Estratégia e Organizações

Employer branding: o que é e 11 estratégias para  aplicar nas empresas

Que atenção você dá ao employer branding? Vale pensar a respeito.

Empresas são sempre vistas como marcas, e é por isso que 86% delas (dados em inglês) priorizam essa estratégia.

Uma das várias razões para esse resultado é que, de acordo com a pesquisa The State of Employer Brand 2022 (em inglês), 71% das pessoas acessam avaliações sobre empresas antes de se candidatar.

Ao mesmo tempo, 58% dizem que avaliações negativas são motivo para desistir de uma vaga.

A melhor forma de evitar que isso aconteça é utilizar ferramentas de employer branding para fortalecer a imagem de marca empregadora.

Quer conhecer essa estratégia utilizada pelas grandes empresas para atrair e reter talentos?

Então, confira os tópicos e prossiga na leitura!

  • O que é employer branding?
  • Qual a importância do employer branding?
  • Principais benefícios do employer branding
  • 11 estratégias para transformar sua empresa com o employer branding
  • 8 exemplos de employer branding.

Avance na leitura para entender o conceito e saber como aplicar employer branding na prática!

Leia também:

Personal branding: 7 dicas para construir sua marca pessoal

Branding (Gestão de Marcas): o que é, importância e exemplos

Marketing 5.0: O que é, objetivos, exemplos e como aplicar

O que é employer branding?

Employer branding é um processo estratégico que busca construir a imagem e a reputação de uma empresa como empregadora.

Implica a criação de uma identidade atraente, que mostre um ambiente de trabalho estimulante, com benefícios competitivos e oportunidades de crescimento para os funcionários.

Também chamado de marca empregadora, esse conjunto de técnicas tem como objetivo atrair e reter talentos qualificados, destacando a cultura, os valores e as oportunidades de desenvolvimento da empresa.

É uma abordagem similar ao branding, porém focando especificamente em posicionar o negócio como bom empregador, estabelecendo uma vantagem competitiva no mercado de trabalho.

Qual é a importância do employer branding?

O employer branding é uma estratégia fundamental para criar uma reputação positiva da empresa, atrair e reter talentos qualificados, aumentar a produtividade e fortalecer a cultura organizacional.

Fica muito clara a importância do employer branding ao observarmos que essa estratégia aumenta a capacidade de atrair, reter e engajar talentos qualificados.

Uma marca empregadora sólida cria uma reputação positiva da empresa, tornando-a mais atraente para os candidatos, aumentando a lealdade e satisfação dos seus funcionários.

Isso resulta em maior competitividade no mercado de trabalho, redução de custos de contratação, aumento da produtividade e do engajamento.

Além disso, ajuda a fortalecer a imagem e a atrair clientes que valorizam empresas com uma cultura de trabalho positiva.

Principais benefícios do employer branding

A pesquisa The State of Employer Brand também revela que 70% dos profissionais consideram mais atrativas as empresas que investem em diversidade e responsabilidade social.

Ou seja, para a maioria das pessoas, a imagem da empresa é tão importante quanto a qualidade daquilo que produzem.

Isso justifica os investimentos em employer branding, uma estratégia altamente eficaz para aumentar a competitividade em todos os sentidos.

Confira a seguir alguns de seus benefícios.

Redução do custo de recrutamento

O employer branding pode reduzir os custos de contratação ao atrair candidatos mais qualificados e aumentar a taxa de retenção de funcionários.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo LinkedIn em 2015 (em inglês), empresas com uma forte marca empregadora podem reduzir em até 43% o custo por contratação.

A pesquisa também mostrou que as empresas com uma marca empregadora positiva recebem em média 50% mais candidaturas e têm um tempo de preenchimento de vagas 28% mais rápido do que aquelas que não têm.

Atração e retenção de talentos

O perfil de consumo omnichannel pode ser verificado também nas relações de trabalho.

Isso significa que as pessoas escolhem onde pretendem trabalhar usando critérios muito parecidos com os que usam para comprar.

Assim, uma marca empregadora forte aumenta o interesse e a candidatura de talentos, enquanto promove um senso de orgulho e pertencimento entre os funcionários atuais.

Isso traz como resultado uma taxa mais alta de retenção e mais engajamento por parte dos colaboradores, contribuindo para o sucesso e crescimento da empresa.

Aumento da produtividade dos colaboradores

O employer branding ajuda a aumentar a produtividade ao criar um ambiente de trabalho motivador.

