01 jul 20

UOL e FIA lançam o Prêmio Lugares Incríveis para Trabalhar

A Fundação Instituto de Administração (FIA) e o UOL anunciaram nesta terça-feira, 30, uma parceria para a realização da primeira edição do Prêmio Lugares Incríveis para Trabalhar. A iniciativa vai destacar as empresas brasileiras com os mais altos níveis de satisfação entre os seus colaboradores, que vão medir o ambiente de trabalho, a cultura organizacional, a atuação da liderança e a satisfação com os serviços de RH.

O prêmio será baseado na pesquisa Employee Experience, elaborada pelo professor doutor André Fischer, coordenador do Programa de Estudos em Gestão de Pessoas (Progep/FIA) e um dos pioneiros deste tipo de análise no mercado brasileiro, e pelo professor doutor Joel Dutra, coordenador do Progep/FIA e uma das maiores referências em gestão de pessoas no país.

O UOL fará a cobertura editorial de todas as etapas do processo, desde as inscrições, que se iniciaram no dia 30 de junho, até a entrega do prêmio, prevista para novembro. A pesquisa também servirá como base para reportagens e conteúdos exclusivos em UOL Economia sobre os desafios no cenário atual de RH e desenvolvimento organizacional.

As empresas podem se inscrever para concorrer ao prêmio gratuitamente até o dia 14/8 e terão até 31/8 para preencher a pesquisa. Nesta etapa inicial, ela consiste em um questionário sobre mais de 300 práticas de gestão, respondido pelo RH, e por um conjunto de 100 frases assertivas sobre clima e cultura corporativa, que os funcionários devem indicar, em anonimato, se concordam ou discordam.

Na segunda etapa, prevista para o início de setembro, haverá os resultados preliminares, com a lista das pré-classificadas. Entre setembro e outubro, as empresas com maior pontuação na coleta de dados receberão uma auditoria independente, que checará a veracidade das práticas descritas pelo RH no questionário inicial. Caso necessário, as pontuações serão ajustadas.

Por fim, os vencedores serão anunciados em novembro. Serão reconhecidas as empresas com melhor gestão de pessoas, melhor clima organizacional, melhor liderança e melhor CEO. Elas estarão divididas de acordo com seu porte: pequenas, com até 300 funcionários; médias, entre 301 e 1.500 funcionários; e grandes, acima de 1.5.

O Prêmio Lugares Incríveis para Trabalhar irá traçar um importante panorama sobre os atuais desafios na gestão de pessoas no mercado brasileiro, como, por exemplo, a popularização do home office motivada pela pandemia da covid-19.

A previsão é que cerca de 500 companhias se inscrevam para participar da pesquisa. Confira mais detalhes sobre o processo, o cronograma e os benefícios da pesquisa no site da Employee Experience.

Entenda melhor neste link.


Voltar