O estágio é uma atividade educativa que permite ao estudante vivenciar experiências profissionais fundamentais para o desenvolvimento de sua carreira. Com essa oportunidade, é possível adquirir conhecimentos e habilidades relacionadas com a profissão e chegar mais bem preparado ao mercado de trabalho.
Por meio dessa experiência, é possível praticar os conteúdos teóricos aprendidos na faculdade. Além disso, você aprende a planejar e executar tarefas, reuniões, convenções, entre outros processos. Você também pode aproveitar para conhecer diferentes áreas na sua formação até definir com qual se identifica mais.
Se você quer saber os benefícios do estágio em Administração e conseguir uma oportunidade de trabalho, continue a leitura!
Qual é a importância do estágio na carreira do estudante de Administração?
O estágio permite que os estudantes convivam com profissionais gabaritados, com muita experiência na área e prontos para aconselhar os mais novos. Também é possível participar de atividades comuns do dia a dia do administrador, vivenciando situações nas quais poderá entender melhor seu futuro como profissional da área.
Além disso, funciona como um importante complemento do aprendizado de sala de aula, permitindo uma nova abordagem ao conhecimento que foi adquirido em trabalhos, provas, seminários etc. Assim, a assimilação dos conceitos por parte do aluno é muito maior, pois ele vê tudo acontecer na prática.
Por meio do estágio, o estudante também pode conseguir seu primeiro emprego. Não é raro que futuros administradores sejam efetivados antes mesmo do fim da faculdade. Para isso, é fundamental se dedicar ao máximo, cumprir todas as suas funções com responsabilidade e comprometimento e adquirir a maior experiência que puder.
Como conseguir um estágio em Administração?
Conseguir uma oportunidade quando se tem pouca ou nenhuma experiência pode ser complicado. No entanto, existem alguns segredos para quem quer se destacar e começar um estágio em Administração ainda no início da graduação. Confira!
1. Faça um currículo impecável
Caprichar no currículo é o primeiro passo para conseguir um estágio, pois ele serve como sua carta de apresentação para a empresa. Para isso, destaque os seus conhecimentos, as suas competências e os cursos complementares que já fez. Se tiver participado de algum evento, destaque essa informação também.
Lembre-se de que currículos mal elaborados são rejeitados logo na triagem!
Mesmo que você não tenha experiência profissional, foque em apresentar as suas habilidades técnicas conquistadas na graduação. Outro ponto importante é ser verdadeiro e ter atenção com o português. Não exagere nas informações e revise o currículo antes de enviar para evitar erros gramaticais.
2. Deixe o LinkedIn com cara de profissional
O LinkedIn é uma rede social profissional muito usada por recrutadores, empresários e profissionais da área da Administração. Ele funciona como um currículo online e permite que você conheça pessoas e se candidate a vagas de estágio.
Por isso, é fundamental que você mantenha seu perfil sempre atualizado. Escolha uma foto profissional e use palavras-chave para posicionar melhor sua página nos resultados das buscas. Aproveite para caprichar na sua apresentação.
A plataforma é bem dividida e organizada, o que permite que você coloque mais informações do que em um currículo. Aproveite para listar habilidades pessoais e interesses, além de seguir empresas e participar de grupos. Outra dica é solicitar recomendações para seus professores, o que destaca ainda mais seu perfil.
3. Faça cursos
Cursos extracurriculares são fundamentais para ficar em sintonia com o mercado de trabalho. Além disso, eles contam como experiência profissional e facilitam a conquista de uma vaga de estágio.
Muitos cursos têm curta duração e podem ser realizados enquanto você ainda está na faculdade. Eles proporcionam o acesso a novas informações e oferecem conhecimento e aprimoramento necessário para que os estudantes atendam às exigências do mercado de trabalho. É possível fazer atividades em diversas áreas, o que aumenta as suas possibilidades de atuação e ajuda a entender com o que você se identifica.
Lembre-se de atualizar o seu currículo e o seu perfil no LinkedIn sempre que fizer um curso novo. Isso mostra que você é proativo, dinâmico e está sempre em busca de novos aprendizados.
4. Trabalhe como voluntário
Além de contribuir com a sociedade, o trabalho voluntário faz com que você se torne um profissional mais empático e preparado para o mercado. Várias empresas encaram essa experiência como um diferencial, o que assegura vantagens competitivas em processos seletivos.
Ao participar de um voluntariado, é possível assumir diversos tipos de funções. Com isso, você desenvolve competências como postura profissional, responsabilidade, interação social, entre outras. Por isso, vale muito a pena participar de trabalhos voluntários, especialmente no início da graduação, enquanto você ainda não tem muita vivência profissional.
5. Conheça a empresa
Conseguir um estágio sem ao menos conhecer a empresa na qual está buscando a vaga é muito mais difícil. Por isso, é importante pesquisar sobre o negócio, seja pela internet ou perguntando para colegas que já trabalharam no empreendimento.
Isso não significa que você precisa saber exatamente como funciona o negócio ou a cultura da empresa. Procure conhecer o que é esperado, como a organização incentiva seus funcionários e quais são as políticas de trabalho.
Na verdade, o mais importante é demonstrar interesse. Um estagiário motivado e interessado tende a se dedicar muito mais do que um que nunca ouviu falar da empresa.
6. Amplie seu networking
O networking é um conceito muito conhecido no mercado de trabalho e envolve a relação entre profissionais de diversas áreas. Ter uma rede de contatos é positivo tanto para uma oportunidade futura de estágio quanto para a troca de conhecimentos.
Por isso, fazer networking é importante para a carreira em Administração e deve ser iniciado o quanto antes. A faculdade oferece muitas oportunidades de eventos para você participar ampliar a sua rede profissional. Sempre que possível, participe de congressos, seminários, workshops, palestras, entre outros, e procure interagir com profissionais e estudantes da área.
O estágio em Administração pode começar a partir do segundo período e é fundamental para que o estudante se prepare para o mercado de trabalho. O trabalho tem carga horária máxima de 30 horas semanais e existem oportunidades em empresas de diversos portes e segmentos.
Ficou com alguma dúvida ou tem outras dicas para conseguir um estágio? Então, deixe o seu comentário e compartilhe a sua experiência!