Uma marca empregadora forte promove uma cultura organizacional positiva, onde os colaboradores se sentem valorizados, apoiados e inspirados.

O resultado disso é o comprometimento, dedicação e entusiasmo por parte dos funcionários, refletindo-se em um aumento da produtividade e qualidade do trabalho.

Afinal, não é segredo que funcionários engajados e satisfeitos têm maior propensão a se esforçar mais para alcançar os objetivos da empresa.

Vantagem competitiva

Destacar a empresa como empregadora de escolha ajuda a criar vantagem competitiva sobre a concorrência, como preconiza o guru Michael Porter.

Por meio do employer branding, pode-se atrair talentos qualificados para formar equipes mais competentes e preparadas.

A reputação positiva da empresa como empregadora leva ao fortalecimento de sua imagem corporativa perante o mercado e os clientes.

Isso acaba por diferenciar a empresa da concorrência, aumentando sua atratividade para potenciais clientes e criando um impacto positivo nos resultados financeiros.

Estimula a inovação e criatividade

Empresas que trabalham suas próprias imagens estimulam a inovação e a criatividade ao criar um ambiente de trabalho que valoriza a expressão de ideias.

Uma imagem positiva promove uma cultura que encoraja os funcionários a serem criativos, a experimentarem novos recursos e a compartilharem suas perspectivas.

Isso estimula a geração de novas ideias, o pensamento fora da caixa e o desenvolvimento de soluções criativas para os desafios empresariais.

Ainda que estejamos na era do Big Data, a capacidade de criar é sempre bem-vinda e pode ser um recurso a mais para empresas com viés disruptivo.

Maior capacidade de fidelização

Funcionários satisfeitos e engajados são mais propensos a permanecer na empresa por mais tempo.

Além disso, uma marca empregadora forte também pode influenciar a preferência dos clientes, que tendem a se identificar e valorizar empresas com uma reputação sólida como empregadora.

Isso provoca a redução da rotatividade e a manutenção do conhecimento adquirido, que não vai embora junto com os talentos.

Além disso, uma marca empregadora forte transmite confiança e credibilidade, influenciando positivamente a preferência dos clientes.

Fortalecimento da cultura organizacional

Uma pesquisa da Deloitte (em inglês) mostra que, para 88% dos empregadores, a cultura organizacional é determinante para o sucesso.

Nesse mesmo sentido, o employer branding é uma ferramenta poderosa para estabelecer e promover os valores e princípios da empresa.

Uma marca empregadora sólida cria uma identidade coesa e compartilhada entre os funcionários, gerando um senso de propósito e pertencimento.

Isso fortalece a coesão da equipe, promove a colaboração e melhora a comunicação interna.

11 estratégias para transformar sua empresa com o employer branding

Dominar a aplicação estratégica do employer branding é fundamental para aproveitar ao máximo os benefícios, fortalecer a marca e obter uma vantagem competitiva sobre os concorrentes.

Os benefícios que listamos acima só são alcançados quando se sabe como aplicar o employer branding.

Trata-se de um componente estratégico, já que, como vimos, o fortalecimento da marca gera vantagem competitiva sobre a concorrência.

Dessa forma, é necessário lançar mão de recursos e ferramentas de employer branding que elevem a capacidade de uma empresa em responder aos desafios do mercado.

Veja na sequência 11 estratégias que podem ser aplicadas com esse objetivo.

1. Tenha um objetivo

Como toda ação no contexto corporativo, o employer branding requer o estabelecimento de metas.

Nesse caso, para determinar um objetivo, é necessário considerar a visão e os desafios da empresa.

Isso envolve identificar áreas de melhoria na atração e retenção de talentos, bem como estabelecer metas específicas e mensuráveis.

Por exemplo, o objetivo pode ser aumentar a taxa de candidaturas qualificadas em 20% ou melhorar a taxa de retenção de funcionários em 15%.

2. Analise o quadro atual

Nenhuma estratégia será eficaz se a empresa não levar em conta ao longo do processo as suas próprias condições.

Por isso, antes mesmo de estabelecer metas, é essencial mapear minuciosamente as carências que a marca tem em termos de mão de obra.

Junto a isso, vale também fazer pesquisas que revelem qual a imagem que os colaboradores têm da empresa para, a partir disso, trabalhar os pontos fortes e os que precisam melhorar.

3. Mantenha uma boa comunicação

Nenhuma estratégia de Marca Empregadora sobrevive sem uma comunicação interna regular e consistente com os funcionários.

