Há vários fatores que podem motivar alguém a ingressar num curso de administração. Um deles é a vasta quantidade de opções de carreira na área administrativa, que contempla bem profissionais de perfil generalista.
A perspectiva de ter acesso a remunerações interessantes ainda no começo de carreira é outro fator positivo. A faixa média de R$2.000 a R$5.000 para novos profissionais do ramo pode ser dilatada até alcançar R$20.000 em cargos sênior.
Com efeito, administradores podem dispor de posições que combinam diferentes funções e galgar planos de carreira bastante plurais, seja no âmbito público ou privado, trabalhando para uma organização ou conduzindo seus próprios negócios.
O nome Ram Charan diz alguma coisa a você? O professor, consultor e palestrante nascido em Uttar Pradesh, Índia, é um dos mais eminentes nomes do mundo na formação de lideranças.
Esse octagenário filho de um dono de mercearia cultivou desde cedo o interesse e a prática em administração e aprimoramento de talentos, que o levou a trilhar o doutorado na Universidade de Harvard e a assumir uma cadeira como docente na faculdade de Negócios dessa mesma instituição.
Alcançar um sonho ou um grande objetivo raramente é uma tarefa simples. A capacidade de visualizar com clareza essa meta em sua complexidade pode ser determinante para planejar maneiras de chegar até ela.
Muitas vezes, a grandeza ou a distância desses objetivos confunde o planejamento para alcançá-los. É necessário converter os sonhos em algo concreto e palpável, ainda mentalmente, para agir com objetividade. Assim, chega-se a um resultado eficaz.
Um tema tão complexo e multifacetado quanto o empreendedorismo é uma fonte potencialmente inesgotável de novidades e desafios. A dificuldade e o risco essenciais de empreender são um combustível valioso, mas podem parecer barreiras intransponíveis.
Se é natural que ocasionalmente percamos o foco nas atividades, isso pode acontecer também ao empreender ou ao planejar novos voos a alçar. Nesses momentos, descobrir novas perspectivas pode ajudar a lançar luz sobre aspectos novos ou despercebidos, bem debaixo de nosso nariz.
24 fev 21
De alguns anos para cá, celulares e tablets vêm se tornando utilitários difíceis de substituir para tarefas diárias. A adaptação desses dispositivos em diversos contextos às vezes apresenta desafios, mas muitas vezes traz ganhos claros.
No âmbito educacional, os limites e recursos dos dispositivos móveis vêm sendo pensados sob medida para gerar um tipo de educação contemporâneo, chamado mobile learning.
Também conhecido como m-learning, trata-se de uma metodologia de aprendizado pensado para tornar mais fáceis interações, treinamentos e capacitações.
A disputa por uma vaga é cada vez maior. Se há poucos anos o trabalho de um gestor de RH, quando abria uma posição em sua empresa, envolveria divulgar essa vaga em alguns meios e receber dezenas (ou centenas) de currículos, hoje o processo é diferente.
Uma publicação em um site especializado de empregos alcança milhares ou até milhões de pessoas. Essa é uma das razões pelas quais o profissional moderno precisa sempre buscar se diferenciar. E o networking é uma das possibilidades.
Ter uma rede de contatos e poder expor seus pontos fortes, conquistas na carreira e, para usar linguagem mais clara, vender seu peixe quando necessário, é algo fundamental. Seja você um estagiário, estudante finalizando a faculdade ou CEO.
Há diversas formas de se comunicar e de ensinar hoje em dia: presencialmente, ou a distância, por meio de plataformas digitais ou suportes físicos com funcionamento muito variados.
Porém, por mais que esses campos altamente interativos de atuação sejam cada vez mais abertos ao uso e à criação, não é fácil nem tampouco intuitivo criar materiais de suporte para as variadas situações que podem se configurar no ensino ou durante a comunicação.
Investimentos em capital humano em uma organização podem exigir grande esforço. No entanto, podem ser definitivos para levar a ganhos estratégicos. A diversidade nas empresas se insere nesse contexto como um componente que traz relevantes ganhos competitivos.
Promover diversidade e inclusão implica motivar o diálogo de pontos de vista diferentes, gerando potencial para responder de maneira mais abrangente questões complexas com as quais as organizações invariavelmente se defrontam.
Implementar boas políticas de diversidade e inclusão claramente também levam as empresas a auferir ganhos de imagem, pois elas impulsionam importantes ações de responsabilidade social.
Mas como se definem esses dois conceitos exatamente? Como eles são implementados na cultura organizacional das empresas? Abordaremos essas questões a seguir.
A busca pela reinvenção é uma necessidade tanto para produtos e serviços quanto para empresas e profissionais. Esse objetivo pode ser buscado com maior ou menor intensidade, mas ganhou velocidade inédita com a chegada da pandemia global de 2020.
Recentemente, deu-se o apelido de “novo normal” a essa necessidade de inovar ainda mais do que era a norma antes dessa tragédia sanitária exercer sua influência sobre o mundo.
No entanto, para adequar-se às novas expectativas de inovação, convém entender quando, por que inovar e até mesmo repassar o conceito de inovação.
Num mercado competitivo, o consumidor pode exercer claramente seu poder de escolha. Além de todos os fatores que levam uma pessoa a comprar um produto – preço, confiança na marca, qualidade -, cada vez mais os consumidores valorizam empresas que pensam no impacto de seus produtos no planeta. Esse é o princípio fundamental do consumo sustentável.
Mas essa maneira consciente de consumir não se resume apenas a analisar um produto produzido com uso eficiente de recursos e práticas ambientalmente correta. A maneira de utilizar e de descartar os produtos também entram na alçada das escolhas disponíveis ao consumidor.