Estudar no exterior é definitivamente o sonho de muitos, afinal, quem não gostaria de vivenciar experiências incríveis, conhecer culturas diversas, fazer amizades e, é claro, aprender coisas novas? Pois bem, é justamente por esses e outros motivos que cada vez mais jovens e adultos enxergam no intercâmbio uma forma de conseguir tudo isso que já listamos e, ainda, agregar um diferencial competitivo e tanto para o currículo.
Se você é uma dessas pessoas que gostaria de estudar no exterior, com certeza tirará bastante proveito das informações deste post. A seguir, falaremos mais sobre como essa experiência é benéfica em diversos sentidos: tanto pessoal quanto profissionalmente falando. Continue conosco e boa leitura!
Estudar no exterior como forma de potencializar o currículo
Antes de passarmos para as vantagens de estudar no exterior, começaremos abordando um benefício interessante para os universitários que têm pouca ou nenhuma experiência no mercado de trabalho. Fazer um intercâmbio ou um curso em outro país é uma forma de chamar a atenção dos recrutadores e colocar o seu currículo em destaque.
Isso porque, além de enriquecer o currículo academicamente falando, estudar no exterior é algo que tira as pessoas de suas zonas de conforto. É preciso, muitas vezes, se acostumar com um clima totalmente diferente, com uma cultura antes não conhecida, morar e conviver com pessoas de diversas nacionalidades, entre outras questões.
Além disso, há a parte do aprendizado teórico: quem faz um intercâmbio volta para a casa com um certificado de proficiência em outra língua — algo que, hoje, é uma exigência para obter sucesso no mercado. Sendo assim, estudar no exterior colocará o seu currículo em outro patamar, muito mais elevado.
Para se ter uma ideia, muitas oportunidades de emprego têm a fluência em um segundo ou até mesmo terceiro idioma como caráter eliminatório. Ou seja, mesmo que o candidato tenha bastante bagagem profissional, se ele não contar com essa habilidade, não avançará para as próximas etapas do processo de recrutamento.
Benefícios de estudar no exterior para a vida pessoal e profissional
Agora que você já entendeu como a experiência internacional é uma excelente maneira de abrir a porta para oportunidades relacionadas à carreira, chegou a hora de falamos com mais detalhes sobre as vantagens que o estudante vivenciará ao estudar no exterior.
Esperamos que as informações listadas a seguir sirvam como incentivo e combustível para que você tire a ideia de estudar fora do papel e comece a colocá-la em prática. Vamos lá?
Aumento do networking
Independentemente do país de escolha, ao estudar fora você entrará em contato com pessoas diferentes, muitas vezes, das mais variadas partes do mundo. Além do lado divertido e prazeroso de fazer novas amizades — passando tempo com esses amigos e entendendo melhor sobre seus hábitos e culturas —, é preciso lembrar que essa é também uma poderosa forma de fazer networking.
Quem sabe aquela pessoa que você conheceu no curso de idiomas possa lhe indicar para uma oportunidade que é a sua cara em outro país? Pense no quão grandioso é contar com uma agenda de contatos repleta de conexões estrangeiras! Isso pode ajudá-lo até mesmo a abrir portas para empregos no Brasil: as empresas certamente vão gostar de saber que seu funcionário será peça-chave no processo de internacionalização da marca, por exemplo.
Experiência pessoal e profissional
Quando o assunto é estudar fora, automaticamente estamos falando também sobre experiências. Já citamos o quão enriquecedor é fazer amizades com pessoas de outros países e culturas e como isso pode ajudá-lo a potencializar a sua carreira. Contudo, é igualmente importante pensar no crescimento que o intercâmbio traz ao estudante.
Em outro país, é preciso se acostumar com os hábitos locais, aprender a se deslocar nos meios de transporte utilizados pela população, pedir ajuda quando necessário, fazer coisas que, antes, não fazíamos sozinhos — o que, para uns, pode ir desde a resolução de problemas até mesmo cuidar das próprias coisas. Enfim, tudo isso é experiência, e acredite: servirá tanto para a sua vida pessoal quanto para a profissional.
Os recrutadores, ao observar no currículo do candidato que ele tem uma vivência internacional, já saberá identificar nele habilidades próprias de quem já estudou fora, como proatividade, facilidade para tomada de decisões, empatia, autoconfiança, entre muitas outras. Tudo isso conta bastante para os empregadores nos dias de hoje e pode ser a diferença entre você e outro universitário na conquista uma única vaga.
Fluência em outro idioma
A fluência em outro idioma é um dos principais motivos para investir em um curso no exterior. Não é segredo que o inglês é a língua universal dos negócios, portanto, dominá-lo, hoje, é questão de sobrevivência no mercado. Um profissional de administração, por exemplo, dificilmente conseguirá crescer na carreira sem essa habilidade.
Contudo, se você já é alguém que domina a língua inglesa e não quer fazer outro curso para obter um certificado de uma escola no exterior, a alternativa mais buscada é partir para a terceira língua. Isso mesmo! Imagine só um currículo com proficiência comprovada em três idiomas? Trata-se de um diferencial e tanto e algo que chama a atenção das empresas, pois uma das consequências da globalização é justamente a integração entre companhias.
Certificado internacional
Por fim, mas definitivamente não menos importante, temos o certificado de uma instituição estrangeira para colocar no currículo, afinal, você não investiu em uma experiência no exterior para sair “somente” com a bagagem cultural e com as memórias e aprendizados de um período inesquecível, certo?
Você sairá também com um documento muito importante, que comprova que você estudou em uma escola de outro país. Para quem ainda está iniciando sua trajetória no mercado de trabalho, essa é uma ótima maneira de colocar o seu currículo em evidência
Como foi possível perceber, estudar no exterior, além de contribuir para o crescimento pessoal e profissional, é uma excelente forma de se destacar da concorrência em meio a um mercado exigente e acirrado. Sendo assim, planeje-se! Se já estiver na faculdade, verifique se ela oferece programas de intercâmbio. Caso ainda esteja em ano de vestibular e em dúvida sobre onde estudar, uma ótima ideia é optar por uma instituição conveniada com universidades ao redor do mundo. Assim, fica mais fácil tornar o sonho realidade!
Que tal receber mais dicas como esta diretamente em seu e-mail e ficar sempre por dentro de novidades exclusivas? Então, aproveite que está aqui e assine já a nossa newsletter!