Para isso, é sempre recomendável usar canais como intranet, assim como boletins informativos, reuniões regulares, grupos de discussão e até redes sociais internas.

Cabe destacar que, nesse contexto, a comunicação deve ser bidirecional, incentivando o feedback dos funcionários e mantendo os canais abertos a suas opiniões e sugestões.

Lembre-se que o sucesso de uma estratégia de employer branding passa pela comunicação, que por sua vez, deve ser sempre uma via de mão dupla.

4. Defina uma proposta de valor

Se empresas são marcas, significa que as pessoas consomem suas imagens como produtos, que devem ter algum valor agregado, o que nos leva à necessidade de criar uma proposta de valor.

Para isso, é necessário identificar os aspectos únicos e atraentes da empresa como empregadora.

Isso requer a compreensão dos benefícios, cultura, oportunidades de desenvolvimento e valores oferecidos aos funcionários.

Portanto, deve-se analisar o que diferencia a empresa no mercado de trabalho e como isso beneficia os colaboradores.

5. Construa uma cultura empresarial

Marcas Empregadoras de sucesso se distinguem por construir uma forte cultura empresarial, por meio da promoção dos valores e comportamentos desejados pela empresa.

Isso pode ser alcançado por meio de iniciativas como treinamentos de equipe, programas de reconhecimento, incentivo à colaboração, liderança exemplar e comunicação transparente.

Os funcionários devem ser envolvidos no processo, de modo que sua participação seja ativa.

Lembrando que a cultura empresarial precisa ser autêntica e alinhada aos valores da empresa para que o ambiente de trabalho reflita isso na prática.

6. Desenvolva uma estratégia de recrutamento e seleção

Para desenvolver uma estratégia de recrutamento e seleção alinhada com o employer branding, é importante identificar os valores e características desejadas nos candidatos.

Isso pode ser realizado por meio da definição de perfis de competências e habilidades alinhados à cultura organizacional.

Para isso, é fundamental utilizar canais adequados para atrair talentos alinhados aos valores da empresa, como redes sociais e mala direta.

Durante o processo seletivo, é essencial comunicar a proposta de valor da empresa, destacando os benefícios e oportunidades de desenvolvimento oferecidos.

Isso garantirá uma seleção de candidatos alinhados com a cultura e objetivos empresariais.

7. Estimule o engajamento em outras atividades

Employer branding não é apenas propaganda.

As pessoas precisam não só ser informadas, mas participar ativamente no processo de construção da imagem de uma marca.

Uma das maneiras de fazer isso é abrindo oportunidades de desenvolvimento, como treinamentos, workshops e programas de mentoria.

Promover a participação dos funcionários em projetos e iniciativas da empresa, incentivando a colaboração e o compartilhamento de ideias, também ajuda.

8. Tenha meios de comunicação interna

Vimos até aqui que employer branding é, em essência, um processo ativo de comunicação.

Logo, ele só vai funcionar quando a empresa desenvolve canais adequados para isso.

O importante é que os canais de comunicação sejam tão diversificados quanto possível.

Intranet, newsletters, murais, grupos de discussão e redes sociais internas são algumas possibilidades.

Nesse contexto, a comunicação deve ser transparente para que as pessoas sintam que estão recebendo informações relevantes.

9. Compartilhe histórias de sucesso

Nada mais eficaz em uma estratégia de Marca Empregadora do que destacar histórias reais de sucesso de colaboradores dentro da empresa.

Podem ser compartilhados depoimentos e experiências positivas para demonstrar o impacto do ambiente de trabalho e das oportunidades de crescimento.

Isso cria uma imagem atrativa da empresa como empregadora e inspira outros funcionários, atraindo talentos qualificados enquanto fortalece a reputação.

10. Faça a gestão da imagem

A aplicação das ferramentas de employer branding e as ações correspondentes vão gerar resultados, ensejando um esforço de gestão e monitoramento.

Nesse aspecto, é essencial monitorar e gerenciar a percepção da empresa como empregadora.

Isso inclui acompanhar as mídias sociais, sites de avaliação de empregadores e os feedbacks dos funcionários.

A empresa deve ser rápida em responder comentários e feedbacks, enfatizando os aspectos positivos da cultura organizacional, mostrando-se sempre solícita para resolver problemas.

11. Ajuste e avalie para melhorar continuamente

Por mais eficaz que seja, toda estratégia está sujeita a correções e melhorias e, com as de employer branding, não é diferente.

