27 maio 19

Como se preparar para uma entrevista de emprego?

A entrevista de emprego é muito importante, principalmente em situações de desemprego ou quando o entrevistado tem um grande interesse em mudar sua vida profissional atual. A partir desse contato, o entrevistador te conhece, passa a entender suas qualidades e pode tomar uma boa decisão.

As expectativas com as novas possibilidades aumentam, mesmo para pessoas tranquilas. Talvez por isso ela pode ser um momento de tensão, o que requer um bom preparo, mesmo se você acreditar estar pronto para desempenhar a nova função. Continue lendo o post e veja as sugestões para ter sucesso na entrevista.

1. Conheça a empresa e a vaga oferecida

O primeiro passo é pesquisar sobre a empresa, seu ramo de atuação, como atua, missão, visão, valores, seu perfil de gestão, suas estratégias e tudo mais que julgar importante. Depois pesquise sobre a vaga, quais as atribuições do cargo e como você pode se encaixar na realidade da companhia.

Esse ponto é importante, pois vai mostrar ao entrevistador que você procurou saber sobre a proposta da empresa e vai te dar respaldo para responder a alguns questionamentos do entrevistador como “por que gostaria de trabalhar aqui?”.

2. Prepare seu discurso com antecedência

Poucos dias antes da entrevista, pare para pensar em situações importantes da sua vida pessoal e profissional. O ideal é selecionar de 3 a 6 situações e avaliar o papel que cumpriu em cada uma, o que aprendeu, quais desafios superou etc. Muitos entrevistadores perguntam sobre tarefas desempenhadas em outros empregos, principalmente aquelas em que houve mais pressão.

Quando selecionar essas situações, entenda que cada uma se encaixa em uma competência diferente, como liderança, trabalho em equipe, comunicação, entre outras. Trata-se de uma forma de se preparar, uma vez que não sabe quais perguntas serão realizadas.

Evite se lembrar de eventos negativos. Ao expressar autocríticas ou ressentimentos, o recrutador pode ter uma impressão negativa ou acreditar que você teve problemas de relacionamento. Contudo, seja honesto ao ser questionado sobre experiências ruins.

3. Apresente novas ideias para a empresa

Como você já pesquisou sobre a companhia, deve ter visto algo que precisa ser melhorado ou aperfeiçoado. Isso vai ajudá-lo se for questionado como pode ajudar a melhorar a empresa. Esse é um bom momento para você mostrar como pensa e como pode se tornar um “solucionador de problemas”.

O ideal é não “despejar” críticas sobre a atuação da empresa, seus canais de comunicação e outros pontos, mas apresentar ideias para melhorar a questão apresentada. Por exemplo, em vez de falar que o site da empresa está obsoleto, você pode dizer que tem ideias para torná-lo mais apresentável para novos públicos ou sua estratégia de marketing.

4. Demonstre confiança e proatividade

Evite ficar paralisado diante de qualquer pergunta. Por mais que ela pareça ser absurda há um propósito por trás dela: avaliar a reação do candidato. Tome a frente em dinâmicas, seja um dos primeiros a responder quando a palavra for passada ao grupo. Além disso, siga alguns cuidados que demonstram confiança:

  • mantenha a cabeça erguida, postura ereta e não olhe para baixo quando estiver falando;
  • mantenha o contato visual com o entrevistador, de maneira sutil e que transmita segurança. Olhar fixamente pode causar uma pressão ou tensão no ambiente.
  • evite o excesso de gestos, principalmente mexer muito no cabelo, brincar com objetos, balançar as pernas ou roer unhas.
  • não olhe seguidas vezes para o relógio, pois demonstra impaciência;
  • fale devagar e pausadamente, mostrando conhecimento. Seu tom de voz não pode parecer desanimador ou muito enfático. O equilíbrio é a chave.

5. Não minta

Mentir na entrevista de emprego não é uma boa ideia, pois pode gerar sua eliminação no processo seletivo ou demissão, caso seja contratado. Entre as mentiras contadas estão:

Endereço

Se a oportunidade de emprego é em outra cidade, algumas pessoas colocam um endereço diferente no currículo. Se a intenção for mudar pelo emprego, é importante informar a situação, pois a empresa pode presumir que você pode começar de imediato;

Salário

Evite informar que recebe um salário superior na atual ou última empresa em que trabalhou. Caso haja alguma desconfiança, essa é uma informação fácil de ser checada com os empregadores. Se seu objetivo é não aceitar um salário abaixo do que espera, deixe isso claro, informando que não está disposto a aceitar propostas abaixo de um determinado valor. Você também pode informar de forma sutil que sua antiga remuneração não condizia com suas habilidades e atribuições.

Escolaridade e habilidades

São mentiras que podem ser “desmascaradas” com um teste para avaliar as habilidades do candidato ou quando solicitarem o comprovante de escolaridade para sua admissão. Também é comum informar que reúne mais conhecimento em línguas estrangeiras do que realmente tem. Evite essa situação. O ideal é demonstrar que tem interesse em aprender o idioma em vez de mostrar algo que você não sabe.

Demissão

Ficar relutante em mencionar a causa da demissão anterior faz com que as pessoas criem histórias para encobrir o que realmente ocorreu. O histórico pode ser checado e a mentira ser descoberta. Essa situação denota que você quis esconder alguma coisa e, possivelmente, estava errado.

Seja honesto quando for indagado sobre o motivo da demissão e, se achar necessário, não entre em detalhes.

6. Foque nos seus diferenciais

Suas habilidades devem estar condizentes com a vaga, principalmente se ela exige experiência como pré-requisito. Exponha o que sabe fazer e o que não sabe, mas que tem interesse e disponibilidade de aprender. Evite ser o profissional “faz tudo”, uma vez que a empresa pode procurar alguém focado, que tenha conhecimento em uma determinada função ou uso de ferramenta específica.

7. Faça uma lista com perguntas e respostas comuns na entrevista de emprego

Algumas perguntas são muito comuns nas entrevistas:

  • Quais são seus principais defeitos?
  • O que está fazendo para melhorar seus defeitos?
  • Quais suas qualidades?
  • Onde planeja estar daqui a cinco ou dez anos?
  • Por que você quer trabalhar na nossa empresa ?
  • Quais seus projetos mais expressivos e quais resultados obteve?
  • Tem experiência em liderança?

Examine essas e outras perguntas que podem ser feitas na entrevista de emprego. Faça uma lista das mais frequentes e elabore respostas para que você possa treinar e mostrar seu conhecimento. Seja sincero, estabeleça seus pontos fortes e fracos e quais medidas seguir para melhorá-los.

Gostou do que leu? Aproveite e curta a nossa fanpage. Lá sempre compartilhamos conteúdo útil e de seu interesse. Acompanhe!

Powered by Rock Convert

Voltar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *