curiosidades sobre o curso de administração

31 dez 19

7 fatos e curiosidades sobre o curso de administração

Seguir a carreira de administrador é o desejo de muitos jovens e adultos que, na busca por sucesso profissional, enxergam inúmeras oportunidades nesse campo promissor. Se você é uma dessas pessoas, preparamos um post muito interessante com as principais curiosidades sobre o curso de Administração que todo mundo deveria saber. Assim, é possível ter uma noção do que o espera e se decidir de vez antes de entrar na faculdade.

Afinal de contas, a escolha de um curso superior, embora não seja definitiva, é muito importante, já que definirá o seu futuro pelos próximos anos. Sendo assim, quanto mais munido de informações você estiver, maiores são as chances de que suas expectativas sejam supridas na graduação, não é mesmo? Continue conosco e veja as curiosidades!

1. É um dos cursos mais buscados no Brasil

Por vários anos consecutivos, a Administração liderou o ranking das formações de nível superior com o maior número de alunos matriculados. Contudo, o que apontam as últimas pesquisas do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) é que ela só vêm perdendo lugar para o curso de Direito.

No entanto, a graduação em Administração, que configura a segunda posição dos cursos mais buscados no Brasil, não fica muito distante do primeiro colocado. A diferença de alunos matriculados entre as duas formações é de pouco mais de 10 mil estudantes.

2. O mercado de administração é muito amplo

Mesmo sendo um dos cursos mais buscados do Brasil, o estudante de Administração não precisa se preocupar quanto à empregabilidade, já que o mercado é bastante promissor e repleto de possibilidades. Pense bem, desde as gigantes multinacionais até as microempresas precisam da atuação desse profissional, afinal, é ele quem conta com a visão estratégica para gerir os recursos e o rumo do negócio.

Sendo assim, chegou a hora de desmistificar de vez aquela ideia equivocada de que o administrador é sempre um gestor de empresa ou funcionário do setor financeiro. O profissional formado pode atuar também com:

  • marketing;
  • vendas;
  • recursos humanos (RH);
  • logística;
  • produção;
  • comércio exterior;
  • consultoria;
  • empreendedorismo etc.

Essa abundância de segmentos é, inclusive, uma das principais vantagens de cursar Administração. Muitas vezes, o estudante já sai da faculdade com uma boa oportunidade de emprego ou adquire experiências valiosas durante a formação por meio de projetos como Empresa Júnior, entre outros.

Por fim, vale destacar que as oportunidades para quem opta pelo curso de Administração não estão restritas à esfera privada. O administrador é também bastante requisitado no setor público e, quanto mais qualificado ele for, melhor para a sociedade, não é mesmo?

3. Existe um juramento próprio dos administradores

Juramento? É isso mesmo que você está lendo. Assim como os médicos, formados em Direito e outros profissionais, o administrador também precisa prestar um juramento em sua Colação de Grau, ato oficializado pela RN CFA 201, ainda em 1997. Quer saber qual é ele?

Prometo dignificar minha profissão, consciente de minhas responsabilidades legais, observar o Código de Ética, objetivando o aperfeiçoamento da Ciência da Administração, o desenvolvimento das Instituições e a grandeza do Homem e da Pátria

4. Você precisa se atualizar sempre

Independentemente do segmento de atuação, a alta competitividade do mercado cria entre os profissionais a necessidade de se destacar em meio à concorrência. Junta-se isso ao fato de que a revolução tecnológica chegou para otimizar processos e colaborar com o andamento dos negócios. Por isso, um administrador de sucesso entende bem a importância de se manter atualizado quanto às tendências da área.

Por isso, participe de eventos do segmento (como palestras, workshops, oficinas etc), invista em especializações, como falaremos adiante e aposte na leitura de livros de Administração.

5. Administração é um curso de humanas

Afinal de contas, Administração é um curso de humanas ou exatas? Quando você analisa a grade curricular da formação, encontrará disciplinas que se enquadram nos dois meios — da Matemática Financeira à Sociologia, passando pela Contabilidade, pela Gestão de Pessoas, pela Economia e pelas Teorias Comportamentais. Ou seja, o cérebro dá mesmo uma confundida, certo?

Mas, estamos aqui para tirar essa dúvida de vez: a Administração é um curso de humanas, embora englobe conceitos importantíssimos das ciências exatas. A justificativa para essa resposta é que o administrador tem como foco melhorar o desempenho do negócio em que trabalha ou presta serviços. Para isso, ele trabalhará não só com recursos financeiros, mas também, com pessoas, coordenando equipes.

As teorias da Administração são baseadas no comportamento humano, considerando que toda e qualquer empresa só funciona porque nela há pessoas comprometidas a cumprirem com suas funções. Cabe ao administrador buscar um entrosamento entre todos os aspectos que compõem um negócio, ou seja, entre pessoas, recursos, materiais e estruturas.

6. É importante gostar de números 

Acabamos de falar que Administração é um curso de humanas, mas, surpreendentemente, o perfil ideal de quem procura essa formação apresenta uma característica em comum: o gosto ou a facilidade com os números. Esse é, sim, um ponto importante, já que no curso há várias disciplinas ligadas a eles, como Estatística, Matemática, Logística etc.

7. Investir na formação em Administração é essencial

Ao longo do post, já comentamos o quão competitivo é o mercado de trabalho atual. Seguindo esse ritmo, foi natural que o investimento na educação continuada — em pós graduações e outras especializações — se tornasse requisito obrigatório para grande parte das contratações. Isso não poderia ser diferente para a área da Administração.

Sendo assim, parar na graduação não é uma escolha muito estratégica. Pense que o curso de Administração garante uma qualificação generalista, o que não é ruim, pois o estudante sairá do curso sabendo de tudo um pouco e preparado para suprir as principais demandas do mercado. No entanto, acaba não formando especialistas, É aqui que o profissional que deseja se destacar encontra a oportunidade perfeita, se dedicando a assuntos específicos.

Gostou de conhecer as principais curiosidades sobre o curso de Administração? Com as informações do post, temos a certeza de que você tem o embasamento necessário para fazer a escolha certa e ingressar de vez nessa formação. Lembre-se, no entanto, de que é fundamental buscar por uma faculdade de Administração de credibilidade, boa colocação no mercado, parcerias com grandes empresas e devidamente regulamentada pelo MEC.

Será que seus amigos nas redes sociais já conheciam as curiosidades listadas no post? Compartilhe o artigo agora mesmo e faça com que outras pessoas descubram os diferenciais do curso de Administração!


Voltar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *