como aproveitar a faculdade

30 dez 19

5 dicas de como aproveitar ao máximo a faculdade

Ingressar no Ensino Superior é um dos primeiros grandes desafios de qualquer jovem na escalada rumo à vida adulta. Trata-se de uma etapa de muitas mudanças e, talvez, o primeiro momento em que você realmente vai experimentar a sensação de caminhar com as próprias pernas. 

De fato, a vida universitária traz inúmeras oportunidades de crescimento pessoal e profissional, já que você terá os primeiros contatos essenciais para a construção da sua carreira. Então, para que saiba como aproveitar a faculdade e tudo o que ela pode oferecer, criamos este post. Boa leitura!

Como desfrutar do seu tempo na faculdade?

Acompanhe com atenção estas 5 dicas e veja como você pode criar uma rede de relacionamentos, ser reconhecido por seu desempenho e crescer como indivíduo por meio de boas relações interpessoais.

1. Projete um plano de vida e carreira

Embora você ainda seja bastante jovem, saiba que as pessoas mais bem-sucedidas são aquelas que conseguiram traçar um caminho de conquistas pessoais e profissionais. Desde passar no vestibular até conseguir o emprego dos sonhos, todas essas etapas precisam ser definidas.

Por isso, aproveite esse momento de chegada da vida universitária para planejar seu futuro. Crie um plano de vida e carreira, estabelecendo metas para tudo o que você deseja alcançar. Inclua os cursos que considera essenciais, idiomas que deve aprender, experiências profissionais e pessoais (como um intercâmbio) etc. Não tenha medo de colocar tudo isso no papel, pois ter um norte de qual caminho seguir ajudará bastante a saber como aproveitar a faculdade ao máximo. 

Ainda, não se engane se, a princípio, algumas coisas parecerem impossíveis ou se você não tem toda a certeza do mundo sobre o futuro. Nenhum planejamento é estático, e há total liberdade de modificá-lo ou reescrevê-lo.

2. Crie uma rede de relacionamento

Uma vez na faculdade, saiba que criar uma sólida rede de relacionamentos é importante, tanto do ponto de vista pessoal quanto profissional. O chamado networking é a base para muitas oportunidades, já que, ao ter bons relacionamentos, você não apenas pode ser lembrado, como também terá a oportunidade de demonstrar o melhor de si.

Saiba que algumas das oportunidades profissionais mais significativas podem começar na faculdade. Um exemplo disso é quando os professores indicam seus alunos para pesquisas, programas de estágio, atividades de empreendedorismo, concursos, simpósios nacionais e internacionais.

Então, os professores também devem fazer parte de seu networking. Valorize seus mestres e demonstre interesse em ter destaque na faculdade. Sem dúvida, a devolutiva será bastante positiva e, quem sabe, um importante diferencial para seu início de carreira.

3. Engaje-se em atividades extracurriculares e projetos de iniciação científica

Em muitas casos, a faculdade oferece atividades extracurriculares, como é o caso de disciplinas optativas. Engajar-se nessas práticas favorece a aquisição de conhecimentos transversais importantes para seu currículo. Além disso, são oportunidades de você se integrar ainda mais com a rotina universitária e descobrir novas opções de atuação em sua carreira.

De outro lado, também existem os projetos de iniciação científica destinados à participação dos alunos em pesquisas de qualquer área do conhecimento, sempre sob a supervisão de algum professor responsável. O mais interessantes dessas atividades é a possibilidade de iniciar ainda na faculdade sua carreira acadêmica, o que pode ser um pontapé até mesmo para o aprofundamento em programas de pós-graduação, como o Mestrado ou Doutorado. 

Vale recordar que nos projetos de iniciação científica há como pleitear uma bolsa em dinheiro junto a instituições de fomento à pesquisa, como FAPESP, CNPq ou CAPES.

