corpo-docente-graduacao

Corpo Docente

Diretor da Faculdade e Coordenador Pedagógico
Prof. Dr. Mauricio Jucá de Queiroz 

Doutor e Mestre em Administração pela Universidade de São Paulo (2004), Graduado em Administração pela Universidade de São Paulo (1994). Atualmente é Diretor Geral e coordenador do curso de graduação da Faculdade FIA de Administração e Negócios. Atua também como avaliador de revistas na área de Administração e coordenador da área tecnológica em Marketing do Semead. Principais interesses de pesquisa nos temas estratégias de marketing, métricas de marketing, planejamento estratégico e gestão educacional.

Prof. Ms. Alessandro Cesar Bigheto

Mestre em Filosofia, história e educação pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Atualmente é professor do ensino infantil ao ensino médio - Colegio Jean Piaget e Colégio Leonardo da Vinci, professor de curso de Gradução do Centro Universitário Padre Anchieta e da Faculdade Barão de Jundiaí, e da pós graduação da Universidade Santa Cecilia. Tem experiência na área de Educação, filosofia e temas afins, com ênfase em Filosofia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia, ética, filosofia da educação, história da educação e tolerância religiosa.

Prof. Dr. Cesar Akira Yokomizo

É graduado em Engenharia de Computação (2002) pela Escola Politécnica - USP e em Economia (2009) pela Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade - FEA da Universidade de São Paulo - USP, especialista (lato sensu) em Engenharia de Redes e Sistemas de Telecomunicações (2006) pelo Instituto Nacional de Telecomunicações - INATEL, - EAESP da Fundação Getulio Vargas - FGV, mestre (2009) e doutorando (2010-) em Administração de Empresas, ênfase: Gestão Estratégica de Negócios, pela Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade - FEA da Universidade de São Paulo - USP.

Prof. Dr. Daniel Estima de Carvalho

Mestre e Doutor em Administração pela FEA-USP, MBA Gestão de Tecnologia da Informação e Graduado em Ciência da Computação. Possui cursos de extensão na Cambridge University (Inglaterra), Vanderbilt University (EUA) e EM Lyon (França). Atua no Programa de Estudos do Futuro (Profuturo/FIA), desde 2002, em projetos de consultoria, pesquisa e treinamento para diversas organizações (públicas e privadas) como Mastercard, Bayer Schering, Roche, Wahler, EDP, Eletropaulo, MIPC, Johnson&Johnson, Embraer, Harald, Gafisa, Grupo Abril, Artesp, STM entre outras. Professor assistente da coordenação em cursos executados pelo Profuturo.

Profa. Dra.  Elza Fátima Rosa Veloso

Livre docente, doutora (com pós-doutorado), mestre e graduada em Administração. Título de Mestre obtido na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com bolsa CAPES (2003); Doutorado Sanduíche FEA-USP / Northern Illinois University (NIU), com título de Doutor obtido na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (2009), mesma instituição na qual realizou o pós-doutorado, com bolsa FAPESP (2015), e o concurso de livre docência (2017). Em 2008, realizou Estágio de Doutorando, com bolsa CAPES, na Northern Illinois University (NIU) e cursou a disciplina Organizational Behavior, em nível PhD, na University of Illinois at Chicago (UIC). Atualmente, é professora da pós-graduação stricto sensu, atuando no Mestrado Profissional em Gestão de Negócios da Faculdade FIA de Administração e Negócios. Nessa instituição, além de atuar como docente no Mestrado e na Graduação em Administração, é Coordenadora Executiva e professora do Programa de Estudos em Gestão de Pessoas (PROGEP), no qual conduz o módulo Carreira e Sucessão do curso de Especialização em Gestão Estratégica de Pessoas. É também professora na pós-graduação lato sensu da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em disciplinas ligadas a Gestão de Pessoas. Tem experiência de gestão no setor bancário e acadêmica na área de Administração, com ênfase em Recursos Humanos, atuando, principalmente, nos seguintes temas: gestão de carreira e sucessão, comportamento organizacional, clima organizacional, gestão de pessoas e metodologia do trabalho científico.

Prof. Dr.  Prof. Dr. Felipe Mendes Borini

Professor da Universidade de São Paulo (FEA/USP). Professor do PPGA. Professor e Coordenador da FIA. CoEditor in Chief da Innovation & Management Review. Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (FEA/USP). Seu interesse de pesquisa é na área de Estratégia e Inovação atuando principalmente nos temas de estratégia global e inovação global.

Prof. Dr.  George Sales

Doutorando em Administração de Empresas no Mackenzie (linha Finanças Estratégicas), Mestre em Controladoria e Contabilidade na FEA/USP (linha de Mercado Financeiro e Finanças). Atualmente, é professor da FECAP em cursos de graduação em Administração, Economia e Ciências Contábeis, da Faculdade FIPECAFI no curso de especialização em Investment Banking e cursos "in company" e, também, professor da Faculdade FIA de Administração e Negócios no curso de graduação. É graduado em Processamento de Dados pela FATEC-BS, em Direito pela UNIMES e em Ciências Contábeis pela FEA/USP. Possui Pós-Graduação em Conhecimento, Tecnologia e Inovação pelo MBA da FIA/USP.

Prof. Dra.  Gleriani Torres

Doutoranda da FEA/USP em Administração, é Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP, concluiu dois cursos de pós-graduação Lato Sensu pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (Comércio Exterior e Logística Empresarial) e é bacharel em Administração. Possui 15 anos de experiência em Compras e Contratos Internacionais, é co-autora do livro Negócios Internacionais e suas Aplicações no Brasil e tem pesquisas publicadas no Brasil e no exterior. Atualmente, desenvolve estudos na área de sustentabilidade, leciona em cursos de graduação e pós-graduação e dirige o Instituto de Gestão e Formação Empresarial - IGEFE.

Prof. Dra.  Iris Gardino

Graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (1974) da USP, Licenciatura em Língua Portuguesa e Latim (língua e literaturas) pela Faculdade de Educação (1975) da USP, graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Nove de Julho (1988), mestrado em Estilística da Língua Portuguesa pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (1986) da USP e doutorado em Produção de Textos (Sintaxe e Semântica em Textos Administrativos) pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (2001) da USP.

Prof. Dra. Ivete Rodrigues

Doutorado em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP). Possui Mestrado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP (2006); MBA em Administração de Projetos pela Fundação Instituto de Administração (FIA), com complementação pelo Bentley College, Boston, USA (2001); graduação em Pedagogia, com habilitação em Administração Escolar, pela Universidade de São Paulo (1989). Atualmente é professora e coordenadora pedagógica de cursos da Fundação Instituto de Administração; pesquisadora do Núcleo de Política e Gestão Tecnológica da Universidade de São Paulo; professora da Faculdade de Informática e Administração Paulista, em cursos de pós-graduação.

Prof. Dr.  Leandro Fraga Guimarães

Professor Leandro Fraga é um pesquisador associado do Profuturo, Programa de Estudos do Futuro na Faculdade de Economia e Administração na Universidade de São Paulo (FEA-USP). É professor de graduação e pós-graduação (Mestrado e MBA) na Faculdade FIA de Administração e Negócios onde coordena o Fórum Digital Profuturo. Tem 16 anos de experiência executiva incluindo posições de liderança nacional e internacionalmente. É co-autor de dois livros sobre estratégias e mercados para o desenvolvimento sustentável, bem como, de muitos artigos em renomadas revistas acadêmicas de administração. Tem como linhas de pesquisa Marketing global e comunicação, produtos para mercados emergentes, desenvolvimento sustentável, novos modelos de negócio e de tecnologias.

Prof. Dr. Luis Fernando Ascenção Guedes

Doutor em Administração pela FEA/USP; Mestre em Administração pela FGV/EAESP; MBA Executivo Internacional pela FIA, com extensão nas Universidades de Cambridge, Lyon e Vanderbilt; Especialista em Telecomunicações pela FEI, onde é graduado em Engenharia de Computadores. Experiência profissional de mais de vinte anos, tendo atuando como executivo no Brasil e no exterior em empresas multinacionais tais como Google, Telefônica, Embratel e NEC. Atualmente, é Professor dos cursos de Graduação Pós-Graduação da FIA .

Prof. Dr. Marcelo Antônio Treff

Doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP e Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP; professor da FECAP. Tem experiência em Comportamento Organizacional e Gestão de Pessoas, atuando com os seguintes temas: Gestão de Competências, Remuneração, Educação Corporativa e Políticas de Gestão de Pessoas. Exerce, ainda, a atividade de Consultor junto à Empresa Volens.

Prof. Dr.  Marco Antônio da Costa Sabino

Pós-doutor em Democracia e Direitos Humanos pela Universidade de Coimbra (2015).Doutor em Ciências, Direito Processual (USP, 2014). Especialista em Docência (UAM, 2013), Direito Civil (FADISP, 2008) e Direito Processual Civil (PUC 2007). Bacharel em Direito (PUC, 2003). É Professor do Mestrado Profissional em Gestão de Negócios e dos MBAs da FIA. É professor da graduação em Direito e dos MBAs do IBMEC, além de professor dos MBAs da Fundação Dom Cabral e da FIPECAFI. Foi Academic Visitor na Universidade de Oxford (2017), é Affiliated Researcher da Universidade de Columbia. Foi executivo da área de negócios da Rede Globo de Televisão e, hoje, é sócio de Mannrich e Vasconcelos Advogados para as áreas de Resolução de Conflitos, Mídia e Internet e Governança e Compliance.

Prof. Dr. Marcos Antonio Gaspar

Doutor em Administração pela USP, mestre em Administração com ênfase em Estratégia e Inovação pela Universidade Cidade de São Paulo, mestre em Administração com ênfase em Marketing pela UniSant'Anna, especialista em Análise e Projeto de Sistemas pela Universidade Paulista e bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como docente permanente e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Informática e Gestão do Conhecimento (Mestrado e Doutorado) da Universidade Nove de Julho, sendo líder da linha de pesquisa Gestão de Tecnologia da Informação e do Conhecimento. Membro da SBGC - Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento. Membro da SBC - Sociedade Brasileira de Computação. Conselheiro da ITA - International Telework Academy. É pesquisador de temas relacionados à Gestão da Informação, Gestão da Tecnologia de Informação, Gestão do Conhecimento e Estratégia Empresarial no contexto da Indústria 4.0.

Prof. Ms. Mauricio Tsuruta

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (1998) , especialização em MBA Informatica e Tecnologia Internet pelo Fundação Instituto de Administração (2005) e mestrado em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP (2011) . Atualmente é Professor do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas e Professor do Fundação Instituto de Administração. Atuando principalmente nos seguintes temas: arquitetura de software, qualidade de software, inteligência artificial.

Prof. Dra.  Marisa Pereira Eboli

Possui graduação em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP (1978), mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (1990) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (1996). Atualmente é professora doutora aposentada da Universidade de São Paulo, Professora da Faculdade FIA de Administração e Negócios e Coordenadora de Projetos da Fundação Instituto de Administração. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão de Pessoas, atuando há mais de 15 anos como professora, pesquisadora, consultora e escritora principalmente nos seguintes temas: educação corporativa, sistemas de educação corporativa, desenvolvimento de pessoas, gestão por competências e universidades corporativas.

Prof. Dr.  Rodolfo Leandro de Faria Olivo

É CEO da MacPoli Cursos Profissionais. Professor universitário na graduação e pós-graduação é graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e especialista em finanças empresariais pela mesma instituição, bem como mestre em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP) e doutorando nessa mesma instituição. Autor de diversos livros nas áreas de administração, finanças e logística, bem como de artigos científicos, foi executivo de empresas multinacionais nas áreas de serviços financeiros, consultoria estratégica, telefonia celular e energia elétrica.

Prof. Dr. Ronaldo Frois de Carvalho

Doutor em Educação: Currículo pela PUC-SP (2010), com pesquisa na área de Educação em Contabilidade. Possui Mestrado e Graduação em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Fecap (2003 e 1999). Atualmente é Coordenador e Professor da FECAP e Professor Colaborador da Faculdade FIA de Administração e Negócios. Tem experiência nas áreas de Controladoria, Auditoria e Contabilidade Internacional, atuando com os seguintes temas: harmonização das práticas contábeis, sarbanes-oxley act e controles internos, tanto em pesquisa como em atuação profissional em empresas nacionais e multinacionais.