Share

8 livros de administração que todo universitário da área deveria ler

09 de outubro 2019, 10:00

livros de administração

Para os que pretendem exercer a carreira de administrador é interessante conhecer alguns conceitos da área antes de entrar na faculdade. A medida contribui para avaliar aspectos relevantes para o sucesso profissional. Por isso, o indicado é ler livros de administração para chegar ao nível superior com uma boa bagagem de conhecimento. 

Independentemente do segmento de atuação, estar informado sobre as tendências deixou de ser um diferencial e passou a ser uma obrigação. As empresas estão cada vez mais exigentes no processo de contratação, o que requer muito esforço dos candidatos para conseguir uma vaga.

Com a intenção de ajudá-lo a entrar no mundo universitário e corporativo, abordaremos 8 obras relativas ao setor de administração, que indicam fatores cruciais para atingir bons resultados na carreira. Confira!

1. Quem Mexeu no Meu Queijo

A obra destaca como as mudanças fazem parte do cotidiano e o que elas proporcionam de positivo para todos. O autor Spencer Johnson mostra isso por meio de uma parábola, em que 2 ratos e 2 duendes precisam se adaptar a uma série de circunstâncias para garantir a sobrevivência.

À medida que os personagens percebem a necessidade de mudar, mais facilmente convivem com os novos desafios. Com uma linguagem simples e atraente, o escritor aponta como isso também é importante para as nossas vidas.

O avanço tecnológico e as novas tendências do mercado exigem dos administradores e de outros profissionais uma grande capacidade de se adaptar a outros cenários e de mudar constantemente.

2. A Estratégia do Oceano Azul – Como Criar Novos Mercados e Tornar A Concorrência Irrelevante

A obra de W. Chan King e Renée Mauborgne traz um estudo relevante sobre marketing, cujo foco é a relevância de segmentar clientes. Os autores mostram como o ato de criar nichos é imprescindível para as organizações vencerem os concorrentes.

Esse livro é indicado para os que desejam investir profissionalmente na área de marketing, porque menciona como a estratégia é um diferencial para chegar ao sucesso. Se não houver um planejamento e uma análise do que deve ser feito para atingir resultados expressivos, nenhuma companhia ou profissional será capaz de bater metas.

3. Como fazer amigos e influenciar pessoas

É um dos livros de administração mais conhecidos no mundo inteiro, chegando a vender mais de 30 milhões de exemplares. A obra de Dale Carnegie é considerada um manual de boa convivência, pois traz dicas e exemplos interessantes sobre como se relacionar com as pessoas de forma consistente.

A capacidade de influenciar os colegas de trabalho é fundamental para ser um líder, o que é mostrado com muita clareza na obra. O leitor percebe como ter mais senso de humanidade é necessário para administrar melhor os compromissos pessoais e profissionais.

4. Como Steve Jobs virou Steve Jobs

É um dos livros de administração preferidos dos amantes de tecnologia. Afinal, retrata a vida do gênio Steve Jobs, um dos fundadores e CEO da Apple. De maneira muito direta, os autores Brent Schlender e Rick Tetzeli apresentam os acertos e os erros ao longo da trajetória de um dos maiores nomes da história da tecnologia da informação.

A obra comprova que Steve Jobs é um grande exemplo de vida porque soube conviver com as dificuldades para chegar ao sucesso. O autor também apresenta detalhes sobre como o personagem desenvolveu produtos que revolucionaram o mercado, como o iPhone e o iPad.

5. Mentes brilhantes

O escritor Alberto Dell’isola tem como objetivo ajudar os leitores a desenvolver a capacidade de inovar. Para isso, apresenta dicas valiosas para estimular a criatividade, enfrentar a rejeição, elaborar mapas mentais e criar projetos impactantes.

A obra se diferencia de outros livros de administração por ensinar o público-alvo a ser mais produtivo. Além disso, mostra como elaborar apresentações profissionais de alto nível e a desenvolver a leitura dinâmica, absorvendo as informações com mais rapidez.

O conhecimento, em qualquer área, é peça-chave para o sucesso. Por isso, a capacidade de assimilar dados e tendências se tornou indispensável para enfrentar os concorrentes com sabedoria e vencê-los.

6. Marketing 3.0

Consiste em um dos livros de administração mais conhecidos no mundo. O autor Philip Kotler aborda como o perfil do consumidor passou por transformações significativas nos últimos anos. O escritor ratifica que os clientes estão mais exigentes e seletivos em virtude da facilidade de obter informações sobre produtos e serviços pela internet.

Na avaliação de Kotler, isso faz com que as estratégias de marketing tenham que ser mais dinâmicas para alcançar bons resultados. Se um produto ou serviço não for capaz de engajar o público-alvo, o esforço para criá-lo será inútil.

Pensando nisso, a obra aponta como o marketing é essencial para envolver as pessoas e tornar as empresas mais ágeis na hora de adotar alternativas para cativar a audiência e expandir a influência sobre o consumidor.

7. Pai rico, pai pobre

O escritor Robert Kiyosaki dá uma aula sobre como desenvolver a inteligência financeira, algo essencial para os administradores. Independentemente do segmento, é preciso saber como investir para atingir um desempenho mais relevante.

O autor mostra que a gestão das finanças tem um grande diferencial na vida das pessoas e das corporações. Com mais de 9 milhões de exemplares, é um dos livros de administração que mais contribuem para a formação dos alunos, pois têm lições válidas para a vida pessoal e profissional.

8. A arte da negociação

Negociar é algo que deve estar no dia a dia dos administradores. Afinal, convencer os empregados a seguir novos procedimentos e fechar um bom contrato com fornecedor exige bastante poder de persuasão.

Fomentar esse talento para se adaptar a novos cenários e influenciar as pessoas é o que o autor Michael Wheeler tem como objetivo com a obra. Ele ensina, com bastante clareza, como chegar a um acordo favorável, mesmo nas situações mais complicadas. O escritor fornece exemplos didáticos de como um administrador pode criar uma empresa e se destacar no mercado.

Quanto mais familiaridade você tiver com os principais livros de administração, maior será o seu conhecimento sobre a área. Isso é fundamental para vencer os desafios da carreira e chegar ao sucesso.

Se gostou deste post, vale a pena compartilhá-lo nas redes sociais. O conhecimento deve estar disponível para todos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a FIA Business School:

Com um olhar sempre no futuro, desenvolvemos e disseminamos conhecimentos de teorias e métodos de Administração de Empresas, aperfeiçoando o desempenho das instituições brasileiras através de três linhas básicas de atividade: Educação Executiva, Pesquisa e Consultoria.

CATEGORIAS

POSTS EM DESTAQUE