O esporte, como negócio de entretenimento, tornou-se uma indústria bilionária que mobiliza milhões de pessoas no Brasil e no mundo. A adequada gestão das organizações que compõem esta indústria é fundamental para a obtenção de resultados positivos, em termos esportivos e de negócios. O desenvolvimento de competências que elevem a eficácia da gestão nestas instituições constitui um instrumento importante para a excelência e, em última análise, é decisivo para a permanência no cenário esportivo.
O curso de Gestão de Negócios Esportivos EAD da FIA, é um curso autoinstrucional (estudo individual), baseado em vídeo-aulas e leituras, que reúne o que há de mais atual em termos de conhecimento de técnicas e ferramentas gerenciais aplicadas ao esporte. Seus principais diferenciais são:
Vídeo-aulas com os maiores professores e especialistas em gestão esportiva do Brasil;
Metodologia e arquitetura FIA Online Learning;
Didática moderna e inovadora;
Autonomia e flexibilidade total ao aluno, com acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem a qualquer tempo e lugar;
Conteúdos desenvolvidos com total orientação para aplicabilidade prática.
Objetivos
Proporcionar conhecimentos atualizados sobre conceitos e práticas de gestão nas instituições esportivas; Introduzir os participantes na discussão de conceitos considerados de fronteira no campo da Administração Esportiva; Transmitir conhecimentos, técnicas e instrumentos gerenciais necessários para o aprimoramento e desenvolvimento profissional dos gestores de esporte.
Perfil do Aluno
Profissionais com ou sem curso superior atuantes ou que objetivem atuar em atividades de administração e gestão junto aos diversos segmentos da indústria do esporte.
Investimento
Pagamento à vista (R$ 4.600,00): boleto, cartões de débito e crédito.
Parcelamento somente no cartão de crédito (7 parcelas de R$ 657,14).
Metodologia
O desenvolvimento do curso ocorrerá via utilização das seguintes alternativas metodológicas:
Vídeo-aulas com apresentação de conceitos para a fundamentação do conhecimento em gestão esportiva.
Materiais de auto estudo para a apresentação e aprofundamento dos conceitos e a realização de exercícios de aprendizagem.
Sistema de Avaliação
A avaliação do curso se dará por meio de quizzes e homeworks. Desta forma, cada um dos 18 temas do programa terá seu respectivo quiz e homework.
Ao término do curso receberá o certificado de conclusão o aluno que apresentar em cada um dos quizzes e homeworks um desempenho não inferior a 70%.
Disciplinas
Indústria do Esporte e o Ambiente de Negócios Esportivos
Organização do Sistema Esportivo
Estrutura e Poder nas Instituições Esportivas
Macro e Micro Economia do Esporte
Legislação e Negócios Esportivos
Gestão de Atletas e Equipes Esportivas
Gestão de Pessoas das Instituições Esportivas
Visão Sistêmica nas Instituições Esportivas
Planejamento Estratégico das Instituições Esportivas
Planejamento de Megaeventos Esportivos
Gestão de Marketing das Instituições Esportivas
Gestão de Patrocínio Esportivo
A Relação com a Imprensa Esportiva
Gestão Contábil das Instituições Esportivas
Gestão Financeira das Instituições Esportivas
Gestão de Projetos Esportivos
Gestão de Arenas Esportivas
Gestão de Eventos Esportivos
Apresentação
Michel Mattar (mestre em gestão esportiva e ex-diretor Grêmio Barueri), Caio Megale (mestre em economia do esporte), Luiz Felipe Santoro (ex-presidente Inst. Bras. Direito Desportivo), Eduardo Vasconcelos (consultor Min. Esporte - Pan 2007 e Olimpíadas 2016), Gabriel de Almeida (psicólogo São Paulo FC e Conf. Bras. Basquete), dentre outros.Michel Mattar (mestre em gestão esportiva e ex-diretor Grêmio Barueri), Caio Megale (mestre em economia do esporte), Luiz Felipe Santoro (ex-presidente Inst.
Coordenador
Prof. Dr. Fauze Najib Mattar
Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo (1973), mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (1977) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (1984). Professor Aposentado da Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Coordenador de Projetos da Faculdade FIA - Fundação Instituto de Administração e Editor da PMKT - Revista Brasileira de Pesquisa de Marketing, Opinião e Mídia da ABEP Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração e Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: marketing, pesquisa de marketing e pesquisa de opinião, gestão de produtos e mercados. Orientou 16 Dissertações de Mestrado, 10 Teses de Doutorado, 153 Trabalhos de Conclusão de Cursos de Especialização e 36 de Trabalhos de Conclusão de Cursos de Graduação. Autor de diversos livros e de inúmeros artigos.
Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo (1973), mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (1977) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (1984). Professor Aposentado da Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Coordenador de Projetos da Faculdade FIA - Fundação Instituto de Administração e Editor da PMKT - Revista Brasileira de Pesquisa de Marketing, Opinião e Mídia da ABEP Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração e Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: marketing, pesquisa de marketing e pesquisa de opinião, gestão de produtos e mercados. Orientou 16 Dissertações de Mestrado, 10 Teses de Doutorado, 153 Trabalhos de Conclusão de Cursos de Especialização e 36 de Trabalhos de Conclusão de Cursos de Graduação. Autor de diversos livros e de inúmeros artigos.