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Profissões do futuro: 6 tendências para os próximos anos

01 de julho 2019, 11:00

profissões do futuro

O mercado de trabalho está em constante mudança e exige um novo perfil de profissional: aquele que sabe se adaptar às diferentes situações. Recessão, crise, queda de contratações, fechamento de postos de trabalhado, aumento do empreendedorismo e globalização representam um momento de transição para as profissões do futuro.

Os trabalhadores que desejam manter a empregabilidade devem buscar novos modelos de carreira que o preparem para o futuro. Ser apenas especialista em uma única área de atuação não é mais o suficiente, pois as empresas buscam profissionais que conseguem ser multitarefa em um mercado em constante transformação.

Pensando nisso, preparamos este artigo para você conhecer 6 profissões do futuro e começar a trilhar um caminho profissional de sucesso. Boa leitura!

1. Analista de Big Data

Big Data pode ser definido como um grande volume de dados, produzidos em alta variedade e velocidade, que precisam de maneiras inovadoras e econômicas de processá-los, organizá-los e armazená-los. O objetivo é obter um melhor entendimento para a tomada de decisão e automação dos processos.

Nesse sentido, o analista de Big Data tem a função de obter insights para ajudar as empresas a tomar as melhores decisões para o negócio. Para isso, é necessário ter conhecimento técnico em programação e entender de empreendimentos.

Algumas competências e habilidades que esse profissional precisa ter são:

  • criatividade para produzir novos métodos a partir de dados;
  • habilidade de interpretar e analisar uma estratégia de dados;
  • conhecer os objetivos do negócio, assim como os processos que estimulam o crescimento da empresa e seu lucro.

2. Analista de marketing digital

O analista de marketing digital é responsável por fazer com que as empresas conquistem espaço no mercado por meio de redes sociais, sites, aplicativos, entre outras ferramentas. Sua função é essencial para a aquisição de clientes, assim como para acompanhar aqueles que já fizeram negócio com a marca.

O profissional trabalha muito com redes sociais, tanto na criação de conteúdos quanto no acompanhamento após a publicação. Por isso, é importante fazer o levantamento de informações para identificar o comportamento de cada grupo.

Os dados coletados e analisados pelo analista de marketing digital ajudam a entender melhor o público, a performance, o orçamento e as estratégias utilizadas. O monitoramento deve ser periódico para que otimizações e alterações possam ser realizadas durante a campanha, sempre com o objetivo de alcançar bons resultados.

3. Analista financeiro

Essa profissão tornou-se essencial na estratégia de negócios das empresas devido ao seu papel de planejador e conselheiro financeiro.

A instabilidade da economia nacional é outro fator que leva à valorização do analista financeiro. Nesse cenário, o profissional deve ajudar a companhia a controlar os investimentos e gastos com tributos, detectar oportunidades e estruturar estratégias financeiras.

Além de trabalhar como consultor de finanças em empresas, o analista financeiro pode atuar com finanças pessoais, auxiliando pessoas a encontrar caminhos para controlar gastos e, até mesmo, para abrir um negócio.

Para isso, o analista estuda toda a vida financeira dos clientes, analisando quanto eles recebem, quanto têm de bens e quanto gastam. Com essas informações, é possível fornecer orientações de acordo com as necessidades de cada pessoa.

Para ingressar nessa carreira, é necessário ter formação superior em Administração, Economia ou Ciências Contábeis.

4. Detetive de dados

Inteligência artificial, automação, internet das coisas, entre outras, são palavras-chave para as carreiras do futuro. As máquinas precisam de serem humanos que saibam desenvolvê-las e operá-las.

Nesse cenário, uma área que envolve dados é o Big Data. Hoje, tanto o marketing quanto as decisões comerciais e de negócios de uma empresa devem ser direcionados por essa tecnologia. Para isso, é importante contar com um profissional que saiba obter informações dos dados e direcioná-las para as transações do mercado.

É nessa situação que o detetive de dados trabalha. O profissional dessa área, dentro da estrutura empresarial, é responsável por atuar com indivíduos e equipes completas para responder perguntas e desenvolver recomendações baseadas em análise dos dados.

A partir dessa investigação de dados e das análises posteriores, chega-se a um resultado que demonstra o que os dados têm a dizer.

5. Analista de desenvolvimento humano

Esse profissional tem grande importância na gestão organizacional. Ele é responsável por manter o equilíbrio, a motivação e o bom relacionamento da equipe de colaboradores por meio de ações, como realização de pesquisas internas, eventos de integração e controle dos níveis de rotatividade e absenteísmo.

Além de conhecimentos básicos da área de Recursos Humanos, essa carreira exige atenção às características e ao comportamento de cada colaborador da empresa. Essa ocupação é recomendada para profissionais graduados em Administração, Psicologia e Recursos Humanos.

Para as empresas, a contratação desse profissional gera alguns benefícios, como:

  • valorização do capital humano;
  • aumento da qualificação profissional das equipes e melhora do seu desempenho;
  • maior integração e motivação dos grupos de trabalho;
  • acesso a mais oportunidades de aperfeiçoamento.

É importante que as ações de desenvolvimento humano sejam voltadas para as necessidades reais da organização.

6. Desenvolvedor de softwares

Desenvolver softwares e sistemas para computadores é a área que mais demanda profissionais eficientes e uma das principais profissões do futuro. Ainda assim, faltam pessoas qualificadas para assumir as funções.

Para atuar na área, é interessante cursar desenvolvimento de sistemas. Para criar um programa, o ponto de partida é identificar o problema. Isso significa entender qual é a necessidade do usuário e o quão útil o sistema deve ser para esse público.

Ao identificar os pontos de falha, você tem boa parte do processo realizado. O próximo passo é usar as linguagens e os códigos de programação para desenvolver os comandos e apresentar os resultados. É possível se especializar em algumas das linguagens e criar programas e sistemas para diversos dispositivos tecnológicos.

O mercado incorpora a tecnologia nas suas rotinas com cada vez mais frequência. Em breve, podemos ter robôs em um Conselho de Administração, por exemplo. Muita coisa vai mudar e, como resultado, as profissões do futuro serão ressignificadas. No entanto, a capacidade de se relacionar e a empatia continuarão sendo habilidades fundamentais para os profissionais.

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