estudar sozinho

18 nov 19

Como estudar sozinho para o vestibular e para o ENEM?

Chegou o ano do ENEM e do vestibular. Agora, além das demais obrigações, será necessário voltar o foco para a conquista de seus objetivos: entrar para a lista de aprovados no curso que deseja. Nesse período, é comum que algumas pessoas ingressem em cursinhos para reforçar o conteúdo cobrado nos exames, contudo, saiba que é também possível estudar sozinho e obter os mesmos resultados — é claro, com disciplina e muita organização.

Independentemente de contar com um reforço extra ou não, entrar de cabeça nos estudos de forma solitária deve ser uma prática do vestibulando, e é pensando nisso que criamos este post. A seguir, falaremos mais sobre o assunto e daremos algumas dicas de ouro que o ajudarão durante a sua caminhada. Ficou interessou? Então, continue conosco e boa leitura!

Afinal, é possível estudar sozinho? 

Não dá para negar que os cursos preparatórios auxiliam no entendimento dos conteúdos que serão cobrados na prova. No entanto, sabemos que nem sempre o vestibulando tem espaço em sua rotina, já atribulada por conta dos estudos, para ingressar nessas classes de reforço.

Uma alternativa à essa situação é estudar sozinho, sem perder a qualidade da absorção de informações. Sendo assim, a resposta à pergunta deste tópico é: sim! É mais que possível trilhar o caminho da aprovação por conta própria. Inclusive, existem até mesmo algumas vantagens em conduzir os estudos em casa, por meio de uma rotina. Como? Veja abaixo.

Qual é a importância de estudar sozinho?

Estudar sozinho é uma experiência que contribui para o desenvolvimento de habilidades, bastante úteis para potencializar resultados e colaborar com o rendimento na prova. Nos cursinhos, o estudante precisa cumprir aquele horário predeterminado e o faz de forma automática, assim como conduz suas outras atividades.

No entanto, estudando sozinho, o vestibulando precisará montar seus próprios horários e tirar de si a disciplina e a determinação para cumpri-los à risca, afinal, estando em casa, são várias as tentações que o rodeiam: o computador, o videogame, o smartphone apitando…

Sendo assim, estudar sozinho é uma ótima forma de crescer como indivíduo e aprimorar qualidades que servirão por toda a vida, inclusive, no âmbito profissional, futuramente. Aqui, além das habilidades já citadas, estamos falando de:

  • autoconfiança;
  • proatividade;
  • senso de prioridade;
  • capacidade para resolução de problemas etc.

Quais são as melhores práticas para estudar sozinho?

Agora que você já sabe que é possível, sim, estudar sozinho, reunimos algumas práticas que devem ser suas principais aliadas durante a toda a trajetória do ano de vestibular. Vamos conferir?

Crie uma rotina de estudos

Não adianta nada estudar sozinho sem ter algo que te norteará e manterá na direção certa para cobrir todos os conteúdos exigidos na prova, concorda? Por isso mesmo ter uma rotina de estudos é importante: ela criará em você o hábito de colocar a matéria em dia.

Por isso, leia o edital do ENEM e/ou das provas de vestibular que prestará e, com base nas disciplinas cobradas, monte um plano ou cronograma de estudos, com dias e horários estabelecidos. Dê prioridade àqueles conteúdos nos quais você apresenta mais dificuldade, sem deixar os outros de lado, é claro.

Mantenha a disciplina

Criado o plano de estudos, o próximo passo é se certificar de que ele será cumprido à risca. É claro que imprevistos acontecem e, nesses casos, pode ser que fazer alterações no cronograma seja a única solução para aquele dia. Saiba que, perante situações como essas, não tem problema: o importante é não perder o foco.

Tente sempre pensar a longo prazo: “estou seguindo um cronograma diário para passar na prova e cursar a graduação que quero na faculdade da minha preferência”. Isso te dará mais inspiração para manter a disciplina ao estudar sozinho. Além disso, evitará que você ceda às tentações: afinal, estamos cada vez mais conectados e, às vezes, a notificação do Instagram pode parecer mais atrativa do que as dicas para a prova de redação.

Respeite seus limites pessoais

Estudar sozinho significa passar noites e noites em claro, dormir em cima das apostilas e viver em função da preparação para a prova, certo? Não, errado! Essa é uma ideia equivocada que muitos têm pensando ser a receita para o sucesso, mas, acredite, não é assim que as coisas funcionam.

Lembra-se de que você criou o seu cronograma, com os horários dedicados para cada atividade? Como já dissemos, é claro que em alguns dias é interessante ou necessário dar uma esticada para fixar melhor aquela matéria que você está com dificuldades, contudo, o objetivo desse plano de estudos é justamente ajudá-lo na gestão do seu tempo.

Existe hora para tudo, mesmo em época de preparação para o ENEM e vestibular. Seu foco e sua dedicação estarão redobrados quando o assunto é estudar sozinho, mas a sua mente precisa de descanso para não chegar à exaustão. Quando esse desgaste mental acontece, as chances de que problemas mais sérios — como o estresse e a ansiedade — apareçam são graves, além, é claro, de que esses fatores comprometem o seu rendimento e produtividade.

Não quer chegar no dia da prova exausto e perder tudo aquilo que veio trabalhando ao longo de sua jornada, certo? Sendo assim, respeite seus limites. Faça pausas, durma bem, alimente-se com qualidade, pratique exercícios físicos e separe um tempo para seus hobbies.

Tenha paciência

Ao estudar sozinho, muitas vezes você pode ficar frustrado por não conseguir resolver determinado exercício ou inseguro quanto a uma disciplina. Lembre-se de que todas as pessoas estão sujeitas a passar por isso, até mesmo aquelas que fazem cursos preparatórios, afinal de contas, a preparação para o ENEM e vestibular é mesmo uma época em que sujem um turbilhão de emoções e sentimentos.

Tenha paciência. Os bons resultados não necessariamente precisam vir de um dia para o outro. Na verdade, seguindo o seu cronograma, você poderá acompanhar o seu progresso e ver o quanto evoluiu na absorção e entendimento de determinadas informações.

Viu só que é possível estudar sozinho para reforçar a compreensão das informações e fazer uma excelente prova? Seguindo as dicas do post e mantendo o foco, a disciplina e a organização, você certamente conseguirá dominar o conteúdo cobrado e se sair muitíssimo bem no dia do exame. Sendo assim, mantenha a calma e a concentração e bons estudos!

E você, já vem estudando sozinho para o ENEM e para o vestibular? Tem outra dica que mereça entrar para a nossa lista? Compartilhe conosco agora mesmo nos comentários!

Powered by Rock Convert

Voltar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *