O objetivo principal do marketing é aproximar marcas e consumidores. No entanto, mudanças conjunturais pedem mudanças para consolidar esse laço criado pelo marketing.
A adequação do marketing a novos públicos e a sua potencialização com ênfase nos dados são as necessidades criadoras do Marketing 5.0.
O isolamento social forçado pela pandemia de Covid-19 trouxe algumas mudanças temporárias e outras permanentes. A adesão massiva à internet e aos meios digitais para consumo e produção é uma das que veio para ficar. Nesse contexto, se inserem as necessidades citadas no parágrafo anterior.
Dar prioridade à inovação
O autor, consultor e professor de marketing Philip Kotler é considerado o pai do marketing moderno e tem um ponto de vista interessante sobre a inovação perseguida, hoje, nesse campo.
Kotler argumenta que as empresas precisam conciliar a criatividade habitual do marketing com a experimentação e a inovação na atual conjuntura. Mais do que uma palavra genérica, “inovação” implica perseguir pelo menos duas capacidades:
- Identificar oportunidade e/ou risco de disrupção
- Conduzir planejamentos ativamente a partir da análise de cenários
Essa conciliação de marketing e inovação está contida no conceito Ready to Change (Pronto para Mudar). Kotler esse conceito elabora no livro “Marketing 5.0: tecnologia para a humanidade”, escrito juntamente com Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan.
Esse volume de 2021 introduz maneiras de superar mudanças geracionais e diferenças que dividem o público, como lidar com novos modelos de negócio e o rápido desenvolvimento da tecnologia aplicado ao marketing.
Os objetivos do Marketing 5.0
O Marketing 5.0 aposta na união de homem e máquina para conseguir resultados. Calma: ainda não estamos falando de recorrer a ciborgues.
A parte da máquina consiste no uso da lógica de algoritmos, da escalabilidade de tarefas repetitivas e programáveis – sim, isso pode envolver automação e inteligência artificial.
Já o lado humano está relacionado ao planejamento, à promoção de pensamentos divergentes, à retenção de ruídos e a usar a empatia como ferramenta para estimular o senso comum. Dessa maneira, abrem-se as vias para estabelecer laços entre marcas e consumidores.
Os objetivos secundários do Marketing 5.0 são os seguintes:
- Atingir o lado emocional do cliente
- Apoiar causas percebidas como justas
- Transformar os consumidores em embaixadores das marcas
- Responsabilidade social
- Responsabilidade ambiental.
Os 5 elementos do Marketing 5.0
Conforme um dos autores de “Marketing 5.0”, Iwan Setiawan, os 5 elementos que constituem esse novo conceito são:
- Marketing baseado em dados
- Marketing preditivo
- Marketing contextual
- Marketing aumentado
- Marketing ágil
Marketing baseado em dados
A seleção de preferências e o fomento de iniciativas baseadas em dados permite aperfeiçoar a mistura de mídias na Era da Informação.
A coleta de dados por meios de redes sociais, números de engajamento, pontos de venda e até internet das coisas (IoT) fornece elementos para mais precisamente a jornada do cliente, a análise de conteúdo, a segmentação do público e o planejamento em geral.
Marketing preditivo
O uso de métricas virtuais e físicas também permite aumentar a previsão na gestão do cliente, do produto e da marca. A definição de ações personalizadas para cada consumidor, as estimativas de sucesso de um novo produto ainda não lançado e a definição de conteúdo de divulgação que melhor combina com o público-alvo são alguns exemplos dessas possibilidades.
Marketing contextual
A antecipação por meio de dados também está presente neste elemento. A inteligência artificial pode ser usada para reconhecer o cliente, aprender com ele e construir respostas mais personalizadas para o maior sucesso das marcas.
Marketing aumentado
A captura e a nutrição de leads com ajuda da automação de chatbots e outros elementos de coleta e processamento digitais potencializam a eficácia do funil de vendas.
A força de vendas, do departamento de sucesso do cliente e atendimento segue sendo indispensável para a obtenção de resultados.
Marketing ágil
Tanto inovações técnicas como metódicas são responsáveis pela agilidade que dá nome a esse elemento. Análises em tempo real e experimentação rápida são exemplos técnicos.
Já a descentralização de equipes é uma amostra das medidas de mudança organizacional que agilizam o fluxo dos processos e aumentam a satisfação de clientes.
Qual é a importância do Marketing 5.0
Cada vez mais, os clientes preferem negociar com empresas que os representam. A identificação de valores que elas defendem também tem ganhado peso.
Pautas de responsabilidade social e ambiental podem ser definitivas para garantir ou extrair espaço das empresas no mercado.
No atual contexto, o Marketing 5.0 pode comunicar a colaboradores, clientes e outras partes interessadas que a empresa se insere na realidade e está pronta a contribuir para um mundo melhor para todos.
Conclusão
O Marketing 5.0 é um novo paradigma que exige empenho e investimento para implementação. Nesse artigo, demos um panorama do tema, que é desenvolvido em maior profundida no blog da FIA.
Para perseguir esse conceito mais moderno e eficaz numa realidade de migração digital em massa, é preciso também desenvolver competências como a adaptabilidade. Portanto, a capacitação e a informação dos profissionais da área são muito bem-vindos.
O blog da Graduação da FIA é uma fonte de informações sempre atualizada com notícias de tecnologia, introdução de conceitos de administração, marketing e negócios.
Alunos e interessados em marketing também podem se manter atualizados por meio do Programa Lab Marketing Design da FIA. O LabMKT é um laboratório de pesquisa, ensino e consultoria com foco nas atividades de marketing das organizações e seus pontos comuns com design.
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