Nos modelos de negócio digitais o momento da venda deixou de ser o final do relacionamento com o cliente e passou a ser o início desse relacionamento. É a partir da assinatura ou subscrição que o relacionamento do cliente com a empresa começa. E aqui nasce a função do Gestor do Sucesso do Cliente ou Customer Success Manager (CSM), o qual tem a função de garantir que o cliente use e veja continuamente a vantagem de manter-se assinante do produto ou serviço.
Os modelos de negócios suportados pela geração de receita recorrente apresentam em seu dia a dia grandes desafios quando o assunto é a retenção de seus clientes. Essas empresas precisam garantir a renovações de contratos e evitar a perda de clientes (churn). As empresas de Software as a Service (SaaS) foram os primeiros negócios a estabelecer tais práticas, contudo o modelo "as a Service" pode ser aplicado em empresas de diversos setores.
Para este desafio, as organizações necessitam sistematicamente monitorar, entender e melhorar a experiência de seus clientes para conseguir:
• Reter seus clientes, de modo lucrativo;
• Desenvolver histórias de sucesso de seus clientes (cases);
• Aumentar as receitas através de crescimento nas contas da carteira e conquistar novos clientes.
A função do Gestor do Sucesso do Cliente ou Customer Success Manager (CSM), é uma das que mais cresce em demanda nos negócios digitais, refletindo no crescimento de vagas abertas para esta posição. Soma-se a isto a dificuldade de preencher o papel, uma vez que se trata de uma profissão.
Uma das tarefas do CSM é maximizar o Lifetime Value (LTV) que é o valor que existe em um contrato ao longo da vida deste contrato. Todo novo negócio, adesão a mais serviços ou ampliações do contrato vão se somando no LTV deste contrato empresa-cliente. Outra tarefa é maximizar a retenção. Retenção é evitar que o cliente vá embora, que cancele sua assinatura ou subscrição, que ele rompa um contrato ou ainda que ele não renove este contrato.
O curso tem o objetivo de capacitar os alunos para atuação no papel de Customer Success, em negócios digitais e empresas que possuem modelos de negócios com assinaturas e subscrições de produtos e serviços.
Objetivos
Ao final do curso o aluno estará capacitado a:
• Entender e aprofundar o relacionamento com clientes em produtos e serviços digitais.
• Entender e gerenciar objetivos de negócio.
• Estabelecer o relacionamento entre Soluções de Tecnologia e Negócios.
• Executar análises de mercado e dados para gerar oportunidades de negócio.
• Criar e manter soluções de tecnologia e modelos de negócio com receita recorrente.
Perfil do Aluno
Este programa foi desenvolvido para os profissionais que estão a cargo de atividades de sucesso do cliente (Customer Success) e manutenção de sua fidelização junto à marca/produto/serviço. Também se aplica a profissionais em transição de carreira, para consolidar os conhecimentos sobre Customer Success.
Customer Success é uma atividade multidisciplinar, com foco no conhecimento técnico do produto ou serviço, no relacionamento com o cliente com contrato vigente e na manutenção de modelos de negócios com receita recorrente. Todos os profissionais que atuam em posições relacionadas a essas competências (conhecimento técnico do produto/serviço + foco no cliente + manutenção das receitas recorrente do negócio) são bem-vindos ao programa.
Certificação
O Certificado de Conclusão do Curso, emitido pela Faculdade FIA de Administração e Negócios, será fornecido ao aluno aprovado no curso de acordo com a Resolução CNE/CES nº 1 de 06/04/2018. Será considerado aprovado, quem obtiver média final igual ou superior a 7,0 (sete) em cada disciplina ou módulo da estrutura curricular do curso e aprovado no Trabalho de Conclusão do Curso. Ao pós-graduando que cumprir tais requisitos é conferido o certificado de pós-graduação lato sensu, em nível de Especialização ou MBA, acompanhado do respectivo histórico escolar Portaria MEC de credenciamento institucional EAD nº 1.846 de 24/10/19
Investimento
R$ 26.800,00 à vista
Consulte opções de parcelamento oferecidas pela FIA e campanhas promocionais vigentes.
Metodologia
A metodologia do curso enfatiza a combinação de teoria e troca de experiências, usando aulas expositivas, métodos participativos, simulações e trabalhos em equipe, adequados aos diferentes temas do curso. Os conhecimentos e experiências dos docentes, aliados à vivências dos alunos em diferentes seguimentos empresariais, permitem maximizar as oportunidades de troca de conhecimentos e experiências e a criação de redes de relacionamento de grande valor para todos os participantes.
Sistema de Avaliação
O Certificado de Conclusão do Curso, emitido pela Faculdade FIA de Administração e Negócios, será fornecido ao aluno aprovado no curso de acordo com a Resolução CNE/CES nº 1 de abril/2018. Será considerado aprovado, quem obtiver média final igual ou superior a 7,0 (sete) nas disciplinas e frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) do total de horas-aula do curso, bem como, ter sido aprovado no Trabalho de Conclusão do Curso. Ao pós-graduando que cumprir tais requisitos é conferido o certificado de pós-graduação lato sensu, em nível de Especialização ou MBA, acompanhado do respectivo histórico escolar.
Práticas de Gestão em Negócios Digitais
Essential Skills para Líderes Digitais
Metodologias Ágeis na Gestão de Projetos
Estratégias de Marketing para Negócios Digitais
Plataformas e Estratégias Digitais
Gestão de Negócios e Customer Success Management
Fundamentos de Customer Success
Modelos de Negócios de Customer Success
Organização Centrada no Cliente
Gerenciamento de Soluções
Formação e Gerenciamento de Equipes de Customer Success
Relacionamento e Retenção em Customer Success
Atendimento ao Cliente em Negócios Digitais
Comportamento do Cliente e Estratégia CRM
Design da Experiência do Cliente
Proteção de Dados, Direito Digital e Direito do Consumidor
Estratégias de Comunicação e Negociação
Análise de Dados para Customer Success
Técnicas de Análise de KPIs
Métricas de Customer Success
Apresentação de Resultados de Customer Success
Metodologia para o Desenvolvimento de Projeto de Aplicação
Metodologia para o Desenvolvimento de Projeto de Aplicação
Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso
1ª etapa – Inscrição em nosso site (não temos taxa de inscrição):
2ª etapa – análise curricular;
3ª etapa – entrevista com a Coordenação;
4ª etapa – aprovação e convocação para matrícula.
Apresentação
O corpo docente é composto por professores com nível de Mestrado e Doutorado da Fundação Instituto de Administração, professores titulados de outras instituições, por profissionais e palestrantes de grande capacidade na área de gestão de cibersegurança e gestão de negócios de tecnologia.
Coordenação: Prof. Dr. Nicolau Reinhard
Coordenação Pedagógica: Prof. Dr. Carlos Alves
Coordenação Adjunta: Prof. Dr. Edson Germano
Coordenador
Prof. Dr. Nicolau Reinhard
Possui graduação em Engenharia de Produção, doutorado e livre-docência em Administração, todos pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor titular sênior e coordenador de projetos da Fundação Instituto de Administração. Tem experiência como pesquisador e executivo em Gestão de Tecnologia de Informação, com ênfase em aplicações em Administração Pública.
Possui graduação em Engenharia de Produção, doutorado e livre-docência em Administração, todos pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor titular sênior e coordenador de projetos da Fundação Instituto de Administração. Tem experiência como pesquisador e executivo em Gestão de Tecnologia de Informação, com ênfase em aplicações em Administração Pública.