Share

Liderança liberal: entenda o que é, vantagens, desafios e exemplos

11 de março 2024, 16:00

Gestor fazendo anotações em post-it sobre liderança liberal

Poucos modelos de gestão de equipes são tão alinhados com o espírito dos tempos atuais quanto o da liderança liberal.

Com a internet e o movimento de transformação digital, as pessoas tornaram-se cada vez mais autônomas e empreendedoras, graças ao amplo acesso à informação.

Não por acaso, a quantidade de empresários individuais no Brasil aumentou 10 vezes só na última década.

Neste contexto, é importante entender do que se trata a liderança liberal.

Leia este artigo até o final para conhecer as características, as diferenças, as vantagens, os desafios e muito mais.

Veja os tópicos abordados:

  • O que é liderança liberal?
  • Como a liderança liberal funciona na prática?
  • Principais características da liderança liberal
  • Vantagens da liderança liberal
  • Existem desvantagens?
  • Desafios da liderança liberal
  • Exemplos de líderes liberais famosos
  • Empresas que adotam a liderança liberal
  • Liderança liberal x outros estilos de liderança
  • Aprenda mais sobre liderança liberal com o MBA em Gestão Empresarial da FIA.

Avance na leitura e entenda quais são as características da liderança liberal no ambiente corporativo.

Leia também:

O que é liderança liberal?

Liderança liberal, ou laissez faire, é um estilo de liderança que enfatiza a capacidade de cada colaborador de se autogerir, tomando decisões sem a necessidade de supervisão ou de permissão.

Para um líder liberal, as pessoas são profissionais o bastante para decidir como realizar o seu trabalho da melhor forma.

Eles pautam sua liderança não pelo controle absoluto, mas pela crença em valores como criatividade, autonomia e liberdade de escolha.

As pessoas são livres para escolher, logo, são também capazes de aceitar as responsabilidades sobre suas próprias decisões.

Como a liderança liberal funciona na prática?

Nas empresas que adotam a liderança liberal, as funções de chefia e de supervisão se baseiam mais na cultura da facilitação e não do controle.

Os exemplos de liderança liberal mostram que, na maioria das situações, o papel de um gestor não é dizer o que fazer, mas apenas sugerir alternativas.

É um modelo de liderança que parte do pressuposto de que, em uma equipe, as pessoas já sabem muito bem como realizar o seu trabalho.

Principais características da liderança liberal

A dimensão exata do que é liderança liberal é melhor compreendida a partir do conhecimento de algumas das suas características.

Liderar é uma competência que requer habilidades e conhecimentos aprofundados não só sobre a parte técnica de uma área, mas também em relacionamento.

Um líder liberal que atua com TI, por exemplo, tem que saber também como lidar com pessoas.

Veja a seguir o que torna uma liderança liberal na real acepção do termo.

Autonomia e confiança

Gestor explicando sobre o que é liderança liberal
Existem diversas vantagens que a liderança liberal pode proporcionar

Uma das características da liderança liberal inconfundíveis é a ampla concessão de autonomia para os liderados.

O líder liberal é um facilitador, alguém que faz parte de um time não para chefiar, mas para apontar caminhos.

É como se as pessoas escolhessem o líder e não o líder escolhesse as pessoas.

Essa aparente inversão de ordem gera um sentimento de confiança mútua, já que os profissionais sabem que quem está à frente do time é alguém que lhes dá autonomia.

Delegação de responsabilidades

Ser liberal na liderança é delegar responsabilidades.

O líder deixa de centralizar o poder de decisão, distribuindo entre os profissionais de sua equipe a maior parte das tarefas.

É verdade que, em certos casos, ele ainda detém a palavra final em certos assuntos, mas ainda assim, esse poder é reduzido ao mínimo e só em questões de muita relevância.

É como um regime democrático no real sentido da palavra, já que o processo decisório nunca é centralizado.

Flexibilidade e espaço para inovação

Não surpreende que o modelo de liderança liberal seja um dos mais praticados em empresas que demandam muita agilidade e inovação em seus processos.

Em áreas como TI, desenvolvimento de softwares e tecnologia em geral, essa é a forma mais amplamente usada para formar e gerir times.

Afinal, foi em empresas tecnológicas que nasceu a conhecida metodologia e filosofia Ágil, que a partir dos anos 2000 se disseminou mundo afora em empresas de diversos ramos.

Nela, prevalece a flexibilidade na gestão, de modo a gerar resultados com mais rapidez e alinhados às expectativas do cliente.

Comunicação aberta e feedback

Um dos muitos pontos positivos no estilo liberal de liderar é que, para existir, ele precisa de canais de comunicação muito mais abertos.

As pessoas ficam muito mais à vontade para expor suas ideias e pensamentos, já que não há um chefe “todo poderoso” vigiando-as sistematicamente.

Existe certo espaço para o erro, ainda que limitado, que em outros modelos de liderança talvez não fosse tolerado.

Para um líder liberal, as falhas são uma oportunidade de aprender, não só para quem as comete, como para quem está ao redor.

