15 jul 20

Ikigai: conheça o significado e como a ideia pode lhe ajudar

Assim como há uma preocupação cada vez maior com a performance profissional, também se nota a conscientização sobre a importância do bem-estar, da motivação. É possível pensar em produtividade e mindfulness, por exemplo. Uma ideia que surge para também ajudar os indivíduos, no âmbito profissional e na vida pessoal, é o ikigai (a pronúncia é como se escreve).

Ikigai é um termo japonês que não tem uma tradução exata. A BBC, em matéria sobre esse conceito, adotou a descrição feita pelo autor Ken Mogi, que diz que ikigai pode ser definido como a razão para levantar da cama, a motivação para viver e seguir dia após dia.

O ikigai não é limitado por pessoa; ela pode ter várias razões e frentes a conquistar. Tampouco precisa ser ligado a conquistas: uma casa, um carro, morar em certo lugar. Pode ser coisas mais básicas como ajudar o próximo, ou grandiosas, como criar um mundo melhor.

Enfim, é um pensamento completamente pessoal.

A ideia é ligada à ilha japonesa de Okinawa, que conta com uma população longeva, inclusive com grande quantidade de centenários. Ela é conhecida como a “terra dos imortais” e foi reconhecida pelo livro Guinness como a população mais velha do mundo.

A filosofia de vida avançou muito além do território japonês e ganha o mundo aos poucos. Isso é muito importante no tempo atual: há mais conhecimento sobre questões psicológicas e o impacto que elas têm em nossas vidas. Nesse contexto, qualquer ajuda é muito bem-vinda e o ikigai pode ser um grande auxílio para uma vida mais satisfatória.

Como encontrar seu ikigai?

Como não é algo que se compra em uma loja ou se colhe, pode ser um pouco difícil ter um ikigai. Antes de tudo é preciso exercitar o autoconhecimento.

A autodescoberta é o que fará encontrar o que nos motiva e faz seguir em frente. Não pense no juízo de valores, afinal, é sua forma de ver a vida.

A ideia é que, pequeno ou grande, seu ikigai motive você a continuar, a seguir em frente, e lutar pelos seus objetivos. Assim, é possível ter uma constante forma de motivação.

Ter esse foco pode criar um efeito cascata. Sua saúde mental pode melhorar consideravelmente e, assim, também beneficiar a sua saúde física. Melhor desempenho, ânimo, foco e energia podem gerar efeitos nos seus estudos, trabalho e vida pessoal.

Importância do ikigai

Ter um propósito de vida sempre foi e sempre será importante. Mas o desafio atualmente é ainda maior.

Questões como ansiedade, síndrome de Burnout e absenteísmo aparecem com maior frequência e são uma preocupação no mundo corporativo.

A era do “para ontem” traz pressões, assim como cobranças internas. As redes sociais e a vida “cor de rosa” apresentada nelas também entram na equação. Você já se sentiu estagnado enquanto amigos, sejam verdadeiros ou “de redes sociais”, mostravam suas conquistas com frequência?

Além disso, como lidar com a questão do imediatismo? Você tem dificuldade para pensar a longo prazo e quer que tudo dê resultado logo de cara? Como isso afeta seu bem-estar?

Esses cenários impõem a necessidade de criar um ikegai e saber se motivar em algo ainda mais poderoso e útil, afastando as distrações. Afinal, pressão sempre existirá e frustrações também. O segredo é saber lidar com elas.

Por isso é importante seguir estes passos. Alguns deles, diariamente:

    • Conheça-se. Pense em você.
    • Desacelere
    • Viva o agora, controle o possível
    • Não seja multitarefas: concentre-se no que você está fazendo
    • Seja grato e tenha empatia
    • Promova uma alimentação saudável
    • Pratique atividade física diariamente
    • Procure saber o que você ama fazer e faça isso o máximo possível

    Ter um ikigai não significa que você estará imune a problemas psicológicos ou traumas, longe disso. Esses precisam de tratamento e acompanhamento.

    Mas o ikigai pode ajudar imensamente em dias difíceis, nos quais tudo parece complicado de fazer e o cansaço parece acumular. O ikigai é uma ferramenta, não uma solução para tudo.

    O que ele pode justamente motivar é que você procure por soluções. Por exemplo, em vez de se sujeitar a um emprego que não faz sua carreira avançar, pensar em alternativas e conquistá-las.

    Assim cada conquista será celebrada, seja pequena ou grande. A satisfação gerada só incentivará você a continuar no caminho para conquistar mais.

    Por todas essas razões, encontrar seu ikigai quando você ainda é jovem e está no início de sua trajetória é algo muito importante. Além de conseguir evitar momentos de negatividade, você poderá aplicar conhecimentos simples, mas profundos, no seu dia a dia com maior facilidade. Afinal, é mais fácil ter controle sobre sua vida quando as pressões e responsabilidades não são tão grandes.

    Formas para encontrar seu ikigai

    Para facilitar o encontro do seu ikigai, foi criada uma mandala, uma representação geométrica que pode lhe ajudar a visualizar com maior clareza sua relação com o cosmos.

    Neste caso a mandala tem quatro tópicos. São eles Paixão, Missão, Vocação e Profissão.

    São eles Paixão, Missão, Vocação e Profissão

    Na Paixão é possível descrever as atividades que você ama, aquelas que sendo recompensado ou não financeiramente, você ainda assim tem prazer em fazer.

    Ao lado está a Missão. Essa parte pode ser bem desafiadora porque exige que você pense no que o mundo precisa e também no que você pode entregar nesse sentido.

    Ou seja, a Missão é totalmente encontrada com a Vocação, o que você pode fazer e pelo que pode ser recompensado. Afinal, não há missão que possa ser realizada de forma satisfatória pessoalmente sem ter vocação.

    Por fim está a Profissão, ou no que você se destaca em fazer.

    Perceba que algumas das respostas não envolvem a satisfação pessoal necessariamente, mas o encontro de todos esses tópicos é o seu ikigai.

    A combinação visual das respostas gerará a conclusão que não adianta você ter como Profissão algo que não é prazeroso porque isso não trará Paixão e não fará você completar sua Missão.

    Conclusão

    Esse exercício é o primeiro passo que você pode tomar para encontrar seu ikigai e fazer uma jornada de autoconhecimento.

    A partir dele, será possível examinar toda sua vida e fazer adaptações, caso seja necessário. Novamente, é mais fácil fazer o exercício e tomar atitudes quando a pressão e as responsabilidades não são tão grandes, mas isso não quer dizer que só jovens estudantes podem encontrar seu ikigai. Até porque encontrar seu propósito e ter a motivação para ir em busca dele pode acontecer aos 8 ou aos 80.


    Voltar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *