Uma equipe multidisciplinar é um grupo composto por profissionais de diversas áreas do conhecimento que trabalham juntos para alcançar um objetivo comum, combinando suas habilidades e especialidades para obter soluções mais eficazes.
Um bom exemplo disso são os setores de Finanças e Contabilidade.
Embora tenham funções diferentes, os profissionais das duas áreas precisam estar sempre “trocando figurinhas”.
Trabalhar com uma equipe multidisciplinar traz vantagens competitivas consideráveis, já que a empresa investe no ativo mais valioso de todos: o capital humano.
Ao longo deste texto, vamos avançar no conceito para explicar o que é uma equipe multidisciplinar, como selecionar profissionais multidisciplinares e as vantagens desse modelo.
Confira os tópicos abordados a partir de agora:
- O que é uma equipe multidisciplinar?
- Qual a diferença entre equipe multiprofissional e multidisciplinar
- Qual é o papel da equipe multidisciplinar?
- Quais são os benefícios de uma equipe multidisciplinar?
- Como formar e gerir um time multidisciplinar?
Acompanhe até o final para conhecer detalhes sobre o trabalho multidisciplinar e como colocá-lo em prática.
O que é uma equipe multidisciplinar?
Equipe multidisciplinar é toda aquela formada por profissionais que atuam em áreas distintas, mas interdependentes.
Dessa forma, cada um dentro da sua expertise, contribui para alcançar um objetivo comum.
A estratégia também se mostra como solução usada por empresas e projetos que precisam articular competências nas mais variadas condições para alcançar metas específicas.
Seria o caso de uma fintech que, para prestar seus serviços com excelência, precisa formar uma equipe composta por contadores, analistas de TI e especialistas em SEO, por exemplo.
Ou uma escola que reúne profissionais das áreas de psicologia e coaching para auxiliar os professores a identificar possíveis déficits pedagógicos em alunos.
Veja, portanto, que as possibilidades do trabalho multidisciplinar são muito variadas.
Qual a diferença entre equipe multiprofissional e multidisciplinar?
É relativamente comum entre profissionais de RH o uso dos termos multidisciplinar e multiprofissional como sinônimos.
Semanticamente, de fato, os termos se equivalem.
Eles podem ser utilizados para definir o mesmo objeto: uma equipe, projeto ou empresa formado por profissionais de diferentes especialidades.
No fim das contas, profissionais multidisciplinares são também multiprofissionais.
Não existe uma diferença em termos práticos, limitando-se apenas, nesse caso, a uma questão de preferência linguística e verbal.
Qual é o papel da equipe multidisciplinar?
A equipe multidisciplinar desempenha um papel fundamental ao identificar necessidades e estabelecer objetivos de negócio.
Ela também se encarrega de selecionar membros de diversas áreas, além de facilitar a comunicação, enquanto seus líderes gerenciam eventuais conflitos.
No dia a dia, trabalha de maneira coordenada, integrando conhecimentos diversos para alcançar objetivos comuns ou demandas pontuais.
Quais são os benefícios de uma equipe multidisciplinar?
Como mostra um estudo conduzido pela Embry-Riddle Aeronautical University (em inglês), o trabalho com equipes multidisciplinares traz desafios que acabam sendo compensados pelas vantagens.
Uma delas é a maior capacidade de solucionar problemas complexos que, de outra forma, travariam o avanço de um projeto.
Uma equipe multidisciplinar bem estruturada faz muita diferença, considerando as potencialidades desse modelo, como mostram os benefícios que vamos destacar a partir de agora.
Autonomia
O trabalho multidisciplinar bem coordenado permite que os membros tenham mais autonomia em suas áreas de especialização.
Cada profissional tem a liberdade de tomar decisões relacionadas ao seu campo de conhecimento, desde que tenham know-how reconhecido e comprovado.
Dessa forma, a equipe passa a confiar nas habilidades individuais de cada membro para realizar tarefas específicas sem a necessidade de supervisão constante.
Essa autonomia leva a uma distribuição mais equilibrada das responsabilidades e da carga de trabalho, tornando o processo mais dinâmico.
Engajamento
A colaboração entre membros de diferentes disciplinas cria um ambiente de trabalho mais envolvente, em que a realização dos objetivos depende do empenho de cada um.
Isso faz com que os profissionais se sintam valorizados por suas contribuições únicas, ficando mais motivados e comprometidos com o atingimento das metas.
