são orientados a raciocinar sobre suas dificuldades e anseios, sendo despertados para perceber e analisar a realidade como um todo. Nesse sentido, o NAP ajuda o universitário a ser protagonista da sua própria vida, dando mais sentido e qualidade a ela.
Auxilia na mobilidade acadêmica
Fazer cursos de especialização no exterior, conhecer novas culturas e adquirir experiência são objetivos de muitos universitários. Com cada vez mais oportunidades para estudar fora, os NAPs se tornaram uma ferramenta importante, criando oportunidades de intercâmbio, desenvolvendo processos seletivos, divulgando oportunidades, entre outras práticas voltadas para a vivência internacional.
A partir daí o estudante tem apoio para escolher a melhor oportunidade e se preparar para a prova de proficiência, organizar os documentos e até mesmo se orientar em um novo país.
Como visto, o núcleo de apoio psicopedagógico oferece recursos para orientar os universitários em suas principais dificuldades. Esse é um diferencial para a instituição. Portanto, busque informações sobre esses centros de apoio e verifique se a faculdade oferece esse tipo serviço!
Gostou do que leu? Aproveite, entre em contato conosco para conhecer o nosso núcleo e saber como ele pode ajudá-lo na sua vida acadêmica!