Você ou sua empresa estão investindo em negócios digitais?
A palavra-chave nesse caso é oportunidade, explorando o mercado para atender nichos que já tem ou não presença no Brasil.
Não por acaso, 75% das pequenas e médias empresas do país usam canais digitais para vender mais, segundo esta reportagem de Exame.
E a melhor notícia é que os negócios digitais são também empresas lucrativas.
De acordo com o site Pequenas Empresas, Grandes Negócios, no ano passado, o e-commerce brasileiro aumentou em 16,5% o número de lojas online.
O momento é favorável, até porque hoje há muito mais recursos para se começar a empreender pela web.
Entenda neste conteúdo o que é um negócio digital, com ideias de nichos para investir e as perspectivas para o segmento no futuro.
Estes são os tópicos abordados:
Avance na leitura e domine o empreendedorismo pela internet!
Negócios digitais são empreendimentos desenvolvidos para atender clientes online, ou seja, por meio de aplicativos e sites na web.
Toda a operação acontece por meio de plataformas digitais criadas para essa finalidade, que pode envolver a oferta de produtos e serviços.
Ela é baseada em dados e automação, permitindo maior alcance, personalização e eficiência.
É o que acontece, por exemplo, com empreendedores que exploram marketplaces como o Shopee e Temu ou em plataformas de hospedagem de lojas, como o Shopify e Nuvemshop.
As possibilidades se estendem quase indefinidamente, portanto, é possível começar um negócio digital de diversas formas.
Como vamos ver ainda neste conteúdo, exemplos incluem lojas virtuais, serviços de streaming e plataformas de ensino à distância.
Já a flexibilidade e a escalabilidade são algumas das vantagens desse modelo de negócio.
Negócios digitais funcionam online, oferecendo produtos ou serviços por meio de plataformas digitais.
Eles utilizam tecnologia e internet para atrair clientes, realizar transações e entregar valor de forma virtual.
A escalabilidade é uma característica importante, permitindo que alcancem grandes audiências com custos menores.
Nesse caso, estratégias de marketing digital, como SEO, redes sociais e anúncios online, são essenciais para atrair e converter clientes.
Mas é preciso também cuidar da gestão, acompanhando diariamente fluxo de caixa, recebimentos, pagamentos e a relação com fornecedores e clientes.
A diferença principal para um estabelecimento físico é que, quando o negócio é digital, boa parte das responsabilidades típicas de uma empresa deixam de existir.
Você não precisa, por exemplo, lidar com questões como alvará de funcionamento ou ter que fazer uma reforma por causa de danos estruturais ou para ampliar o espaço.
Por isso, é um modelo de negócio considerado vantajoso, já que a despesa operacional é mínima, se comparado com um empreendimento “ao vivo e a cores”.Quais as principais características de um negócio digital?
Como vimos, um negócio digital tem como característica principal a imaterialidade, ou seja, ele existe, mas apenas no campo virtual, embora suas atividades possam em muitos casos se materializar de alguma forma.
Um e-commerce, por exemplo, embora opere virtualmente, vende produtos físicos, que como tais precisam ser entregues ao consumidor.
O mesmo vale para algumas empresas prestadoras de serviços.
Ainda que elas possam ser contratadas virtualmente, dependendo da prestação, haverá a necessidade de uma visita “in loco”.
Outra característica de um negócio digital é a operação 24 horas por dia.
Apesar de haver sempre a possibilidade de um site ser fechado para algum tipo de manutenção, no geral, não existe um horário fixo de atendimento, sendo essa uma de suas vantagens.
O cenário de negócios digitais no Brasil está em plena expansão, impulsionado pelo crescimento do e-commerce, fintechs e serviços digitais.
Como aponta a Conversion, sites como Shopee, Aliexpress e Shein já controlam 15,4% do mercado digital brasileiro e a expectativa é de que essa fatia aumente ainda mais.
A mesma publicação mostra que os aplicativos e celulares são os canais pelos quais as lojas são mais acessadas, correspondendo a 78% do tráfego na web.
A propósito, 2024 é um ano para celebrar, já que, segundo o portal e-commerce Brasil, o setor alcançou R$ 44,2 bilhões de faturamento já no primeiro trimestre, registrando crescimento de 9,7% em relação a 2023.
Cabe lembrar ainda que a transformação digital nas empresas foi acelerada pela pandemia, com maior adoção de soluções tecnológicas.
Startups de tecnologia, plataformas de marketplace e fintechs estão ganhando destaque, assim como o marketing digital e a automação.
Além disso, a conectividade 5G abre novas oportunidades para inovação em diversas áreas, como IoT e inteligência artificial, fortalecendo o ambiente digital.
A ideia de empreender pela web, como vimos, apresenta uma série de vantagens em relação aos negócios que dependem de instalações físicas para operar.
Veja abaixo um breve resumo dos benefícios de se investir em um negócio digital:
Outra vantagem de um negócio digital é que sobram opções para investir, cada uma com seus pontos fortes.
Em meio a tantas possibilidades, a tarefa de decidir quais os melhores negócios digitais para começar é até desafiadora.
Por isso, a escolha deve ser o mais criteriosa possível, considerando as características de cada modelo.
Veja na sequência como começar hoje mesmo um negócio pela web, com 10 modalidades diferentes para você escolher.
Como mostra a pesquisa do site e-commerce Brasil, o comércio eletrônico em nosso país deverá saltar de R$ 492,00 de ticket médio em 2024 para quase R$ 600,00 em 2028.
Esse é o modelo de negócio digital que mais deve crescer no período, com taxas impressionantes expressando o aumento no volume de transações.
Não são apenas mais pessoas comprando, mas comprando mais, como atesta o grande aumento previsto no ticket médio.
Cabe destacar que e-commerce abrange não só a venda de produtos, como também a prestação de serviços.
Portanto, se você tem algum talento, habilidade ou técnica que possa gerar renda, vale a pena considerar a possibilidade de utilizar isso na web.
Entre as diversas modalidades de e-commerce, a de marketplace é sem dúvida a que mais cresce.
É o que aponta a RD Station, que apurou que, em 2022, os 5 maiores marketplaces do Brasil realizaram nada menos que 78% de todas as vendas online.
Uma participação tão grande como essa pode ser explicada pelas muitas vantagens e facilidades de se empreender digitalmente com esse modelo.
Praticamente qualquer pessoa pode abrir um marketplace para chamar de seu e começar a vender em plataformas vinculadas a grandes redes de lojas.
O modelo funciona como uma espécie de terceirização, em que as pessoas que se cadastram vendem produtos de grandes marcas, sendo comissionadas por isso.
O Brasil é o terceiro maior consumidor de redes sociais no mundo, registrando em média 46 horas por mês nesse tipo de plataforma, segundo a pesquisa Tendências de Social Media 2023, da Comscore.
São 131,5 milhões de brasileiros conectados, o que faz das redes sociais um terreno vasto para se abrir um negócio digital.
No Facebook e Instagram, duas das redes mais acessadas, é possível inclusive abrir uma loja online, já que ambas contam com suas próprias plataformas de e-commerce.
Já no YouTube, a rede social mais acessada pelos brasileiros, as possibilidades vão desde vídeos educativos até videocasts e outros do tipo unboxing, em que produtos são retirados de suas embalagens e testados, algumas vezes ao vivo.
A web é um território amplo, com espaço para se criar um negócio digital nos mais variados nichos.
O mesmo vale para a produção de conteúdo, que pode servir tanto para propósitos comerciais quanto informativos.
Seja qual for o seu segmento, tenha certeza de que existe sempre a possibilidade de divulgar produtos e serviços por meio de conteúdos multimídia.
Podem ser vídeos, imagens e conteúdo por áudio, como nos podcasts, mas é o conteúdo escrito que ainda apresenta os melhores resultados, por meio da Otimização para Motores de Busca (SEO).
Investir em um negócio digital baseado no conteúdo é também uma forma de começar a ganhar dinheiro na web pela promoção e venda de infoprodutos.
E-books, guias, infográficos e cursos online são algumas das alternativas para quem tem conhecimento aprofundado em alguma área e deseja aumentar a renda com isso.
Nesse caso, é preciso não só desenvolver conteúdos que sejam relevantes, como também aplicar as técnicas de SEO para promover esses conteúdos a fim de gerar conversões.
Os infoprodutos são, ainda, uma maneira de atrair audiência qualificada para blogs e sites, mantendo assim o chamado funil de vendas sempre congestionado de leads.
Dizer quais os melhores negócios digitais não é uma tarefa difícil, se considerarmos a relação custo-benefício.
Nesse caso, o marketing de afiliados é seguramente uma opção das mais vantajosas, demandando investimentos muito baixos ou perto do zero.
Trata-se de um modelo de negócio digital em que um parceiro recebe comissões em troca de indicações que levem a vendas, visitas ou preenchimento de formulários em sites de terceiros.
Grandes redes varejistas recorrem a esse formato para ampliar sua rede de promotores sem ter que fazer grandes investimentos na sua força de vendas.
Para quem se afilia, a vantagem é poder gerar renda sem precisar estar à frente de um negócio próprio, com todas as suas responsabilidades e desafios.
Outra opção para os que têm conhecimentos avançados em alguma área é criar cursos online.
Em plataformas como o Coursera e Coursify, por exemplo, é possível criar cursos completos, que podem ser disponibilizados on demand, ao vivo ou em aulas assíncronas.
Os tempos são de consumidor omnichannel, cujo comportamento exige das empresas atenção ininterrupta a todos os seus canais de comunicação.
Em alguns casos, são milhares de clientes conectados, demandando um esforço de alta performance para que todos recebam a merecida atenção quando assim for solicitado.
A gestão de comunidades é, nesse aspecto, uma oportunidade de começar um negócio digital, por meio de serviços web automatizados ou ao vivo.
As possibilidades são várias, desde a gestão de contatos telefônicos até o atendimento ao vivo por chat ou redes sociais.
Os recentes avanços na inteligência artificial generativa permitiram que até pessoas leigas possam programar e desenvolver seus próprios aplicativos e sites.
É mais uma oportunidade para começar um negócio digital do zero, criando apps que atendam a demandas específicas.
Também é uma oportunidade de aproveitar o conhecimento em algum tipo de serviço, disponibilizando-o na forma de aplicativo.
Por exemplo, quem é personal trainer pode desenvolver uma app que ajude as pessoas a controlar os seus treinos e até a se alimentar.
O marketing digital é e será por muito tempo a vertente mais lucrativa e o meio onde o retorno sobre o investimento é mais rápido, se comparado com o marketing convencional.
Sites, blogs, streamings, vídeos e conteúdos escritos são alguns dos formatos que costumam gerar bons resultados, desde que estejam otimizados com técnicas de SEO.
Um negócio digital, a partir do que vimos, é mais rápido e fácil de abrir, o que por outro lado não significa que não haja etapas a serem seguidas.
A exemplo de outras modalidades de empreendimento, uma atividade produtiva, mesmo na web e a custo zero, precisa de um planejamento para ser operacionalizada.
Resumidamente, estas são as etapas:
Vimos que a inteligência artificial está abrindo novas possibilidades de se fazer negócios, como nunca antes se viu.
Assim, espera-se que os negócios digitais cresçam a altas taxas todos os anos, em razão não só da evolução da tecnologia como do aumento no mercado consumidor.
Nesse cenário, conhecer os impactos da inteligência artificial nos negócios faz toda a diferença e, quem souber tirar proveito deles, vai sair na frente.
Agora que você sabe o que é um negócio digital, fica uma outra questão: como se preparar para empreender e desenvolver uma ideia?
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Referências:
https://exame.com/negocios/cada-vez-mais-conectadas-75-das-pequenas-empresas-usam-canais-digitais-para-ampliar-vendas/
https://revistapegn.globo.com/negocios/noticia/2024/01/numero-de-e-commerces-em-atividade-no-brasil-cresce-165percent-maioria-e-operada-por-apenas-uma-pessoa.ghtml
https://www.conversion.com.br/blog/relatorio-ecommerce-mensal/
https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/e-commerce-brasileiro-alcanca-r-442-bilhoes-em-2024-revela-abcomm
https://www.rdstation.com/blog/ecommerce/maiores-marketplaces-do-brasil/
https://www.comscore.com/por/Insights/Apresentacoes-e-documentos/2023/Tendencias-Digitais-2023
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