Pós-graduação em Gestão de Programas e Tecnologias Digitais de Educação
Pós-graduação em Gestão de Programas e Tecnologias Digitais de Educação
Lidar com as mudanças paradigmáticas do ensino e da aprendizagem numa nova modalidade requer a compreensão de um novo contexto em que alunos não mais frequentam diariamente o campus, em que a relação pedagógica passa a ser mais mediatizada, em que há o uso intensivo de tecnologias da informação e comunicação – TIC para o ensino e para a aprendizagem, em que há uma nova relação professor-aluno-conteúdo que se une à figura do tutor, configurações antes impensáveis.
O curso se propõe a dar uma visão minuciosa sobre os processos de criação, produção e a operacionalização pedagógica, além ainda do planejamento gerencial para EAD. Contudo, a oferta de EAD está inserida num contexto cultural que leva em conta a política educacional para a modalidade, as práticas e experiências testadas, as tecnologias disponíveis e as características institucionais. Para tratar desse aspecto o curso abordará as políticas nacionais e legislação para oferta de EAD o panorama nacional e panoramas internacionais, que podem diferir culturalmente, porém, contribuir com novas experiências e expectativas educacionais inovadoras.
Segunda-Feira 19h00 às 23h00 Semanal Quarta-Feira 19h00 às 23h00 Semanal
Diferenciais
Ao longo do curso, serão apresentados conteúdos e realizados atividades práticas que busquem desenvolver nos participantes as competências:
• Compreensão de como a tecnologia digital pode ser utilizada para trazer processos de aprendizagem mais eficazes incluindo, compreensão das teorias de design educacional, frameworks e aplicativos para o desenvolvimento da experiência de aprendizado em plataformas digitais;
• Compreensão das oportunidades, possibilidades e limites da tecnologia digital na educação incluindo, mídias interativas, vídeos, edição, design digital e narrativa digital;
• Identificação de quais tecnologias são mais indicadas para determinados programas ou estruturas de aprendizagem;
• Planejamento e organização de programas e/ou experiências de aprendizagem, tendo como base a utilização de tecnologias;
• Criação de programas ou experiências de aprendizagem utilizando as tecnologias digitais.
Objetivos
O curso tem como objetivo capacitar o profissional para a liderança de programas educacionais com forte uso das tecnologias digitais integrado aos métodos de ensino e aprendizado. Ao longo do curso, serão apresentados conteúdos e realizados atividades práticas que busquem desenvolver nos participantes as competências necessárias para a inovação do processo de ensino aprendizagem com apoio de tecnologias digitais.
Perfil do Aluno
Interessados de diferentes áreas e/ou educadores, docentes desde a educação básica até a educação superior, coordenadores, técnicos educacionais, gestores de universidades corporativas, responsáveis por treinamento empresarial e demais entusiastas da aplicação de tecnologias digitais da informação e comunicação na área educacional, corporativa e instituições educativas, que querem aproveitar o melhor momento do digital.
Certificação
O Certificado de Conclusão do Curso, emitido pela Faculdade FIA de Administração e Negócios, será fornecido ao aluno aprovado no curso de acordo com a Resolução CNE/CES nº 1 de 06/04/2018. Será considerado aprovado, quem obtiver média final igual ou superior a 7,0 (sete) em cada disciplina ou módulo da estrutura curricular do curso e aprovado no Trabalho de Conclusão do Curso. Ao pós-graduando que cumprir tais requisitos é conferido o certificado de pós-graduação lato sensu, em nível de Especialização ou MBA, acompanhado do respectivo histórico escolar Portaria MEC de credenciamento institucional EAD nº 1.846 de 24/10/19
Investimento
R$ 26.800,00 à vista
Consulte opções de parcelamento oferecidas pela FIA e campanhas promocionais vigentes.
Metodologia
A metodologia do curso enfatiza a combinação de teoria e troca de experiências, usando aulas expositivas, métodos participativos, simulações e trabalhos em equipe, adequados aos diferentes temas do curso. Os conhecimentos e experiências dos docentes, aliados à vivência dos alunos em diferentes seguimentos empresariais, permitem maximizar as oportunidades de troca de conhecimentos e experiências e a criação de redes de relacionamento de grande valor para todos os participantes.
Sistema de Avaliação
A metodologia do curso enfatiza a combinação de teoria e troca de experiências, usando aulas expositivas, métodos participativos, simulações e trabalhos em equipe, adequados aos diferentes temas do curso. Os conhecimentos e experiências dos docentes, aliados à vivências dos alunos em diferentes seguimentos empresariais, permitem maximizar as oportunidades de troca de conhecimentos e experiências e a criação de redes de relacionamento de grande valor para todos os participantes.