O senso de propósito conjunto impulsiona o engajamento, pois todos reconhecem a importância dos seus papéis.
O resultado disso é um ambiente com mais positividade, onde os membros estão dispostos a investir tempo e esforço em busca de soluções sem precisar serem cobrados por isso.
Criatividade
A diversidade de conhecimentos e perspectivas em uma equipe multidisciplinar é um terreno fértil para a criatividade florescer.
A combinação de diferentes pontos de vista e abordagens permite a geração de ideias inovadoras.
Quem defende essa ideia é o autor de um artigo sobre como as empresas podem promover a criatividade (em inglês), no site da universidade de Harvard, Michael Blanding, para o site da Universidade de Harvard.
Otimização de processos
Uma equipe multidisciplinar é capaz de otimizar processos em razão da variedade de competências envolvidas.
Cada membro contribui com sua experiência para aprimorar os procedimentos existentes, identificar áreas de melhoria e implementar mudanças.
A colaboração entre disciplinas também ajuda a identificar gargalos e a encontrar soluções, tornando a operação mais fluida.
Isso é resultado do compartilhamento de conhecimento e da aplicação de abordagens interdisciplinares, que por sua vez agilizam rotinas e otimizam o uso do tempo e recursos.
Diversidade
A diversidade em uma equipe multidisciplinar é uma vantagem amplamente reconhecida, como sugere uma pesquisa publicada pela Universidade de Toronto (em inglês).
O estudo demonstra que equipes mais diversas têm um potencial maior para a inovação devido à ampla variedade de perspectivas e abordagens que cada membro traz.
A diversidade estimulada pela multidisciplinaridade aumenta a criatividade e, com isso, o leque de soluções possíveis, tornando-se um impulsionador para o sucesso.
Além disso, a diversidade promove a inclusão, contribuindo para a representatividade e a compreensão das necessidades em um time multidisciplinar.
Colaboração
A colaboração é uma característica intrínseca das equipes multidisciplinares, como evidencia um artigo publicado na revista da American Psychological Association (em inglês).
A autora Susan H. McDaniel enfatiza que a colaboração entre membros com diferentes habilidades e conhecimentos leva a resultados melhores do que a média.
Também destaca a necessidade de trabalhar em conjunto para alcançar metas comuns, estimulando a comunicação e a cooperação, gerando sinergia e melhores resultados em áreas nas quais a equipe multidisciplinar é mais presente, como na saúde, por exemplo.
Ampla perspectiva
A multidisciplinaridade profissional é também um caminho que leva à ampliação da visão das pessoas sobre um determinado desafio.
Sobre isso, um estudo publicado pela MIT Sloan Management Review (em inglês) destaca que a presença de membros de diferentes disciplinas dá uma perspectiva mais ampla sobre os desafios a serem enfrentados, no modelo batizado pelos autores de “X-Team”.
Essa ampla perspectiva acaba sendo uma vantagem a mais para a análise de problemas, já que considera as diversas variáveis e fatores que podem passar despercebidos em abordagens mais restritas.
Inovação
Quanto mais diversos forem os pontos de vista, visões e experiências, maiores as chances de sucesso em projetos voltados à inovação.
Isso porque a exposição a diferentes perspectivas e abordagens abre portas para soluções inovadoras, já que cada membro traz uma visão única para os desafios, fugindo ao senso comum das abordagens convencionais.
Essa é uma ideia também sustentada cientificamente, como exposto em uma pesquisa divulgada na Revista de Psicologia Aplicada (em inglês).
Soluções abrangentes
A busca por soluções abrangentes é quase um modus operandi das equipes multidisciplinares.
Ou seja, quando um time é formado por pessoas com diferentes backgrounds, as respostas tendem a ser mais completas.
Nesse caso, a variedade de habilidades e conhecimentos permite que a equipe aborde problemas de maneira holística, considerando diversos aspectos.
A colaboração permite a combinação de diferentes perspectivas, levando a respostas menos enviesadas.
Complementaridade
Em uma equipe multidisciplinar, vale o lema “um por todos e todos por um”.
Cada membro contribui com suas forças, compensando as fraquezas dos outros, criando assim uma sinergia que empodera a equipe na resolução de problemas complexos.
A diversidade de competências faz com que eventuais deficiências sejam mitigadas, potencializando habilidades que, isoladas, não poderiam ser aproveitadas.
Seria como um especialista em Business Intelligence que, junto a um neuropsicólogo, conseguisse resultados superiores em um estudo sobre o comportamento de compra, por exemplo.
Aprendizado mútuo
Equipes multidisciplinares promovem o aprendizado mútuo graças à interação entre membros com diferentes formações.
A troca constante de conhecimento e experiência enriquece as competências individuais, como vimos no exemplo citado no tópico anterior.
Esse aprendizado mútuo cria um ambiente de desenvolvimento contínuo, no qual a equipe se beneficia constantemente das perspectivas uns dos outros, melhorando sua capacidade de resposta ao longo do tempo.
É uma maneira indicada para implementar, por exemplo, uma cultura de melhoria contínua, com base nos princípios Kaizen.
Como formar e gerir um time multidisciplinar?
A formação de uma equipe multidisciplinar é por si só um desafio.
Não basta apenas juntar pessoas de diferentes especialidades achando que elas vão trabalhar em equipe.
É preciso que haja um propósito e um projeto bem estruturado que justifique o emprego dos melhores talentos, que não permanecerão em uma empresa de outra forma.
Veja a seguir como começar a estruturar um projeto multidisciplinar para atrair e reter os bons profissionais.
Identifique necessidades
O primeiro passo para formar e gerir um time multidisciplinar é identificar as necessidades específicas do projeto ou da situação em questão.
Isso requer uma análise cuidadosa dos desafios a serem enfrentados e das habilidades necessárias para superá-los.
Ao compreender claramente as necessidades, a gestão do negócio ou projeto pode identificar de quais tipos de profissionais e habilidades precisa e, assim, contratar as pessoas certas.
Defina objetivos claros
Uma equipe multidisciplinar sem um objetivo perde sua razão de ser.
Esses objetivos devem ser específicos, mensuráveis e alcançáveis, como proposto pelo modelo SMART.
Se bem definidos, eles vão servir como um ponto de referência para o progresso da equipe e ajudar a manter o foco nas metas a serem atingidas.
Dessa forma, a equipe terá um senso claro de direção e propósito, essencial para manter os membros alinhados em todas as etapas e desafios que venham a surgir.
Selecione membros de áreas variadas
A multidisciplinaridade profissional é uma condição “sine qua non” para o sucesso de uma equipe com essa pegada.
Afinal, a diversidade de perspectivas e competências enriquece a equipe, abrindo abordagens variadas para os desafios.
A seleção deve ser baseada nas habilidades e conhecimentos específicos necessários para alcançar os objetivos, garantindo que cada membro contribua dentro de suas capacidades.
Por exemplo, em um projeto de redução de desperdício, é indicado contar com especialistas em Lean Six Sigma de todas as graduações, desde o Yellow Belt ao Master Black Belt.
É também indicado que cada um desses profissionais seja especialista em um tipo de ferramenta ou processo.
Estabeleça canais de comunicação
A comunicação é a base de todo negócio de sucesso e um dos principais setores no back office de uma empresa.
No contexto de uma equipe multidisciplinar, é preciso criar canais de comunicação abertos desde o início, a fim de viabilizar os fluxos de trabalho, a troca de informações e a tomada de decisão.
Por se tratar de uma comunicação interna, demanda também reuniões regulares e o uso de ferramentas de colaboração online e comunicação presencial sempre que necessário.
Promova a colaboração
Como vimos, não basta apenas juntar pessoas com habilidades complementares achando que isso por si só vai estimulá-las a cooperar entre si.
É preciso que o senso de coletividade seja estimulado, o que deve partir sempre da direção da empresa ou do projeto.
As lideranças devem deixar claro que posturas egocêntricas, vaidades e interesses pessoais não terão vez e que as respostas devem ser encontradas sempre com base na colaboração.
Gerencie eventuais conflitos
Seria ingenuidade acreditar que uma equipe multidisciplinar terá uma convivência pacífica o tempo todo.
Na verdade, as divergências são até desejadas, já que estimulam o debate e a busca por respostas melhores.
O que não pode é deixar as divergências evoluírem para conflito aberto, a ponto de minar relacionamentos e a unidade da equipe.
Para evitar que isso aconteça, as lideranças devem ter pulso para agir e autoridade para colocar a casa em ordem, sempre na base do diálogo e do bom senso.
