O que caracteriza as empresas inovadoras?
Por que alguns negócios conseguem se manter sempre relevantes, enquanto outros não acompanham a evolução do mercado e são engolidos pela concorrência?
As respostas para essas perguntas são importantes para as organizações estabelecerem suas estratégias de negócios, se inspirando em marcas que fazem a diferença na vida das pessoas.
Apple, Nike e Nubank são referências que seguem inspirando com seu posicionamento e sua cultura organizacional.
Quer saber mais sobre elas e conhecer lições de empreendedorismo?
Neste texto, vamos ver mais exemplos de empresas inovadoras no Brasil e no mundo.
A seguir, confira os tópicos abordados:
Continue lendo para se inspirar nessas empresas com serviços inovadores!
Leia também:
Empresas inovadoras são aquelas que conseguem se destacar no mercado, identificar oportunidades e resolver os problemas das pessoas da melhor maneira possível, normalmente, com a ajuda da tecnologia.
Outra importante característica das empresas inovadoras é a capacidade de acompanhar as mudanças do mundo e dos desejos do consumidor.
Independentemente do setor de atuação, elas têm algumas características em comum.
São exemplos:
Entre as empresas com serviços inovadores, a Netflix é um dos grandes destaques.
A gigante dos streamings transformou o modelo de aluguel de filmes, antigamente encabeçado pela Blockbuster.
A Netflix possibilitou que as pessoas tivessem acesso a dezenas de filmes de uma só vez, a partir de uma assinatura mensal, o que simplificava o processo para os consumidores.
A Blockbuster não reagiu a essa mudança no mercado e a Netflix se mantém no topo.
Esse é só um dos exemplos de inovação nas empresas.
Para você se inspirar em outros modelos de empresas criativas, trouxemos uma lista com 10 marcas que fizeram a diferença no Brasil e no mundo.
Confira!
A Pfizer e a BioNTech fizeram uma parceria inovadora para a criação da vacina contra a Covid-19, apostando em tecnologia para lidar com um desafio global.
A vacina foi produzida com base em mRNA, que utiliza RNA mensageiro sintético.
Na prática, essa tecnologia não utiliza o material genético completo do vírus e faz com que o sistema imunológico da pessoa vacinada crie anticorpos contra a doença.
Além disso, esse modelo permite a rápida produção em escala, o que foi fundamental para a imunização em massa durante a pandemia.
Só em 2021, as empresas produziram 3 bilhões de doses da vacina.
Essa foi a primeira vez que a tecnologia de mRNA foi utilizada para produzir imunizantes.
Por isso, a parceria Pfizer-BioNTech é um bom exemplo de inovação, que alia biotecnologia e pesquisa de ponta no combate às doenças.
Quando falamos de empresas criativas e de empresas inovadoras no mundo, não podemos deixar de citar a Apple, que revolucionou o mercado de computadores e smartphones.
Fundada em 1976 por Steve Jobs e atualmente coordenada por Tim Cook, a Apple sempre teve uma cultura forte de inovação, tendo mudado a forma das pessoas se relacionarem com a tecnologia.
A empresa ficou mais conhecida ao se apresentar como contraponto aos computadores IBM, propondo uma solução de design mais sofisticado.
Os lançamentos de iPod e iPhone foram marcos da organização e servem como grandes exemplos de inovação nas empresas.
Com o iPhone, as pessoas puderam ter um computador na palma da mão, com dispositivo GPS, câmera e internet, além de todas as funcionalidades de um telefone comum.
A Apple tem uma cultura baseada na filosofia People first(que coloca as pessoas em primeiro lugar), em qualificação dos colaboradores, alta qualidade dos produtos, design inovador e customer centric (estratégia que coloca o cliente no centro do negócio).
A marca também investe em inovações incrementais, sempre atualizando os modelos de smartphone e smartwatch, por exemplo.
Assim, a Apple se mantém como uma grande referência para outras empresas inovadoras do mercado.
A Nike é um exemplo clássico de como empresas criativas podem chegar longe.
Fundada por Bill Bowerman e Phil Knight na década de 1960, com o nome de Blue Ribbons Sports, a marca transformou o mercado esportivo e é um dos mais citados exemplos de inovação nas empresas.
Em 1978, ela passou por um processo de grande expansão, alcançando os mercados da Europa e da América do Sul.
A estratégia de crescimento da Nike envolveu investimento pesado em marketing e em parcerias com atletas de diferentes categorias esportivas.
Uma das mais conhecidas é com o ex-jogador de basquete Michael Jordan.
O tênis Air Jordan é um dos mais populares da marca e um sonho de consumo de muitos em todo o mundo.
Só em 2019, o modelo foi responsável por uma receita anual de US$ US$ 3 bilhões.
Quando o assunto é inovação, vale lembrar que a Nike tem um laboratório próprio para a criação dos tênis e dos demais artigos esportivos.
Um dos lançamento recentes da empresa, um tênis inteligente que aprende, atesta o investimento da marca em tecnologia e inovação.
Entre as empresas com serviços inovadores, precisamos destacar a SpaceX (Space Exploration Technologies Corporation), do bilionário Elon Musk, também fundador da Tesla, que produz carros elétricos.
Com o foco em exploração espacial, um dos objetivos da empresa fundada em 2002 é conquistar Marte e criar as condições necessárias para pessoas poderem viver no Planeta Vermelho.
O projeto envolve o envio de um veículo espacial conhecido como BFR (Big Flacon Rocket), que possibilitaria o processo até 2024.
A ideia é que o BFR consiga transportar em média 100 viajantes e 150 toneladas de materiais. Além disso, a SpaceX pretende construir uma base na lua.
A empresa já colocou mais de 3.500 satélites em órbita até então e, recentemente, bateu seu próprio recorde de carga transportada no espaço: 17.4 toneladas.
Os satélites são utilizados para melhorar a qualidade da internet e aumentar o alcance de sinal no mundo.
O ambicioso projeto de Musk faz com que a SpaceX seja um dos grandes modelos de empresas inovadoras no mundo.
A Airbnb é um dos muitos exemplos deempresas com serviços inovadores que começaram pequenas e se tornaram gigantes da tecnologia.
Fundado em 2007 pelos amigos Brian Chesky e Joe Gebbia, o negócio alcançou uma escala mundial, revolucionando o setor de hospedagens, antigamente dominado pelos hotéis.
A AirBnb foi lançada como um site para aluguel de três colchonetes na Califórnia e com o nome de Air, Bed and Breakfast.
Os fundadores precisavam de dinheiro para o aluguel da casa e decidiram testar a ideia, que conseguiu atrair três hóspedes por US$ 80.
Percebendo que o modelo poderia ser lucrativo, Chesky e Gebbia decidiram investir no negócio.
A partir de 2010, a empresa recebeu atenção de investidores, incluindo o ator Ashton Kutcher, atraindo cada vez mais usuários para o marketplace.
Considerada uma das principais empresas inovadoras no mundo, a Airbnb contabiliza mais de 4 milhões de anfitriões registrados na plataforma em mais de 220 países, segundo o site oficial da empresa.
Em 2020, o Airbnb abriu seu IPO na bolsa de valores dos Estados Unidos, permitindo aos investidores que comprassem suas ações, o que trouxe US$ 102 bilhões para o negócio.
A inovação faz parte da cultura organizacional da Natura, empresa brasileira criada em 1969, com foco em sustentabilidade no desenvolvimento de seus produtos cosméticos.
Segundo o site da marca, para a Natura, inovação significa “gerar impacto positivo na sociedade e no planeta por meio dos novos produtos, experiências e serviços criados para promover o bem-estar em toda a nossa rede de relações”.
Com essa definição em mente, a organização pode ser consideradauma das grandes empresas inovadoras no Brasil, com genuína preocupação ambiental.
A Natura colabora com instituições de pesquisa e universidades para promover ainda mais a inovação nos negócios.
A marca alia consciência ambiental com biotecnologia, bioagricultura e outras áreas da ciência.
A tecnologia e a inovação também estão presentes no ambiente digital da marca, para facilitar a vida da força de vendas da organização: as Consultoras de Beleza Natural.
Com o objetivo de oferecer uma experiência de compra mais fluida aos consumidores, a Natura investe em diversas frentes tecnológicas, como IoT (Internet das coisas), IA (inteligência artificial), Big Data e Machine Learning.
Fundada em 2013 e eleita a 3ª empresa mais inovadora da América Latina pela revista Fast Company, a Nubank veio para transformar um universo tradicionalmente burocratizado, o dos bancos.
A organização propôs soluções na contramão das altas taxas cobradas pelas instituições financeiras tradicionais, além de criar uma conta 100% digital, gerenciada por meio de um aplicativo.
O cartão da fintech virou uma febre, com pessoas compartilhando fotos nas redes sociais quando recebiam o famoso “roxinho”.
A disrupção da marcase reflete na comunicação e na linguagem descontraída utilizada pela empresa nas redes sociais e no contato com os clientes.
Além disso, por se tratar de uma instituição financeira digital, a empresa se preocupa em fortalecer a segurança da informação nos seus processos.
Assim como acontece com outras empresas inovadoras, a Nubank também adota uma cultura corporativa única, que valoriza as pessoas.
Não por acaso, recebeu o selo de Great Place to Work em 2016.
A empresa conta com ambiente descontraído, com áreas específicas para lazer e happy hours.
A organização dos times em squads é outra característica de empresas inovadoras, também adotada pela Nubank.
Esses squads são grupos interdisciplinares, com pessoas de diferentes times da empresa que se juntam para resolver problemas e pensar em soluções.
A prática de feedback e a autonomia para os funcionários também fazem parte da cultura da fintech.
Em 2018, a Nubank já erachamada deunicórnio, denominação utilizada para as organizações que valem mais de R$ 1bi.
Tudo isso faz com que a fintech seja considerada uma das empresas mais inovadoras do Brasil, não apenas pelos rankings oficiais, como também pelo próprio público consumidor.
A brasileira Cielo veio para inovar no mercado de pagamentos.
Em 2021, a empresa ganhou o Prêmio Valor Inovação Brasil no segmento de Serviços Financeiros.
O ranking considerou elementos como intenção e esforço para inovar, resultados e avaliação do mercado.
Além disso, a Cielo ficou entre as 100 empresas mais inovadoras no uso de TI na categoria Meios de Pagamento e Adquirentes, de acordo com a IT Mídia.
Atualmente, a marca de maquininha de cartão conta com soluções como QR Code e pagamento por aproximação para simplificar a experiência dos clientes.
Como uma das empresas mais inovadoras do Brasil, a Cielo busca alinhar suas estratégias às tendências tecnológicas, além de investir em hubs de inovação, como o Garagem, que constantemente testa novas soluções.
O iFood foi considerado como uma das 20 empresas mais inovadoras do Brasil pelo MIT Tech Review.
A empresa apostou em Inteligência Artificial, Engenharia e Ciência de Dados para se tornar um dos principais aplicativos de delivery do país, que atende mais de 45 milhões de pessoas e recebe em torno de 65 milhões de pedidos mensalmente.
A empresa também investe em Machine Learning para criar um algoritmo capaz de personalizar ofertas para os consumidores, de acordo com as preferências e pedidos anteriores dos clientes.
Ainda pensando em inovação, o iFood aposta em inovação aberta, que envolve projetos colaborativos, como os testes de entrega com drones, realizados pela empresa em parceria com outras startups.
Além disso, o iFood também possui algumas iniciativas de proteção ao meio ambiente, como a possibilidade de o cliente fazer pedidos sem talheres de plástico.
A campanha resultou na diminuição do consumo de plástico em 510 toneladas.
Um ranking da Forbes citou a healthtech Alice como uma das maiores empresas inovadoras no Brasil.
Fundada em 2019, a empresa traz soluções alternativas aos planos de saúde empresariais tradicionais, com vantagens para as corporações e seus funcionários.
A vantagem que a gestora de saúde promete trazer para as empresas é economia e previsibilidade de custos.
Para os beneficiários, o objetivo é promover a saúde e personalizar soluções de acordo com as necessidades de cada pessoa.
Os funcionários recebem atenção especial, passando por um mapeamento para a criação de uma jornada específica de saúde.
Nesse processo, a Alice conta com Inteligência Artificial e atendimento omnichannel, com integração de canais, para oferecer uma experiência fluida para os seus clientes.
A inovação na empresa vai além da tecnologia adotada pela healthtech e se estende para a cultura da organização.
A Alice adota uma política de flexibilidade de trabalho para os funcionários, priorizando o home-office, embora também tenha escritórios físicos em São Paulo.
A inovação nas empresas é fundamental para mantê-las competitivas no mercado.
A história da Netflix e da Blockbuster que mostramos no início do artigo mostra bem como as empresas inovadoras têm uma vantagem competitiva e podem engolir negócios que não evoluem com o tempo.
A inovação é uma poderosa ferramenta de diferenciação para as companhias e ela não se restringe apenas aos grandes negócios.
PMEs e até microempreendedores podem inovar dentro do seu campo de atuação com um pouco de criatividade.
Tudo é uma questão de olhar para o mercado, analisar a concorrência, entender as dores dos consumidores e identificar oportunidades.
Além disso, a inovação é um pilar importante para as organizações acompanharem a evolução do mercado e a mudança das necessidades e dos desejos dos consumidores.
Empresas inovadoras costumam ser capazes de superar momentos de incerteza e adversidades, buscando alternativas para as situações que se apresentam.
Os obstáculos podem, inclusive, servir como trampolim para as organizações que investem em inovação.
Com isso, as empresas inovadoras se mantêm relevantes para o público ao longo dos anos.
É só lembrarmos da Nike, fundada há quase 60 anos e que até hoje ocupa o ranking das melhores marcas esportivas do mundo.
O aumento da receita é outro benefício que as empresas inovadoras podem ter.
Inclusive, esse ponto é importante para o crescimento orgânico do negócio e a possibilidade de expandir ainda mais a inovação.
O investimento em tecnologia, que costuma vir atrelado à inovação, também traz vantagens para as organizações.
Essa estratégia ajuda as empresas inovadoras a resolver problemas complexos e oferecer soluções que facilitem a vida das pessoas e aumentem a produtividade de outras companhias.
Ao longo do conteúdo, você viu como a inovação é uma característica importante para a sobrevivência de um negócio e pode se inspirar nas empresas mais inovadoras do mundo.
Com tecnologia, cultura organizacional forte e um toque de criatividade, empresas inovadoras por todo o mundo estão fazendo a diferença.
Juntas, elas mostram que a inovação pode, inclusive, levar as pessoas a Marte, erradicar pandemias e aliar produção e sustentabilidade.
Utilize os exemplos vistos hoje para traçar melhores estratégias de gestão e ultrapassar momentos de dificuldade nos negócios.
Se você gostou deste artigo sobre empresas inovadoras, não deixe de compartilhar com a sua rede.
Para mais conteúdos sobre negócios e inovação, acompanhe o blog da FIA.
Se você ainda não vê o Value-Based Management como um farol estratégico para a sua…
Descubra como a sustentabilidade empresarial pode transformar negócios, aumentar vendas e promover impacto positivo. Leia…
Descubra como a contabilidade financeira fortalece a saúde financeira e apoia decisões estratégicas empresariais.
Está considerando a possibilidade de começar no empreendedorismo digital, mas não sabe como? Confira dicas…
Conhecer os conceitos de custo fixo e variável é algo que todo gestor ou dono…
O fluxo de caixa é uma ferramenta que funciona como base de toda organização voltada…