O cenário econômico global indica um crescimento vigoroso das atividades comerciais entre os países. A nova ordem mundial orienta as empresas para um desenvolvimento de suas competências nas áreas de marketing, logística e finanças com ênfase no comércio internacional.
Os principais diferenciais do curso estão associados à qualidade do corpo docente, dos tópicos presentes no conteúdo programático e da apresentação de exercícios e casos práticos já vivenciados pela equipe de instrutores.
Objetivos
O Programa de Pós-Graduação "Lato Sensu" Em Comércio Internacional promoverá o desenvolvimento das seguintes competências aos participantes: · Competência de visão estratégica nos negócios; · Competência em negociação empresarial; · Competência na comunicação empresarial; · Competência na organização dos recursos financeiros, materiais e de pessoas; · Competência no aprendizado organizacional; · Competência em resolução de problemas administrativos complexos; · Competência em gestão de projetos
Perfil do Aluno
Graduados das diversas áreas do conhecimento: Administradores, Engenheiros, Economistas, Contadores, Advogados, Médicos e outros profissionais, interessados em desenvolver suas competências na área do Comércio Internacional.
Certificação
O Certificado de Conclusão do Curso, emitido pela Faculdade FIA de Administração e Negócios, será fornecido ao aluno aprovado no curso de acordo com a Resolução CNE/CES nº 1 de 2018. Será considerado aprovado, quem obtiver média final igual ou superior a 7,0 (sete) em cada disciplina ou módulo da estrutura curricular do curso e, simultaneamente, de 75% (setenta e cinco por cento) do total de horas-aula do curso, bem como, ter sido aprovado no Trabalho de Conclusão do Curso. Ao pós-graduando que cumprir tais requisitos é conferido o certificado de pós-graduação lato sensu, em nível de ou MBA, acompanhado do respectivo histórico escolar.
Metodologia
Aulas teóricas com utilização de cases e aplicação de metodologias ativas de ensino. Serão também utilizados cases e exercícios referentes a cada tópico.
Sistema de Avaliação
- Prova por disciplina;
- Exercícios extraclasses individuais;
- Exercícios extraclasses em grupo;
- Elaboração de TCC;
- Banca de avaliação do TCC.
Disciplinas
Comércio Internacional
Processo de Importação
Processo de Exportação
Finanças Internacionais
Marketing Internacional
Logística Internacional
Gestão de Negócios Internacionais
Aplicações em Negócios Internacionais
Metodologia para o Desenvolvimento de Projeto de Aplicação
Desenvolvimento Pessoal e Profissional
Trabalho de Conclusão do Curso
Para integrar o curso é preciso que você participe de nosso Processo Seletivo. Você poderá participar de uma entrevista com a coordenação, que irá apresentar o curso com mais detalhes e fazer uma análise de suas expectativas de formação para alcançarmos juntos os seus objetivos. No momento do agendamento do processo seletivo, é necessário o envio do diploma da graduação e currículo.
Apresentação
O corpo docente é composto por professores da Fundação Instituto de Administração (FIA) com nível de Mestrado e Doutorado, por profissionais renomados e palestrantes nacionais e internacionais, compondo assim um grupo de professores com excelente formação acadêmica e distintiva experiência profissional.
Coordenador
Prof. Dr. Celso Cláudio de Hildebrand e Grisi
É Professor Titular do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. Fez mestrado em 1986, doutorado em 1991 e livre-docência em 2001. É formado em Direito pela Faculdade de Direito da USP e em Economia pela Fundação Escola de Comercio Álvares Penteado. Dedica-se ao ensino e pesquisa na área de Marketing com foco nas novas metodologias para segmentação de mercado e para estruturação de sistema de informação em Marketing e dos movimentos e tendências do comércio internacional. Tem 23 trabalhos completos publicados, Possui 3 livros publicados e 8 capítulos de livros. Tem contribuído na formação de docentes e pesquisadores na sua área de conhecimento, assim como na formação de executivos brasileiros.
É Professor Titular do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. Fez mestrado em 1986, doutorado em 1991 e livre-docência em 2001. É formado em Direito pela Faculdade de Direito da USP e em Economia pela Fundação Escola de Comercio Álvares Penteado. Dedica-se ao ensino e pesquisa na área de Marketing com foco nas novas metodologias para segmentação de mercado e para estruturação de sistema de informação em Marketing e dos movimentos e tendências do comércio internacional. Tem 23 trabalhos completos publicados, Possui 3 livros publicados e 8 capítulos de livros. Tem contribuído na formação de docentes e pesquisadores na sua área de conhecimento, assim como na formação de executivos brasileiros.