Share

O que considerar para escolher entre as melhores faculdades de SP?

06 de novembro 2019, 09:15

melhores faculdades de sp

Ingressar no Ensino Superior é um importante passo na vida de todo estudante. Em especial, a graduação é o momento em que se inicia a trajetória de uma carreira, a qual poderá ser brilhante se você tiver empenho e souber aproveitar todas as oportunidades.

Por isso, você jamais deve negligenciar a escolha da instituição onde vai estudar ― nem só em razão do preço nem da comodidade ―, afinal, ter a chancela de uma faculdade respeitada em seu diploma é um diferencial e tanto para que você consiga respeito profissional.

Cada instituição tem as próprias particularidades, pontos positivos e negativos que devem ser colocados na balança, a fim de que você invista naquela que parece ser mais adequada para o seu perfil. São questões que vão desde a infraestrutura, corpo docente até a reputação no mercado. Sendo assim, uma análise detalhada, inclusive comparando diferentes escolas, pode fazer uma grande diferença para você não se equivocar e se arrepender depois.

Então, antes de se inscrever para o vestibular, é preciso analisar bem alguns pontos para não errar na hora de escolher entre as melhores faculdades de SP. Confira nas próximas linhas alguns itens que devem pesar no momento da sua decisão!

Avaliações da faculdade

O primeiro item que você deve observar é a avaliação do MEC (Ministério da Educação) para os cursos e instituições em si. Essa avaliação ocorre com base em 4 indicadores de qualidade. São eles: 

  1. Conceito ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes).
  2. Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD).
  3. Conceito Preliminar de Curso (CPC).
  4. Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC).

Como é feito esse cálculo?

Para que o MEC possa chegar a uma nota técnica da instituição e seus respectivos cursos, utiliza uma metodologia que se baseia em informações das seguintes fontes:

  • nota do Enade: este é um exame obrigatório que todo universitário deve prestar para se formar. Comprova as competências e habilidades do aluno. Acompanha, também, um questionário sobre a própria faculdade, chamado Questionário do Estudante;
  • desempenho dos alunos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM);
  • Censo da Educação Superior: informações sobre o corpo docente e número de matrículas na graduação;
  • avaliação dos programas de mestrado e doutorado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) ― conceitos e número de matrículas.

Tais conceitos representam os principais instrumentos de avaliação do Ensino Superior no Brasil. As notas obtidas atestam não somente a excelência do curso, mas também determinam sua continuidade ou fechamento. Também são um importante elemento para as agências que fazem rankings universitários.

Corpo docente

O nível de qualificação profissional dos professores do seu curso é um importante fator para considerar. As melhores faculdades contam com profissionais altamente experientes, cuja atuação profissional não se limita à vivência universitária. Em geral, esses professores são atuantes no mercado de trabalho e têm visibilidade nacional e internacional. 

Por outro lado, aqueles que construíram sua carreira dentro da universidade têm uma vida dedicada à pesquisa, publicam artigos em revistas científicas, participam de simpósios e congressos fora do país, contam com uma série de títulos, além de serem importante fonte de informação para veículos de comunicação, órgãos do governo etc.

É importante que você saiba quem são os professores de seu curso. Veja se as faculdades de seu interesse publicam a lista de docentes e respectivos currículos no site das instituições, ou entre em contato com a faculdade e procure saber quem são eles, a fim de obter mais informações.

Infraestrutura

A infraestrutura é um importante diferencial que favorece o trabalho dos professores e também possibilita melhor aproveitamento do curso por parte dos alunos. Se possível, faça uma visita às instalações e veja o que cada faculdade oferece. Por exemplo:

  • tamanho e estruturas das salas de aula;
  • áreas de convivência;
  • tecnologias disponíveis (audiovisual, plataformas digitais, computadores);
  • laboratórios;
  • biblioteca (número de volumes e acervo);
  • empresas juniores;
  • centrais de intercâmbio estudantil.

Matriz do curso

Compare a matriz de um ou mais cursos que estão entre suas principais opções de carreira. Verifique se há matérias que tenham a ver com as demandas do mercado de trabalho atual e qual é o tipo de metodologia e carga horária para cada disciplina. Por exemplo, em Administração é importante que as faculdades incluam temas inovadores, como marketing digital, big data, compliance, sustentabilidade, empreendedorismo, além de dedicarem parte do curso a experimentos em laboratórios, práticas administrativas, entre outras abordagens.

Reputação da instituição

Aqui, o que vale é a tradição das instituições. Além do histórico, quando foi inaugurada e quais os profissionais passaram por lá, é importante saber qual é sua relevância para o mercado e a sociedade. 

A FIA, por exemplo, é uma instituição que alcançou bastante reconhecimento no mercado. Existente há mais de 40 anos, foi fundada por uma iniciativa de professores da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (USP). Tornou-se uma escola de negócios respeitada e, ao longo de sua história, vem se preocupando em oferecer um ensino de ponta pautado por uma visão transformadora.

Localização

Por fim, não se esqueça de considerar a localização da faculdade. Dependendo de onde você morar, sair para estudar pode ser uma verdadeira viagem. Então, para que seu deslocamento não seja um martírio, verifique se as instituições desejadas estão localizadas em uma região de fácil acesso ou contam com polos perto de você.

Agora que você já sabe o que considerar na hora de escolher entre as melhores faculdades de SP, é importante dizer que a FIA realiza um trabalho de destaque. Seu projeto pedagógico é inovador, pautado por um olhar para o futuro. Composta por um seleto de grupo de coordenadores, a instituição tem um histórico de formar alguns dos principais profissionais do mercado, o que a coloca em posicionamento de destaque em São Paulo e região.

Quer conhecer mais sobre os cursos e projetos da FIA, além de ter acesso a notícias exclusivas? Então, siga nossas páginas no Facebook e LinkedIn.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a FIA Business School:

Com um olhar sempre no futuro, desenvolvemos e disseminamos conhecimentos de teorias e métodos de Administração de Empresas, aperfeiçoando o desempenho das instituições brasileiras através de três linhas básicas de atividade: Educação Executiva, Pesquisa e Consultoria.

CATEGORIAS

POSTS EM DESTAQUE