Os infoprodutos estão bombando, como mostram as previsões para esse mercado que cresce a olhos vistos.
O momento é mais que favorável para começar um negócio nesse segmento repleto de oportunidades.
Em 2019 só o e-learning, uma de suas modalidades, movimentou US$ 200 bilhões. Em 2026, esse volume deve praticamente dobrar, chegando a quase US$ 400 bilhões (dados em inglês).
Os números animam, mas para ter sucesso nesse mercado, é preciso estar pronto para lidar com uma concorrência acirrada.
Afinal, ideias de infoprodutos e produtos digitais não faltam, mas tão importante quanto uma boa ideia é saber tirá-la do papel.
Comece lendo este texto e descubra como explorar o nicho de infoprodutos em todo o seu potencial.
Leia também:
Transformação Digital: O que é, Principais Causas e Impactos
Inclusão digital: o que é, importância e como devemos promover?
Educação Digital: o que é, impactos e tipos de tecnologia
Infoprodutos são produtos digitais que contêm informações ou conhecimentos específicos, comercializados e entregues em formato digital, como ebooks, cursos online, podcasts e webinars, entre outros.
Eles são criados para educar, instruir, entreter ou resolver problemas do público-alvo, geralmente distribuídos pela internet.
Os infoprodutos permitem que pessoas compartilhem conhecimento de forma escalável e monetizem sua expertise, alcançando um amplo número de pessoas interessadas no tema.
Os produtos digitais englobam uma vasta gama de soluções online, todas elas baseadas no desenvolvimento e entrega de conteúdo.
Ou seja, tudo que pode ser lido, escutado ou assistido na internet é, de certa forma, um infoproduto.
A diferença é que alguns são monetizados diretamente enquanto outros são disponibilizados de forma gratuita, como é o caso deste texto que você está lendo.
Conheça a seguir outros tipos de infoprodutos, entenda o que é infoproduto e como eles podem ser explorados em uma estratégia de vendas online.
Um podcast é uma forma de mídia digital que consiste em episódios de áudio, disponíveis para streaming ou download.
Ele pode ser explorado como um infoproduto, como um veículo para divulgar informações, entretenimento ou conhecimento especializado em formato de áudio.
Os podcasts podem abranger uma ampla variedade de tópicos, desde educação e negócios até esportes e cultura.
Como infoproduto, um podcast pode ser monetizado por patrocínios, publicidade, venda de episódios premium ou acesso exclusivo a conteúdo adicional.
Se você ainda não conhece esse formato, acesse o FIACAST e confira conteúdos exclusivos com nossos professores, que explicam como gerar resultados sustentáveis nos negócios.
Com a massificação da internet por dispositivos móveis, as pessoas passaram a ter muito mais acesso à informação.
Assim, elas passaram a consumir conteúdos até mesmo enquanto estão em movimento, seja caminhando, correndo e até dirigindo.
Assim, popularizaram-se formatos como o de audiobook, que nada mais é do que uma versão em áudio de um livro, narrado por profissionais ou pelo próprio autor.
Como infoproduto, um audiobook pode ser explorado como uma forma conveniente de consumir conteúdo, divulgando informações especializadas, treinamentos, guias práticos ou narrativas ficcionais.
Um dos infoprodutos mais conhecidos no mercado são os livros digitais, os chamados ebooks.
Sua popularidade se explica por serem acessíveis em dispositivos eletrônicos como tablets, smartphones ou leitores de ebooks.
Essa é uma maneira conveniente de ler livros, artigos, guias ou qualquer forma de conteúdo escrito que possa ser armazenado digitalmente.
Um ebook pode ser explorado comercialmente na web para compartilhar informações, oferecer dicas práticas, fornecer orientações passo a passo ou contar histórias envolventes.
Também pode ser vendido em plataformas online, permitindo que os autores monetizem seu conhecimento e alcancem um público amplo.
Quem nunca precisou de uma planilha ou modelos para fazer apresentações?
Pois esses são alguns exemplos de programas e soluções que podem ser explorados na forma de templates e modelos prontos.
São recursos pré-formatados e prontos para uso, criados para facilitar tarefas específicas ou agilizar processos.
Como infoprodutos, eles podem ser explorados como soluções práticas para diversas áreas, como design gráfico, planilhas financeiras, apresentações e currículos, entre outros.
Os programas de coaching online podem ser um canal para dar orientação e suporte personalizados em áreas específicas, como carreira, saúde e relacionamentos.
Esses programas podem ser explorados como infoprodutos ao oferecerem uma combinação de recursos como sessões de coaching em grupo ou individuais, materiais de apoio, exercícios práticos e suporte contínuo.
Os programas de coaching online permitem que os clientes acessem orientação ou aulas de qualquer lugar, com a vantagem da flexibilidade de horário.
Na mesma linha das videoaulas, os tutoriais em vídeo online são infoprodutos que dão instruções visuais passo a passo sobre como realizar determinadas tarefas ou adquirir habilidades específicas.
Áreas como culinária, artesanato, música e tecnologia são algumas das que podem ser exploradas como infoprodutos educativos.
A exemplo de outros tipos de infoprodutos, os tutoriais podem ser comercializados em plataformas online, permitindo que os espectadores aprendam no seu próprio ritmo.
Também facilitam por permitir que o material seja acessado sempre que necessário, em aulas assíncronas que facilitam o processo pedagógico.
As pessoas estão o tempo todo em busca de soluções e recursos prontos para uso, automatizados ou personalizáveis, para auxiliar em atividades como gestão financeira, organização pessoal e análise de dados.
Por que não aproveitar para resolver as dores das pessoas e ainda fazer disso um meio de subsistência?
Planilhas podem ser vendidas como templates, em categorias como organização financeira, cálculo de juros em investimentos, planejamento para viagens e muito mais.
Sem contar os apps que podem ser desenvolvidos e vendidos nas plataformas para download como Google Play e Apple Store.
Segundo um estudo de mercado divulgado pelo site Influencers Club (em inglês), o infoproduto mais vendido na web são os cursos online, com 35% das vendas.
Ebooks vêm em segundo lugar, com 7,3%, seguidos dos livros de receitas (cookbooks), com 3,8% do mercado.
Por aí, você já tem algumas ideias de infoprodutos que podem ser facilmente explorados para começar a vender.
Comece pensando no tipo de conhecimento que você tem e que pode ser transformado em um curso ou um ebook.
Se você for bom de cozinha, as pesquisas mostram que a venda de receitas também é uma boa possibilidade de faturar com infoprodutos.
Produtos digitais fazem sucesso porque são relativamente fáceis de distribuir e consumir.
Você não vai precisar de altos investimentos para criar, por exemplo, um template ou um ebook.
O mais importante é ter algum conhecimento para ser passado e um mínimo de intimidade com tecnologia, design e marketing digital – e se não tiver, pode contar com ajuda especializada.
Falando em marketing, essa é uma das partes mais importantes em um negócio baseado em infoprodutos.
Confira na sequência o que fazer para começar a empreender nesse segmento, vender seus conteúdos online e promovê-los para as pessoas certas.
Antes de começar a vender, você vai precisar saber para quem seus infoprodutos serão disponibilizados.
Para isso, será necessário identificar e compreender as características demográficas, interesses, necessidades e comportamentos do seu público-alvo.
Isso pode ser feito por meio de pesquisas, análise de dados e interação direta.
Outra estratégia de negócios fundamental é criar personas que representem seu público ideal, a fim de segmentá-lo.
Ao conhecer seu público-alvo, você pode personalizar sua estratégia de marketing, adaptar o conteúdo do seu infoproduto e definir os canais de comunicação mais eficazes.
Isso ajuda a direcionar suas mensagens e ofertas de forma precisa, aumentando as chances de sucesso.
Não se esqueça ainda do plano de negócios para o seu empreendimento online, no qual devem estar contemplados os seus principais aspectos estratégicos.
