O Curso de Especialização em Gestão da Educação Corporativa na modalidade semipresencial visa a atender à demanda por capacitação de profissionais na área de recursos humanos, a partir de uma visão estratégica e integrada dos diversos aspectos da educação corporativa, mas encontram limitações de horário e deslocamento para participar de turmas totalmente presenciais.
A inclusão de aulas a distância no curso alinha-se à tendência de crescente utilização das tecnologias de informação e comunicação (TIC) para ações de educação corporativa. Adicionalmente, a opção por um formato híbrido (presencial e a distância) incorpora ao curso as inovações em educação corporativa online, provendo aos alunos acesso a materiais em formato multimídia e a ferramentas de comunicação que complementam os encontros presenciais.
Tendo por base um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e uma sala virtual exclusiva de webconferência, os alunos podem apreender de forma autônoma e no seu próprio ritmo de aprendizagem, bem como interagir diretamente com professores, tutores e comunidade de aprendizagem. Neste curso, os participantes terão oportunidade de rever seus parâmetros teórico-conceituais, rediscutir metodologias e ferramentas e analisar casos nacionais e internacionais.
O curso está organizado em três módulos, cada qual composto por um conjunto de disciplinas e temas que formam um panorama completo da gestão da educação corporativa. Além disso, cada aluno é orientado a desenvolver o TCC, neste curso intitulado Projeto Integrador (PI), a partir de um problema do seu contexto real de trabalho que esteja relacionado com os conceitos abordados nas disciplinas. A práxis do PI é outro diferencial do curso, pois soluções inovadoras são desenvolvidas à luz da metodologia de aprendizagem baseada em projetos e por problemas (ABPP). Entre os resultados, consideramos o desenvolvimento de um plano de ação para implantar na organização pesquisada.
Sua carga horária semipresencial com atividades síncronas e assíncronas facilita a participação de profissionais que atuam em todo o Brasil, aumentando a diversidade das turmas e enriquecendo ainda mais o network gerado pelo curso. Além disso, o desenvolvimento do Projeto Integrador, se mostra como um dos principais diferenciais, uma vez que busca integrar todo o conteúdo abordado em todas as disciplinas por meio de um projeto de aplicação prática no contexto real de trabalho do aluno.
Objetivos
O objetivo geral do curso é capacitar e desenvolver gestores e analistas das áreas de treinamento, desenvolvimento e educação para atuar nas organizações com uma visão holística avançada sobre os desafios estratégicos da gestão da educação corporativa no mundo contemporâneo.
Perfil do Aluno
Destina-se a profissionais graduados que já atuam como gestores e analistas nas áreas de treinamento, desenvolvimento e educação nas organizações, responsáveis, por excelência, pela gestão das ações de desenvolvimento e capacitação. O participante ideal para este curso é o profissional que busca dominar conceitos, instrumentos e práticas de gestão de educação corporativa por meio da metodologia FIA já consolidada e reconhecida no mercado brasileiro.
Certificação
O Certificado de Conclusão do Curso, emitido pela Faculdade FIA de Administração e Negócios, será fornecido ao aluno aprovado no curso de acordo com a Resolução CNE/CES nº 1 de 06/04/2018. Será considerado aprovado, quem obtiver média final igual ou superior a 7,0 (sete) em cada disciplina ou módulo da estrutura curricular do curso e, simultaneamente, de 75% (setenta e cinco por cento) de frequência no total de carga horária presencial do curso, bem como, ter sido aprovado no Trabalho de Conclusão do Curso. Ao pós-graduando que cumprir tais requisitos é conferido o certificado de pós-graduação lato sensu, em nível de Especialização ou MBA, acompanhado do respectivo histórico escolar. Portaria MEC de credenciamento institucional EAD nº 1.846 de 24/10/19.
Investimento
R$ 32.100,00 à vista ou parcelamento no boleto ou cartão de crédito.
Metodologia
Espelhando os princípios de transdisciplinaridade, educação continuada, autoaprendizagem, aprendizagem situada e aprendizagem em rede, a metodologia de ensino e aprendizagem proposta para o curso implica a combinação equilibrada de atividades individuais e em grupo, síncronas e assíncronas, presenciais e a distância, tendo por fios condutores a interação direta do aluno com professores especialistas renomados do mercado, tutor, outros participantes do curso, conteúdos e ferramentas, assim como a realização de atividades práticas, o desenvolvimento de projeto integrador e a realização de provas intermediárias (modular). A metodologia também abarca ações de ensino-aprendizagem que valorizam o network e a formação de comunidades de aprendizagem e de prática que possam perdurar após a realização do curso.
Sistema de Avaliação
1. cumprimento das atividades programadas no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) ou seja, estudo do conteúdo e realização de atividades assíncronas propostas pelo professor de cada disciplina, que serão enviadas e avaliadas, conforme critérios previamente determinados pelos professores especialistas, bem como por meio de quizzes relacionados aos temas das disciplinas;
2. desenvolvimento do projeto integrador (PI) no formato escrito que será apresentado e entregue semestralmente.
3. serão aprovados no curso e terão direito ao certificado de especialização os alunos que tiverem obtido nota igual ou superior a 7,0 em todos os módulos além da aprovação no trabalho de conclusão de curso (projeto Integrador – PI);
4. alunos que obtiverem no mínimo o conceito “C” (notas no intervalo de 7,9 a 7,0) no TCC (projeto integrador), frequência nas aulas presenciais de pelo menos 75% na carga horária total presencial.
Contextualização e Principais Conceitos da Educação Corporativa
Educação, Economia & Sociedade
Filosofia da Educação
Gestão Estratégica e Integrada de Pessoas I
Gestão Estratégica da Educação Corporativa I
Conceitos e Métodos para a Aprendizagem Organizacional
Gestão do Conhecimento Organizacional
Metodologia de Pesquisa I
Integração da Educação Corporativa com as Áreas, Políticas e Práticas Organizacionais
Gestão Estratégica e Integrada de Pessoas II
Gestão Estratégica da Educação Corporativa II
Aprendizagem Mediada por Tecnologia
Gestão das Mudanças Organizacionais
Cultura e Memória Empresarial
Avaliação de Resultados em Educação Corporativa
Metodologia de Pesquisa II
Temas Contemporâneos da Educação Corporativa
Aspectos Jurídicos e Implicações nos Sistemas de Educação Corporativa
Gestão de Projetos em Educação Corporativa
Cinema e Educação Corporativa
Inovação e Empreendedorismo
Formação de Multiplicadores
Accountability como um Diferencial do SEC
Competências para Sustentabilidade e Educação Corporativa
Revolução 4.0 e Transformação digital
Metodologia de Pesquisa III
Trabalho de conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso
Análise de Currículo
Entrevista
Apresentação
O corpo docente é formado por professores com nível de Mestrado e Doutorado, por especialistas e profissionais com grande conhecimento na área de Educação Corporativa e por palestrantes com domínio e conhecimentos específicos nos diversos campos desse tema.
Coordenador
Profª. Drª. Marisa Pereira Eboli
Doutora em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA/ USP (1996). Mestre em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - USP (1990). Graduada em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas - EAESP/FGV (1978). Especialista em educação corporativa, desenvolvimento de pessoas, gestão por competências gestão da cultura e mudança organizacional, sistemas de educação corporativa e universidades corporativas. Atualmente é coordenadora de Projetos da Fundação Instituto de Administração e Professora da graduação e do mestrado profissional da Faculdade FIA de Administração de Negócios.
Doutora em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA/ USP (1996). Mestre em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - USP (1990). Graduada em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas - EAESP/FGV (1978). Especialista em educação corporativa, desenvolvimento de pessoas, gestão por competências gestão da cultura e mudança organizacional, sistemas de educação corporativa e universidades corporativas. Atualmente é coordenadora de Projetos da Fundação Instituto de Administração e Professora da graduação e do mestrado profissional da Faculdade FIA de Administração de Negócios.