03 abr 19

Confira as 7 habilidades do administrador

Para quem quer investir no empreendedorismo ou apenas trabalhar em uma empresa, torna-se essencial fazer uma autoanálise e perceber se dispõe dos requisitos básicos para isso. Afinal, o perfil do administrador requer quais habilidades?

A carreira de Administração é muito tentadora, pois traz diversos benefícios que muitas profissões não oferecem. Para se ter uma ideia, existe uma gama de oportunidades para quem se gradua nessa área: a visão de negócios é amplificada, a média salarial costuma ser boa, estimula a criatividade, entre outras vantagens.

Por isso, para que consiga alcançar patamares maiores na carreira e desfrutar dos benefícios dessa área, neste post listamos 7 habilidades que todo administrador precisa ter. Confira!

1. Aprender a tomar decisões difíceis

Outo fator preponderante na vida de quem pretende seguir a carreira de Administração é aprender a tomar decisões difíceis, pois serão muitas ao decorrer da sua trajetória. Assim como na nossa vida pessoal, somos incumbidos de escolher caminhos o tempo todo, e isso não seria diferente também no lado profissional.

Os gestores que sabem lidar com a crise e conseguem ter resiliência para reposicionar as estratégias e seguir em frente, sem sombra de dúvidas são bem-sucedidos em seus projetos por onde quer que passem. Perceba que ter uma boa gestão de risco é primordial para se precaver de possíveis situações internas e externas que podem prejudicar o andamento dos negócios.

2. Ter habilidade para negociar

A princípio, um bom administrador precisa ter coerência ao planejar e realizar uma boa negociação, identificando as necessidades da empresa, sua missão, visão e valores. Essa habilidade é indispensável para qualquer pessoa que queira se dar bem nessa área, tendo em vista que as empresas precisam de soluções plausíveis e bons insigths para ficar à frente de seus concorrentes.

Uma dica interessante é que você saiba ter resiliência, um termo emprestado da Física que tem a ver com a forma com que as pessoas se refazem depois de situações adversas, algo que faz parte do DNA de um bom negociador. Além disso, entenda que nenhum edifício é construído sem um projeto antes, portanto, é essencial que você tenha em mente os objetivos de forma clara.

3. Saber agir estrategicamente

Junto do planejamento, é fundamental que o perfil do administrador de sucesso tenha uma boa visão sistêmica do negócio, ou seja, é necessário identificar todas as partes do processo de maneira integrada e fazer com que essa engrenagem se movimente. Dizem por aí que a propaganda é alma do negócio, mas, na verdade, a estratégia é o que realmente influencia quaisquer técnicas de negociação.

Se você analisar friamente, o mundo dos negócios é como um jogo de xadrez, em que você precisa ter noção das jogadas que faz, tomar cuidado e ter a paciência para agir no momento exato de dar o xeque-mate. Sendo assim, é preciso compreender o mercado em que se atua e criar alternativas para se destacar.

4. Solucionar possíveis conflitos

Lado a lado com as decisões difíceis, em muitos momentos você terá que gerenciar certos conflitos, seja dentro da empresa, seja fora dela. Um conflito mal resolvido pode gerar diversos fatores negativos, tais como a desmotivação, o péssimo clima organizacional, a queda nas vendas, entre outros aspectos.

No ambiente interno, por exemplo, é preciso implantar a cultura do feedback para identificar o que está dando errado ou o que pode ser melhorado. Todavia, independentemente da gravidade do conflito, é preciso agir com rapidez e evitar que isso se alastre pela empresa ou que venha a manchar a imagem da marca, fazendo com que o público-alvo perca a confiança no produto ou serviço.

5. Ter uma boa comunicação

Uma das habilidades mais requisitadas em qualquer empresa é ter uma boa comunicação, pois falar em público é um dos maiores desafios que existem e a grande causa dos traumas de muitos profissionais. A arte de se comunicar bem pode levar a sua carreira a um patamar altíssimo, pois permite que você tenha facilidade em fechar bons contratos e ser compreendido de maneira efetiva.

A comunicação aliada à persuasão é uma fórmula incrível para se dar bem em uma dinâmica de grupo, dar uma palestra, fazer uma reunião etc. Na faculdade de Administração existem várias apresentações em grupo, e isso não ocorre à toa, pois elas ajudam você a criar experiência e não ter receio de encarar situações em que precise se expressar.

6. Gerenciar o tempo

Tenha sinceridade consigo mesmo: você acha que sabe gerenciar bem seu tempo nas mais variadas situações do dia a dia? Se a reposta for “não”, então é melhor rever alguns conceitos urgentemente, pois uma das habilidades mais buscadas para um administrador é lidar bem com prazos e gerenciar o tempo da melhor maneira possível.

Ter uma boa gestão do tempo faz com que você se antecipe e consiga ter um planejamento muito mais qualificado, buscando o bem-estar da empresa, dos colaboradores e do posicionamento da marca em si. Por isso, saiba organizar cada tarefa e conte com possíveis imprevistos, tendo em vista que eles podem surgir a qualquer instante.

7. Aprender com os erros

Por fim, mas tão relevante quanto as demais habilidades que citamos, é fundamental aprendermos com os nossos próprios erros. Isso diz respeito não apenas à maturidade em si, mas ao progresso contínuo que o ser humano necessita para evoluir e lidar melhor com as adversidades.

Entenda que nem sempre a vitória virá, por isso, é indispensável lidar com os problemas e saber que depois de uma crise virão outras, mas a cada evento futuro você terá mais força para se reerguer. Aprender com os próprios erros ajuda a tomar decisões melhores e, inclusive, a demonstrar ser um bom líder, pois é bem provável que o seu modelo de gestão seja encarado como espelho para outras pessoas.

Portanto, ao pensarmos no que seria ideal para o perfil do administrador é preciso reconhecer que as habilidades técnicas, humanas e conceituais são fundamentais para uma carreira de sucesso. Além disso, invista na sua capacitação, construa um bom relacionamento interpessoal e tenha autoconhecimento para agir da maneira certa.

Se você gostou deste artigo a respeito das habilidades de um administrador e quer ficar de olho em outros conteúdos do blog, então não perca a oportunidade e curta a nossa página no Facebook para saber de todas as novidades em primeira mão!

Powered by Rock Convert

Voltar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *