A metodologia leva em consideração os 10 temas principais através dos quais a área de Tecnologia da Informação garante a excelência dos serviços que presta à organização.
Governança de TI
Planejamento Estratégico
Modelo de Processos
Gestão da Infra estrutura
Gestão de Aplicações
Processos de Administração
Processos de Capacitação
Processos de Entrega e Suporte
Processos de Monitoração
Gerenciamento da Segurança
A aplicação da metodologia é feita pela própria empresa, através de um processo de auto avaliação, no qual a FIA não interfere , apenas fornecendo o ambiente tecnológico, executando o processamento necessário , disponibilizando os produtos e assegurando a confidencialidade das informações.
Cobrindo o espectro destes temas, a FIA identificou 64 melhores práticas e formulou afirmações destinadas a medir a aderência a estas práticas dos processos em utilização pela empresa.
O nível de concordância ou discordância a cada afirmação permite a atribuição de um grau que define o nível de atendimento pela empresa à prática correspondente .
Desta forma, pode ser avaliada a situação de cada tema e da função de informática na organização, em termos do atendimento que o mercado define como necessários ás boas práticas de gestão e execução de processos.