17 jun 20
O que é um podcast? Vale a pena começar a gravar?
Apesar do boom recente ter colocado o podcast na boca do povo, não estamos falando de algo novo. A pergunta “o que é um podcast?” vem desde o começo dos anos 2000 e tem íntima relação com o iPod, que não é produzido mais.
Hoje há podcasts sobre tudo. Influenciadores, jornalistas, empresas ou simplesmente conhecedores de um assunto podem começar um podcast. E eles podem ser gravados desde com equipamentos ultramodernos até um microfone simples de celular.
Aí é que está o segredo para explicar o sucesso dos podcasts: é fácil começar, é fácil para “consumir” e há opções para todos os gostos.
O que é um podcast: origem e popularização
O podcast surgiu no começo dos anos 2000 e teve nos aparelhos de reprodução de arquivos mp3 seu veículo perfeito. O iPod, da Apple, ajudou a promover a ascensão dos podcasts e o iTunes logo se transformou na plataforma onde eles podiam ser ouvidos e baixados.
A discussão sobre o que é um podcast pode durar horas. Para simplificar – e possivelmente gerar alguma discórdia -, um podcast é um áudio hospedado online, que não é delimitado por tempo ou assunto, e que conta com uma locução.
É possível fazer um episódio de podcast de 5 minutos e depois um episódio de uma hora. Você pode falar sobre futebol em um programa e sobre culinária em outro.
Esse tipo de liberdade não é possível em um programa de rádio, por exemplo, que tem restrições claras de tempo.
Mas, apesar de ser possível dar asas à imaginação, é interessante criar algumas padronizações. Iremos falar mais sobre elas abaixo.
Depois de um período mais low profile, os podcasts voltaram com tudo. Se o iPod já não estava mais presente, a Apple seguiu influente no meio com o Apple Podcasts.
Outras empresas começaram a se posicionar de forma forte. O Spotify, por exemplo, assinou um contrato de exclusividade com o apresentador Joe Rogan para veicular o The Joe Rogan Experience. O valor chega a US$100 milhões segundo o Wall Street Journal.
A empresa sueca também comprou o The Ringer, empresa multiplataforma que tem um site e uma rede de podcasts de sucesso, por quase US$200 milhões.
Portanto, há dinheiro nesse setor e não faltam grandes empresas de olho. Seja adquirindo podcasts de sucesso ou criando os seus. McDonald’s, Johnson & Johnson, Microsoft têm suas produções próprias e milhares de outras marcas patrocinam podcasts.
O Brasil também tem seus exemplos de sucesso. Criado em 2006, o NerdCast, é o podcast de maior audiência no país. Suas edições mais recentes são uma prova do que estamos falando sobre a liberdade de temas e tempo.
A edição 728, “Martin Luther King e a luta contra o racismo” tem uma hora e 34 minutos. O episódio anterior do NerdCast, “História vs Ficção” (compara o retratado em filmes baseados em histórias reais com o que realmente aconteceu) tem uma hora e 22 minutos.
Como fazer um podcast?
Você já deve ter percebido que não é difícil começar a fazer um podcast. A famosa fala do cineasta Glauber Rocha sobre fazer cinema com “uma câmera na mão e uma ideia na cabeça” se aplica muito bem para os podcasts.
Mas não é porque o meio dá liberdade que você deve aceitar ela sem restrições. É interessante que você defina algumas coisas antes de apertar o botão de gravar.
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- Qual será o assunto que eu irei abordar? Música? Cinema? Gestão de Empresas? Investir na Bolsa? Empreendedorismo?
- Qual será o tempo dos podcasts? Não precisa ser algo restritivo, mas é interessante que sempre ronde a mesma faixa de tempo.
- Terei entrevistados? Ele será roteirizado? Qual será sua periodicidade? Semanal, mensal, diário?
- Com que equipamento irei gravar? Com o celular ou comprarei um microfone? Edito por conta própria ou contrato alguém? Uso trilhas e vinhetas ou só minha voz?
Parece contraditório dizer que um podcast pode ser tudo e trazer algumas regras que delimitam seu conceito.
Porém, saber responder as perguntas acima não serve apenas para seu planejamento, mas também para seus ouvintes saberem o que esperar de seu podcast.
O sucesso de um podcast passa por segurar seu público. De preferência, assinando um feed, seja RSS ou em uma das plataformas de audição – como o Spotify.
Se os assuntos são completamente díspares, você pode trazer um grande público, mas também alienar ouvintes. Se seu podcast for postado de forma irregular, ele pode não segurar a atenção dos seguidores.
Por isso é interessante pesar todos esses fatores para criar sua identidade. Até se sua identidade for não ter uma identidade!
Vale a pena fazer um podcast?
A resposta é sim. Mas é interessante ter planejamento e organização, porque podcasts surgem a todo momento, já que é fácil gravá-los e publicar em uma plataforma.
Caso seja um projeto pessoal, pense no público-alvo, na relevância do conteúdo para o público interessado e qual é seu objetivo com o podcast. Isso é fundamental para criar conteúdo de qualidade e não desanimar.
Já para uma empresa, o conhecimento do público-alvo já existe. O desafio é criar conteúdo interessante que não pareça meramente comercial.
Claro, o intuito da empresa é chegar a mais pessoas e vender, mas um podcast que pareça um anúncio longo não irá gerar interesse do público para voltar constantemente.
São muitos os fatores que determinam se um podcast será bem-sucedido ou não, mas o principal deles está na mão dos produtores. O conteúdo precisa ser relevante, verdadeiro e cativante. A partir disso, a promoção do podcast será muito mais fácil.
Se bem feito, um podcast pode ser uma excelente forma de conectar com o ouvinte. Por não requerer a atenção visual – apesar de já existirem videopodcasts –, ele pode ser ouvido em diversos momentos do dia. Por não ter a amarra do tempo, é possível explorar assuntos a fundo e fazer entrevistas mais completas. E por serem gratuitos – a grande maioria deles, pelo menos – é possível ter acesso a uma grande quantidade de episódios, assuntos e visões de mundo.