Então, para melhorar continuamente, é preciso realizar análises periódicas para avaliar os resultados e identificar áreas de melhoria.

Coletar feedback dos funcionários, medir o impacto das ações implementadas e acompanhar as tendências do mercado são práticas a serem adotadas nesse sentido.

8 exemplos de employer branding

Aprender com casos reais de sucesso é uma forma eficaz de compreender e aplicar o employer branding, garantindo resultados positivos e fortalecendo a reputação corporativa.

Uma maneira de aprender como aplicar employer branding é conhecer casos reais de empresas de sucesso.

Com as devidas adaptações, as estratégias que elas utilizaram podem ser replicadas inclusive em pequenos e médios negócios, com resultados tão bons quanto os que elas tiveram.

Conheça 8 casos a seguir e inspire-se.

1. Salesforce

A Salesforce é bem conhecida pela sua reputação como uma das melhores empresas para se trabalhar.

Ela promove uma cultura inclusiva, oferece benefícios abrangentes e está comprometida com causas sociais, como mostra em suas políticas de responsabilidade corporativa (em inglês).

A empresa incentiva seus funcionários a se envolverem em atividades de voluntariado e contribuírem para a comunidade em que estão inseridos.

2. Google

Outro bom exemplo é o Google, que é mundialmente famoso por sua cultura inovadora e por oferecer benefícios e vantagens aos seus funcionários, como refeições gratuitas, áreas de lazer e tempo livre para projetos pessoais.

A empresa se esforça para criar um ambiente de trabalho atraente (artigo em inglês), valorizando a criatividade e incentivando a colaboração entre os funcionários.

3. Airbnb

O Airbnb é reconhecido por sua cultura inclusiva e diversa.

A empresa valoriza a autenticidade e a individualidade de seus funcionários, promovendo uma cultura de pertencimento.

Também oferece uma variedade de benefícios aos colaboradores, como reembolso para viagens e experiências em suas acomodações.

4. Microsoft

A Microsoft não fica para trás quando o assunto é employer branding, investindo em desenvolvimento profissional e crescimento de carreira de seus funcionários ao promover uma cultura de inovação e aprendizado contínuo.

Além disso, a Microsoft é conhecida por seu compromisso com a diversidade e inclusão (texto em inglês), incentivando a participação de grupos sub-representados na indústria de tecnologia.

5. Patagonia

O compromisso com a sustentabilidade e o meio ambiente é um dos diferenciais da Patagonia.

A empresa promove uma cultura de trabalho flexível (texto em inglês) e equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Outra de suas políticas é envolver seus funcionários em atividades de conservação ambiental, oferecendo-lhes a oportunidade de trabalhar em projetos nessa área.

6. HubSpot

A cultura de trabalho flexível e foco no bem-estar dos funcionários é uma das marcas da Hubspot.

A plataforma de SEO e SEM se destaca por oferecer benefícios abrangentes, programas de desenvolvimento profissional e ambiente de trabalho colaborativo.

Por isso, é uma das empresas com os mais altos índices de satisfação dos funcionários e reconhecida como um dos melhores locais para se trabalhar (texto em inglês).

7. Adobe

Uma das prioridades na Adobe é estimular uma cultura inclusiva e o compromisso com a diversidade.

A empresa desenvolve programas de treinamento, iniciativas de igualdade salarial e uma cultura de feedback aberto.

Essas práticas ajudaram a empresa a atrair e reter talentos, fortalecendo sua reputação como um empregador comprometido com a inclusão.

8. Cisco

A Cisco também valoriza a cultura de inovação e desenvolvimento profissional.

Para isso, são oferecidas oportunidades de aprendizado contínuo, programas de mentoria e iniciativas de engajamento dos funcionários.

Além disso, a Cisco utiliza a tecnologia para promover a colaboração e a conectividade entre os funcionários, reforçando sua marca empregadora.

Conclusão

A importância do employer branding é clara.

Mais do que isso, para marcas, essa é uma estratégia necessária e que dá resultado.

Como vimos, casos reais não faltam para ilustrar que se trata de um aspecto fundamental para o sucesso.

Você pode ser um dos profissionais que vão ajudar as empresas a construir marcas sólidas e a melhorar a reputação corporativa.

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FIA

Com um olhar sempre no futuro, desenvolvemos e disseminamos conhecimentos de teorias e métodos de Administração de Empresas, aperfeiçoando o desempenho das instituições brasileiras através de três linhas básicas de atividade: Educação Executiva, Pesquisa e Consultoria.

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