Módulo 1 – Gestão do Processo Educacional:
Planejamento de Programas Educacionais;
Direito Digital Aplicado à Educação;
Produção de Conteúdo em Tempos de Educação Digital;
Gestão de Projetos Educacionais.
Modulo 2 - Tendências da Educação no Mundo Digital:
Teorias e Tendências da Educação: Neurociência;
Avaliação da Práxis Pedagógica;
Conhecimento e Aprendizagem na Cibercultura: Teoria e Prática.
Módulo 3 - Storytelling e Gamification no Contexto Educacional:
Edutainment: O uso de Universos Lúdicos para Engajamento dos Estudantes;
Game Based Learning.
Módulo 4 - Projetos Educacionais Digitais Inclusivos:
Educação: Do Analógico ao Metaverso;
Princípios da Educação Inclusiva Incorporados ao Planejamento de Projetos Educacionais;
Design de Experiência do Usuário;
Diretrizes da Acessibilidade, Tecnologia Assistiva e Design Universal Aplicados a Projetos Educacionais.
Módulo 5 - Digital Learning:
Métodos e Estratégia para o Aprendizado Ativo, On-line e Híbrido;
Tecnologias Digitais Mediando o Processo de Aprendizagem.
Módulo 6 - EduTech e Educação 4.0:
Espaços de Aprendizagem de ambientes virtuais a redes sociais;
Aplicativos e Ferramentas Digitais de Ensino e Aprendizagem: Inteligência Artificial Generativa;
Design Educacional.
1ª etapa – Inscrição em nosso site (não temos taxa de inscrição):
2ª etapa – análise curricular;
3ª etapa – entrevista com a Coordenação;
4ª etapa – aprovação e convocação para matrícula.
Apresentação
O corpo docente é composto por professores com nível de Mestrado e Doutorado da Fundação Instituto de Administração, professores titulados de outras instituições, por profissionais e palestrantes de grande capacidade na área de gestão de cibersegurança e gestão de negócios de tecnologia.
Coordenação: Profa. Dra. Adriana Backx
Vice-coordenador: Prof. Dr. Nicolau Reinhard
Coordenador
Prof. Adriana Backx Noronha Viana
Professora Titular da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA/USP. Coordenou o projeto Método Integrado para Formação e Capacitação de Docentes (Projeto Pró-Administração), com recursos CAPES; Coordenadora de Projeto FAPESP sobre Estilos e Estratégias de Aprendizagem dos alunos de graduação em Administração: Mensuração e Associação (2018/2020), Estudo comparativo de estudantes de pós-graduação em estratégias de aprendizagem, processo de autorregulação e métodos ativos de aprendizagem na Austrália e no Brasil (2018/2019). Com a Pandemia, coordenou formação para os docentes da USP, com foco na utilização de tecnologias digitais educacionais, fundamentais para atravessar esse período. Coordenou em 2021/2022 o projeto CAEG / USP - Consórcios Acadêmicos para a Excelência do Ensino de Graduação, intitulado: "Caminhos para a disrupção no processo de ensino e aprendizagem em cursos de graduação em Gestão". É responsável por outras formações docentes para o contexto das tecnologias digitais educacionais. Participa da Coordenação do PROINFO - FIA e Coordena o curso Gestão de Programas e Tecnologias Digitais de Educação entre outros. Possui várias publicações em artigos, livros e capítulos de livros, nacionais e internacionais sobre os seus temas de pesquisa.
Professora Titular da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA/USP. Coordenou o projeto Método Integrado para Formação e Capacitação de Docentes (Projeto Pró-Administração), com recursos CAPES; Coordenadora de Projeto FAPESP sobre Estilos e Estratégias de Aprendizagem dos alunos de graduação em Administração: Mensuração e Associação (2018/2020), Estudo comparativo de estudantes de pós-graduação em estratégias de aprendizagem, processo de autorregulação e métodos ativos de aprendizagem na Austrália e no Brasil (2018/2019). Com a Pandemia, coordenou formação para os docentes da USP, com foco na utilização de tecnologias digitais educacionais, fundamentais para atravessar esse período. Coordenou em 2021/2022 o projeto CAEG / USP - Consórcios Acadêmicos para a Excelência do Ensino de Graduação, intitulado: "Caminhos para a disrupção no processo de ensino e aprendizagem em cursos de graduação em Gestão". É responsável por outras formações docentes para o contexto das tecnologias digitais educacionais. Participa da Coordenação do PROINFO - FIA e Coordena o curso Gestão de Programas e Tecnologias Digitais de Educação entre outros. Possui várias publicações em artigos, livros e capítulos de livros, nacionais e internacionais sobre os seus temas de pesquisa.