corpo-docente-graduacao

Corpo Docente

Diretor da Faculdade e Coordenador Pedagógico
Prof. Dr. Mauricio Jucá de Queiroz 

Doutor e Mestre em Administração pela Universidade de São Paulo (2004), Graduado em Administração pela Universidade de São Paulo (1994). Atualmente é Diretor Geral e coordenador do curso de graduação da Faculdade FIA de Administração e Negócios. Atua também como avaliador de revistas na área de Administração e coordenador da área tecnológica em Marketing do Semead. Principais interesses de pesquisa nos temas estratégias de marketing, métricas de marketing, planejamento estratégico e gestão educacional.

Prof. Ms. Alessandro Cesar Bigheto

Mestre em Filosofia, história e educação pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Atualmente é professor do ensino infantil ao ensino médio - Colegio Jean Piaget e Colégio Leonardo da Vinci, professor de curso de Gradução do Centro Universitário Padre Anchieta e da Faculdade Barão de Jundiaí, e da pós graduação da Universidade Santa Cecilia. Tem experiência na área de Educação, filosofia e temas afins, com ênfase em Filosofia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia, ética, filosofia da educação, história da educação e tolerância religiosa.

Prof. Dr. Cesar Akira Yokomizo

É graduado em Engenharia de Computação (2002) pela Escola Politécnica - USP e em Economia (2009) pela Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade - FEA da Universidade de São Paulo - USP, especialista (lato sensu) em Engenharia de Redes e Sistemas de Telecomunicações (2006) pelo Instituto Nacional de Telecomunicações - INATEL, - EAESP da Fundação Getulio Vargas - FGV, mestre (2009) e doutorando (2010-) em Administração de Empresas, ênfase: Gestão Estratégica de Negócios, pela Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade - FEA da Universidade de São Paulo - USP.

Prof. Dr. Daniel Estima de Carvalho

Mestre e Doutor em Administração pela FEA-USP, MBA Gestão de Tecnologia da Informação e Graduado em Ciência da Computação. Possui cursos de extensão na Cambridge University (Inglaterra), Vanderbilt University (EUA) e EM Lyon (França). Atua no Programa de Estudos do Futuro (Profuturo/FIA), desde 2002, em projetos de consultoria, pesquisa e treinamento para diversas organizações (públicas e privadas) como Mastercard, Bayer Schering, Roche, Wahler, EDP, Eletropaulo, MIPC, Johnson&Johnson, Embraer, Harald, Gafisa, Grupo Abril, Artesp, STM entre outras. Professor assistente da coordenação em cursos executados pelo Profuturo.

Profa. Dra.  Elza Fátima Rosa Veloso

Livre docente, doutora (com pós-doutorado), mestre e graduada em Administração. Título de Mestre obtido na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com bolsa CAPES (2003); Doutorado Sanduíche FEA-USP / Northern Illinois University (NIU), com título de Doutor obtido na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (2009), mesma instituição na qual realizou o pós-doutorado, com bolsa FAPESP (2015), e o concurso de livre docência (2017). Em 2008, realizou Estágio de Doutorando, com bolsa CAPES, na Northern Illinois University (NIU) e cursou a disciplina Organizational Behavior, em nível PhD, na University of Illinois at Chicago (UIC). Atualmente, é professora da pós-graduação stricto sensu, atuando no Mestrado Profissional em Gestão de Negócios da Faculdade FIA de Administração e Negócios. Nessa instituição, além de atuar como docente no Mestrado e na Graduação em Administração, é Coordenadora Executiva e professora do Programa de Estudos em Gestão de Pessoas (PROGEP), no qual conduz o módulo Carreira e Sucessão do curso de Especialização em Gestão Estratégica de Pessoas. É também professora na pós-graduação lato sensu da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em disciplinas ligadas a Gestão de Pessoas. Tem experiência de gestão no setor bancário e acadêmica na área de Administração, com ênfase em Recursos Humanos, atuando, principalmente, nos seguintes temas: gestão de carreira e sucessão, comportamento organizacional, clima organizacional, gestão de pessoas e metodologia do trabalho científico.

Prof. Dr. Felipe Mendes Borini

Professor da Universidade de São Paulo (FEA/USP). Professor do PPGA. Professor e Coordenador da FIA. CoEditor in Chief da Innovation & Management Review. Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (FEA/USP). Seu interesse de pesquisa é na área de Estratégia e Inovação atuando principalmente nos temas de estratégia global e inovação global.

