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Promoção no Trabalho: Dicas para Acelerar seu Crescimento na Empresa

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Você busca conquistar uma promoção no trabalho?

É correto dizer que essa é uma ambição justa, pois representa a coroação de todo o seu empenho e dedicação na função que ocupa.

Funciona assim para você, para seus colegas e para qualquer profissional preocupado com sua trajetória profissional.

A verdade é que todos trabalham pensando em ganhar mais e em melhorar seu padrão de vida.

Em consequência disso, as pessoas esperam ter um futuro mais tranquilo e permitir que as próximas gerações tenham ainda mais conforto, segurança e bem-estar.

Para alcançar esses objetivos, você pode escolher outros caminhos, como empreender ou mudar de carreira.

Mas não há dúvidas de que crescer profissionalmente na atual empresa pode ser uma forma mais segura e acessível para que sua meta se torne realidade.

Você pensa da mesma forma?

Então, vá em frente e não deixe de ler este artigo até o final.

Quem sabe o empurrãozinho para uma nova fase em sua carreira não esteja aqui?

Veja os tópicos que preparamos para você:

  • O que é a promoção no trabalho?
  • Qual a importância da promoção de profissionais para as empresas e seus empregados?
  • Quais são os critérios para a promoção?
    • Tempo de casa
    • Produtividade
    • Formação/qualificação
    • Iniciativa
    • Liderança e capacidade de gestão
  • Como saber se eu serei promovido no trabalho?
    • Feedbacks
    • Avaliações de desempenho
    • Pedidos de trabalho constantes
    • A empresa investe em formação
    • Superiores imediatos são promovidos
    • Como pedir um aumento ou promoção no trabalho?
  • Como lidar com uma promoção no trabalho
  • Vale a pena aceitar uma promoção no trabalho?
  • 7 dicas para conquistar uma promoção no trabalho.

Vamos em frente? Tenha uma excelente leitura!

Subir na carreira é o sonho de todo profissional e detectar oportunidades é fundamental

O que é a promoção no trabalho?

A promoção no trabalho é um reconhecimento à contribuição de uma pessoa para os  resultados da empresa. De forma geral, esse crescimento se manifesta com a ascensão do profissional a um cargo superior àquele que ocupa atualmente.

Um exemplo fácil de entender é quando a promoção atinge um vendedor qualificado e ele é convidado a se tornar gerente de vendas.

Ele pode ser ter sido chamado para o posto que ficou vago porque o antigo gerente foi também promovido para o cargo de gerente geral ou vice-presidente de vendas, por exemplo.

Em que pese as transformações recentes no mercado de trabalho, a promoção interna ainda é bastante útil para crescer na carreira.

Uma pesquisa do portal espanhol Expansión estimou que cerca de 80% das vagas de trabalho não chegam ao conhecimento do público externo à organização.

Isso significa que a maior parte dos melhores empregos não é destinada para as pessoas de fora da empresa. Ou seja, é no recrutamento interno que as empresas buscam primeiro pelos melhores profissionais.

Faz todo sentido, afinal, quem já está no time costuma sair na frente de quem não conhece a empresa e sua cultura.

Portanto, a promoção no trabalho é a forma escolhida por diferentes organizações para preencher postos-chave.

Essa é uma estratégia importante de empresas privadas e de órgãos públicos com planos de carreira bem definidos.

Nesses casos, costumam existir políticas consistentes e critérios sólidos para definir quando e por que um profissional será promovido.

As empresas costumam olhar para dentro, optando mais por promoções que contratações ao abrir uma vaga

Qual a importância da promoção para as empresas e seus empregados?

Além da vantagem da experiência e entrosamento prévio com a equipe e com os processos de trabalho, existe ainda a dos custos envolvidos com o preenchimento de um cargo em aberto.

Recrutar pessoas de fora significa abrir extensos e, por vezes dispendiosos, processos seletivos.

E sempre existe o risco de a empresa não encontrar o profissional que precisa.

Assim sendo, a promoção é uma medida que costuma agradar a todos.

Para a empresa, promover alguém que já pertence aos seus quadros sai mais barato e se revela mais produtivo, já que há menor investimento em treinamento.

Afinal, quem já conhece a organização dispensa um período mais curto para a adaptação.

Já para os empregados, além da segurança, entra a questão da motivação e da possibilidade de realização de projetos pessoais.

Até porque é muito bom saber que seu trabalho é valorizado – e que há uma política da empresa voltada para isso.

E não podemos deixar de mencionar ainda que a satisfação do profissional se reflete na menor rotatividade.

Quando existe um setor de gestão de pessoas organizado, que reconhece o valor de cada funcionário, você deve pensar em seguir carreira em outro lugar somente se a empresa não for condizente com suas ambições profissionais.

As empresas podem variar no peso dado a critérios para promoção, seja tempo de casa ou resultados

Quais são os critérios para a promoção?

Cada empresa tem autonomia para definir seus próprios critérios para promoções.

Sem entrar no mérito da questão, só quem pode dizer se esses critérios são justos ou não são as pessoas diretamente interessadas.

De qualquer forma, há parâmetros comuns a boa parte das organizações, que ajudam as pessoas a prepararem seu próprio plano para alcançar a promoção no trabalho.

Veja quais são eles a partir de agora.

Tempo de casa

No meio militar, costuma-se dizer que “antiguidade é posto”. Porém, nas empresas privadas, esse não é mais um critério natural para promoções.

Portanto, não se deve confiar nesse critério de avaliação para uma promoção no trabalho, pois o tempo que a pessoa tem de empresa pode ajudar na promoção somente se for associado ao mérito comprovado durante sua atuação profissional.

Produtividade

Então, não basta apenas ter muito tempo em uma mesma empresa.

Toda promoção se baseia também no retorno que o a pessoa gera para a empresa.

Assim sendo, quanto mais produtivo, maiores as chances de uma promoção.

Formação/qualificação

Outro critério muito importante a ser considerado é o da formação.

Especialmente para cargos de gerência ou direção, mas não só para eles, pode ser exigido uma pós graduação como um curso de Especialização, de MBA ou de mestrado.

Portanto, quem quer ser promovido tem que estar atento a esse fator essencial.

Iniciativa

Imagine que um diretor de uma grande empresa vai se aposentar. Naturalmente, alguém terá que ocupar esse cargo.

Nesse caso, quem você acha que sai na frente, considerando que os principais candidatos tenham todos as mesmas qualificações?

Seria aquele que só faz o o que tem que fazer? Ou o que se mostra sempre interessado em superar as expectativas?

Iniciativa e proatividade são requisito fundamentais para conquistar uma promoção no trabalho.

E você, é proativo ou é mais discreto?

Liderança e capacidade de gestão

Na maioria das empresas, ser promovido significa assumir um posto no qual a pessoa será responsável pelo trabalho de outros profissionais.

Embora nas empresas com gestão horizontal isso seja algo menos rígido, é certo que ser promovido implica aumento das responsabilidades.

Logo, quanto mais perfil para liderar e gerir equipes o candidato a um cargo mostrar, maiores serão suas chances de receber uma promoção.

A promoção não acontece de repente: antes há sinais de valorização que são dados

Como saber se eu serei promovido no trabalho?

Uma promoção no trabalho não é um evento repentino, embora haja exceções.

Antes de ela acontecer, uma série de sinais são dados por parte dos gestores e dos líderes de uma empresa.

Aprender a identificá-los, portanto, ajuda bastante a saber se você está no caminho certo para uma promoção.

Será que você percebe algum deles em seu dia a dia?

Avaliações de desempenho

Nesse aspecto, sai na frente aquele que recebe as notas ou conceitos mais altos.

Geralmente, isso indica que uma promoção no trabalho pode ser viável, embora não seja um sinal inequívoco.

Ou seja, é possível que você esteja sendo bem avaliado, sem que isso implique necessariamente uma promoção.

Contudo, para quem será promovido, esse é um critério elementar.

Feedbacks

Um desdobramento das avaliações de desempenho são os feedbacks.

Além dos processos formais, um profissional em vias de ser promovido costuma receber feedbacks com uma frequência maior do que o normal.

Isso fez sentido, afinal, o interesse sobre um empregado prestes a mudar de cargo é sempre maior.

Além da maior frequência, os feedbacks para um forte candidato a uma promoção são, em geral, positivos e focados em seu desenvolvimento – embora também possam haver críticas negativas, porém construtivas.

Isso porque a gestão da empresa, de certa forma, já sabe das capacidades do profissional em questão.

Por isso, se além dos feedbacks formais, você percebe que seus líderes estão buscando mais o diálogo e opinando mais sobre seu trabalho, veja esse contato como uma oportunidade de crescer na carreira.

Pedidos de trabalho constantes

Esse é também um critério que pode não indicar uma promoção, mas que, em geral, acompanha o dia a dia de quem está prestes a crescer profissionalmente.

Pedidos recorrentes de trabalhos adicionais ou ser procurado para resolver questões difíceis pode indicar que os gestores da empresa confiam e acreditam nas suas capacidades.

Por outro lado, fica o alerta de que, em alguns casos, pode ser que esses pedidos não passem de assédio moral.

Cabe usar o bom senso para saber o que, de fato, está em jogo.

Em condições normais, quando uma pessoa passa a ser muito acionada no trabalho, isso quer dizer que seus superiores têm sobre ela expectativas mais altas.

Afinal, ninguém aumenta a carga de trabalho de quem não é capaz de dar conta, e com qualidade.

A empresa investe em formação

Os sinais que avaliamos até agora são, de certa forma, subjetivos. Ou seja, eles podem indicar que uma promoção está ou não perto de acontecer.

Contudo, há algo que sinaliza quase de forma certeira que a pessoa, em breve, poderá crescer para outra função.

É quando a empresa investe na sua formação, seja pagando para fazer cursos ou mesmo uma faculdade ou pós-graduação.

A questão aqui é até bem simples.

Trata-se de um investimento, ou seja, um valor que a empresa aplica no empregado tendo em vista um retorno futuro.

Se é esse o seu caso, então, mantenha-se otimista.

Você tem chances de, em breve, você receber uma boa notícia e ser promovido.

Superiores imediatos são promovidos

Em alguns casos, uma promoção pode acontecer em função de fatores alheios à vontade de quem sobe de cargo.

Um deles é quando um superior é promovido.

Logicamente, isso faz com que toda a estrutura hierárquica da empresa seja alterada.

Como um efeito cascata, um ou mais profissionais acabam sendo promovidos.

Claro que, para merecer uma promoção no trabalho, é preciso estar pronto.

Afinal, a sorte entra em ação quando a pessoa tem preparo para a abraçar uma oportunidade.

Ao fazer uma exigência é necessário pensar em timing e apresentar argumentos sólidos

Como pedir um aumento ou promoção no trabalho?

Há de se considerar, ainda, que nem sempre uma promoção parte da gestão da empresa ou do setor.

Em alguns casos, é o profissional que deve tomar a iniciativa se quiser elevar seus ganhos.

Isso significa encarar o temido momento do pedido de promoção ou de aumento salarial.

Na verdade, ele nem é tão temível assim.

Basta usar estratégia, bom senso e informação que o pedido tem maiores chances de ser aceito ou, no mínimo, encarado como justo.

Talvez ele seja considerado para uma resposta futura, o que não deixa de ser algo positivo.

Sendo assim, você pode começar embasando seu pedido em dados.

Caso tenha disponíveis informações precisas sobre suas funções e as de outras pessoas, você pode montar um comparativo para mostrar o alcance do seu trabalho.

Vale, ainda, apresentar números de profissionais de outras empresas do mesmo setor.

Tudo isso, evidentemente, deve ser feito considerando também o momento financeiro da sua empresa.

Por isso, um bom timing é fundamental.

Uma dica é deixar para fazer o pedido quando receber um elogio, uma carga extra de trabalho ou uma avaliação positiva.

Da mesma forma, encontre o melhor horário, em que as pessoas estejam receptivas para diálogos abertos, para iniciar uma troca de ideias.

A promoção não pode ser um ponto final ou um sinal verde para a acomodação

Como lidar com uma promoção no trabalho

Ser promovido representa uma grande conquista e pode ser sinal de que outras promoções podem acontecer no futuro.

Por isso, nada de euforia ou de achar que tudo está resolvido.

Lembre-se de que uma promoção também tem a ver com as capacidades de gestão e de liderança.

E se tem algo que um líder de verdade não faz é se acomodar ou ficar confiante demais porque foi promovido.

Assim sendo, a melhor forma de lidar com uma promoção no trabalho é manter os pés no chão e trabalhar ainda mais e melhor do que antes.

Vale a pena aceitar uma promoção no trabalho?

Uma promoção, normalmente, representa uma conquista, já que é a materialização do reconhecimento profissional.

Contudo, uma avaliação criteriosa é sempre bem-vinda.

Afinal, ocupar um cargo superior também implica aumento nas responsabilidades.

Há situações em que o profissional pode simplesmente não estar em condições de assumi-las em função de questões pessoais.

Seria o caso, por exemplo, de quem está precisando dedicar mais tempo à família.

Pode ser que uma promoção, nesse contexto, represente o adiamento de planos e aspirações pessoais.

Por isso, é preciso considerar o peso que uma promoção pode representar em um sentido mais amplo.

Às vezes, é melhor adiar e esperar pelo momento certo para evitar frustrações e arrependimentos.

Mas essa é uma avaliação que não pode ser terceirizada. Ou seja, pontue você mesmo os prós e contras de aceitar uma promoção no trabalho.

Investir em educação e entender seu ambiente são fundamentais para ser promovido

7 dicas para conquistar uma promoção no trabalho

De forma geral, uma promoção depende, em primeiro lugar, do merecimento.

Existem injustiças? Claro que sim.

No entanto, a despeito delas, é fato que quem se apresenta em melhores condições tem suas chances aumentadas.

Se você entende dessa forma, veja agora sete dicas que podem te aproximar da almejada promoção no trabalho.

1. Seja observador

As oportunidades surgem para quem consegue fazer uma leitura atenta e precisa do ambiente.

Ou seja, observar e entender o contexto que o cerca é fundamental para conseguir uma promoção.

Quanto mais observador, mais você saberá, por exemplo, o momento certo para abordar um superior ou para mostrar suas qualidades.

2. Dedique-se “101%”

Não há promoção sem esforço proporcional.

Significa que, fazendo mais do mesmo, dificilmente, você atingirá seus objetivos.

Um aumento salarial, da mesma forma, não vem sem a devida contrapartida.

É por isso que profissionais que dão sempre aquele algo a mais são valorizados e lembrados na hora de uma promoção.

3. Conheça as competências necessárias

O que um profissional que ocupa o cargo pretendido precisa saber para exercer suas funções? Que tipo de formação é indispensável?

Conhecer as respostas a essas questões é essencial, até porque, como vimos, formação é um critério básico que as empresas utilizam para promover seus empregados.

4. Aperfeiçoe-se profissionalmente

Independentemente de você ter ou não as qualificações para ser promovido, o fato é que, quanto mais, melhor.

Tenha certeza de que nenhum chefe fica alheio ao esforço de aperfeiçoamento de um subordinado.

Além de ser um claro indicador de comprometimento, investir em si mesmo o coloca à frente dos seus concorrentes diretos.

5. Esteja sempre “na mira”

Quem não é visto, não é lembrado” é quase um mantra no marketing – e que se aplica também ao seu marketing pessoal.

De pouco valerá seu esforço em adquirir conhecimento e em gerar resultados se isso não for conhecido pelas pessoas certas.

Nesse sentido, um bom networking ajuda a expor o seu trabalho que, consequentemente, o levará a ser valorizado e respeitado.

Procure aproveitar as oportunidades que tiver para estar em contato direto com as pessoas que têm o poder de tomar decisões.

Nesses momentos, tente, de maneira natural, apresentar o seu trabalho.

Claro que, em muitos casos, os gestores já terão conhecimento do que você está fazendo, principalmente se a empresa for pequena.

No entanto, quando a competitividade é maior, será preciso uma abordagem mais “agressiva”, no sentido comercial do termo.

Não espere acontecer: faça!

6. Apresente dados

Algo que pode ajudar quem quer ser promovido é a crença de que “contra fatos, não há argumentos”.

Portanto, uma promoção no trabalho também pode depender de números para ser conquistada.

Se, na sua empresa, há reuniões ou encontros para apresentação de resultados, não deixe de aproveitar esses momentos para mostrar seu valor.

Por outro lado, esses dados deverão evidenciar bons resultados de fato.

Quer dizer que não adianta inflar estatísticas ou mostrar indicadores de pouca relevância.

Por exemplo, se você trabalha com vendas, pode cair na tentação de mostrar dados de aumentos insustentáveis no longo prazo.

Dessa forma, apresente dados que realmente fazem diferença para o futuro da empresa.

Seja criterioso com o que você vai mostrar e, certamente, seus superiores não esquecerão de você.

7. Permaneça humilde

Ser competitivo não é sinônimo de deslealdade ou de que “vale tudo” em busca de uma promoção.

Profissionais bons de verdade são tranquilos em relação ao seu trabalho e humildes em relação aos seus resultados.

Isso significa que eles nem valorizam demais o que fazem nem tentam usar de falsa modéstia.

Humildade é associada a ser realista e encarar o trabalho e suas conquistas com naturalidade.

Isso revela, por outro lado, um atributo bastante valorizado pelas empresas, a inteligência emocional.

Quanto mais tranquilo você for, mais preparado estará para desafios ainda maiores.

Esteja certo de que os líderes da sua empresa estão de olho nisso.

Conclusão

Uma promoção no trabalho depende de uma série de fatores que, se conjugados, levam um profissional a ascender na carreira.

Como vimos neste artigo, a maior parte deles só depende do esforço próprio.

Logo, está nas suas mãos a conquista de uma promoção.

Coloque em prática as dicas que você aprendeu aqui e, com o tempo, suas chances de subir na empresa podem aumentar.

Uma promoção no trabalho demanda esforço e dedicação que, no seu tempo, são sempre recompensados.

Depois de ler este artigo, siga investindo no seu conhecimento.

Visite o site da Fundação Instituto de Administração (FIA) para encontrar opções de formação que podem ajudá-lo nessa jornada.

E se o texto foi útil, compartilhe em suas redes sociais.

Restou alguma dúvida? Deixe um comentário abaixo.

Elza Fatima Rosa Veloso

Livre docente, doutora (com pós-doutorado), mestre e graduada em Administração. Título de Mestre obtido na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com bolsa CAPES (2003); Doutorado Sanduíche FEA-USP / Northern Illinois University (NIU), com título de Doutor obtido na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (2009), mesma instituição na qual realizou o pós-doutorado, com bolsa FAPESP (2015), e o concurso de livre docência (2017). Em 2008, realizou Estágio de Doutorando, com bolsa CAPES, na Northern Illinois University (NIU) e cursou a disciplina Organizational Behavior, em nível PhD, na University of Illinois at Chicago (UIC). Atualmente, é professora da pós-graduação stricto sensu, atuando no Mestrado Profissional em Gestão de Negócios da Faculdade FIA de Administração e Negócios. Nessa instituição, além de atuar como docente no Mestrado e na Graduação em Administração, é Coordenadora Executiva e professora do Programa de Estudos em Gestão de Pessoas (PROGEP), no qual conduz o módulo Carreira e Sucessão do curso de Especialização em Gestão Estratégica de Pessoas. É também professora na pós-graduação lato sensu da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em disciplinas ligadas a Gestão de Pessoas. Tem experiência de gestão no setor bancário e acadêmica na área de Administração, com ênfase em Recursos Humanos, atuando, principalmente, nos seguintes temas: gestão de carreira e sucessão, comportamento organizacional, clima organizacional, gestão de pessoas e metodologia do trabalho científico.

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