Respeito pela individualidade

Não faria sentido que as empresas hoje valorizassem questões como a interseccionalidade e a diversidade sem um profundo respeito às individualidades e às minorias.

O líder liberal está imbuído desses valores e mantém um ouvido e um olhar sempre atento às questões que realmente importam, não importa quem esteja envolvido.

A empresa ou setor que conta com uma liderança assim sabe que terá à frente das pessoas alguém que valoriza o ser humano, não importa sua condição social, cor ou orientação sexual ou religiosa.

Vantagens da liderança liberal

Gestora conhecendo as vantagens da liderança liberal
Exemplos de liderança liberal

As empresas não abraçariam a liderança liberal se ela não proporcionasse resultados reais, principalmente no campo dos relacionamentos.

A propósito, a liderança tóxica, antítese da liberal, é um problema no Brasil, detectada em 80% das empresas, como aponta uma pesquisa publicada na Folha de São Paulo.

Vale destacar que o estudo se concentra no nicho dos executivos, ou seja, de profissionais sêniores.

A liderança liberal pode ser uma resposta ao desafio de acabar com as lideranças tóxicas, agregando várias vantagens, como veremos a seguir.

Aumento da autoestima

Como revela a já citada matéria da Folha, um dos muitos problemas das lideranças nas empresas brasileiras hoje é a postura flagrantemente voltada para constranger e até humilhar.

Os maus líderes que pensam e agem assim acreditam que diminuir a importância ou o valor do trabalho dos outros é o caminho para se destacarem em suas funções.

Mal sabem eles que, dessa forma, estão pavimentando o caminho para o fracasso não só da equipe, como do seu próprio.

A liderança liberal, por sua vez, atua em sentido oposto, valorizando o trabalho de cada membro de uma equipe, aumentando assim a autoestima de cada um.

Agilidade nas decisões

A liderança liberal bebe na fonte da metodologia Ágil, como vimos.

Ela valoriza as entregas em tempo hábil, em vez do excesso de burocracia e de documentação, como preconiza o Manifesto Ágil.

Com mais autonomia individual, as pessoas não precisam mais ficar o tempo todo submetendo o resultado de seus esforços a um chefe centralizador.

Assim, os projetos ganham muito mais agilidade e o próprio líder encontra mais espaço para tomar suas decisões sem ter que se preocupar o tempo todo se fulano fez o que tinha para fazer.

Resultados mais rápidos

Logicamente, uma equipe comandada por um líder liberal tende a apresentar resultados em um período de tempo muito mais curto que o usual.

Como vimos, isso se deve muito ao ganho em autonomia que cada profissional tem, e pela valorização dos indivíduos dentro de cada equipe.

Fim do microgerenciamento

O estilo de liderança liberal é fortemente orientado para resultados.

Nesse aspecto, não há tempo para a prática nociva da microgestão, conhecida informalmente nas empresas como “picuinha”.

As equipes geridas pela perspectiva liberal estão mais focadas no que realmente importa, e não em disputas de ego a partir de questões irrelevantes.

A partir do momento em que cada um é livre para desempenhar o seu trabalho, cria-se a sensação de que não vale a pena se preocupar com assuntos que podem ser resolvidos de forma simples e direta.

Existem desvantagens?

Para certas empresas, a liderança liberal chega a ser uma utopia.

De fato, ela sugere um cenário quase de sonho, já que, em tese, prevalece nesse estilo de liderança a harmonia e a boa convivência.

Por isso, é um modelo que não é tão indicado para empresas com cultura de chefia centralizadora fortemente enraizada.

Se implementada sem um preparo ou uma cultura que favoreça sua consolidação, a liderança liberal pode dar margem para uma série de problemas.

As pessoas podem, por exemplo, começar a achar que “vale tudo” – ou, em sentido oposto, se sentirem inseguras quanto ao que fazer, com medo de julgamentos.

Afinal, nos lugares em que a liderança sempre foi autocrática ou centralizadora, as pessoas não estão habituadas à autonomia.

Por isso, é preciso cuidado ao implementar a liderança liberal, para que o feitiço não vire contra o feiticeiro.

Desafios da liderança liberal

Equipes e empresas que trabalham orientadas por líderes liberais praticam a autogestão.

Significa que cada membro deve estar ciente das suas responsabilidades, que por sua vez devem ser cumpridas sem a necessidade de supervisão ou cobranças.

A governança não deixa de existir, mas junto a ela existe também o compartilhamento de responsabilidades.

Essa liberdade é um ponto positivo, mas coloca um desafio para a implementação da liderança liberal, que é estabelecer limites.

Não por acaso, esse modelo de liderança cai melhor em times ou empresas com profissionais mais maduros e habituados a trabalhar de forma independente.

Exemplos de líderes liberais famosos

O que não faltam são exemplos de liderança liberal para inspirar e guiar empresas que planejam adotar esse estilo de gestão.

Vamos ver alguns dos mais conhecidos.