Prof. Dr.  George Sales

Doutorando em Administração de Empresas no Mackenzie (linha Finanças Estratégicas), Mestre em Controladoria e Contabilidade na FEA/USP (linha de Mercado Financeiro e Finanças). Atualmente, é professor da FECAP em cursos de graduação em Administração, Economia e Ciências Contábeis, da Faculdade FIPECAFI no curso de especialização em Investment Banking e cursos "in company" e, também, professor da Faculdade FIA de Administração e Negócios no curso de graduação. É graduado em Processamento de Dados pela FATEC-BS, em Direito pela UNIMES e em Ciências Contábeis pela FEA/USP. Possui Pós-Graduação em Conhecimento, Tecnologia e Inovação pelo MBA da FIA/USP.

Prof. Dra.  Gleriani Torres

Doutora em Administração pela FEA/USP, mestre em Administração pela PUC, especialista em Comércio Exterior e Logística Empresarial pelo MACKENZIE, e bacharel em Administração pela Ibero Americana. Possui 20 anos de vivência em negociações nacionais e internacionais. No mestrado estudou a adaptação de produtos alimentícios para atender valores religiosos. No doutorado analisou os gargalos na piscicultura da Amazônia brasileira. Desenvolve pesquisas relacionadas com o mapeamento e avaliação de cadeias produtivas, além de análise e elaboração de indicadores empresariais de gestão. Dentre os resultados dos seus estudos, consta o registro de uma patente para um software que avalia a qualidade de indicadores e relatórios de sustentabilidade. Leciona nos cursos de Graduação e de Pós-Graduação da Universidade Mackenzie e da FIA Business School onde é Coordenadora da Fia Jr. Fundadora. É Diretora Operacional da empresa Gestão Sustentável, desenvolve treinamentos e projetos de consultoria voltados à solução de gargalos e agregação de valores sustentáveis para ganho de eficiência e alcance de mercados internacionais. Seu canal do youtube (chamado gestao sustentavel), reúne vídeos sobre temas profissionais e acadêmicos.

Prof. Dra.  Iris Gardino

Graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (1974) da USP, Licenciatura em Língua Portuguesa e Latim (língua e literaturas) pela Faculdade de Educação (1975) da USP, graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Nove de Julho (1988), mestrado em Estilística da Língua Portuguesa pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (1986) da USP e doutorado em Produção de Textos (Sintaxe e Semântica em Textos Administrativos) pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (2001) da USP.

Prof. Ms.  Isis de Cassia Vannucci de Oliveira Koelle

Profissional da área de Marketing, Estratégia e Inovação com graduação em Ciências Econômicas pela UNICAMP (2006), MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (2012) e Mestrado de Administração em Gestão de Negócios na FIA (2019). Trajetória profissional com mais de 15 anos em empresas multinacionais de grande porte como 3M. Bosch, Merial e Unilever. Professora de graduação na Fundação Instituto de Administração e professora convidada dos cursos de graduação da ESAMC e extensão da UNICAMP. Áreas de pesquisa até o momento: economia internacional, finanças, governança corporativa, marketing estratégico, desenvolvimento de produto e marketing digital.

Prof. Dra. Ivete Rodrigues

Doutorado em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP). Possui Mestrado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP (2006); MBA em Administração de Projetos pela Fundação Instituto de Administração (FIA), com complementação pelo Bentley College, Boston, USA (2001); graduação em Pedagogia, com habilitação em Administração Escolar, pela Universidade de São Paulo (1989). Atualmente é professora e coordenadora pedagógica de cursos da Fundação Instituto de Administração; pesquisadora do Núcleo de Política e Gestão Tecnológica da Universidade de São Paulo; professora da Faculdade de Informática e Administração Paulista, em cursos de pós-graduação.

Prof. Dr.  Leandro Fraga Guimarães

Professor Leandro Fraga é um pesquisador associado do Profuturo, Programa de Estudos do Futuro na Faculdade de Economia e Administração na Universidade de São Paulo (FEA-USP). É professor de graduação e pós-graduação (Mestrado e MBA) na Faculdade FIA de Administração e Negócios onde coordena o Fórum Digital Profuturo. Tem 16 anos de experiência executiva incluindo posições de liderança nacional e internacionalmente. É co-autor de dois livros sobre estratégias e mercados para o desenvolvimento sustentável, bem como, de muitos artigos em renomadas revistas acadêmicas de administração. Tem como linhas de pesquisa Marketing global e comunicação, produtos para mercados emergentes, desenvolvimento sustentável, novos modelos de negócio e de tecnologias.

Prof. Dr. Luis Fernando Ascenção Guedes

Doutor em Administração pela FEA/USP; Mestre em Administração pela FGV/EAESP; MBA Executivo Internacional pela FIA, com extensão nas Universidades de Cambridge, Lyon e Vanderbilt; Especialista em Telecomunicações pela FEI, onde é graduado em Engenharia de Computadores. Experiência profissional de mais de vinte anos, tendo atuando como executivo no Brasil e no exterior em empresas multinacionais tais como Google, Telefônica, Embratel e NEC. Atualmente, é Professor dos cursos de Graduação Pós-Graduação da FIA .

