Pós-Graduação Certificate em Digital Retail Business: Varejo e Mercado de Consumo na Era Digital
Pós-Graduação Certificate em Digital Retail Business: Varejo e Mercado de Consumo na Era Digital
A transformação digital impacta cada vez mais os negócios varejistas brasileiros. As vendas e-commerce apresentam forte crescimento. Cerca de 50% das compras já são realizadas através de smartphones, tablets e outros dispositivos digitais. A evolução da tecnologia vem provocando uma série de mudanças marcantes nos hábitos da sociedade, especialmente os de consumo. As exigências do consumidor aumentaram e ele está ainda mais sedento por uma experiência completa. A tecnologia precisa estar presente para garantir o que o consumidor final busca.
A era digital está impactando os modelos de negócio e os modelos de gestão. As mudanças estão cada vez mais frequentes e impactantes, obrigando os gestores a se adaptarem com metodologias ágeis, analytics, blockchain, internet das coisas, squads, OKRs, Lean management e outras formas contemporâneas e digitais para gestão de negócios. Inovação é a nova ordem mundial nos negócios varejistas e os gestores que atuam ou desejam atuar neste segmento precisam estar preparados para esse desafio.
Entretanto, a complexidade gira em torno desta questão: saber dosar a presença da tecnologia no varejo, de forma que ela seja útil. E mais! Saber como implementar a tecnologia na empresa, considerando desafios ligados à liderança, como: adequação da cultura, da governança e da gestão de pessoas.
Nesse contexto, o CERTIFICATE DIGITAL RETAIL BUSINESS: VAREJO E MERCADO DE CONSUMO NA ERA DIGITAL, foi desenvolvido pela equipe do LABFIN-PROVAR, em parceria com gestores e profissionais do mercado, com o propósito de ser uma das referências na educação executiva na área.
O principal diferencial do curso é apresentar aos alunos uma visão ampliada de como gerir negócios de varejo na era digital, considerando o que há de mais moderno em termos de tecnologia e gestão, com todo expertise de um núcleo totalmente orientado para varejo e mercado de consumo.
Objetivos
Compreender os impactos da transformação digital nos negócios varejistas e mercado de consumo, considerando novas tecnologias, uma nova forma de gerir os negócios, novos hábitos de consumo e expectativas do consumidor;
Desenvolver uma visão crítica da era digital, expandindo as possibilidades de compreensão das soluções para os problemas relacionados a tecnologia e gestão;
Perfil do Aluno
Os alunos deste curso buscam aprofundamento e atualização nas questões relativas à disrupção e transformação digital nas empresas e os impactos disso na evolução do mercado de consumo e na gestão do comércio varejista e às atividades relacionadas a ele, cujo perfil é composto por profissionais responsáveis pela definição de soluções, administração de processos e estratégias das empresas vinculadas ao varejo, como executivos que ocupam cargos gerenciais ou com perspectivas de virem a assumir posições estratégicas na área.
Profissionais que atuem em empresas de varejo e segmentos afins.
Certificação
O Certificado de Conclusão do Curso, emitido pela Faculdade FIA de Administração e Negócio, será fornecido ao aluno aprovado no curso de acordo com o sistema de avaliação adotado pela coordenação do curso.
Investimento
Consulte a secretaria do curso.
Metodologia
A metodologia do curso é composta por aulas síncronas e assíncronas, estudos de caso, resolução de exercícios, palestras e simulações empresariais, conferindo maior dinamismo ao desenvolvimento das atividades. O curso também utiliza vários casos estruturados pelo PROVAR para a ilustração de conceitos abordados durante as aulas e vídeos para motivar o debate e a troca de ideias entre os alunos.
Sistema de Avaliação
O aluno será avaliado nas disciplinas mediante:
1. Cumprimento das atividades programadas no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) ou seja, estudo do conteúdo e realização de atividades propostas pelo professor de cada disciplina.
2. Trabalho de Conclusão de Curso - TCC, que será desenvolvido pelo aluno no transcorrer dos estudos sob orientação de seu respectivo tutor acadêmico e sob a supervisão de um professor/orientador.
Disciplinas
Era Digital: Transformação e Cultura Digital no Varejo
Inovação no Varejo
Estratégia , Liderança e Gestão de Varejo na Era Digital
Tecnologias Digitais na Gestão de Negócios de Varejo
Marketing e Vendas no Varejo Digital
Operação Digital com Excelência no Varejo
Finanças na Era Digital
Experiência Digital do Cliente no Varejo
Empreendedorismo Digital no Varejo
Sustentabilidade e Responsabilidade Social
Governança Corporativa e Ética Empresarial
Simulação Empresarial Aplicada aos Negócios
Trabalho de Conclusão de Curso
Pré-requisitos:
• Formação superior completa com título reconhecido pelo MEC
• Desejável dois anos de experiência profissional relevante
• Disponibilidade de tempo para estudos extraclasse
• Leitura na língua inglesa (desejável)
Seleção:
Os interessados no curso passam por processo seletivo para a formação das turmas, no qual é realizada uma análise curricular com base nas informações declaradas na ficha de inscrição, além de uma entrevista individual com a coordenação do programa.
O coordenador buscará entender na entrevista de seleção as expectativas dos candidatos e se as mesmas estão em consonância com os objetivos e fundamentos do próprio curso.
Salientamos que as inscrições e entrevista com o coordenador não acarretam qualquer custo ao candidato.
Apresentação
O corpo docente é composto, em sua maioria, por mestres e doutores, além de contar com especialistas e profissionais com notório saber na área e sólida experiência didática e de mercado, o que garante a excelente capacitação técnica, acadêmica e didática aos alunos.
Coordenador
Prof. Dr. Claudio Felisoni de Angelo
Possui graduação em Economia pela Universidade de São Paulo (1974), mestrado em Economia pela Universidade de São Paulo (1978) e doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo (1985). Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Varejo, Internet, Expectativas de Consumo, e-flation e IPI.
Possui graduação em Economia pela Universidade de São Paulo (1974), mestrado em Economia pela Universidade de São Paulo (1978) e doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo (1985). Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Varejo, Internet, Expectativas de Consumo, e-flation e IPI.