Share

Ano de vestibular: como se preparar para a prova e manter a calma?

15 de novembro 2019, 09:00

ano de vestibular

Chegou o tão esperado ano de vestibular. É nesse período que os jovens se preparam para dar um passo importantíssimo em suas vidas e carreiras, portanto, toda a dedicação, foco, atenção e cuidado devem ser redobrados. No entanto, sabemos que tudo isso acaba gerando uma série de dúvidas, incertezas e até mesmo problemas que afetam a saúde mental do vestibulando — que se sente estressado, pressionado e muito ansioso.

Manter a calma é fundamental, mas falar é sempre mais fácil do que fazer, não é mesmo? Se você está em ano de vestibular e quer descobrir as melhores práticas para estudar e estar tranquilo no dia do exame, continue conosco e confira as dicas que reunimos!

Organização é o primeiro passo para iniciar o ano de vestibular

É claro que o foco principal do ano de vestibular está nos estudos, mas a organização desde o início de todo o processo é fundamental. Ao fazer a inscrição para a prova, certifique-se das datas e horários, leia e releia o edital e já separe de antemão toda a documentação necessária.

Essas podem até parecer dicas corriqueiras, mas não é incomum vermos por aí casos de pessoas que não conseguiram prestar exames por não portar determinado documento no dia ou até mesmo chegar atrasado. Dessa forma, trabalhe a organização de forma a integrá-la em sua rotina. Você verá que essa habilidade é fundamental até mesmo para os estudos.

O cronograma de estudos é seu principal aliado

No ano de vestibular, existem pessoas que se dedicam inteiramente à preparação, assim como outras precisam conciliar esse momento com demais atividades diárias, como escola, trabalho etc. Independentemente da situação, ter um cronograma de estudos e segui-lo à risca de acordo com a disponibilidade de tempo é o maior aliado do vestibulando.

Abaixo, reunimos algumas dicas que vão ajudá-lo não só a montar o cronograma, como também a obter melhores rendimentos nos estudos. Vamos conferir?

Tenha uma rotina

Se “matar de estudar” em um dia e apenas voltar a rever aquele conteúdo semanas depois é um erro comum, mas que dificulta o processo de absorção e retenção da informação estudada. É preciso entender que o nosso cérebro, com o tempo, descarta as informações que julga desnecessárias — e é justamente essa a importância de ter uma rotina.

Por isso, com base nas matérias que serão cobradas na prova, monte um cronograma de estudos dividindo aqueles conteúdos durante os dias semana, com os horários reservados para cada disciplina. Estando sempre em contato com essas informações, você não só evita escapar do famoso branco (“poxa, mas eu lembro que vi isso em algum lugar!”), como também aumenta a sua produtividade.

Utilize técnicas de estudo

Agora você já montou o seu cronograma e tem o que precisa para manter a matéria em dia. Mas sabia que existem diferentes formas de estudar? Algumas pessoas são mais visuais, assim como há aquelas que absorvem o conteúdo mais rapidamente ao escrever.

Sendo assim, use e abuse das técnicas de estudo para potencializar rendimentos. Abaixo, separamos algumas que podem ser integradas ao seu cronograma:

  • revisões: as boas e velhas revisões (ou fichamentos) raramente falham. Ao ler um conteúdo, separe as informações mais importantes e reescreva-as com suas próprias palavras, de preferência, à mão. Além disso, treinar a escrita é uma ótima forma de se preparar para a prova de redação;
  • mapas mentais: os mapas mentais são grandes aliados daquelas pessoas mais visuais, assim como comentamos acima. Aqui, estamos falando dos esquemas baseados em um conceito-chave, segmentados (ou ramificados) com outras informações importantes. O uso de diferentes cores e formas ao fazer mapas mentais também é uma boa ferramentas para absorção de conteúdo;
  • exercícios e simulados: o vestibular é uma prova, então, nada melhor do que se preparar para ela fazendo exercícios como os que serão cobrados. Assim, além de treinar e colocar em prática o que aprendeu, você também pode trabalhar aspectos como tempo, habilidades de raciocínio, entre outros.

Livre-se das distrações

A internet tanto facilita a vida do vestibulando quanto pode acabar atrapalhando caso não seja utilizada com objetividade. Você pode (e deve) entrar na web para fazer pesquisas, realizar simulados online, tirar dúvidas em fóruns com outros vestibulandos, enfim. No entanto, nos horários do seu cronograma, evite a navegação para “lazer”.

As redes sociais apitando com novas solicitações de mensagens são convites atrativos para deixar de lado aquele exercício e conferir a nova foto de alguém. Portanto, ao estudar, mantenha o celular no silencioso e, de preferência, longe de você. O mesmo vale para a televisão, para o videogame etc.

Ano de vestibular x qualidade de vida do estudante

Nada mais natural do que acabar dando uma “esticadinha” na rotina de estudos na época em que a prova estiver chegando. Entretanto, precisamos falar de algo que pode acabar comprometendo seriamente os seus resultados: a ansiedade, o estresse e o nervosismo. Isso acontece quando se vai além do que o seu corpo e mente conseguem suportar, portanto, acredite: virar a noite estudando é algo que raramente renderá bons resultados.

Nas semanas antecedentes à prova, aproveite, sim, para olhar com mais cuidado para os conteúdos que são prioridade, mas não deixe de cuidar do seu bem-estar. Você deve estar calmo na hora do exame, afinal, ficou todo o ano de vestibular se preparando, portanto, tem o que precisa para arrasar e entrar para a lista de aprovados.

Sendo assim, na reta final, mantenha o cronograma, se alimente bem, durma com qualidade, aproveite aqueles momentos dedicados ao lazer, certifique-se de que tudo está em ordem para o grande dia (documentos etc.) e preze também pela sua qualidade de vida. Essa é a chave para manter a calma e não deixar que as consequências de uma mente esgotada acabem atrapalhando a sua preparação.

Viu só como é possível encarar o ano de vestibular com calma e foco em bons resultados? Adotando uma rotina concreta de estudos, utilizando técnicas para potencializar a absorção do conteúdo, estando bem organizado para o dia da prova — tudo isso sem deixar de lado os cuidados com a sua saúde, alimentação e bem-estar —, tenha certeza de que a tão sonhada aprovação estará mais próxima do que você imagina.

Gostou das dicas do post? Então, aproveite a sua visita no blog e curta agora mesmo as páginas da FIA Business School nas redes sociais. Assim, você continuará sempre por dentro de nossas novidades — estamos no Facebook e no LinkedIn!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a FIA Business School:

Com um olhar sempre no futuro, desenvolvemos e disseminamos conhecimentos de teorias e métodos de Administração de Empresas, aperfeiçoando o desempenho das instituições brasileiras através de três linhas básicas de atividade: Educação Executiva, Pesquisa e Consultoria.

CATEGORIAS

POSTS EM DESTAQUE