Valorize e reconheça as contribuições
Criar um ambiente onde os membros se sintam apreciados por suas realizações e esforços é parte do esforço de gestão de equipes multidisciplinares.
Reconhecer publicamente as conquistas e expressar gratidão pelas contribuições individuais fortalece o senso de pertencimento e incentiva a continuar colaborando ativamente.
Esse reconhecimento nem precisa ser dado materialmente, embora bônus e recompensas sejam bem-vindos.
Em muitos casos, basta apenas um elogio sincero para que um colaborador se sinta motivado por um bom tempo.
Avalie constantemente
Realizar avaliações regulares permite identificar áreas de melhoria e ajustar estratégias de acordo com as necessidades, que também mudam conforme o tempo passa.
Afinal, mesmo uma equipe multidisciplinar está sujeita a erros que, se corrigidos, tornam-se ferramentas valiosas para o aperfeiçoamento.
Nesse caso, a alta gestão precisa deixar claro que errar não é motivo para punição, já que só erra quem faz.
A partir disso, as avaliações tendem a ser menos enviesadas e punitivas, de modo a valorizar o crescimento profissional por meio de críticas edificantes.
Promova o aprendizado
A multidisciplinaridade profissional depende de treinamento e formação sólida.
Adicionalmente, a gestão pode investir em modalidades alternativas, como workshops, cursos ou estimulando o simples compartilhamento de conhecimento entre os membros.
Essa troca não apenas enriquece a equipe, mas também a capacita a lidar com desafios em constante mudança, em um mundo definido como Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo (VUCA).
Isso sem contar que o aprendizado contínuo permite que a equipe identifique tendências emergentes, novas tecnologias e mudanças nas preferências dos clientes.
Essa consciência é fundamental para manter a capacidade da organização de ajustar suas estratégias de acordo com as demandas do mercado e para permanecer competitiva.
Além disso, como vimos, o aprendizado contínuo incentiva a criatividade e a inovação.
Quando os colaboradores são encorajados a buscar conhecimento e a experimentar novas abordagens, estão mais propensos a gerar ideias inovadoras para resolver problemas e melhorar processos.
Essa cultura de aprendizado também aumenta a motivação e o engajamento da equipe, já que os membros se sentem valorizados e capacitados a contribuir.
Ajuste as estratégias
A fase final de ajuste das estratégias é um momento crítico em qualquer empreendimento, no qual a filosofia Kaizen desempenha um papel fundamental e merece um destaque ainda maior.
Isso porque a filosofia Kaizen de melhoria contínua preconiza a ideia de que pequenas melhorias incrementais ao longo do tempo podem resultar em avanços significativos.
Assim, ela destaca a importância de uma abordagem constante e sistemática para ajustar e aprimorar as estratégias existentes.
Os profissionais de Recursos Humanos (RH) têm um papel fundamental nesse processo.
Eles desempenham um papel de liderança ao promover uma cultura organizacional que valoriza a melhoria contínua.
Para isso, é necessário estabelecer um ambiente onde os colaboradores são encorajados a identificar oportunidades de aprimoramento, compartilhar ideias e participar ativamente da implementação de mudanças.
Os profissionais de RH também desempenham um papel importante na identificação de necessidades de treinamento e desenvolvimento para capacitar os membros da equipe a contribuir efetivamente para o processo de ajuste de estratégias.
Além disso, podem ajudar na avaliação dos resultados das estratégias ajustadas, monitorando o progresso e coletando feedbacks.
Isso contribui para a identificação contínua de áreas de melhoria e para a adaptação ágil às mudanças nas condições de mercado e nas necessidades da organização.
Conclusão
Neste conteúdo, vimos o que é uma equipe multidisciplinar e seus benefícios.
Fica claro que uma empresa que valoriza os profissionais multidisciplinares tem muito mais chances de permanecer competitiva no mercado.
Ter um time multidisciplinar é como uma célula que, junto a outras, forma um corpo coeso, resiliente e em permanente processo de evolução e crescimento.
É claro que a FIA Business School ajuda você a atuar em um mercado onde a multidisciplinaridade é um requisito e a capacidade de liderança é um bônus desejável.
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Referências:
https://commons.erau.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1116&context=publication
https://hbswk.hbs.edu/item/getting-to-eureka-how-companies-can-promote-creativity
https://www.apa.org/news/press/releases/2014/05/primary-health-care
https://sloanreview.mit.edu/article/the-comparative-advantage-of-xteams/