Depois de criar um infoproduto, você vai precisar fazer com que as pessoas tomem conhecimento dele.
Veja algumas técnicas para isso:
O marketing digital é um canal indispensável para promover e vender infoprodutos, com destaque para o SEO, que desempenha um papel central para garantir visibilidade orgânica de um site ou página de vendas.
Para isso, otimize seu conteúdo com palavras-chave relevantes, crie meta descrições persuasivas e melhore a experiência do usuário (UX), utilizando ferramentas como o Keyword Planner do Google, Google Analytics e Ubersuggest.
Nas redes sociais, compartilhe conteúdo relacionado ao seu infoproduto, interaja com seu público e promova o conteúdo com postagens patrocinadas para alcançar um público mais amplo.
Use também anúncios pagos em plataformas como Google Ads e Facebook Ads, segmentando corretamente seu público-alvo e direcionando-os para sua página de vendas.
Como aponta uma pesquisa publicada no site Globe Newswire (em inglês), nada menos que 95% das pessoas procuram saber opiniões de outros consumidores antes de comprar.
Assim, aproveitar as opiniões dos clientes é uma estratégia poderosa para promover infoprodutos.
Peça depoimentos e avaliações dos clientes satisfeitos e exiba-os em seu site, nas redes sociais e nas páginas de vendas.
Lembre-se que os depoimentos reais aumentam a credibilidade do seu infoproduto e ajudam a construir confiança com potenciais compradores.
Então, sempre que puder, encoraje os clientes a compartilharem suas experiências positivas nas redes sociais.
Em se tratando de marketing, relacionamento é tudo.
Com a venda de infoprodutos, não é diferente.
Esteja sempre pronto para dar suporte personalizado, respondendo prontamente às perguntas e solucionando eventuais problemas que os clientes apresentarem.
Mantenha um diálogo constante com sua base de clientes, por meio de e-mails, grupos de discussão ou redes sociais, compartilhando dicas, atualizações e ofertas exclusivas.
Incentive o feedback e faça ajustes com base nas necessidades dos clientes.
Além disso, ofereça programas de fidelidade ou recompensas para incentivar a lealdade e o boca a boca.
Assim, o relacionamento será sempre uma fonte de receitas e de satisfação para você e seus futuros clientes.
Infoprodutos são criados sempre com base em algum tipo de conhecimento.
O que fazer, então, quando faltam ideias ou não há em um primeiro momento um nicho para explorar?
Veja a seguir três dicas que vão ajudar a direcionar seus esforços e a estabelecer metas em suas futuras estratégias comerciais.
Não se pode esperar que as vendas fluam quando não se sabe para quem vai vender.
Na internet, você pode começar a identificar seu público, recorrendo à análise de dados e pesquisas de palavras-chave.
Também pode monitorar tendências por meio da participação ativa em comunidades online relacionadas ao seu nicho.
Observe então as perguntas frequentes, problemas não resolvidos ou lacunas de informação.
O mapeamento do público por si só já pode dar pistas sobre quais infoprodutos poderão ser explorados e quais conteúdos podem fazer mais ou menos sucesso.
Digamos, por exemplo, que você detectou que as pessoas estão em busca de respostas para perder peso e ganhar massa muscular.
A partir disso, você já tem o que precisa para começar a organizar os conteúdos que deverão compor seus infoprodutos.
Uma estratégia de marketing não pode abrir mão de destacar o valor agregado e isso se aplica aos infoprodutos.
Procure avaliar honestamente que tipo de solução você está entregando e como essa solução se diferencia daquilo que os concorrentes oferecem.
Por exemplo, as pessoas que estão transmitindo conhecimento têm ampla experiência e formação reconhecida?
O design de seus conteúdos é atraente e facilita o entendimento?
Por fim, procure sempre adotar o ponto de vista do cliente, consumindo seus próprios infoprodutos, a fim de detectar eventuais inconsistências ou lacunas.
Depois de desenvolver infoprodutos, será hora de disponibilizá-los online para venda.
Existem diversas plataformas digitais em que você pode fazer isso – vamos ver cinco delas a seguir.
A Hotmart é uma plataforma líder no mercado de infoprodutos, oferecendo diversas vantagens para quem deseja vender produtos digitais.
Com uma ampla base de usuários, você terá a oportunidade de alcançar um público maior já de cara, potencializando suas vendas.
A plataforma também oferece uma infraestrutura completa, permitindo que você crie, hospede, venda e entregue seus infoprodutos em um só site.
Também disponibiliza ferramentas de marketing integradas, como funis de vendas e programas de afiliação, que ajudam a impulsionar suas estratégias de divulgação e aumentar a visibilidade do seu produto.
Uma das principais vantagens da Monetizze é a possibilidade de integrar diferentes formas de pagamento.
Além disso, a plataforma se destaca pela segurança nas transações, com criptografia de dados e prevenção contra fraudes.
Também oferece suporte técnico especializado e ferramentas de marketing, como programas de afiliação, e um dashboard intuitivo para o acompanhamento das vendas e resultados.
A grande base de usuários da Udemy faz dela uma opção quase obrigatória para quem pretende vender cursos online.
Isso sem contar que a infraestrutura completa para criar e hospedar cursos, incluindo ferramentas de edição de vídeo, recursos de comunicação com os alunos e suporte técnico.
A Udemy também disponibiliza soluções em marketing, como programas de afiliação e cupons promocionais, para impulsionar as vendas e atrair novos alunos.
Uma alternativa em plataforma para venda de cursos é a Eduzz, que se diferencia pela flexibilidade dos tipos de produtos digitais que podem ser comercializados, abrangendo desde cursos online até ebooks e palestras.
Outro ponto positivo são os recursos de marketing, como programas de afiliação e integração com ferramentas de automação, que permitem expandir o alcance e impulsionar as vendas dos infoprodutos.
O suporte técnico especializado e o acompanhamento das métricas de vendas também são vantagens dessa plataforma com quase 10 anos no mercado.
A Coursify.me é uma plataforma de ensino online que oferece diversas vantagens para aqueles que pretendem explorar infoprodutos.
Uma das principais vantagens é a facilidade de uso da plataforma, que permite criar cursos online de forma simples e intuitiva, mesmo para quem não tem conhecimentos técnicos avançados.
Além disso, a Coursify.me disponibiliza recursos de personalização, permitindo que você crie um ambiente de aprendizado único e alinhado com sua marca.
Sim, a julgar por uma pesquisa publicada pela Forbes, segundo a qual, até 2025, o mercado de e-learning deve chegar a US$ 325 bilhões (em inglês).
Além disso, até 2026, o mercado de ebooks deve crescer 28%, saltando de US$ 18 bilhões para US$ 23,1 bilhões.
Portanto, possibilidades de lucrar não faltam para quem quer aproveitar o mercado de infoprodutos e todos os recursos oferecidos pelas principais plataformas do mercado.
Este conteúdo abordou o que é infoproduto e como explorar o seu mercado.
Infoprodutos são uma alternativa inteligente para ganhar dinheiro, em especial para quem já tem algum tipo de conhecimento para passar.
Como vimos ao longo do texto, não faltam alternativas para faturar, aproveitando a constante expansão do mercado.
Aprenda mais sobre empreendedorismo, negócios e outros temas que fazem a diferença, lendo os artigos publicados no blog da FIA.
Um plano de continuidade de negócios (PCN) é uma estratégia essencial para minimizar impactos e…
Descubra o que é flexibilidade no trabalho e como essa tendência está transformando empresas, atraindo…
O futuro do trabalho em 2025 apresenta mudanças importantes para empresas e profissionais. Descubra as…
A ética na IA envolve princípios e práticas que orientam o uso responsável dessa tecnologia…
A auditoria externa é uma análise detalhada das finanças empresariais, garantindo precisão e conformidade com…
A matriz de materialidade é um método de grande utilidade para as empresas que têm…