Share

Estudar Em Outra Cidade: Como Se Preparar Para Fazer Faculdade Em São Paulo

06 de junho 2024, 11:39

Estudar Em Outra Cidade: Como Se Preparar Para Fazer Faculdade Em São Paulo

Estudar em outra cidade pode ser uma experiência emocionante e transformadora, além de oferecer mais possibilidades e oportunidades para quem mora longe dos grandes centros e não conta com boas universidades por perto.

O município de São Paulo é um grande polo de estudantes que chegam de todo o Brasil e oferece uma infinidade de oportunidades acadêmicas, culturais e profissionais, mas também apresenta desafios únicos. Por isso, para vivenciar uma transição suave e bem-sucedida para a vida universitária paulista, é fundamental se preparar adequadamente. Leia este artigo e confira dicas!

Entenda os principais benefícios e desafios de estudar em outra cidade


Estudar em outra cidade é uma situação que causa muita mudança na rotina dos estudantes, já que eles precisam sair de sua zona de conforto para se adaptar a uma nova rotina e construir novas relações. Confira alguns dos benefícios e obstáculos ao tomar essa decisão.

Benefícios

Uma das primeiras e mais notáveis vantagens de cursar faculdade em outro município é a oportunidade de crescimento pessoal. Ao se viver longe de casa, o estudante aprende na prática a ser independente, aprendendo a como gerenciar seu tempo, finanças e responsabilidades.

Outro benefício é o ampliamento de horizontes culturais. Por estar em uma cidade ou estado totalmente novo, o estudante conhecerá pessoas de culturas e origens diferentes, podendo conhecer mais sobre esses locais e aprender a lidar com as diferenças.

O desempenho acadêmico também é estimulado ao se mudar de município. Por estar longe de distrações familiares, os estudantes conseguem ter um maior foco nos métodos de estudos.

E, claro, as oportunidades de carreira também são maiores na capital paulista. A cidade conta com um dos maiores índices de empregabilidade, além de oferecer uma das maiores médias salariais do país.

Desafios

Apesar dos benefícios, é importante ter em mente também que nem tudo são flores na chegada à metrópole paulistana. Um dos primeiros desafios que os estudantes podem enfrentar é o choque cultural, principalmente os que estão vindo de outros estados. Porém, é possível se adaptar ao ritmo e tamanho do município, além de ser uma oportunidade de crescimento pessoal como já comentamos.

A saudade da família e amigos também pode ser algo um pouco difícil de lidar no início e afetar a sua saúde mental, porém é uma forma de desenvolver a sua independência e até mesmo fortalecer os laços pessoais e familiares ao visitá-los.

Os estudantes também podem enfrentar alguns obstáculos na questão financeira, já que São Paulo apresenta um custo de vida mais elevado. No entanto,existem diversas oportunidades de bolsas, trabalhos remunerados e formas alternativas de sustento.

São Paulo também é uma cidade competitiva, já que muitas pessoas chegam à região em busca de melhores oportunidades de estudo e trabalho — mas esse é o contexto perfeito para estimular o seu aprimoramento pessoal e profissional.

Como se preparar para fazer faculdade em São Paulo?

Se você já está começando os preparativos para cursar uma universidade na metrópole paulistana, confira algumas dicas de como ter uma boa experiência morando na capital paulista.

Pesquise sobre a cidade

Antes de fazer as suas malas, tire um tempo para pesquisar sobre o município: conheça a sua cultura, principais pontos turísticos, clima e outras informações que te ajudarão a ter uma boa qualidade de vida na região.

Recomendamos que, se possível, faça uma visita a São Paulo antes de se mudar oficialmente. Dessa forma, você poderá conhecer pessoalmente as principais regiões (inclusive a que você pretende morar), o que facilitará a sua ambientação.

Faça networking

Seja dentro ou fora da faculdade, vale a pena fazer networking. Dessa maneira, além de fazer amizades, você também poderá encontrar parcerias para estudo ou até mesmo facilitar a sua entrada no mercado de trabalho.

Participe de eventos acadêmicos ou que tenham relação com a sua área de estudo ou trabalho. Você também pode utilizar redes sociais, como o LinkedIn, para encontrar pessoas que morem em São Paulo que tenham a mesma área acadêmica ou profissional que você.

Atente-se à localização

O método de transporte mais viável na metrópole paulistana é o metrô, permitindo com que você chegue com rapidez a diversos pontos da região. Por isso, se possível, busque por uma moradia que seja próxima a uma estação.

Para o utilizar o metrô, você deve comprar um bilhete nas máquinas de autoatendimento. Tire um período para estudar as linhas e conseguir encontrar a rota mais rápida para o seu destino. Caso tenha dúvidas ou se sinta perdido, você pode pedir auxílio à equipe de segurança.

Escolha um bairro seguro

Ainda falando sobre localização, escolha um bairro que seja seguro, além de ter diversos estabelecimentos em suas proximidades, como mercados, hospitais e próximo à universidade em que você se matriculou, que deve ser uma instituição de qualidade e que lhe ofereça todo o suporte acadêmico necessário para um futuro promissor.

Se possível, converse com pessoas que moram nesses locais para que você tenha informações sobre o custo de vida e atividades para fazer na região.

E então, como estão os ânimos para morar em outra cidade? Seguindo as nossas dicas e informações, você conseguirá se adaptar facilmente a essa nova fase da sua vida e ter acesso a um mundo totalmente novo.

Escolher a universidade em que estudará é muito importante, além de ser uma escolha decisiva para o seu futuro profissional. Por isso, conheça a faculdade de administração e negócios FIA, bem como os seus diferenciais e prepare-se para o vestibular!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a FIA Business School:

Com um olhar sempre no futuro, desenvolvemos e disseminamos conhecimentos de teorias e métodos de Administração de Empresas, aperfeiçoando o desempenho das instituições brasileiras através de três linhas básicas de atividade: Educação Executiva, Pesquisa e Consultoria.

CATEGORIAS

POSTS EM DESTAQUE