4. Conheça programas de estágio e convênios universitários da faculdade

As melhores faculdades têm a preocupação de oferecer oportunidades de estágio para seus alunos. Esses programas de estágio podem acontecer dentro da própria instituição ou em empresas conveniadas que priorizam a participação de alunos em processos seletivos.

Além disso, há convênios universitários para intercâmbio nacional ou internacional de estudantes. Nessas parcerias, você tem a oportunidade de concluir parte do seu curso em uma universidade parceira, com uma carga disciplinar ajustada à sua. Especialmente no caso das parcerias internacionais, esse é um excelente meio de você internacionalizar seu currículo, antes mesmo de se formar na graduação.

5. Planeje uma rotina de estudos eficiente

Para não se perder em meio a tantos afazeres ― e ter vida social, afinal, faculdade também é sinônimo de diversão, por que não? ―, você deve ser uma pessoa bastante organizada com relação à sua rotina de estudos.

Faça um planejamento semanal de todas as aulas e defina tempos de estudo para cada disciplina, de acordo com a densidade do conteúdo ou quão difícil ela é para você ― o que exige maior dedicação. 

Organize todos os trabalhos, leituras, produções textuais e pesquisas de maneira que você não deixe tudo para a última hora. Acredite, evitar a procrastinação e se dedicar um pouco todos os dias a cada uma das atividades aumentará muito seu desempenho e evitará estresse.

Quais as vantagens de se dedicar à faculdade?

Bem, agora que você já teve alguns insights de como aproveitar a faculdade ao máximo, gostaríamos de ressaltar alguns benefícios de manter sua dedicação ao curso.

Reconhecimento profissional

Os alunos de destaque na faculdade têm condições de sair à frente da concorrência durante um processo seletivo para emprego. Um exemplo disso são os programas de trainee, que aceitam graduandos e recém-formados. Esses programas, em geral, não exigem ampla experiência na área, mas requerem alguma postura profissional, uma vez que você será treinado para possivelmente atuar em cargos dentro da empresa.

Por esse motivo, quanto maior a bagagem de conhecimento e experiências adquiridas durante a graduação, mais chances você terá de ser reconhecido profissionalmente como um talento em potencial na sua área.

Indicações de emprego

Uma consequência natural de ter uma postura proativa na faculdade é a indicação para empregos. É muito comum empresas eventualmente recorrerem aos professores da graduação quando estão precisando de pessoas para preencher o quadro de colaboradores.

Além, claro, dos programas formais de estágio e convênios citados neste artigo, essas são outras possibilidades que podem surgir como um importante diferencial para alavancar sua carreira.

Crescimento pessoal

Engajar-se em sua graduação também fomenta o crescimento pessoal, por meio da aquisição de habilidades que amadurecerão sua independência. Na faculdade, você é inteiramente responsável por seu desempenho e precisa correr atrás dos resultados que deseja, por meio de estudo e dedicação.

Isso significa, entre outras coisas, ter controle sobre seu tempo e produtividade. Além disso, precisará trabalhar em equipe, saber construir argumentação para defender pontos de vista, bem como adquirir uma visão sistêmica nas atividades que participar e desenvolver liderança.

Ainda, a faculdade permite que você desenvolva novas visões de mundo, principalmente a partir do contato com pessoas distintas. Dessa forma, você também conquistará uma bagagem de conhecimentos gerais e terá condição de se atualizar sobre diversos assuntos da sociedade atual.

Além disso, o contato com um público tão diverso quanto o universitário permite que você desenvolva o respeito mútuo, a resiliência e a tolerância para lidar com as pessoas ao seu redor. Em outras palavras, você aprende a “pensar fora da caixa”.

Esperamos que essas dicas de como aproveitar a faculdade sejam bastante úteis para você conquistar seu espaço na graduação e explorar o que há de melhor na vida universitária. Agora, aproveite para seguir as nossas páginas nas redes sociais para ficar por dentro de outros conteúdos de interesse. Estamos no Facebook e no LinkedIn!


Voltar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *