Este processo objetiva estabeler uma arquitetura comum, formada por processos de negócio, informações, dados, aplicativos e camadas de arquitetura tecnológica para e cumprir de forma eficaz as estratégias empresarias e as de TI.
Este processo tem por objetivo identificar oportunidades de inovação e planejar como explorá-las para atender as necessidades de negócio. Analisa tecnologias emergentes e tecnologias estabelecidas identificando oportunidades para inovação empresarial ou melhorias.
Executa a orientação estratégica definida para investimentos em consonância com a visão de arquitetura corporativa e as características desejadas do investimento e carteiras de serviços. Avalia, prioriza e equilibra programas e serviços, gerenciando demandas com recursos e orçamentos limitados, alinhando-os com os objetivos estratégicos corporativos de valor e risco. Monitora o desempenho da carteira global de serviços e programas, propondo ajustes, se necessário, em resposta ao desempenho do programa e serviço ou de alterações nas prioridades da empresa.
Este processo tem como objetivo estabelecer e manter uma estrutura para gerenciar os programas de investimentos e despesas em TI contemplando custos, benefícios, prioridades e um processo formal de definição e acompanhamento orçamentário. Tem por foco definir o portfólio e os investimentos em informática. elaborar e acompanhar os orçamentos da área em linha com estratégias da organização.
Este processo tem como objetivo incorporar e treinar profissionais para a area de informática, motiva-los através de planos de carreira, atribuir funções coerentes com as habilidades, gerenciar competências, estabelecer um processo de revisão, criar descrições de cargos e assegurar a estabilidade do patrimônio humano da função.
Este processo tem como objetivo identificar os stakeholders dos projetos, processos, recursos e iniciativas de TI, gerenciando seu relacionamento de acordo com os papeis por eles desempenhados e seguindo critérios pré-estabelecidos.
Este processo monitora e avalia os indicadores estabelecidos a partir de critérios de avaliação da qualidade do serviço fornecido e registrados através acordos de níveis de serviço entre a área de TI e as áreas de negócio, identificando os riscos dos mesmos não serem cumpridos e providenciado os ajustes para correção.
Este processo gerencia as diversas categorias de fornecedores de produtos e serviços de informática com o objetivo de atender os requerimentos da empresa, selecionando estes fornecedores, providenciando sua contratação, revisão e acompanhamento de seu desempenho no atendimento às condições contratuais.
Este processo tem como objetivo desenvolver e manter um sistema de gestão da qualidade dos serviços prestados pela área de informática, incluindo padrões e processos comprovados de desenvolvimento e aquisição.
Este processo verifica a aderência dos procedimentos de informática ao Sistema de Gerenciamento da Segurança de TI como proposto pela ISO/IEC 27002, tendo como objetivo manter os atributos da informação: integridade, confidencialidade e disponibilidade.