Gestão de Negócios: compreende o estudo das teorias e conhecimentos que descrevem, explicam e explicitam os processos que envolvem a geração, manipulação e troca de bens e serviços entre organizações, pessoas e “Mercados”. Incorpora dessa forma, os estudos e avanço das teorias e dos métodos da prática gerencial, dentro do arcabouço de base tríplice – estratégias, mercados e geração de valor, que representa a área de competência central do curso.
Linhas de pesquisa
LINHA DE PESQUISA 1 - GESTÃO ESTRATÉGICA
A linha de Gestão Estratégica envolve estudos que se concentram no avanço das teorias e da prática gerencial da formulação e realização de estratégias, em suas três dimensões. Uma que diz respeito às decisões relacionadas ao tipo de negócio no qual a empresa deve atuar (estratégias corporativas). Outra que diz respeito às decisões que se relacionam ao modo como a organização compete ou se posiciona no mercado em relação ao seu negócio (estratégias competitivas). E a terceira, às decisões que sustentam as mudanças na dimensão operacional das organizações (estratégias funcionais).
LINHA DE PESQUISA 2 - MERCADOS E GERAÇÃO DE VALOR
A linha de Mercados e Geração de Valor envolve o estudo das teorias e das práticas ao longo da cadeia de valor. Neste sentido, a dimensão mercados compreende os processos de negócios com foco no consumidor e a adequada gestão dos esforços de inovação e marketing, alinhados às estratégias da empresa. A dimensão da geração de valor foca os temas econômico-financeiro, ambiental e social da empresa com o objetivo de gerar sustentabilidade nos negócios.
Projetos de pesquisa - Gestão de negócios
LP1 - Gestão Estratégica
Cultura e Liderança Organizacional
Estratégias de Internacionalização de Empresas de Países Emergentes
Gestão de Carreira no Contexto Pessoal e Organizacional
Estratégia em Novos Negócios
Governança Corporativa e Gestão de Riscos Corporativos
Educação Corporativa no Brasil
LP2 - Mercados e Geração de Valor
Competitividade Socioambiental
Gestão de Projetos no Contexto da Inovação Empresarial
Operações e Geração de Valor
Gestão da Inovação e Competitividade Empresarial
Desenvolvimento de Modelos de Avaliação de Risco e Crédito