  • Na política, a ex-ministra britânica Margaret Thatcher tornou-se conhecida por levar o laissez faire ao extremo, ao privatizar diversas empresas públicas
  • No mundo corporativo, Elon Musk é outro exemplo de líder que faz e deixa os outros fazerem
  • Entre as empresas, são bons exemplos de estilos liberais de gestão o Google, Facebook, Spotify e instituições de ensino como a Universidade de Stanford e de Oxford.

Empresas que adotam a liderança liberal

Tomando como referências as características da liderança liberal, não é difícil detectar empresas de ponta adotando esse modelo em suas práticas, políticas e estratégias.

Como vimos, encabeçam a lista de organizações desse tipo o Google, Facebook e Spotify.

No Brasil, as fintechs também seguem muitos dos preceitos liberais de liderança, como Nubank, Neon e outras.

Liderança liberal x outros estilos de liderança

Apesar da proposta interessante, a liderança liberal não é melhor nem pior que os outros modelos.

Como vimos, suas características casam bem com um certo tipo de perfil profissional e de empresa, mas não é indicada para determinados contextos.

Fica mais fácil de entender fazendo um breve comparativo com outros estilos de liderança comumente aplicados nas empresas.

Liderança autocrática

Se há um modelo ao qual o estilo de liderança liberal se opõe é o da liderança autocrática, no qual o líder tem a palavra final e só ele pode tomar decisões.

Embora não pareça muito “simpático” esse modelo tem o seu valor, podendo ser útil em contextos de crise ou em empresas com processos pouco organizados.

Liderança democrática

Em um outro espectro, temos a liderança democrática, essa sim, bem próxima da liderança liberal na maneira de lidar com as pessoas e os processos decisórios.

Na verdade, há poucas diferenças entre um estilo e outro, sendo talvez a liderança democrática diferente apenas na maneira um pouco mais “formal” de exercer a autonomia.

Liderança transformacional

O laissez faire, ou seja, o “deixar fazer”, pode não ser tão útil em situações nas quais as pessoas não se encontram motivadas o bastante para dar o seu melhor.

Para esses casos, a liderança transformacional pode ser mais indicada, já que o foco é justamente inspirar as pessoas por meio da liderança positiva e encorajadora.

Liderança situacional

Por sua vez, a liderança situacional é aquela na qual o líder vai se moldando ao contexto, respondendo de diferentes maneiras a diferentes situações.

Ele pode ser mais liberal em um momento e autocrático em outro, se assim for necessário.

Aprenda sobre liderança liberal com o MBA em Gestão Empresarial da FIA

Executiva satisfeita após aprender sobre liderança liberal
Avance na carreira e aprenda sobre liderança liberal

Um líder completo não se faz sem uma formação à altura dos desafios do mercado.

Essa formação você encontra no Advanced MBA Gestão Empresarial, com aulas noturnas nos campi da FIA, ou em regime EAD, com aulas online ao vivo.

Avance na carreira e nos negócios, em um curso feito para quem quer liderar e se destacar!

Conclusão

A liderança liberal é um avanço, mas como vimos, não é para qualquer empresa.

Para que ela nasça e de se desenvolva, é preciso uma cultura orientada para o respeito ao indivíduo e pessoas com forte senso de responsabilidade e ética.

Leia os artigos publicados no blog da FIA e esteja um passo à frente.

Referências:

https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2023/02/15/numero-de-empreendedores-individuais-no-brasil-aumenta-10-vezes-em-uma-decada.ghtml
https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2022/07/chefes-toxicos-atingem-8-em-cada-10-executivos.shtml
https://sebraepr.com.br/comunidade/artigo/lideranca-liberal
https://www.gov.br/transportes/pt-br/assuntos/portal-da-estrategia/artigos-gestao-estrategica/quais-os-tipos-de-lideranca-conheca-alguns-modelos
https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/entre-5-estilos-de-lideranca-qual-e-o-seu,be72b495ea028810VgnVCM1000001b00320aRCRD

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEM TEMPO PARA LER AGORA?
Sobre a FIA Business School:

Com um olhar sempre no futuro, desenvolvemos e disseminamos conhecimentos de teorias e métodos de Administração de Empresas, aperfeiçoando o desempenho das instituições brasileiras através de três linhas básicas de atividade: Educação Executiva, Pesquisa e Consultoria.

CATEGORIAS
POSTS EM DESTAQUE
FIQUE POR DENTRO!

Condições de parcelamento

Valor do curso

Valor do curso para empresa parceira

à vista

R$ 42.900,00

R$ 30.030,00

12 x

R$ 3.694,00

R$ 2.585,65

18 x

R$ 2.507,00

R$ 1.754,51

24 x

R$ 1.914,00

R$ 1.339,21

30 x

R$ 1.558,00

R$ 1.090,24

Condições de parcelamento

Valor do curso

Valor do curso para empresa parceira

à vista

R$ 45.400,00

R$ 31.780,00

12 x

R$ 3.910,00

R$ 2.736,33

18 x

R$ 2.653,00

R$ 1.856,76

24 x

R$ 2.025,00

R$ 1.417,25

30 x

R$ 1.649,00

R$ 1.153,78