corpo-docente-graduacao

Corpo Docente

Diretor da Faculdade e Coordenador Pedagógico
Prof. Dr. Mauricio Jucá de Queiroz 

Doutor e Mestre em Administração pela Universidade de São Paulo (2004), Graduado em Administração pela Universidade de São Paulo (1994). Atualmente é Diretor Geral e coordenador do curso de graduação da Faculdade FIA de Administração e Negócios. Atua também como avaliador de revistas na área de Administração e coordenador da área tecnológica em Marketing do Semead. Principais interesses de pesquisa nos temas estratégias de marketing, métricas de marketing, planejamento estratégico e gestão educacional.

Prof. Ms. Alessandro Cesar Bigheto

Mestre em Filosofia, história e educação pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Atualmente é professor do ensino infantil ao ensino médio - Colegio Jean Piaget e Colégio Leonardo da Vinci, professor de curso de Gradução do Centro Universitário Padre Anchieta e da Faculdade Barão de Jundiaí, e da pós graduação da Universidade Santa Cecilia. Tem experiência na área de Educação, filosofia e temas afins, com ênfase em Filosofia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia, ética, filosofia da educação, história da educação e tolerância religiosa.

Prof. Dr. Cesar Akira Yokomizo

É graduado em Engenharia de Computação (2002) pela Escola Politécnica - USP e em Economia (2009) pela Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade - FEA da Universidade de São Paulo - USP, especialista (lato sensu) em Engenharia de Redes e Sistemas de Telecomunicações (2006) pelo Instituto Nacional de Telecomunicações - INATEL, - EAESP da Fundação Getulio Vargas - FGV, mestre (2009) e doutorando (2010-) em Administração de Empresas, ênfase: Gestão Estratégica de Negócios, pela Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade - FEA da Universidade de São Paulo - USP.

Prof. Dr. Daniel Estima de Carvalho

Mestre e Doutor em Administração pela FEA-USP, MBA Gestão de Tecnologia da Informação e Graduado em Ciência da Computação. Possui cursos de extensão na Cambridge University (Inglaterra), Vanderbilt University (EUA) e EM Lyon (França). Atua no Programa de Estudos do Futuro (Profuturo/FIA), desde 2002, em projetos de consultoria, pesquisa e treinamento para diversas organizações (públicas e privadas) como Mastercard, Bayer Schering, Roche, Wahler, EDP, Eletropaulo, MIPC, Johnson&Johnson, Embraer, Harald, Gafisa, Grupo Abril, Artesp, STM entre outras. Professor assistente da coordenação em cursos executados pelo Profuturo.

Prof. Dr.  George Sales

Doutorando em Administração de Empresas no Mackenzie (linha Finanças Estratégicas), Mestre em Controladoria e Contabilidade na FEA/USP (linha de Mercado Financeiro e Finanças). Atualmente, é professor da FECAP em cursos de graduação em Administração, Economia e Ciências Contábeis, da Faculdade FIPECAFI no curso de especialização em Investment Banking e cursos "in company" e, também, professor da Faculdade FIA de Administração e Negócios no curso de graduação. É graduado em Processamento de Dados pela FATEC-BS, em Direito pela UNIMES e em Ciências Contábeis pela FEA/USP. Possui Pós-Graduação em Conhecimento, Tecnologia e Inovação pelo MBA da FIA/USP.

Prof. Dra.  Gleriani Torres

Doutoranda da FEA/USP em Administração, é Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP, concluiu dois cursos de pós-graduação Lato Sensu pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (Comércio Exterior e Logística Empresarial) e é bacharel em Administração. Possui 15 anos de experiência em Compras e Contratos Internacionais, é co-autora do livro Negócios Internacionais e suas Aplicações no Brasil e tem pesquisas publicadas no Brasil e no exterior. Atualmente, desenvolve estudos na área de sustentabilidade, leciona em cursos de graduação e pós-graduação e dirige o Instituto de Gestão e Formação Empresarial - IGEFE.

Prof. Dra.  Iris Gardino

Graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (1974) da USP, Licenciatura em Língua Portuguesa e Latim (língua e literaturas) pela Faculdade de Educação (1975) da USP, graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Nove de Julho (1988), mestrado em Estilística da Língua Portuguesa pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (1986) da USP e doutorado em Produção de Textos (Sintaxe e Semântica em Textos Administrativos) pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (2001) da USP.

Prof. Dra. Ivete Rodrigues

Doutorado em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP). Possui Mestrado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP (2006); MBA em Administração de Projetos pela Fundação Instituto de Administração (FIA), com complementação pelo Bentley College, Boston, USA (2001); graduação em Pedagogia, com habilitação em Administração Escolar, pela Universidade de São Paulo (1989). Atualmente é professora e coordenadora pedagógica de cursos da Fundação Instituto de Administração; pesquisadora do Núcleo de Política e Gestão Tecnológica da Universidade de São Paulo; professora da Faculdade de Informática e Administração Paulista, em cursos de pós-graduação.

Prof. Dr.  Leandro Fraga Guimarães

Professor Leandro Fraga é um pesquisador associado do Profuturo, Programa de Estudos do Futuro na Faculdade de Economia e Administração na Universidade de São Paulo (FEA-USP). É professor de graduação e pós-graduação (Mestrado e MBA) na Faculdade FIA de Administração e Negócios onde coordena o Fórum Digital Profuturo. Tem 16 anos de experiência executiva incluindo posições de liderança nacional e internacionalmente. É co-autor de dois livros sobre estratégias e mercados para o desenvolvimento sustentável, bem como, de muitos artigos em renomadas revistas acadêmicas de administração. Tem como linhas de pesquisa Marketing global e comunicação, produtos para mercados emergentes, desenvolvimento sustentável, novos modelos de negócio e de tecnologias.

