Quais são as funções das 8 principais áreas administrativas?

24 mar 21

Quais são as funções das 8 principais áreas administrativas?

Há vários fatores que podem motivar alguém a ingressar num curso de administração. Um deles é a vasta quantidade de opções de carreira na área administrativa, que contempla bem profissionais de perfil generalista.

A perspectiva de ter acesso a remunerações interessantes ainda no começo de carreira é outro fator positivo. A faixa média de R$2.000 a R$5.000 para novos profissionais do ramo pode ser dilatada até alcançar R$20.000 em cargos sênior.

Com efeito, administradores podem dispor de posições que combinam diferentes funções e galgar planos de carreira bastante plurais, seja no âmbito público ou privado, trabalhando para uma organização ou conduzindo seus próprios negócios.

No entanto, por mais generalista que possa ser o perfil de um administrador ou empreendedor, é razoável buscar se informar e se especializar dentro das 8 áreas do segmento. Assim, é possível se aprimorar e diferenciar entre os atuais 52 milhões de empreendedores que estão na ativa no Brasil.

  • 1. Consultoria

O serviço de consultoria consiste em atender clientes para ajudar a identificar e gerir problemas, recomendando encaminhamentos para resolvê-los. É um tipo de serviço solicitado por diversos tipos de clientes, públicos ou privados, para diversas finalidades: otimização financeira, de processos, de estratégia, entre outros.

A área é recomendável para profissionais que valorizam a flexibilidade no cotidiano e que são capazes de se relacionar com múltiplos clientes de perfis diversos.

  • 2. Logística

A capacidade de gerenciamento logístico pode ter aplicações crescentes num momento em que as transações remotas, o comércio e o transporte de mercadorias vêm ampliando seus horizontes. Porém, a logística pode ser aplicada a ainda mais contextos, como o das atividades produtivas e estoques.

Os desafios de elevar a produtividade utilizando o mínimo possível de recursos pode assumir formas bastante instigantes nessa área fortemente influenciada pelos avanços tecnológicos e organizacionais.

O gosto pelo planejamento, avaliação e elaboração de processos é um grande ativo para atuantes nesse segmento administrativo, em que é essencial evitar desperdícios e buscar por eficiência.

  • 3. Administração estratégica

Se consultores podem se sentir desafiados em perceber problemas em clientes variados, o que dizer de fazer isso na própria empresa?

Combinar realismo e visão ampla para encontrar forças e fraquezas na organização é apenas o primeiro passo da administração estratégica. É necessário harmonizar as características internas à organização com os movimentos complexos de mercado no intuito de criar metas inteligentes.

A capacidade analítica, a obsessão pelo conhecimento e a faculdade de organização são elementos cruciais para profissionais que elaboram estratégias administrativas.

  • 4. Gestão de pessoas

Num negócio, equilibrar demandas da organização e os desejos das pessoas pode ser complicado. Se os desejos individuais de colaboradores e clientes já podem se contrapor em diversos momentos, isso também é verdade para os interesses de uma organização.

Uma gestão de pessoas eficaz é aquela que consegue propiciar um clima organizacional saudável, colaboradores felizes e clientes satisfeitos, sem abrir mão de apresentar resultados e lucratividade.

Os procedimentos para promover essa difícil conciliação envolve cultivar rotineiramente treinamentos, recrutamento e seleção criteriosos e ações mais extensivas, como a projeção de planos de carreira e formação de lideranças.

  • 5. Finanças

Assim como a gestão de pessoas, a administração da saúde financeira de organizações pode exigir tanto ações pontuais quanto rotinas mais complexas. No primeiro caso, enquadram-se o controle de receitas e despesas, ao passo que as avaliações para investimentos e movimentos estratégicos caracterizam o segundo.

Diferentemente da consultoria, o gerenciamento financeiro é um trabalho incessante, sem prazo para começos e términos. Portanto, cobra consistência, flexibilidade operacional e visão estratégica dos profissionais responsáveis.

  • 6. Marketing

Apresentar as soluções para as demandas de consumidores está na essência do marketing. Assim, a percepção do público e uma conexão inteligente com ele são fundamentais para ser capaz de divulgar as marcas e estabelecer a ligação entre elas e os consumidores.

Num contexto crescentemente digital, as possibilidades e ferramentas disponíveis para monitorar e atuar no campo do marketing oferece um manancial de opções a administradores que seguem por esse caminho.

  • 7. Relacionamento com o cliente

Se o marketing inicia o trato entre marcas e consumidores, ele não abarca inteiramente essa relação. Depois de estabelecer o contato e fazer a venda, outras interações se sucedem – e elas merecem tanto ou mais atenção à qualidade para nutrir o respeito do cliente à marca.

Eis a importância das áreas de atendimento, retenção de clientela e customer success para diferenciar empresas de seus concorrentes. O aprofundamento nos hábitos do cliente para além da atração à compra é o que motiva profissionais do relacionamento com o cliente, idealmente meticulosos em seus estudos e práticas.

  • 8. Vendas

A área de vendas depende do gerenciamento de processos e ferramentas que tornaram-se gradualmente complexas nos últimos anos. A inteligência de dados, a jornada de compra do consumidor e a organização da força de vendas são componentes desse universo.

Administradores do campo de vendas podem assumir as posições de administrador vendedor, executivo de contas ou outros cargos centrados em combinar as variáveis e processos para efetuar vendas, acompanhar, avaliar e promover melhorias nos resultados.

Conclusão

Profissionais em começo de carreira ou em momento de renovação podem encontrar na visão geral exposta nesse artigo subsídios para planejar o aprendizado de novas habilidades e os próximos passos.

Para uma visão ainda mais detalhada sobre a área de administração, você pode consultar a um artigo mais aprofundado sobre as áreas de administração para entender as diferenças práticas entre administração pública e privada e conhecer áreas relacionadas à administração que estão em alta.

Acesse o blog da Graduação da FIA para travar contatos com mais assuntos fundamentais e novas tendências relacionadas a administração e carreira. Não deixe de compartilhar esse artigo com seus amigos se ele lhe foi útil.


Voltar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *