Uma visão geral sobre liderança feminina

13 jan 21

Uma visão geral sobre liderança feminina

O tema da liderança feminina no mundo corporativo está ligado à noção de igualdade de condições de trabalho entre homens e mulheres. Aspectos essenciais da rotina laboral, como salário e tratamento individual, têm recebido atenção de empregadores nos últimos anos.
A liderança feminina é a aplicação a mulheres da capacidade de influenciar grupamentos dentro de uma empresa, e se insere num contexto geral de mudanças de regras sociais e de conduta no ambiente de trabalho, antes restritas às mulheres.
A noção de liderança feminina também está ligada à ocupação de posições estratégicas em organizações ou à frente de seus próprios negócios. Historicamente, a liderança feminina é um fenômeno recente, derivado de mudanças fundamentais da sociedade e mobilização de grupos dedicados à busca de igualdade entre homens e mulheres.

Fundamentos da Gestão de Dados

30 dez 20

Conheça os Fundamentos da Gestão de Dados

A produção e o consumo de produtos e serviços estão cada vez mais dependentes da estrutura do mundo digital. A geração e o processamento de dados deixaram de ser temas específicos de técnicos de Tecnologia de Informação e gestores.
Hoje, muitos outros profissionais e até mesmo consumidores assumem posição mais ativa com relação aos dados digitais. Neste artigo, explicamos de maneira breve o que é a gestão de dados e qual é a importância dela para empresas.

Conheça o Google Analytics em poucos minutos

23 dez 20

Conheça o Google Analytics em poucos minutos

Poucas pessoas que se interessam em progredir com um projeto digital atualmente não conhecem o Google Analytics. Essa ferramenta gratuita e completa permite coletar e analisar dados de visitantes virtuais de sites, blogs e aplicativos.
Os recursos do Google Analytics são tão detalhados e precisos que essa plataforma se tornou imprescindível para monitorar acessos e desenvolver conteúdo que alcance qualquer público desejado de maneira eficiente.

Introdução à Indústria 4.0

16 dez 20

Introdução à Indústria 4.0

As indústrias de vários setores da economia vêm sendo automatizadas gradualmente nas últimas décadas. No entanto, os recentes avanços de tecnologia da informação e da robótica já começam a transformar radicalmente o modo de produzir bens de consumo e até serviços.
O nome de Indústria 4.0 é utilizado para designar o novo conjunto de possibilidades trazidas por robôs e inteligências artificiais.
Essas tecnologias atingiram tamanho nível de sofisticação que não serão aplicadas apenas a tarefas operacionais, como soldar placas de aço: funções cada vez mais complexas serão assumidas por máquinas, incluindo o trabalho intelectual humano altamente capacitado, que há poucos anos parecia insubstituível.
É uma mudança radical, que promete simultaneamente acréscimo de bem-estar e eficiência, mas também a necessidade de adaptação rápida e eficaz – profissional e pessoal. Continue a leitura para se familiarizar com informações essenciais sobre essa nova fase industrial global.

Qual é o real potencial do Marketing de Relacionamento?

09 dez 20

Qual é o real potencial do Marketing de Relacionamento?

Já é conhecida a necessidade de empresas perceberem uma demanda de clientes e colocarem seus serviços ou produtos à disposição. Esse direcionamento é crucial para ter eficácia e crescer.
Porém, criar um vínculo realmente duradouro com a clientela é uma tarefa completamente diferente – mais extensiva, desafiadora e promissora. Afinal, uma coisa é conseguir chamar a atenção de alguém e vender um item; outra coisa é manter a conversa interessante por dias, meses ou anos e seguir sendo relevante para aquela pessoa, sem perder a atenção do resto da clientela.
Neste texto, apresentamos dados que revelam a eficiência do marketing de relacionamento, como ele se traduz em medidas práticas e alguns exemplos de aplicação estratégica em empresas de renome internacional.

Ensino a distância: reaprendendo a aprender

02 dez 20

Ensino a distância: reaprendendo a aprender

O ensino a distância (EaD) é um conceito que já vinha ganhando proeminência nos anos recentes, mas que se disseminou de maneira inédita no ano de 2020.
A urgência de encontrar soluções produtivas de ensino diante de uma epidemia global levou instituições educadoras dos mais variados perfis a adotar ferramentas de ensino a distância, com níveis heterogêneos de desenvoltura e sucesso.
A adesão ao ensino a distância tem levantado novas oportunidades de ensino e ventilado discussões sobre benefícios e desvantagens desses arranjos. De fato, a educação remota tem hora, lugar e maneira apropriados de aplicação – que são os enfoques deste artigo.

Qual é a inovação possível na sala de aula?

25 nov 20

Qual é a inovação possível na sala de aula?

Num contexto em que pelo menos 116 milhões de brasileiros e mais da metade da população mundial têm acesso à internet, as possibilidades pedagógicas inovadoras não são mais apenas um complemento interessante, mas sim uma necessidade educacional.
A inovação em sala de aula pode assumir dois aspectos. O primeiro deles tem a ver com o desafio dos professores de surpreender os alunos e prender sua atenção. Nesse sentido, as novidades tecnológicas fazem parte do processo inovativo, materializando-se em produtos, processos e serviços.
O segundo aspecto inovador possível está ligado à maneira de professores e alunos se relacionarem em sala, a fim de lecionar o conteúdo programático com a devida eficiência. A elaboração de métodos pedagógicos está ligada a esse segundo aspecto, e são esses métodos que permitem o uso ideal das tecnologias (contidas no primeiro aspecto) em prol do ensino.

Game-based Learning

18 nov 20

Os jogos educacionais funcionam?

Em um mundo que oferece cada vez mais possibilidades de conexão e interatividade, por que não tornar o ensino mais dinâmico, leve e divertido? A metodologia de aprendizado baseado em jogos, também chamado “game-based learning” (ou GBL), explora esse potencial de ensino.
Essa é uma abordagem que vem ganhando destaque em salas de aula e em outros contextos instrutivos, entre pessoas de diversas faixas etárias.
O aspecto interativo dos jogos é útil para essa finalidade porque eles têm um caráter lúdico e desafiador, capaz de despertar a curiosidade dos participantes. Além dessa criação de interesse, que é fundamental para começar qualquer aprendizado, jogos também podem estimular a concentração e fomentar uma competição saudável.

Estudos de caso

11 nov 20

Estudos de caso: conheça suas múltiplas aplicações

O medo de falhar é o que leva muitas pessoas a deixar de fazer coisas importantes na vida pessoal e profissional. Alcançar grandes objetivos sempre traz percalços e é importante ser capaz de assumir alguns riscos para isso. Por outro lado, quem tenta executar seus planos e insiste em cometer erros desnecessários age de maneira pouco racional.
Ouvir e compartilhar experiências de sucesso analisadas de maneira sistemática é uma ótima maneira de evitar esses erros e concentrar energia nos percalços inevitáveis.
Por isso, a apresentação de estudos de caso – também conhecidos como “cases” de sucesso – é uma maneira comum de oferecer a espectadores uma referência para inspiração ou para servir de ponto de partida a projetos similares ao apresentado.

Feeling

04 nov 20

Por que usar o “feeling” para tomar boas decisões profissionais?

Qual seria o valor de um tomador de decisões capaz de fazer escolhas assertivas com base na própria intuição? Alto, no atual ritmo em que os negócios são feitos – que é rápido.
O “feeling” é essa intuição. Literalmente, significa sentimento ou sensação. No contexto da tomada de decisões, é uma impressão baseada na vivência pessoal sobre o caminho a ser tomado rumo a um certo objetivo.
Nessa primeira delimitação já fica claro que se trata de algo baseado em experiência, e não uma “cutucada” sobrenatural ou uma adivinhação soprada no vento.
Esse tipo de habilidade, que combina emocional e racional, pode beneficiar lideranças e empregados a tomar decisões, conforme argumentamos neste artigo.