Prof. Dr.  Leandro José Morilhas

Graduado em Administração, especialista em Gestão de Empresas e Contabilidade, Mestre e Doutor em Administração, sendo estes dois últimos cursos pela FEA - USP. Fez cursos de extensão em Cambridge (Inglaterra), Lyon (França) e Harvard (EUA). Atualmente é diretor geral da Faculdade FIA de Administração e Negócios (FFIA). Atua como professor em cursos de especialização, MBA e Mestrado. Realiza consultorias e treinamentos para empresas nacionais e estrangeiras de grande porte. Desenvolve pesquisas nas áreas de desenvolvimento de produtos e processos, gestão ambiental e inovação tecnológica.

Prof. Dr. Luis Fernando Ascenção Guedes

Doutor em Administração pela FEA/USP; Mestre em Administração pela FGV/EAESP; MBA Executivo Internacional pela FIA, com extensão nas Universidades de Cambridge, Lyon e Vanderbilt; Especialista em Telecomunicações pela FEI, onde é graduado em Engenharia de Computadores. Experiência profissional de mais de vinte anos, tendo atuando como executivo no Brasil e no exterior em empresas multinacionais tais como Google, Telefônica, Embratel e NEC. Atualmente, é Professor dos cursos de Graduação Pós-Graduação da FIA .

Prof. Dr. Marcelo Antônio Treff

Doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP e Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP; professor da FECAP. Tem experiência em Comportamento Organizacional e Gestão de Pessoas, atuando com os seguintes temas: Gestão de Competências, Remuneração, Educação Corporativa e Políticas de Gestão de Pessoas. Exerce, ainda, a atividade de Consultor junto à Empresa Volens.

Prof. Dr.  Marco Antônio da Costa Sabino

Pós-doutorando em Democracia e Direitos Humanos pelo Ius Centrum Conimbrigae da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Doutor em Ciências, Direito Processual (USP, 2014). Especialista em Docência (UAM, 2013), Direito Civil (FADISP, 2008) e PUC (2007). Bacharel em Direito (PUC, 2003). Professor da Faculdade FIA. Professor nos MBAs nacionais e internacionais da BSP. Professor convidado da pós-graduação em sentido estrito (Mestrado/Doutorado) da Faculdade de Direito da USP. Professor convidado da Escola Superior do Ministério Público. Gerente de Relações com o Mercado Publicitário da Rede Globo de Televisão. Árbitro da Arbitranet - Câmara online de Arbitragem.

Prof. Dr. Marcos Antonio Gaspar

Doutor em Administração pela USP, mestre em Administração com ênfase em Estratégia pela Universidade Cidade de São Paulo, mestre em Administração com ênfase em Marketing pela UniSant'Anna, especialista em Análise e Projeto de Sistemas pela Universidade Paulista e bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Além de professor da graduação na FIA, atua como pesquisador do Núcleo de Estudos Avançados em Informática e Gestão do Conhecimento (NEA - IGC) junto à Pós-graduação Stricto Sensu da Universidade Nove de Julho.

Prof. Ms. Mauricio Tsuruta

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (1998) , especialização em MBA Informatica e Tecnologia Internet pelo Fundação Instituto de Administração (2005) e mestrado em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP (2011) . Atualmente é Professor do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas e Professor do Fundação Instituto de Administração. Atuando principalmente nos seguintes temas: arquitetura de software, qualidade de software, inteligência artificial.

Prof. Dra.  Marisa Pereira Eboli

Possui graduação em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP (1978), mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (1990) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (1996). Atualmente é professora doutora aposentada da Universidade de São Paulo, Professora da Faculdade FIA de Administração e Negócios e Coordenadora de Projetos da Fundação Instituto de Administração. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão de Pessoas, atuando há mais de 15 anos como professora, pesquisadora, consultora e escritora principalmente nos seguintes temas: educação corporativa, sistemas de educação corporativa, desenvolvimento de pessoas, gestão por competências e universidades corporativas.

Coordenador Pedagógico
Prof. Dr.  Rodolfo Leandro de Faria Olivo  

É CEO da MacPoli Cursos Profissionais. Professor universitário na graduação e pós-graduação é graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e especialista em finanças empresariais pela mesma instituição, bem como mestre em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP) e doutorando nessa mesma instituição. Autor de diversos livros nas áreas de administração, finanças e logística, bem como de artigos científicos, foi executivo de empresas multinacionais nas áreas de serviços financeiros, consultoria estratégica, telefonia celular e energia elétrica.

Prof. Dr. Ronaldo Frois de Carvalho

Doutor em Educação: Currículo pela PUC-SP (2010), com pesquisa na área de Educação em Contabilidade. Possui Mestrado e Graduação em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Fecap (2003 e 1999). Atualmente é Coordenador e Professor da FECAP e Professor Colaborador da Faculdade FIA de Administração e Negócios. Tem experiência nas áreas de Controladoria, Auditoria e Contabilidade Internacional, atuando com os seguintes temas: harmonização das práticas contábeis, sarbanes-oxley act e controles internos, tanto em pesquisa como em atuação profissional em empresas nacionais e multinacionais.