Prof. Dr. Marcelo Antônio Treff

Doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP e Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP; professor da FECAP. Tem experiência em Comportamento Organizacional e Gestão de Pessoas, atuando com os seguintes temas: Gestão de Competências, Remuneração, Educação Corporativa e Políticas de Gestão de Pessoas. Exerce, ainda, a atividade de Consultor junto à Empresa Volens.

Prof. Dr.  Marco Antônio da Costa Sabino

Pós-doutor em Democracia e Direitos Humanos pela Universidade de Coimbra (2015).Doutor em Ciências, Direito Processual (USP, 2014). Especialista em Docência (UAM, 2013), Direito Civil (FADISP, 2008) e Direito Processual Civil (PUC 2007). Bacharel em Direito (PUC, 2003). É Professor do Mestrado Profissional em Gestão de Negócios e dos MBAs da FIA. É professor da graduação em Direito e dos MBAs do IBMEC, além de professor dos MBAs da Fundação Dom Cabral e da FIPECAFI. Foi Academic Visitor na Universidade de Oxford (2017), é Affiliated Researcher da Universidade de Columbia. Foi executivo da área de negócios da Rede Globo de Televisão e, hoje, é sócio de Mannrich e Vasconcelos Advogados para as áreas de Resolução de Conflitos, Mídia e Internet e Governança e Compliance.

Prof. Dr. Marcos Antonio Gaspar

Doutor em Administração pela USP, mestre em Administração com ênfase em Estratégia e Inovação pela Universidade Cidade de São Paulo, mestre em Administração com ênfase em Marketing pela UniSant'Anna, especialista em Análise e Projeto de Sistemas pela Universidade Paulista e bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como docente permanente e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Informática e Gestão do Conhecimento (Mestrado e Doutorado) da Universidade Nove de Julho, sendo líder da linha de pesquisa Gestão de Tecnologia da Informação e do Conhecimento. Membro da SBGC - Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento. Membro da SBC - Sociedade Brasileira de Computação. Conselheiro da ITA - International Telework Academy. É pesquisador de temas relacionados à Gestão da Informação, Gestão da Tecnologia de Informação, Gestão do Conhecimento e Estratégia Empresarial no contexto da Indústria 4.0.

Prof. Ms. Mauricio Tsuruta

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (1998) , especialização em MBA Informatica e Tecnologia Internet pelo Fundação Instituto de Administração (2005) e mestrado em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP (2011) . Atualmente é Professor do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas e Professor do Fundação Instituto de Administração. Atuando principalmente nos seguintes temas: arquitetura de software, qualidade de software, inteligência artificial.

Prof. Dra.  Marisa Pereira Eboli

Possui graduação em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP (1978), mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (1990) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (1996). Atualmente é professora doutora aposentada da Universidade de São Paulo, Professora da Faculdade FIA de Administração e Negócios e Coordenadora de Projetos da Fundação Instituto de Administração. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão de Pessoas, atuando há mais de 15 anos como professora, pesquisadora, consultora e escritora principalmente nos seguintes temas: educação corporativa, sistemas de educação corporativa, desenvolvimento de pessoas, gestão por competências e universidades corporativas.

Prof. Dr.  Rodolfo Leandro de Faria Olivo

É CEO da MacPoli Cursos Profissionais. Professor universitário na graduação e pós-graduação é graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e especialista em finanças empresariais pela mesma instituição, bem como mestre em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP) e doutorando nessa mesma instituição. Autor de diversos livros nas áreas de administração, finanças e logística, bem como de artigos científicos, foi executivo de empresas multinacionais nas áreas de serviços financeiros, consultoria estratégica, telefonia celular e energia elétrica.

Prof. Dr. Ronaldo Frois de Carvalho

Doutor em Educação: Currículo pela PUC-SP (2010), com pesquisa na área de Educação em Contabilidade. Possui Mestrado e Graduação em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Fecap (2003 e 1999). Atualmente é Coordenador e Professor da FECAP e Professor Colaborador da Faculdade FIA de Administração e Negócios. Tem experiência nas áreas de Controladoria, Auditoria e Contabilidade Internacional, atuando com os seguintes temas: harmonização das práticas contábeis, sarbanes-oxley act e controles internos, tanto em pesquisa como em atuação profissional em empresas nacionais e multinacionais.

Prof. Ms. William Andrew Presada

Mestre em Gestão de Negócios pela FIA. Graduado em Administração de Empresas Rurais pela UEPG. Professor do Cursinho (projeto social) da FIA. Professor no Curso de Administração da FIA. Professor no MBA Internacional da FIA. Palestrante, tradutor, revisor e escritor. Ciclista competitivo e ativista de ciclismo. Professor particular de Inglês avançado. Coach e instrutor/consultor de soft-skills, oratória e apresentações, criatividade, negociações, entrevistas e liderança..