A entrada na vida adulta e o começo de sua carreira profissional são marcos enormes e podem trazer um pouco de ansiedade. Especialmente porque alguns novos cenários vão começar a fazer parte de sua vida. Neste texto, nós vamos abordar um deles, que é de suma importância: como ir bem em uma dinâmica de grupo para jovens?
Sim, é bastante diferente as dinâmicas em processos de estágio, trainee e vagas para funções júnior em relação a dinâmicas com profissionais experientes. E ela exige uma certa preparação para tudo dar certo e você começar com o pé direito.
Vamos às dicas sobre o que saber então. Neste texto focaremos nas dinâmicas de grupo para a contratação de colaboradores. Mas saiba que elas também podem acontecer dentro das empresas, por exemplo.
Não se preocupe com a falta de experiência
A menos que exista um prodígio nessa dinâmica de grupo para jovens, todos que estão ali não terão grande experiência profissional.
Portanto, não fique ansioso com isso na hora de fazer seu currículo ou quando pedem para você se apresentar durante a dinâmica de grupo.
O importante é que você consiga expor sua experiência e conquistas até aquele momento. Ter entrado em uma instituição de ensino superior de nome, um trabalho da faculdade que mereça destaque, projetos laboratoriais interessantes, tudo isso vale.
O que conta para os profissionais de RH e da empresa presentes é entender o que você pode entregar caso consiga o emprego. Domínio de idiomas e experiências no exterior também contam a favor.
Mostre que você está pronto para grandes desafios
A fase da escola acabou e a vida adulta traz uma série de responsabilidades e desafios. Saber se você está pronto é um dos critérios que serão usados pelos selecionadores, sem dúvidas.
Então mostre que você respeita a importância do processo. Vista-se com roupas profissionais, tente evitar gírias e expressões e tente prestar máxima atenção ao que é falado e pedido.
Além de saber expor bem suas ideias e sua caminhada até aquele momento, seja respeitoso com seus concorrentes. Ouça o que eles têm a falar e valorize suas opiniões e esforço em atividades em grupo.
Sobre as atividades, que costumam gerar alguma insegurança nos inscritos em um processo seletivo, a verdade é que não há por que se preocupar. Nada do que será pedido está fora de sua alçada.
O que você precisa se preocupar é sua atitude nessas atividades. O processo incentivará a formação de grupos e a ideia com isso é notar o comportamento dos participantes.
É normal que nessa hora seja entregue um desafio e você se junte a um grupo.
Os selecionadores rodarão pela sala de forma atenta para notar a atitude e outras características de cada um dos participantes.
Um erro comum é querer liderar o grupo a todo custo porque isso pode ser bem visto pelos recrutadores.
Claro que ser um líder é algo positivo. Mas isso não é algo que todos conseguem fazer. E nem precisa ser assim.
Se você assume a liderança de forma orgânica, inspira seus colegas e traz boas ideias, perfeito. Mas se você quer ser líder no grito e suas ideias não são boas, é provável que sua dinâmica de grupo seja insatisfatória.
Portanto, aja de forma natural. Não há demérito nenhum em ser um jogador de equipe, que não brilha tanto, mas é fundamental para a execução do projeto. Pode ter certeza que os selecionadores ficam de olho nisso em uma dinâmica de grupo para jovens.
Até porque um profissional que está em seus primeiros passos na carreira profissional não entrará na empresa para ser CEO. Ele terá toda a hierarquia em cima dele e saber sua função e completá-la de forma satisfatória é fundamental.
Por isso, note qual é a necessidade no momento. Se o grupo precisa de alguém que lidere, assuma essa posição se você acreditar ter o necessário para o papel naquele momento.
Se já existe um líder ou alguém com uma ideia boa, compre essa ideia e trabalhe por ela, dando também sua opinião e mostrando interesse. Isso também será muito valorizado.
O que os selecionadores buscam em uma dinâmica de grupo para jovens?
São muitas as habilidades que os selecionadores podem procurar, já que as vagas podem ser para completar todo tipo de necessidade de uma empresa.
Uma boa dica para saber quais são essas necessidades – e se você pode supri-las – é ler com bastante cuidado todo o material criado para o processo seletivo.
Acessar notícias sobre a empresa e tomar conhecimento sobre o momento dela (expansão, transformação?) também podem te colocar um passo à frente no momento da dinâmica.
De forma geral, os selecionadores irão buscar profissionais que:
-
- São versáteis e conseguem atuar em mais de um setor ou em mais de uma função
- Saibam trabalhar em equipe e assumam a posição de liderança ou de “carregador de piano” dependendo do contexto
- São criativos e conseguem resolver problemas em vez de parar na frente deles
- São proativos, não precisam de uma ordem para começar a agir.
Seja você mesmo
Normalmente parece que só pessoas extrovertidas, que falam bastante e assumem o controle se dão bem no contexto citado, mas saiba que as dinâmicas de grupo para jovens podem te surpreender.
Os selecionadores comandam atividades assim a todo momento, entrando em contato com enormes quantidades de pessoas, perfis, necessidades e comportamentos.
É claro que não é um processo heterogêneo, que sempre seleciona os mesmos.
Até uma empresa que procure um líder para o seu futuro está aberta à diversidade. Afinal, nem todos os líderes são iguais: alguns são mais expansivos e figurativos, outros lideram pelo exemplo.
Portanto, seja você mesmo. Não tente assumir papéis que não são o seu porque isso ficará evidente aos olhos treinados. Faça uma boa preparação, conheça a empresa e até ensaie o que você dirá ao se apresentar e mencionar suas experiências anteriores. Feito isso, a dinâmica de grupo para jovens estará longe de ser um bicho de sete cabeças.